O que são matrizes de tubos e como trabalhar com elas?
Para facilitar o processo de trabalho, você sempre precisa da ferramenta certa. Para deixar um fio no tubo, diferentes técnicas são utilizadas. Mas na maioria das vezes eles usam um dado. Uma matriz tubular é uma estrutura de metal usada para enfiar um tubo. Isso é feito girando a matriz no tubo. Considere os principais tipos de matrizes de tubos, bem como sua faixa de tamanho.
Descrição e propósito
Para muitos, não é segredo que quase todos os instrumentos ou seus análogos apareceram na antiguidade. Na maioria das vezes, as origens remontam à Roma Antiga, quando joalheiros precisavam criar novas joias e artesãos - novas armas ou ferramentas. Como as nozes foram inventadas muito mais tarde, eles tentaram de alguma forma conectar todas as partes. Portanto, era comum martelar um detalhe em outro. E apenas gradualmente, por tentativa e erro, ficou claro que torcer um elemento em outro é muito mais fácil e prático durante a análise.
Depois disso, começaram os trabalhos em uma ferramenta que pudesse cinzelar uma das superfícies. Não se sabe ao certo quem foi o mestre que fez as matrizes como são agora. Mas por volta do século 17, os primeiros projetos desse tipo para rosca começaram a aparecer. Em oficinas e oficinas de reparo é muito comum encontrar a necessidade de utilizar uma matriz para tubos, principalmente para combinar duas peças sem solda. Na aparência, o dado parece uma noz muito grande.
Tem forma redonda e no seu interior existem orifícios centrais especiais com gume cortante, que deixa entalhes.
A bainha inclui voltas. Existem aproximadamente 8 a 10 deles. As duas primeiras curvas são mais acentuadas e referem-se à parte de admissão. Além do orifício central, também existem orifícios menores. Eles são destinados a passar as aparas de metal formadas durante a operação. Seu número varia de 3 a 6, tudo depende da configuração da ferramenta e da sua finalidade. Matrizes de tubo são feitas de aço rápido, menos frequentemente de ligas mais duras. O objetivo da ferramenta é aplicar manualmente uma rosca a uma seção específica do tubo. Usado para afiar vários parafusos, parafusos e tubos de diferentes diâmetros. Para a conveniência de determinar o tamanho, o tamanho marcado com a letra "G" é mais freqüentemente gravado no corpo da matriz.
Aqueles que estão familiarizados com as ferramentas há muito tempo e as usam ativamente sabem que um dado às vezes tem um nome diferente - um lerka. Mas há uma ligeira diferença entre eles, embora, na verdade, desempenhem a mesma função. Se a matriz se parece com uma porca com orifícios axiais dentro que formam uma borda, então a matriz se parece mais com placas com orifícios e ranhuras, na maioria das vezes de pequeno diâmetro. E apenas um mestre experiente será capaz de distinguir entre esses dois dispositivos.
Agora, até mesmo os vendedores nas lojas chamam ambos os itens de dado e não conseguem explicar qualquer diferença entre eles.
Visualizações
Atualmente, há um grande número de diferentes tipos de matrizes para rosqueamento de tubos no mercado. Cada um dos modelos apresentados tem suas próprias características e vantagens, mas também há nuances em trabalhar com eles. V Basicamente, todas as matrizes são classificadas de acordo com critérios diferentes.
Por projeto de habitação
Essas matrizes também são divididas em vários tipos.
- Sólido ou redondo. Trata-se de uma matriz cilíndrica que captura totalmente a parte ao seu redor, bem ajustada ao produto (é importante escolher o diâmetro desejado). Um fio muito preciso e de alta qualidade é obtido devido ao aperto firme.
- Dividir o dado. Sua peculiaridade é que o corte necessário será feito transversalmente. Portanto, a confiabilidade da torção, neste caso, cai vários por cento devido ao ajuste frouxo das duas partes uma à outra. Os desvios da norma são insignificantes, na faixa de 0,1-0,3 mm. Ideal para conectar duas partes, que então não serão acentuadas por qualquer ênfase.
- A placa deslizante consiste em 2 partes. Eles estão conectados um ao outro e uma parte é inserida no espaço entre eles. A peculiaridade desse projeto é que não há nenhum diâmetro limitado, o que é muito conveniente, especialmente para iniciantes.
Na maioria das vezes, a rodada é considerada a mais popular. lerka... É mais fácil de usar e o resultado é adequado para qualquer trabalho. O processo em si ocorre em um movimento, e não em várias etapas, como acontece com as mesmas matrizes deslizantes. Essas matrizes cilíndricas são rosqueadas com passos diferentes, o que facilita muito o trabalho. E também fazem entalhes em polegadas. É comum destacar apenas uma desvantagem - a parte útil do raspador redondo não se presta a esmerilhamento. Matrizes divididas são usadas para corrigir o diâmetro da rosca. Por exemplo, se for necessário substituir parte do tubo de abastecimento de água, mas já houver uma rosca aí, é melhor usar este tipo de matriz.
