Tipos e variedades de peônias
Floração exuberante e expressiva, azedo, aroma profundo, uma grande seleção de cores e tons, formas, a maior decoratividade e cuidado não muito difícil fazem das peônias, talvez, as flores de jardim mais queridas. O luxo desta flor, independentemente da variedade, permanece inalterado. Quanto às variedades de peônias, sua classificação é tão complicada que até os botânicos têm dificuldade em entendê-la. Em primeiro lugar, deve-se notar que as peônias de jardim são geralmente herbáceas. São eles que decoram as áreas paisagísticas dos floricultores. Existem também peônias semelhantes a árvores, que diferem no tipo de haste, altura e diâmetro da floração. Mas as variedades de peônias de jardim pertencem justamente à variedade herbácea, que, por sua vez, também tem uma classificação bastante complexa.
Peculiaridades
As peônias de jardim são perenes, o início de sua criação no tempo é comparável ao período antigo da história - então já havia várias dezenas delas. A maioria das variedades e híbridos foram criados por criadores nos séculos 19 e 20.
As peônias herbáceas são obtidas a partir de vários cruzamentos de espécies medicinais e lacto-floração. São eles que têm flores grandes e magníficas que estamos habituados a ver nas parcelas.
As peônias devem seu nome ao antigo deus grego Pean, o curandeiro dos deuses do Olimpo. Ele os tratou das mais difíceis doenças e feridas com a ajuda de plantas medicinais mágicas, e foi ele quem fez o deus patrono dos médicos Esculápio ter inveja de si mesmo. O insidioso Esculápio envenenou Pean, mas o deus do reino dos mortos, Hades, curado por ele em seu tempo, o transformou em uma bela flor.
As peônias de jardim têm uma raiz espessa, cujo desenvolvimento ocorre de maneira bastante atípica. Apêndices de raízes frescas aparecem todos os anos e os processos de raiz anteriores tornam-se maiores e mais fortes, transformando-se em tubérculos. O sistema radicular das peônias se estende por quase um metro de profundidade e até meio metro de largura. No inverno, a parte do caule da planta morre, na primavera ela volta a crescer.
Características distintivas da planta:
- o mato atinge a altura de meio metro a um metro, dependendo da variedade;
- tem a forma de um arbusto extenso, exuberante, mas reto;
- brotos ramificados, eles têm folhagem complexa bastante grande;
- a folha é densa, verde escuro, de forma espetacular, decorando a floração com volume, textura, grafismos expressivos;
- no outono, a folhagem torna-se carmesim escuro e decora a paisagem até a geada;
- a característica distintiva mais notável é a grande e espetacular floração do tipo apical;
- a floração começa após o plantio por 3 ou 4 anos;
- flores de uma única espécie ou coletadas em inflorescências de 3 flores no topo da planta;
- as pétalas são redondas ou ovais, sua borda é levemente ondulada, elas são reunidas em uma corola, segurando uma taça de sépalas, cujo número chega a 10;
- a flor tem muitos estames com anteras;
- a floração é caracterizada pelo esplendor, luxo e alta decoratividade, a textura da flor é acetinada, delicada;
- a forma, tamanho e grau de floração turca diferem dependendo da variedade;
- o diâmetro da flor varia de 10 a 20 cm;
- as flores são caracterizadas por um aroma intoxicante pronunciado com notas ácidas e doces.
O período de floração começa em maio e vai até o início de julho, dependendo da variedade.
As variedades Terry têm um período de floração mais longo.
Se tomarmos os indicadores médios, então a floração das peônias, via de regra, não ultrapassa um intervalo de três semanas, que pode ser aumentado devido aos cuidados adequados, temperatura e umidade confortáveis. Depois que as flores caem, frutos de múltiplas folhas são formados.
Que cores existem?
