Cuidando das peônias no outono e se preparando para o inverno
Peônia é uma delicada planta com flores perenes. Botões densos e exuberantes com uma haste curta parecem muito originais em buquês de casamento, são um ótimo complemento para qualquer sessão de fotos e criam um aroma único em casa. As peônias florescem bem cedo e começam no final da primavera. Esta planta é despretensiosa no cuidado, cresce rápida e exuberantemente, na primavera e no verão basta capinar e regar como cuidado, mas no outono é preciso prestar um pouco mais de atenção à peônia: fazer poda, alimentação e preparando o sistema radicular para o inverno.
Como e o que alimentar?
Só é possível fertilizar peônias no terceiro ano após o plantio, até o momento elas não precisam de alimentação e podem morrer. A cobertura permite que as raízes da planta se preparem durante o inverno para o crescimento de novos e fortes brotos de primavera.
É necessário fertilizar um mês antes da primeira geada (na Rússia central, em meados de setembro) e após a poda. Cinza de madeira e farinha de osso são usados para nutrir o sistema radicular e a floração exuberante. E você também pode comprar fertilizantes especiais na loja, especificamente para peônias de inverno. Os fertilizantes especializados adquiridos devem ser usados estritamente de acordo com as instruções da embalagem.
Tente borrifar o fertilizante em volta do arbusto - cerca de 5 cm das raízes da planta, para não danificar os novos brotos.
Os fertilizantes são secos e líquidos.
- O líquido é usado se a terra estiver seca e rachada. Para um arbusto, você precisa tomar 1 litro de água e 1 comprimido de potássio e fósforo, mexa bem e despeje ao redor do arbusto, você não precisa derramar nas próprias raízes. Se a planta ainda não tiver três anos, são usados 2 litros de água.
- Em solo normal ou úmido, é útil alimentar as peônias com fósforo granular (20 gramas) e potássio (15 gramas). Misture os grânulos e espalhe uniformemente ao redor do arbusto e, em seguida, suavemente, sem aplicar força, solte o solo ao redor.
A fertilização é necessária para reanimar a planta após a floração. A nutrição adicional ajuda a recrutar botões saudáveis e fortes na primavera e a florescer em flores viçosas e brilhantes no verão.
Tratamento contra doenças e pragas
Plantas enfraquecidas são suscetíveis a ataques de vírus e fungos. Os mais fracos são as peônias felpudas (seleção americana), e os arbustos recém-transplantados que ainda não fortaleceram sua imunidade em um novo local estão em risco. Durante o transplante, recomenda-se que as raízes das peônias sejam tratadas com fungicidas ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
A prevenção deve ser realizada imediatamente antes de plantar os arbustos. Para proteger as plantas de patógenos, elas devem ser plantadas a uma distância de pelo menos 1 metro umas das outras. Os insetos não prejudicam diretamente as folhas e caules da peônia, mas são portadores de doenças. Após a poda, na preparação para o inverno, recomenda-se polvilhar as raízes com cinza de madeira para evitar fungos.
Poda
A poda das peônias é necessária, pois os caules começarão a murchar e apodrecer no inverno, e se tornarão um terreno fértil para os patógenos. Você precisa podar peônias na região de Moscou em outubro, antes da primeira geada. Se a geada chegar cedo, as plantas devem ser cortadas imediatamente.Lave tesouras afiadas ou tesouras de podar e trate com álcool. É necessário processar as ferramentas antes de podar cada arbusto, caso contrário, você pode espalhar doenças de um arbusto para todos os outros.
Recomenda-se que a primeira poda seja feita imediatamente após a floração, com a retirada da gema e 20-30 cm do caule. Para o inverno, recomenda-se a poda a 5 cm do solo para não danificar as novas gemas. O solo não pode ser afrouxado. Se as folhas cortadas estiverem livres de danos e placas, elas podem ser compostadas ou usadas como fertilizante para arbustos de framboesa e groselha. A segunda poda é feita após a primeira geada, quando as folhas ficam marrons ou caem no solo.
Após a poda, é necessário remover com cuidado as ervas daninhas com as mãos e remover as folhas caídas. Não é necessário polvilhar ou cobrir tocos de peônia na faixa do meio, peônias inverno bem e sem problemas desnecessários.
Você pode polvilhar as raízes das peônias com grama cortada ou meio balde de terra por 1 arbusto, se for esperado um inverno muito frio.
Como cobrir adequadamente?
É necessário abrigar peônias para o inverno nas regiões onde os invernos têm pouca neve, ventos e frio:
- nos Urais, a preparação das peônias para o inverno deve ser concluída em meados de outubro;
- na Sibéria - até o início de outubro;
- em São Petersburgo - no final de outubro.
É necessário cobrir as peônias apenas em tempo seco.
A altura ideal do abrigo é de 20 cm do nível do solo. Além disso, é permitido cobrir com neve no inverno, mas a neve deve ser leve, não molhada. Se as peônias são plantadas perto de uma cerca, algum tipo de construção ou debaixo de uma árvore, elas não precisam de pulverização adicional com neve.
Pode-se cobri-lo com turfa, serragem, bem como materiais de cobertura especiais de alta densidade e ramos de abeto (em regiões muito frias).