Na verdade, os entalhes resultantes podem ser de várias formas: redondo, retangular, triangular ou mesmo trapezoidal. E também as matrizes são normalmente subdivididas de acordo com as direções. Com a direção certa, o fio é aplicado para a direita, ou seja, no sentido horário. Mais frequentemente usado para pregos, parafusos ou pernos. É a direção certa que pode ser encontrada em quase todos os produtos. A direção esquerda aplica os fios à esquerda.
É usado para trabalhos de restauração. Por exemplo, para pinos esquerdos ou mecanismos rotativos.
Por formulário
As matrizes são divididas em forma em vários tipos:
- tubular;
- volta;
- hexágono;
- quadrado.
Dimensões (editar)
Cada ferramenta ou furo tem seu próprio padrão. Também há GOST para matrizes. Todas as marcações devem obedecer a esses parâmetros. Conforme mencionado anteriormente, o ancinho é mais frequentemente apresentado na forma de uma porca, que inclui uma borda e uma saída de cavacos. O passo da rosca pode variar de 8 a 10. O passo é o intervalo entre as roscas. Um dispositivo especializado foi criado para medição - um paquímetro. É usado se for necessário selecionar um dado para um tamanho já existente. A faixa de tamanho das matrizes é medida em polegadas. Por exemplo, 2 polegadas é igual a 1/8 marca.
Mas se houver um tubo específico, como você determina qual diâmetro ou polegadas são necessários? Para isso existe GOST. Afinal, os tubos são executados apenas nesses critérios. Por exemplo, se for um tubo com diâmetro de 20 mm, então de acordo com as normas procuramos parâmetros aproximados, ou seja, 21,74 mm. Portanto, o diâmetro nominal será de 5/8 polegadas. Será o mesmo para um tubo de 25 mm (corresponde a 3/4) ou 32 mm (corresponde a 1). Os dados precisarão ser buscados em uma tabela especial, que pode ser solicitada até na loja. Você pode simplesmente dizer ao vendedor o diâmetro ou espessura do tubo desejado.
Mas e se houver apenas o tamanho da matriz e como descobrir corretamente para qual tubo ela é adequada? O princípio funciona da mesma forma aqui. Por exemplo, se houver uma vara de 1/2 polegada, um tubo de 19,79 mm corresponde a ela. Memorizar todas essas sutilezas é inútil. Graças aos padrões, você pode encontrar facilmente as dimensões necessárias. E também no prato há uma marcação especial com letras. Isso é necessário para saber exatamente para qual tipo um determinado thread é necessário. Por exemplo, marcação M10. A letra "M" aqui é uma abreviatura de "medida métrica". Tipo de corte - perfil triangular, faixa de diâmetro de 1 a 76 mm."M10" é uma designação de rosca métrica de 10 mm.
As matrizes de tubo são designadas pela letra inglesa "G". A letra "K" pertence ao tubo cônico e é usada para roscas cônicas. Na maioria das vezes, pode ser visto em linhas de combustível.
A peculiaridade está no fato de o fio ser unilateral e o cone ter um ângulo de 30 a 55 graus.
Características de uso
Para usar a placa corretamente, você precisa estudá-la. Encontre o tamanho, as marcações e o tipo de linha. Isso ajudará no futuro a não cometer erros e a organizar o trabalho corretamente. Também é necessário lembrar que tipo de fio é necessário - direito ou esquerdo. É melhor preparar o lerk e o tubo antes de usar. Você deve primeiro remover o chanfro ou a tinta do tubo. Em seguida, um lubrificante (qualquer óleo) é aplicado à superfície. Em seguida, a matriz é fixada com um suporte de matriz ou uma chave especial é selecionada.
A lerka é trazida para o início do tubo e cuidadosamente fixada. No processo de trabalho, as estruturas devem ser atraídas umas às outras para que a resistência apareça, e a matriz, de fato, deixe entalhes para trás. Recomenda-se girar não apenas em uma direção, mas fazer várias voltas para a frente e meia volta para trás... Isso será o suficiente para garantir a discussão. Para verificar o resultado do trabalho, basta apertar uma porca do mesmo diâmetro no tubo. Se a porca apertar sem dificuldade, sem perder nada (isso é especialmente importante para tubos de água ou gás), o trabalho pode ser considerado concluído.
O comentário foi enviado com sucesso.