Tudo sobre o planceto de pinho
Planken é um material de acabamento de madeira natural versátil, processado usando tecnologias inovadoras. Utilizado para trabalhos de revestimento externo e interno. Na Europa, este material de acabamento é conhecido há mais de 50 anos, em nosso país surgiu há relativamente pouco tempo, mas já é muito procurado.
Peculiaridades
Uma placa de alta qualidade é usada para a produção de planken. O resultado é um material de acabamento de elite na forma de pranchas, processadas de todos os lados, incluindo os lados e as extremidades. As placas têm cortes laterais chanfrados e arredondados. E embora o planken seja semelhante ao forro, existem diferenças significativas entre eles.
- A placa de prancha tem propriedades repelentes de água.
- Material não tem sulcos, durante a instalação, não necessita de uma base de moldura, o que permite que você mesmo faça a instalação, somente depois de estudar atentamente as instruções.
- Simplicidade de design permite substituir facilmente uma placa por outra sem desmontar uma área de superfície adjacente. Os painéis são montados rapidamente e não precisam de processamento adicional por muitos anos.
- O acabamento Planken é diferente resistência ao desgaste e durabilidade.
- Os painéis montados apresentam lacunas entre as superfícies, devido às quais há ventilação constante para garantir que não haja condensação. A espessura da prancha varia de 1 a 2 cm, não existem normas para o comprimento, mas normalmente os fabricantes oferecem materiais com comprimentos de 2 e 4 m.
Para o revestimento de fachadas, utiliza-se principalmente o planken, feito de placas de pinho autoclavado. Essa madeira de pinho tratada termicamente é chamada coletivamente de termosina. O larício Angarskaya é especialmente popular como matéria-prima para a produção de plâncton. O plancen termosseno é considerado um material de acabamento ideal para trabalhos de acabamento externo, uma vez que a tecnologia de aquecimento do painel nas câmaras de vapor provoca o endurecimento da resina das camadas superiores da madeira. Como resultado, o material de revestimento não libera resina em climas quentes e sob a luz solar direta.
A utilização de pinho em casas ou apartamentos enche a divisão com um aroma delicado de coníferas, cria um microclima favorável e facilita a desinfecção do ambiente. Painéis de carvalho são sempre prestigiosos, caros, sólidos e bonitos. A fachada de tais painéis não perderá sua aparência representativa por décadas. Tília, faia, dahoma e outras árvores têm um padrão e aroma peculiares.
Isso é enfatizado por várias composições, impregnações e outros meios de processamento de superfícies de madeira. No entanto, os fabricantes estão tentando preservar sua beleza natural ao mesmo tempo.
As vantagens do planken devem ser delineadas.
- O processamento das placas ocorre em linhas automatizadas indústria da madeira. O controle de qualidade e precisão é garantido em áreas intermediárias.
- O cartão é processado a partir de madeira de certas espécies em total conformidade com as características técnicas especificadas. No processo de produção e controle constante, o material é rejeitado mesmo com pequenos desvios dos parâmetros exigidos.
- Durante a produção de madeira alburno, nós e outras falhas são removidos. A rica paleta de cores e texturas torna possível combinar o plancê com superfícies e materiais de diferentes qualidades.
O processamento de produção do material garante tecnologicamente o aparecimento dos mais pequenos vãos entre as superfícies durante a instalação, a partir do qual se forma a ventilação natural. Isso garante a segurança da camada termo-isolante entre a parede e a fachada, pois os painéis respiráveis não permitem a formação de condensação e o apodrecimento.
Em edifícios revestidos de plâncton, há sempre ar puro com um microclima especial.
Visualizações
O mercado moderno oferece diversas variedades de plâncton, que dependem do tipo de madeira, geometria da placa, métodos de instalação, configuração chanfrada ou reta.
- Tábua de pinho chanfrada, também chamado de oblíquo ou losango, é considerado universal. É utilizado em obras de interiores e fachadas. Visualmente, a face final se assemelha a um paralelogramo. A vista oblíqua não possui sulcos ou pontas, o que não permite que seja fechada em um monólito, mas garante um efeito de ventilação constante. Uma prancha colocada com um corte oblíquo do lado de fora evita que as gotas de água entrem. De lado, a fachada, em losango, lembra madeira maciça.
