Tudo que você precisa saber sobre peônias
As peônias são plantas perenes que podem crescer em um local por décadas. As flores grandes e perfumadas da planta não deixam ninguém indiferente. A riqueza da coloração dos botões, a facilidade de cuidar e a capacidade de invernar fazem desta cultura a melhor no desenho de canteiros. A folhagem verde confere às peônias um efeito decorativo adicional.
O que é isso?
A peônia é uma planta perene herbácea que inclui aproximadamente 50 espécies de plantas. A cultura cresce na Europa, norte da África, leste da Ásia, América. Os arbustos selvagens são encontrados no Cáucaso, na Ucrânia, no Extremo Oriente, na Sibéria e na Crimeia. A planta tem o nome do deus da mitologia grega - Peônia. A cultura foi usada como planta medicinal no século I DC. NS. No território da Rússia, as flores eram cultivadas em parcelas farmacêuticas, com o tempo, a planta começou a ser trazida do exterior como cultura ornamental. De acordo com as características biológicas e morfológicas, a planta é dividida em 2 tipos:
- herbáceo;
- como uma árvore.
A parte do solo deste último torna-se rígida com o tempo. A casca é pintada em tom acinzentado. Os rebentos têm em média 90 cm de altura. Em plantações herbáceas, a parte aérea morre anualmente.
De acordo com a estrutura do botão, as peônias herbáceas são divididas em vários grupos de jardim:
- simples;
- terry;
- semi-duplo;
- Japonês;
- anêmico.
O período de floração é dividido em variedades precoces, médias e tardias.
- As folhas são pinadas, desemparelhadas ou trifolioladas. As placas de folha podem ser pintadas em todas as cores da gama verde, com vários graus de saturação.
- O rizoma da cultura é desenvolvido, grande, as raízes parecem cones.
- Os botões são perfumados, localizados isoladamente, o diâmetro da flor chega a 18 cm, permanecem frescos por muito tempo após o corte. A floração ocorre na primavera e no verão.
- As sementes de peônia são semelhantes às sementes de romã, pintadas em tons de vermelho e roxo. A cápsula da semente é redonda, castanha, a superfície é coberta por finos pêlos curtos.
A planta é despretensiosa no cuidado, a tecnologia agrícola é simples. Mesmo depois de murchar, os arbustos de peônia não perdem o efeito decorativo. Pelo aparecimento da cultura e pela sua qualidade, a flor ganhou popularidade entre os jardineiros amadores e profissionais. A planta é amplamente utilizada como flor para corte e plantio a céu aberto em lugares lotados, terrenos privados, jardins botânicos.
Tipos e melhores variedades
As variedades de peônia são divididas em períodos de floração: tenro precoce, médio grande e o mais bonito - tardio. Na Rússia, devido ao longo tempo frio, os dois últimos grupos são os mais populares. Descrição dos grupos e variedades de peônias em termos de época de floração.
Cedo
As culturas herbáceas em países com climas amenos florescem no início do verão.
- "Adolphe Russo". Peônia com botões simples. As pétalas das flores são de cor fúcsia, um tom rico com uma tonalidade avermelhada. O botão aberto tem 12 cm de diâmetro e o núcleo é coberto por estames dourados. A mata é alta, chegando a um metro e meio. A folhagem apresenta uma agradável sombra verde e quente.
- Le Xin. Densamente peônias duplas, pintadas de branco com um tom rosa cremoso. As bordas das pétalas são onduladas. As inflorescências são grandes, com até 13 cm de diâmetro. As folhas são verde-escuras, ligeiramente brilhantes. O arbusto é baixo, a altura de uma planta adulta não passa de 80 cm.
- "Edulis Superba". Uma variedade com botões de rosa brilhante com uma borda clara, as bordas das pétalas são onduladas, as flores são duplas, perfumadas. Os botões têm cerca de 10 cm de diâmetro. O arbusto é médio-alto - 120 cm. As placas das folhas são verdes escuras, grandes.
