Tudo sobre montagem de prancha
O Planken permite embainhar as paredes, conferindo-lhes um aspecto estético. Além disso, este acabamento protege bem de influências naturais negativas. Graças a esse revestimento, a fachada ficará linda por um longo tempo, mantendo o calor bem. O uso do plâncton é bastante amplo não só como decoração, mas também para a realização de gazebos, varandas, toldos, decks, beliches e no paisagismo.
Peculiaridades
Uma placa de fachada chamada planken pode substituir com sucesso uma barra, forro ou casa de bloco. Este material é amplamente utilizado em diversas obras de construção e acabamento. Claro, existem tarefas para as quais o planken é mais adequado. Por exemplo, a instalação de um planken nas fachadas dos edifícios irá adicionar calor e um visual chique a eles.
Você pode fazer uma cerca maravilhosa, playground, peças de mobília com ela. Deve-se observar que o material é resistente à água e aos efeitos de diversas pragas. E é muito utilizado na construção de varandas abertas, gazebos, terraços, para acabamento de tetos e grades.
Apesar do seu perfil fino, o planken tem as mesmas características de uma prancha de deck. Isso permite que seja usado para pavimentação.
Para a fabricação de plâncton, larício, pinho ou compósito de polímero é mais frequentemente usado. Claro, lariço será melhor do que outros em termos de características. Dela é obtido um material resistente e durável, que também proporciona amortecimento de ruídos. O pinho contém substâncias que evitam a propagação da podridão e dos fungos.
O revestimento de edifícios exige que a superfície seja primeiro tratada com agentes anti-sépticos. E também é importante para a confiabilidade da fixação para fazer o quadro corretamente. Além disso, é possível colocar materiais de isolamento e isolamento acústico sob ele. Os especialistas recomendam colocar as placas horizontalmente para reduzir o consumo de material e isso também ajudará a tornar a superfície esteticamente mais agradável possível.
Existem vários tipos de planken.
- Direto, também chamado de clássico. Difere em bordas retas. É importante montá-lo com uma lacuna tecnológica.
- Chanfrado, em que as faces são arredondadas e cortadas em um determinado ângulo (35-70 graus).
- Com ranhurassobreposta.
Visão geral dos fixadores
Os profissionais recomendam escolher um suporte de aço inoxidável. É capaz de recuperar totalmente seu custo considerável. Ao escolher produtos siderúrgicos, é importante procurar um revestimento de zinco. Deve ser esclarecido que a pintura simples não é uma proteção metálica confiável.
- Cobra ("onda") ótimo para prender uma tábua chanfrada, mas também pode ser usado para uma vista direta. O nome do fixador vem de uma placa em zigue-zague. Este tipo de fixação possui subespécies, por exemplo, “Atlant”, “canal” e outras. Cabe esclarecer que para este tipo não é necessário nada além de lápis, régua e chave de fenda. Das características dos fixadores, vale destacar a utilização para fixação vertical e horizontal.
A vantagem da cobra é que ela fornece uma fixação confiável e tem rolhas especiais que evitam a temperatura e outras deformações do plâncton.
- PLANfix é uma barra de metal dobrada em ângulos retos. Ao mesmo tempo, em um de seus lados há uma ponta afiada para fixação na parede. Cada lado da tira também possui orifícios para fixação. É usado principalmente para pranchas retangulares sem ranhuras.Ao instalar este fixador, você pode usar pregos ou parafusos auto-roscantes. Devido à lacuna resultante, é fornecida ventilação técnica.
- "Fachada de dueto" é um fecho avançado tipo cobra. É uma tira composta que é resistente à corrosão e não coleta umidade. Adequado para todos os tipos de pranchas e várias superfícies, incluindo decks horizontais, estruturas de teto e fachadas ventiladas. É conveniente trabalhar com este fixador, pois está equipado com um batente especial. Entre as muitas vantagens, vale destacar a resistência a fungos e diversos microrganismos patogênicos. De notar que a "dupla-fachada" permite compensar a dilatação térmica dos materiais. Nesta forma, os modelos mais populares são "Duet-70" e "Duet-90" por sua versatilidade.
- "Caranguejo" adequado para ladrilho com uma placa com ranhuras nas extremidades. Via de regra, se o "caranguejo" for de alta qualidade, ele será feito de metal galvanizado. Além disso, sua espessura será de pelo menos um milímetro. Os fechos possuem dois ganchos em forma da letra “L”, que se encaixam na ranhura e são os fixadores da placa frontal à fachada. Ressalta-se que este tipo é considerado o mais versátil, pois pode ser combinado com qualquer tipo de prancha. Por exemplo, na versão padrão, o fixador pode ser usado para placas com uma profundidade de ranhura inferior de 8 milímetros.