A variedade de cores e tonalidades das peônias impressiona por sua magnificência. Cada jardineiro pode escolher peônias ao seu gosto. Além da paleta clássica, variedades de cores incomuns foram criadas - verde, preto.
Peônias brancas São as variedades reais que se tornaram o ponto de partida para os criadores. As seguintes variedades são representantes espetaculares desta cor.
"Minha mãe é amada." Arbusto alto com floração dupla grande (até 18 cm) de tom branco-neve com o mais fino aroma.
- "Rio de lua". O arbusto é amante do sol, bastante alto, com uma flor grande e perfeitamente modelada com um diâmetro de até 20 cm e uma tonalidade cremosa, que, ao florescer, pode adquirir um tom rosa claro. Difere pelo aroma não muito pronunciado e pela floração tardia, bem como pela ausência de pistilos e estames.
Peônias rosa - Esta é uma das variedades mais populares, muito apreciada pelos floricultores. A gama é muito rica em tons de rosa, variando dos tons mais claros aos roxos exuberantes.
O representante mais brilhante do grupo rosa é Sarah Bernhardt... Esta variedade já tem mais de um século, distingue-se por um luxuoso semi-duplo denso de flores grandes (mais de 20 cm) com pétalas de tipo côncavo, cujas bordas se distinguem por um tom mais claro de rosa.
O arbusto alto parece muito aristocrático e impressionante, tornou-se o ancestral das variedades lilás e vermelha.
Peônias lilás - são flores bastante raras. Eles lançam roxo, muitas vezes têm vários tons iridescentes. Um representante popular desta gama de cores é “Altai News”. Esta variedade doméstica é altamente decorativa, apesar da forma de flor simples, sem terry. As pétalas são onduladas, de duas carreiras, o caule é forte, alto, a floração não é muito grande, tipo perfurada, abundante, até 100 flores por arbusto, o aroma é forte.
Borgonha - esta é uma espécie muito apreciada pelos jardineiros, embora não existam tantas variedades nesta área. É muito difícil trazer à tona o tom clássico das peônias bordô.
"Armani" - um arbusto alto com folhagem brilhante, seus botões são densos, com terry. Pétalas de diferentes tamanhos, cintilantes, tons ricos, profundos, imperiais.
- Peter Brand - arbusto alto, folhagem forte, robusta e brilhante. A flor é grande, decorada com turco, semelhante em tipo a uma rosa, a cor é bordô profundo, a inflorescência pode ser de duas ou três flores.
Peônias vermelhas tem uma das paletas mais marcantes e expressivas e tem um visual luxuoso na paisagem. Os tons das flores variam do cinábrio ao escarlate brilhante.
"Tufão" - uma variedade doméstica que possui flores escarlates brilhantes como uma bola com um terry, até 15 cm de diâmetro. Eles têm uma pétala curva de vários tamanhos, um arbusto alto de caule forte e um aroma não expresso.
- "Chocolate quente" tem pétalas de duas fileiras de vermelho suculento, que são cintilantes. Os estames são contornados por pontos dourados, o arbusto é alto, a floração não é muito grande. Uma variedade muito cara.
Peônias amarelas raramente encontrados, na maioria das vezes eles são diluídos com respingos de tons de limão, areia, terracota. As peônias dessas tonalidades eram bastante difíceis de remover, uma vez que esse pigmento é instável. O melhor representante da espécie é a variedade Lemon Chiffon. Criado na Holanda, distingue-se por um espetacular semi-duplo, que se transforma em duplo após alguns anos de floração. O botão é muito grande - até 24 cm, tem um tom claro de limão com estames de tom amarelo mais escuro, não está sujeito a desbotamento, o arbusto é forte.
Coral - esta série de peônias, que foi criada em meados do século XX e imediatamente ganhou imensa popularidade.Uma característica distintiva dessa cor é o desbotamento rápido e forte com a luz do sol. Melhor Representante - "Coral Beach".
Essa variedade se assemelha a um lótus em forma de pétala em forma de coração.