- Dr. H. Barnsby. Botões duplos rosa, sombreado próximo ao fúcsia. A principal característica da variedade: torcer as pétalas inferiores da peônia para dentro, devido ao qual o meio do botão é obtido em forma de uma esfera. A planta é alta, as flores são grandes - até 12 cm. Uma variedade de floração abundante.
- Festima Maxima. Variedade amarga com grandes flores em forma de concha, brancas como a neve, com um centro rosado. As pétalas são onduladas, finas. O aroma dos botões é medíocre. A folhagem é verde escura.
- "Bailarina". Variedade híbrida da América. Planta de porte médio com grandes botões duplos de cor branca como a neve, o miolo é pintado em tom cremoso. Nas primeiras fases da floração, os botões apresentam uma cor cremosa uniforme. As placas das folhas são largas, curtas, de cor verde.
- Louis Choice. Uma variedade híbrida com uma cor incomum. Inflorescências de Terry, tom rosa-pêssego com núcleo de limão, botões esféricos, pétalas que lembram a forma de crisântemo. O diâmetro da flor é de 17 cm. A folhagem é exuberante, placas folhosas com nervuras pronunciadas.
Variedades médias
Este grupo inclui plantas florescendo na segunda quinzena de junho.
- "Bayadere". Cultura com botões duplos densos, brancos e limpos. As flores são enormes, com até 14 cm de diâmetro, perfumadas. A planta tem 120 cm de altura, a folhagem é verde, com brilho prateado, as placas das folhas são brilhantes.
- Longfells. Um arbusto anão (altura máxima de 90 cm) com grandes botões pintados em uma rica cor de framboesa com uma tonalidade vermelha. Flores amareladas, bordas levemente onduladas com contornos claros.
- "Germaine Bigot". Terry variedade com flores de um tom rosa pálido, a borda das pétalas onduladas se transforma em um tom branco-rosa. Os botões são grandes, até 12 cm, o arbusto é baixo, com floração abundante. A folhagem é verde escura, agradável.
- "Arkady Gaidar". A planta forma botões duplos de rica cor fúcsia. Os botões são coletados em inflorescências, até 3 flores em um ramo. A folhagem é verde, lisa. Esta variedade é adequada para o cultivo de flores de corte.
- "Princesa Margaret". Arbusto de altura média com folhagem verde clara. As folhas são longas, estreitas, dobráveis. As flores são inicialmente rosa-escuras, tornam-se mais claras à medida que amadurecem e têm uma estrutura dupla. Os botões são enormes, as flores desabrochando têm 20 cm de diâmetro.
- Blanche Queen. Colheita alta herbácea (90cm) com flores incomuns. O botão é branco turco, o centro é pintado de branco com salpicos rosados, seguido de pétalas de tom amarelo-limão; as últimas pétalas ao longo da borda são brancas novamente. A folhagem é brilhante, verde escuro.
- "Petite Porcelain". Grau médio perene. Botões leitosos, semi-duplos, perfumados. Pétalas onduladas. Floração abundante. Até 2 flores se desenvolvem nos brotos. A folhagem é verde-escura, exuberante.
Variedades tardias
A cultura floresce no final do verão (julho-agosto).
- Anshantress. Uma planta com botões cremosos únicos, densamente duplicados, com um tom amarelado quente. A cultura é de altura média. As flores são enormes, em forma de bola. As folhas são verdes esmeraldas brilhantes.
- Marchelle McMahon. Outro tipo de peônias rosa. Os botões da variedade são rosa-avermelhados, grandes, atingindo 12 cm de diâmetro, as pétalas são ligeiramente onduladas, enrolando-se em tubo. A altura da cultura é média, até 100 cm.
- Sarah Bernhardt. Botões amarelados do tom rosa mais delicado, pétalas onduladas nas pontas são pintadas em tons de branco. As flores são grandes, pendendo sob o próprio peso. A folhagem é verde com tonalidade azulada, as placas das folhas são largas, ligeiramente opacas.
- "Nancy Nora". Arbusto de porte médio com inflorescências grandes. Flores de gama rosa pastel, com 18 cm de diâmetro, duplas, têm um aroma agradável. As placas das folhas são verdes escuras, ligeiramente opacas.As hastes são retas, fortes.