- Omega é como um monte de caranguejo, mas tem uma configuração mais simples e um espaço maior entre as placas. Adequado apenas para tábuas com fenda. Este fixador é altamente confiável e adequado para todos os tipos de árvores. É uma placa curva com dois ganchos e um orifício para fixação.
- Ponte tem uma longa vida útil e fácil instalação. Adequado para ambientes agressivos e alta umidade.
É importante notar que o uso deste fixador agiliza significativamente o trabalho.
- Chave é um dos fechos mais simples. Existem várias opções ("Richard Babij", "Gvozdek"), adequadas para placas de diferentes tipos e perfis. Na aparência, lembra uma chave comum, que tem um orifício na tampa para um parafuso auto-roscante. Graças à fixação deste tipo, duas tábuas podem ser costuradas ao quadro ao mesmo tempo.
- "Cobra" adequado apenas para o planken reto, que é feito de madeira macia. Via de regra, os acessórios possuem 2 bases, que são posicionadas em ângulo e direcionadas em direções opostas. Um deles tem um espigão de 11 mm de comprimento e o outro tem orifícios. Adequado para montagens horizontais e verticais.
- "Gato" é um dos fechos de espiga que proporciona uma fixação rápida. Adequado para pranchas retas de qualquer madeira. O fixador está equipado com uma rolha, um orifício e dois pinos que apontam em direções diferentes. Isso fornece um ajuste seguro e intervalo de ventilação.
- Duplex - fechos ocultos, que são duas placas e acessórios que fornecem uma conexão de bloqueio. A fixação ocorre devido ao sulco oval e elementos de fixação. Este tipo de fixador é adequado para tetos falsos, fachadas e outros trabalhos onde uma fixação confiável é importante.
- "Kleimer" refere-se a fixadores ocultos feitos de aço ou galvanizado. Pode ser usado com qualquer tipo de planken. Este fixador inclui uma base, lingueta, orifícios para pregos ou suporte de grampos. Das vantagens, vale destacar a facilidade de uso em superfícies horizontais e verticais.
Métodos de instalação
A maneira mais fácil de montar o planken é quando você tem instruções claras à mão. A tecnologia de assentamento é realizada de duas formas: aberta ou oculta (fechada). Se considerarmos a instalação passo a passo, ficará assim:
- a imposição do torneamento;
- colocar uma camada de isolamento;
- instalação de planken.
Assim, pode colocar de forma simples e rápida a prancha da fachada com as suas próprias mãos, obtendo-se assim um belo edifício com uma fachada ventilada.
Abrir
Este método de instalação é simples. Isso implica que as placas devem ser fixadas com parafusos auto-roscantes ou parafusos na parte frontal da fachada. Das vantagens, é importante notar a confiabilidade, já que quaisquer influências naturais não irão arrancar a prancha, fixada de forma aberta. No entanto, neste caso, o acabamento não terá um aspecto esteticamente agradável, uma vez que as cabeças dos fechos ficarão visíveis na superfície. E também, este método não deve ser usado para o larício, para que não apareçam fendas na árvore.
Escondido
Para este método de fixação é necessário o uso de fechos especiais, como cobra, "caranguejo", chave, PLANfix, ponte, "kleimer" de outros. Uma opção é selecionada dependendo do tipo de prancha (reta, chanfrada, com ranhuras) e do tipo de fixação (vertical, horizontal).
O Planken é preparado para o método fechado, começando com o layout das pranchas em uma superfície plana ao longo da altura da base, que será embainhada. Em seguida, são aplicadas as dimensões da estrutura de torneamento, à qual será fixada a prancha. Pranchas de metal são colocadas sobre as placas de modo que se projetem ligeiramente (cerca de 1 cm) além de sua borda. No final do trabalho de assentamento e ajuste, as faixas devem ser fixadas com parafusos auto-roscantes.
Recomendações
Os profissionais recomendam a escolha de um para-brisa de cor escura e um fecho preto de cobra para uma prancha reta, de preferência de plástico. Isso se deve ao fato de que o revestimento galvanizado piscará nas lacunas. Para para que a carcaça funcione por muitos anos e não perca suas qualidades, deve-se utilizar parafusos auto-roscantes com revestimento anticorrosivo. Nesse caso, manchas de escurecimento e ferrugem não se formarão nas placas.
Ao calcular a quantidade necessária de fixadores que serão necessários para o acabamento da superfície do painel, é importante considerar alguns critérios. Por exemplo, você precisa saber as características das placas, acessórios, bem como a área da superfície a ser revestida. É melhor usar uma fórmula especial para isso.
No próximo vídeo, você encontrará os segredos para instalar uma prancha em fechos ocultos.
O comentário foi enviado com sucesso.