A floração é grande - até 20 cm, pode mudar de tom durante a floração para pêssego, aroma adocicado, arbusto alto e forte.
Não há muitas flores raras de peônias. Na maioria das vezes, eles são semelhantes a árvores, mas também são encontrados entre os de jardim. Representantes originais.
- "Pirulito listrado" - diferencia-se em uma sombra de creme densa com framboesa e estrias rosa. As flores são grandes, o arbusto é alto, têm um aroma floral com notas frutadas.
- "Aranha roxa" - a flor tem formato atípico, tonalidade próxima ao fúcsia, pétalas em placa, estames com pontos rosa, perfumada. A floração é de tamanho médio.
- "Feijão" - as flores desta variedade têm o formato de uma bomba. O caule é longo, com semi-duplo e duplo, dependendo da época de floração. A tonalidade da flor é quase preta, o tamanho é grande.
- "Bola verde" - a flor tem formato de bomba, flor com turco, grande, o tom das pétalas é verde claro.
Variedades
Além da divisão em espécies lenhosas e herbáceas, existem outras classificações mais complexas de peônias. Como o número de variedades já chega a 5 mil, e a cada ano os criadores estão criando mais e mais novas variedades, é muito difícil classificar as peônias herbáceas. A maioria das variedades modernas são cultivadas através da criação da peônia com flores de leite. Por si só, é caracterizada por uma grande flor de tons claros, resistência ao frio e às doenças.
Convencionalmente, essas flores são divididas em variedades puras de flores leitosas e híbridos derivados dela. Eles diferem:
- tons profundos e suculentos de floração;
- folhagem exuberante;
- floração precoce.
A classificação em função do tipo de floração é considerada a mais simples. De acordo com a presença e grau de turco, distinguem-se os seguintes grupos de plantas.
- Não duplo... Inclui plantas de duas fileiras e cinco pétalas de uma fileira - a mais simples de todas.
- Com semi-duplo. Inclui três ou mais tipos de linha de pétalas, que, por sua vez, são divididas nos seguintes subgrupos:
- japonês - com pétalas grandes no centro e borda em duas fileiras;
- anêmona - sua corola é de uma fileira, há muitos estames que se transformam em pétalas estreitas;
- semi-duplo típico - diferem em estames separados, a corola tem duas ou três carreiras.
- Com pano turco. Eles se distinguem por flores exuberantes, emolduradas por um tecido felpudo grosso. Ele contém os seguintes subgrupos:
- esférico - parecem bombas ou bolas densas, cujas grandes pétalas estão localizadas horizontalmente;
- hemisférico - assemelham-se a pires com hemisférios, seu terry é grosso, as pétalas não são largas, contornando as pétalas maiores ao longo do raio externo;
- rosácea - o terry é denso, as flores são pequenas, de decoração compacta, as pétalas são dobradas em um todo;
- semi-rosa - seu makhra é espesso, lembra uma rosa em sua aparência, no centro há estames em um cacho;
- acastelado - as pétalas são estreitas por dentro, em forma de coroa, dilatando-se mais próximo às bordas.
De acordo com a altura do arbusto, as peônias são divididas em:
- baixo crescimento - até 50 cm;
- médio - de 50 a 90 cm;
- alto - de 90 cm.
Existe outra maneira de subdividir peônias - dependendo da época de floração:
- floração precoce;
- floração média;
- floração tardia.
Existem também espécies raras em extinção, por exemplo, peônia da montanha. Ele está listado no Livro Vermelho, pois existe um alto risco de seu desaparecimento.
Possui propriedades medicinais, é muito atraente para os floricultores devido à sua rara beleza, mas praticamente não cria raízes após o transplante.
Variedades populares
A variedade de peônias varietais literalmente confunde a imaginação, e a cada ano há mais e mais delas.