Quando os primeiros botões aparecem no inverno, o abrigo deve ser trocado por um novo a fim de proteger a terra ao redor da peônia das sementes de ervas daninhas.
Você precisa desenterrar as raízes e como fazer isso?
É necessário desenterrar as peônias com raiz para rejuvenescer os arbustos, separando-os. Recomenda-se o transplante desta planta em agosto ou início de setembro.
É aconselhável transplantar peônias em um dia nublado ou nublado:
- corte as hastes a uma altura de 25 cm do nível do solo;
- desenterrar cuidadosamente o arbusto com um forcado, afastando-se do tronco para não danificar o sistema radicular;
- remova grandes torrões de terra das raízes com as mãos e examine cuidadosamente as raízes podres ou danificadas, se houver, corte-as com um podador desinfetado ou tesoura;
- trate as raízes com permanganato de potássio;
- deixar o arbusto tratado à sombra por 2 horas;
- prepare um novo furo;
- endireite as raízes, coloque no buraco, cubra com terra.
A floração exuberante após o transplante é garantida já no próximo ano, sujeita a irrigação moderada. Jardineiros experientes recomendam cortar os botões em flor para um buquê, para que a planta transplantada não desperdice energia na floração. Após esse procedimento, as peônias florescerão magnificamente com flores brilhantes por muitos anos.
No caso de doença das peônias, o arbusto deve ser desenterrado junto com as raízes e queimado fora da cabana de verão (ou em barril), e as cinzas resultantes devem ser descartadas com o lixo doméstico sólido.
Como conservar as flores antes de plantar na primavera?
Em fevereiro, o período de dormência das peônias chega ao fim, as raízes começam a despertar e podem germinar a uma temperatura de apenas mais 5 graus. Esta atividade das raízes do tubérculo da peônia dura até o final da floração e é chamada de estágio de crescimento da primavera, durante o qual a planta ganha força para a floração e forma botões no ano seguinte. Os tubérculos de peônia adquiridos em fevereiro devem ser armazenados em casa.
Ao comprar, inspecione cuidadosamente cada peônia, tente não comprar bulbos podres e, se não conseguir encontrar tubérculos limpos, corte as áreas com podridão para fazer um tecido saudável.
Ao armazenar lâmpadas, certos requisitos devem ser observados.
- Se as raízes e os rins estão dormindo, Faça furos em um saco plástico e coloque os tubérculos ali, depois guarde-os na porta da geladeira ou na gaveta de vegetais. A temperatura de armazenamento necessária é de 0 a +3 graus. Verifique uma vez por semana para ver se a planta está acordada.
- Se as raízes já estão acordadas, plante a planta em um vaso de flores, depois de colocar uma camada de gaze, em seguida, adicione terra e alimente com uma solução para formar raízes. É melhor guardar a panela em um porão escuro e fresco.
- Se os rins estão inchados, o vaso com a planta plantada (use gaze antes de colocar a terra) deve ser guardado em janela fria, após fechar a bateria e bloquear o vaso do sol.
É necessário transplantar a planta para campo aberto após todas as geadas: retire com cuidado o caroço de terra, a camada de gaze ajudará a manter a integridade da mesma, em seguida, coloque-a em um orifício previamente preparado junto com a gaze.
Deve-se notar que as peônias das árvores são mais precoces do que outras espécies e acordam em janeiro.
Erros freqüentes
Existem vários erros no transplante e na poda das peônias, após os quais a planta para de florescer, mas isso pode ser facilmente evitado.
Os erros mais comuns ao replantar estão na escolha de um local para um novo furo:
- falta de sol na área selecionada;
- solo úmido (solo aquoso);
- pouso sem uso de drenagem;
- dividir o arbusto original em partes muito pequenas;
- transplante sem alimentação posterior;
- transplante mais de uma vez a cada 6 anos.
Erros ao preparar peônias para o inverno:
- você não pode cobrir as peônias cortadas com os mesmos caules e folhas para evitar a infecção das raízes, caso contrário, elas ficarão muito enfraquecidas na primavera;
- a recusa em desinfetar o podador ou a tesoura após o corte de cada arbusto pode levar à propagação da doença de uma planta para todas as outras;
- é destrutivo cobrir arbustos cortados em climas quentes e temperados - as raízes ficarão fracas e macias, a peônia deixará de florescer;
- é impossível cortar os caules pela raiz imediatamente após a floração, é necessário podar em duas etapas, com um intervalo de pelo menos três meses.
Você também pode considerar algumas das dicas sugeridas pelos especialistas.
- A recusa em podar no outono pode provocar uma infecção fúngica, e a planta morrerá na próxima primavera.
- Para uma floração exuberante das peônias, elas devem ser plantadas (de preferência em agosto).
- Para prolongar a beleza de um buquê de peônias recém-cortado, você precisa escolher botões não abertos que se abrirão rapidamente em um vaso de água. Deve-se notar que os botões mais perfumados são rosa.
As peônias são plantas muito bonitas com cores incríveis e, com os devidos cuidados, florescerão abundantemente por muitos anos. Cada arbusto pode produzir até 100 botões de até 20 cm de diâmetro em uma época de floração.
Para informações sobre como cuidar das peônias no outono, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.