Peônias de interior
As peônias de interior pertencem ao grupo pátio. As plantas são compactas, raquíticas (30 cm), botões pequenos, de aroma agradável. A cor dos botões é variada: do branco neve ao vinho. Os botões são duplos, simples e semi-duplos. Variedades populares de variedades de interior.
- Roma - a planta pertence a variedades de tamanho médio, os botões são rosa, o dobro. Arbusto com floração abundante, compacto, viçoso. As folhas são estreitas, curtas, verdes claras.
- Oslo - os botões são simples, cor de framboesa. Cultura de floração precoce.
- Moscou - pertence às classes médias. Flores semi-duplas, tom avermelhado.
- Londres - Botões Terry, escama rosa-bordô. A folhagem é verde, densa, os caules são direitos. Arbusto com floração abundante.
Regras de pouso
As mudas são colocadas em covas de plantio cavadas até 60 cm de profundidade e o húmus é espalhado no fundo da cova. Proporções: 2 partes de solo para 1 parte de húmus. Farinha de ossos e superfosfatos são introduzidos na mistura do solo.
Vale a pena preencher as covas de plantio com antecedência para que o substrato tenha tempo de se assentar, caso contrário, se o solo estiver muito solto, o colo da raiz da cultura ficará exposto, formando uma pequena depressão, que será preenchida com água durante a irrigação e precipitação. A exposição prolongada do ponto vulnerável da planta no líquido levará à decomposição da flor. A melhor época para plantar peônias no campo ou no jardim é no final de agosto, início do outono. Nessa época, também é feita a divisão dos arbustos. O plantio no início da primavera é realizado antes da formação de novas raízes. As peônias são plantadas a uma distância de 1 metro umas das outras. Os rizomas são colocados na cova de plantio sem pisar, preenchendo-a com um substrato de forma a fechar todos os vazios entre o rizoma.
Depois de todas as manipulações, a planta é regada em abundância. Quando a terra cede, o solo é despejado nos fossos até que tudo fique igual. O motivo da falta de floração está no plantio muito profundo. Nesse caso, a folhagem se acumula e a planta não produz botões de flores. As flores, que foram divididas durante o transplante na primavera, ficam para trás no desenvolvimento. Se a planta não tiver sido dividida, a cultura é transplantada pelo método de transbordo, com preservação de um torrão de terra nas raízes. Este método é adequado para qualquer estação do ano.
Após o transplante da planta no outono, a peônia deve ser coberta com ramos de abeto, coberta com turfa ou folhas secas caídas, para que a planta sobreviva com sucesso. Na primavera, o abrigo é removido.
Sutilezas de cuidado
O cuidado com a cultura consiste na remoção regular de ervas daninhas da camada superficial do solo ao redor dos arbustos, removendo as ervas daninhas.
- Com uma plantação mais espessa e crescimento excessivo de covas de plantação com outras plantas, as peônias param de florescer, desenvolvem-se mal e os botões tornam-se menores.
- A rega das plantas é feita pelo menos uma vez por semana, durante a brotação, floração e na estação quente da cultura, é necessário regar três baldes de água por planta.
- Para obter botões grandes para corte, as inflorescências laterais devem ser fixadas com alfinetes. Os arbustos ornamentais não são tocados. Botões desbotados são removidos, pétalas molhadas e folhagem seca são removidas.
- No verão-outono, a planta deve ser cuidada com cuidado.Durante esse período, as culturas podem adoecer com doenças fúngicas e virais: podridão cinzenta, verticilose e assim por diante.
- As peônias devem ser cortadas, mantendo os botões desenvolvidos, afastados 2 cm delas.
- No inverno, as plantas ficam cobertas. Palha não é recomendada.