- Plânceno reto tem cortes laterais claros, parecendo um forro na aparência. A superfície anti-séptica e envernizada confere aos edifícios um aspecto escandinavo.
Com seu apelo estético, o tipo reto tem desempenho reduzido. Juntas descobertas de elementos de revestimento individuais rapidamente ficam obstruídas com sujeira. A prancha reta com fenda é mais eficiente e confiável. Essa solução cria proteção de superfície contra a penetração de um ambiente agressivo.
A prancha pintada é uma prancha pronta a usar. Uma paleta rica permite que você crie uma variedade de soluções de estilo.
Existem 5 tipos deste material de acabamento na categoria de preço.
- "Extra". Na maioria das vezes, o grau é usado para decoração de interiores de locais residenciais e públicos. Praticamente sem falhas, a placa é selecionada com as mesmas características externas e técnicas.
- "Prima"... Nesta classe, não são permitidos mais do que dois defeitos, indicados para a variedade Extra. É utilizado na decoração de espaços não residenciais, bem como de banhos, saunas, áreas de restauração.
- "AB"... Essa variedade pode ser de qualquer tipo natural ou mecânico, desde que atenda aos requisitos da DIN-68126. Utilizado em trabalhos ao ar livre.
- "VS"... São permitidas as mesmas falhas da variedade anterior, mas sem quaisquer restrições.
- "COM". O grau de qualidade mais baixo usado apenas para fins técnicos.
Onde é usado?
O plâncton de pinho é utilizado não só como material de acabamento de fachadas, mas também em trabalhos de acabamento de interiores em galerias, varandas, sótãos, aposentos e banhos. Sua estrutura resinosa retém um delicado perfume de abeto por muitos anos.
É aplicado e na construção de cercas... Além disso, os designers criam toldos decorativos, painéis volumétricos e até móveis. O escopo de aplicação é enorme - tudo depende do desejo e da imaginação.
Montagem
Antes de prosseguir com a instalação das placas de fachada, eles preparam a caixa. As toras de lariço são impregnadas com um anti-séptico, fixadas nas paredes sobre uma camada de isolamento com parafusos ou parafusos auto-roscantes. Os atrasos são fixados a uma distância de 1 metro um do outro. A localização da defasagem é perpendicular à direção do revestimento da fachada. Se a placa for cortada, suas pontas também serão cobertas com um anti-séptico, como tudo o mais. Se a fachada for planejada para ser pintada, a parte externa não é coberta com a composição, pois isso danificará a pintura de alta qualidade.
A segunda linha de planken é colocada primeiro. Isso é feito com o propósito de maior comodidade no trabalho - um trilho é preso no lugar da primeira fileira. A posição do trilho deve ser verificada com um laser ou nível de água - a placa deve ser estritamente horizontal (a menos, é claro, que um arranjo diferente seja concebido de acordo com o projeto). O trilho de partida é então removido e a primeira fileira é montada em seu lugar.
As extremidades são cortadas em ângulos retos e as extremidades dos cantos são cortadas 45 graus. Os fixadores devem ser montados na parte traseira - à direita e à esquerda da linha central. Dispositivos de plástico são instalados entre as fileiras de placas para ajustar a largura da lacuna necessária, uma vez que a placa pode se expandir com o tempo. Conforme a instalação avança, os acessórios são liberados e usados para as próximas linhas. A terceira linha e as subseqüentes são montadas da mesma maneira.
Para simplificar o controle, várias marcas são aplicadas à caixa em toda a altura. Depois que a segunda fileira e as fileiras acima são fixadas, a barra de arranque é removida e a primeira fileira é instalada. Para fazer isso, a prancha é inserida no espaço livre, os fixadores superiores movem-se sob a segunda fileira e o inferior é fixado com parafusos auto-roscantes. Desta forma, o revestimento é continuado ao longo de toda a fachada.
Para informações sobre as vantagens do planken das agulhas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.