Ao escolher flores para o seu local, certifique-se de avaliar a resistência dos brotos - via de regra, quanto mais jovem a variedade, mais robusta ela é.
Apresentamos as variedades mais populares desta planta entre os floristas.
"Old Faithful" - flores densas espetaculares com luxuosa toalha vermelha. A altura do arbusto é de até 90 cm.
"Halo verde" - flores brancas como a neve originais com uma borda incomum de cor verde claro. O arbusto é de altura média, o diâmetro da flor chega a 10 cm.
"Tigela de beleza" - uma das variedades mais não triviais. As flores são grandes, com uma ampla orla de pétalas cor de rosa. Por dentro, a flor é branca como a neve, felpuda, exuberante.
"Atrevimento da Elsa" - delicadas flores brancas com um véu rosa claro no meio das pétalas. Arbustos de altura média, floração tardia.
- "Salmon Dream" - possui uma grande flor cor de salmão com um núcleo duplo amarelo.
"Nancy Norma" - flores rosa de tipo duplo. A variedade distingue-se pela graça e densidade da folhagem. A tonalidade das pétalas é clara com tons de branco-púrpura. As flores não estão sujeitas a desbotamento, o aroma é persistente.
Celebridade - flores com um arranjo caótico de pétalas de rosa rico e branco. O arbusto é alto, floresce há muito tempo.
"Cora stubs" - uma das variedades mais populares na faixa do meio. A cor é rosa com tonalidades diferentes, há um felpudo abundante no centro, pétalas largas nas bordas.
"Tigela de creme" - a flor tem uma tonalidade leitosa e cremosa de pétalas, e o meio é amarelado, brilhante.
- "Doo diga" - uma peônia incomum de um tom rosa pálido com um meio duplo. Pode ser encontrada em diferentes variações de tonalidade.
"Summer Glau" - tem forma esférica de flores com um tom requintado de creme, pêssego com matizes.
"Vestir" - parece uma peônia da montanha. Flores com centro amarelo brilhante e grandes pétalas de cerejeira escuras.
"Pastel esplendor" - uma das variedades mais incomuns, sua flor tem um centro denso amarelo com uma borda carmesim, transformando-se em pétalas quase rosa, quase brancas, largas nas bordas.
Travesseiro corrente - peônia em forma de bomba, que tem uma flor muito grande de rosa claro, às vezes com cor lilás claro.
- "Pérola Placer" - uma variedade com um período de floração médio. Arbusto de tamanho médio com flores rosa-esbranquiçadas.
Exemplos em paisagismo
Quando se trata de colocação na paisagem, as peônias são uma das flores de jardim mais populares que são boas tanto no jardim como quando cortadas. Eles ficam perfeitamente em buquês. Os paisagistas recomendam o plantio de peônias em parcelas pelas seguintes razões:
- eles se encaixam perfeitamente em qualquer conjunto, independentemente do estilo escolhido;
- bom como inclusões individuais na composição e em tandems complexos;
- parecem muito impressionantes devido ao seu alto efeito decorativo;
- permitem que você crie conjuntos exuberantes e volumosos e estruturados.
Dicas de design:
- use peônias na zona intermediária da composição;
- essas plantas ficam bem em canteiros de flores, colinas alpinas, bordas;
- podem efetivamente decorar um gramado com eles, enquadrar um caminho, decorar um terraço, canteiros de flores cerimoniais;
- use peônias onde um sotaque brilhante é necessário.
Os melhores parceiros para uma peônia no site:
- sábio;
- veronica;
- catnip;
- punhos;
- gerânio;
- Yarrow;
- íris;
- artemísia;
- lírio;
- áster;
- delfínio;
- prímula;
- phlox;
- geyher;
- digital.
Uma combinação de peônias com tulipas, açafrões, árvores da floresta, forsítia, rosas, dicentra, bérberis, violetas, hera é possível.
Para um vídeo sobre variedades de peônia, plantio e cuidados, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.