Fertilizando plantas jovens
Nos primeiros anos de vida, as peônias jovens não requerem fertilização das raízes com preparações minerais. As peônias florescem abundantemente no terceiro ano após o plantio. A esta altura, a cultura está crescendo de 10 a 15 brotos. Nessa época, do período de crescimento ativo até o final do outono, é realizada a fertilização das raízes com preparações minerais. Freqüentemente, existem pelo menos três fertilizantes. Vale a pena alimentar as plantas de acordo com o esquema de três curativos:
- A primeira fertilização ocorre com misturas contendo nitrogênio e cai no período vegetativo ativo no início da primavera, após o derretimento da neve.
- O segundo procedimento é durante a colocação de botões de flores. Preparações de fósforo-potássio usadas contendo uma pequena quantidade de nitrogênio.
- O terceiro - após a floração, exclusivamente com preparações de fósforo. O último curativo de cobertura é o mais importante, pois garantirá a hibernação da cultura, a postura dos ovários de flores para o próximo ano. A alimentação ocorre duas semanas após a queda do último botão.
O curativo foliar é realizado pulverizando a folhagem da planta com meios diluídos. É melhor realizar os procedimentos pela manhã ou à noite. Importante! Para o desenvolvimento qualitativo do sistema radicular das peônias, recomenda-se a retirada dos botões nos primeiros anos após o plantio.
Fertilizando plantas adultas (8-10 anos)
Como fertilizante, são utilizadas substâncias granulares (secas) e líquidas, matéria orgânica. As plantas respondem bem à lama. Verbasco é diluído em água na proporção de 1: 10 ou excrementos de pássaros são usados (1: 20). A mistura diluída deve ser infundida por pelo menos três dias. Antes da rega, superfosfatos são adicionados ao líquido e diluídos em água 1: 2. As peônias são regadas com este fertilizante 1 vez durante a formação dos ovários das flores. A mistura é despejada em ranhuras rasas cavadas perto do arbusto a uma distância de 25 cm do centro da planta, sendo consumido um balde de solução diluída por arbusto. Na primavera, depois que a neve derrete, as plantas adultas são fertilizadas com húmus decomposto, superfosfato e cloreto de potássio. A mistura acabada é disposta em torno dos arbustos de peônia a uma profundidade de 5 cm.
Importante! A cobertura não deve tocar no rizoma da planta, caso contrário ocorrerão queimaduras químicas, que podem levar à morte da planta e tornar a cultura vulnerável a doenças.
Métodos de reprodução
A planta é propagada por sementes, dividindo o arbusto, camadas, estacas. Para a primeira opção, apenas as culturas silvestres são adequadas. O período de floração das mudas começa aos 4 anos. Variedades híbridas de peônias são propagadas por sementes para obter novas variedades de plantas. As mudas florescem por 6 anos e não mantêm as características varietais. As variedades Terry praticamente não produzem sementes, algumas variedades não produzem vagens de sementes. Para tais culturas, o método de propagação vegetativa é adequado. Reprodução vegetativa:
- dividindo o mato;
- estacas de caule;
- uso de camadas;
- aplicação de estacas de raiz com botões.
Dividindo o mato
O método é adequado para plantas com 3 anos ou mais. As safras antigas estão mais frequentemente expostas ao desenvolvimento de várias doenças, o rizoma apresenta gomos subdesenvolvidos em sua parte central, o que torna a planta imprópria para divisão. Os arbustos de peônia são separados no final do verão, início do outono. Durante este período, o sistema radicular é formado, novos botões são formados sem raízes leves filamentosas. A cultura é cavada com sulcos com uma profundidade igual ao comprimento da lâmina de trabalho da pá. Com a ajuda de um pé-de-cabra, pá ou outra ferramenta, o arbusto de peônia é balançado e arrancado com um torrão de terra. O solo é sacudido das raízes e o rizoma é lavado com água. Em seguida, a parte da raiz da planta é coberta com um tecido e a flor é deixada na sombra por algumas horas.Os caules do arbusto são aparados em dois terços, deixando brotos de 10 cm de comprimento.
O arbusto acabado é examinado cuidadosamente, uma estaca é martelada em um lugar com um pequeno número de botões, com os quais a planta pode ser facilmente dividida em duas partes. Deve haver 4-6 botões para cada metade do arbusto. O sistema radicular é frágil, o processo de divisão do arbusto deve ser feito com cuidado. Com um instrumento estéril, a metade do arbusto é dividida em pequenas partes. Em média, cerca de 10 parcelas serão lançadas. Raízes deformadas, velhas, infectadas e podres são removidas para o tecido saudável. As raízes pequenas devem ser preservadas e tentar não ferir. Para curar as seções, são usados carvão ativado triturado ou preparações de cura à base de resina de árvore. Após a divisão, as raízes devem ser desinfetadas com solução de formalina ou sulfato de cobre. Para que as parcelas enraízem bem, devem ser mergulhadas em um purê de argila com adição de estimulantes de crescimento (Kornevin, Heteroauxin).
Camadas
Desta forma, apenas arbustos maduros com 5 anos ou mais são propagados. Para fazer isso, você precisa pressionar os brotos no chão e prender o galho com um suporte de metal, pinos. Polvilhe o cílio com um substrato solto nutritivo, de pelo menos 10 centímetros de espessura. À medida que cresce, o caule é coberto com terra e mais além, e também é fixado com pinos. Em setembro, o rebento com as raízes formadas é cortado. O caule é mergulhado em um purê de argila com a adição de estrume, sulfato de cobre. Além disso, a estratificação é colocada em uma escola, a terra é coberta com turfa, húmus. A planta é coberta com material de inverno.
Estacas de caule
A propagação por estacas retiradas do caule raramente é praticada. O método é trabalhoso, a maioria das mudas não cria raízes. As estacas são cortadas a partir do meio do rebento, devendo cada uma ter 2 entrenós. Os fragmentos são preparados durante o período de brotação, uma semana antes da abertura dos botões. O enraizamento do material ocorre em uma estufa. 2-3 cortes são obtidos de um rebento. Um arbusto adulto produz até 25 fragmentos. O material cortado acabado é mantido em uma solução de heteroauxin por um dia, então os elementos são plantados em recipientes separados em uma estufa. Profundidade de plantio - até 4 cm .A peruca mantém uma umidade elevada de 95%, a temperatura é estável, em torno de 23 graus Celsius.
Em condições favoráveis, as estacas enraizam-se após um mês e meio, forma-se um botão na axila da folha. Fragmentos enraizados passam o inverno em uma estufa. Com o início das geadas, as estacas são polvilhadas com turfa de 6 cm de espessura e, para o cultivo, os fragmentos são plantados na serra na próxima primavera. As raízes da cultura são densas, ricas em reservas de nutrientes. As raízes brancas que crescem no rizoma morrem anualmente. Essas raízes estão envolvidas na absorção da umidade do solo, sais minerais. As estacas em crescimento duram até 2 anos.
Estacas de rizoma com botões
O método é utilizado no verão, em julho, após a floração completa. Com uma ferramenta limpa, brotos maduros com botões formados são cortados e removidos, com a captura de uma parte da raiz. O talo é encurtado, sobram até 2 folhas. O botão é embebido por 14 horas em uma solução de heteroauxina, então o fragmento é plantado em um cardume, em ambiente escurecido, a profundidade da fossa chega a 10 cm. No meio do outono, o broto é retirado, o enraizado o botão é coberto com folhagem ou outro material para o inverno.
Doenças e pragas
As peônias raramente ficam doentes, mas com imunidade fraca, devido a efeitos mecânicos e outros, os arbustos são suscetíveis ao desenvolvimento de doenças fúngicas e virais. As pragas de insetos se alimentam de partes da planta: pulgões, besouro de bronze, nematóides, formigas e vermes do lúpulo. Os insetos se alimentam da seiva intercelular da cultura, partes moles da planta: pétalas, estames, raízes de flores. O maior perigo é representado por pulgões e nematóides, cujo impacto negativo pode levar à morte de uma peônia.Formigas, besouros e outras pragas levam à diminuição do efeito decorativo do arbusto, problemas de brotação.
Para combater os insetos, são usados preparações inseticidas de amplo espectro no caso de infecção em massa das plantações. Ao primeiro sinal de infecção, basta enxaguar as plantas com água e sabão. Também é recomendável substituir a camada superficial do solo para se livrar das larvas de insetos. A remoção periódica de ervas daninhas do solo, a remoção de partes da planta durante o plantio espessado, minimiza o risco de infecção.
Outro problema que os produtores enfrentam são as infecções fúngicas e virais. Estes últimos são perigosos porque não existem métodos de tratamento. Tudo o que um jardineiro pode fazer é remover as partes afetadas da planta ou a flor inteira, queimar a planta infectada e desinfetar o caroço.
As infecções virais manifestam-se por manchas desfocadas nas placas foliares de várias tonalidades (mosaico de anéis) ou pela formação de focas nos tecidos da cultura, que são perceptíveis quando os rebentos são cortados (doença de Lemoine). As infecções fúngicas geralmente afetam a parte externa da lâmina foliar, formando várias placas coloridas que contêm esporos de fungos.
- Podridão cinzenta pode se espalhar para o solo e infectar o rizoma da cultura. Esta doença se desenvolve com a velocidade da luz e mata a flor em 3 dias.
- Ferrugem cobre folhas de peônia com ondulações de tom vinho e tijolo. Conforme a doença progride, as manchas se fundem, a lâmina foliar parece murcha, amarelece, seca e morre. Os processos de fotossíntese são interrompidos, a planta morre com o tempo.
- Cladosporium, septoria e filostictose afetam os topos e botões da cultura. Eles são perceptíveis na temporada de primavera e verão. Os tecidos moles da planta são cobertos por manchas de tons escuros e claros. Se não forem tratadas, as manchas crescem, formando focos necróticos, as placas foliares secam, caem, as áreas afetadas rompem, liberando esporos. Os fungos toleram facilmente um período de dormência.
- Oídio - a doença fúngica mais inofensiva. As placas de folhas de peônia são cobertas com uma flor de luz fofa. A doença desenvolve-se lentamente, bastando, num primeiro momento, enxugar toda a planta com água e sabão ou usar uma decocção de dente-de-leão várias vezes por semana, com repetição obrigatória nos dias seguintes.
- Podridão radicular ocorre em solos pantanosos e alagados. Plantas de terreno aberto, safras em vaso são afetadas. O tratamento se reduz a uma substituição completa do substrato, controle da rega e remoção das raízes afetadas.
Ao trabalhar com peônias infectadas, é necessário desinfetar todas as ferramentas, mãos e roupas para não transferir esporos de fungos para plantas saudáveis. Os arbustos são tratados com preparações fungicidas de ação direta por duas semanas, de acordo com as instruções. As partes afetadas das plantas são limpas e transformadas em tecidos saudáveis, as partes superiores infectadas são queimadas. As feridas são cobertas com resina ou carvão. Se possível, é aconselhável isolar qualquer planta doente de outras culturas.
Opções de design do site
As peônias são plantadas em grupos e em plantações individuais, combinando combinações de cores, crescimento da safra. As plantações avulsas são representadas por arbustos da mesma casta, vedados com cerca de madeira para que os caules da planta não se espalhem pelo solo, mantendo o esplendor do arbusto.
Flores claras são combinadas com plantas da mesma gama ou saturação, colheitas de cores escuras são plantadas entre plantas decíduas decorativas para realçar a sombra dos botões.
Arbustos grandes e altos são melhor colocados em uma área aberta e nua, e as plantações de anões parecem ótimas como meio-fio, composição de cerca, emoldurando as paredes da casa. Você também pode plantá-los em vasos de flores altos, embrulhar flores em volta de arcos e outras estruturas de malha.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente das peônias, veja o próximo vídeo.
Obrigado, ótimo site! Tudo sobre flores - completo, acessível, colorido! Recebi todas as informações nas quais estava interessado.
Um site muito útil. Para os floristas, todas as informações estão em um só lugar. Existem muitas dicas práticas sobre plantas. Informação simplesmente inestimável.
O comentário foi enviado com sucesso.