Métodos para tratar peônias de doenças e pragas

Contente
  1. Causas e sinais
  2. Doenças comuns
  3. Pragas
  4. Métodos de tratamento
  5. Profilaxia

As peônias são culturas resistentes a doenças, as plantas são capazes de crescer em uma área por décadas e permanecer saudáveis. Com cuidados inadequados e danos mecânicos, o sistema imunológico das peônias diminui, a flor torna-se suscetível a infecções e fungos. Chuvas torrenciais frequentes e mudanças de temperatura são outro perigo. Para ajudar a planta a tempo, é necessário reconhecer a doença em um estágio inicial de desenvolvimento.

Causas e sinais

Vale a pena prestar atenção a uma descrição dos seguintes sinais de uma variedade de doenças:

  • se as flores crescem mal, as folhas se enrolam, poucos botões se formam nos arbustos de peônia, tudo isso é evidência do desenvolvimento de uma doença da cultura ou sinais de devoração da planta por insetos;
  • a formação de manchas pretas nas placas foliares de uma peônia serve como sintoma do desenvolvimento de uma doença viral ou fúngica que requer tratamento imediato; isso também inclui o aparecimento de placas, pontos de vários tons;
  • o enrolamento das folhas ocorre devido à atividade de um fungo ou insetos que se alimentam da seiva intercelular da planta; as folhas afetadas subsequentemente secam e morrem;
  • se as plantações não florescerem, os botões estão deformados, não abertos ou cobertos com manchas marrons - você deve examinar cuidadosamente a planta para a presença de insetos rastejantes, verifique os caules das flores;
  • a presença de manchas escuras e inchadas nos brotos é um sinal claro do desenvolvimento de um fungo ou de uma infecção viral.

Doenças comuns

As doenças que se manifestam pela alteração da cor das folhas, causando vários defeitos, são de origem genética (hereditária) e externa (infecções, fungos).

Ferrugem

A ferrugem é causada por fungos. Nas placas foliares da cultura, formam-se intumescências marrons, manchas de tons marrom e laranja-tijolo, circundadas por uma borda escura. Todas essas formações são esporos de fungos. No estágio crítico, as áreas afetadas são combinadas, criando faixas largas. Devido à ferrugem, os pratos fortes ficam amarelos, murcham e caem.

A planta torna-se incapaz de fotossíntese, o que acabará por levar à morte da cultura.

Podridão cinzenta

Afeta todas as partes da planta, desde as raízes até os brotos apicais. As peônias doentes são facilmente identificadas com a chegada da primavera, os caules jovens são cobertos por focas marrons. Os pontos são visíveis na base dos brotos e gradualmente se fundem em um único anel. A podridão cinzenta causa o apodrecimento dos tecidos vegetais, levando ao murchamento dos botões, folhas e morte do arbusto. Ele também se espalha para o substrato, causando escleródios.

Demora 3 dias para desenvolver o molde cinzento. Na ausência de tratamento e ação preventiva, as copas espalham-se completamente pelo solo e a planta morre, comida pelos esporos do fungo. Nesta fase, a doença passa para o rizoma da peônia morta. O fungo é muito tenaz, facilmente tolerado por insetos e vento.

Cladosporium

Manchas marrons se formaram no topo da planta. À medida que amadurecem, ficam roxos. Com o tempo, as áreas infectadas crescem, cobrindo completamente a lâmina foliar, depois escurecem. A folha seca. No tempo chuvoso, o interior da folha é coberto por uma flor, que contém os esporos do fungo.

Septoríase

Afeta todas as partes da cultura, a manifestação da doença é perceptível no meio do verão.Ambos os lados da lâmina foliar estão repletos de selos, manchas, inchaços de tom amarelo, marrom ou marrom. Uma característica das manchas é um meio claro, uma borda roxa. Os inchaços crescem, se unem e mudam de cor para marrom com uma tonalidade azul-acinzentada. A septoriose aparece primeiro nas placas foliares inferiores da peônia, movendo-se gradualmente para cima. As folhas severamente danificadas secam, mas não caem.

A doença reduz a capacidade da planta de sobreviver a baixas temperaturas, causando defeitos nos botões.

Filostictose

Manchas acastanhadas redondas com bordas roxas cobrem o interior das folhas. À medida que as manchas amadurecem, elas ficam mais claras, aumentam de tamanho, os corpos frutíferos do fungo aparecem através dos tecidos da lâmina foliar na forma de inclusões escuras de formato convexo. Como resultado, ocorre uma ruptura da lâmina foliar, a ferida seca. O principal perigo da filostictose é o esgotamento cultural. O fungo está em um período de dormência no inverno, com o início da primavera, ele começa a infectar as partes restantes da planta.

Podridão radicular

É mais fácil notar a podridão da raiz durante o transplante, dividindo o arbusto. As áreas infectadas são de cor marrom, macias ao toque, apodrecem e morrem com o tempo. Encontrar peônias por muito tempo em um local com alta umidade leva à formação de uma flor branca, cinza ou rosada. A causa da doença é o alagamento do solo. O fungo se desenvolve rapidamente em solos ácidos.

Oídio

Os sinais externos são a formação de um revestimento esbranquiçado nas faces externas das placas foliares. A placa é um micélio com esporos. Os esporos do oídio permanecem persistentes em locais com baixas temperaturas. Eles toleram facilmente o período de dormência da planta.

Verticilose

A doença atinge as lavouras durante o período de floração, penetrando profundamente nos tecidos da planta. A murcha verticilar é manifestada por murchamento, murcha das placas das folhas e caules da peônia sem razão aparente. A cultura amarelece, seca e morre. Quando o caule é cortado, os vasos escurecidos são facilmente visíveis. O fungo é resistente a baixas temperaturas, hiberna, ficando no colo da planta, suas raízes. A verticilose pode se manifestar muito tempo após o plantio de peônias (após 2 anos ou mais), o que dificulta o diagnóstico e o tratamento da planta.

Mosaico de anel

Afeta parcialmente as lâminas foliares nas fases iniciais do desenvolvimento da doença, dificultando a identificação da doença. Sinal de mosaico: listras ou círculos concêntricos de verde claro, tons de amarelo claro, que se alternam com áreas verdes escuras. O formato do padrão lembra um mosaico, do qual a doença recebeu seu nome. Com o tempo, as áreas infectadas formam pequenas áreas necróticas.

Como medida preventiva, as partes infectadas da planta são removidas até o rizoma, seguida de sua queima.

Doença de Lemoine

Não há informações que descrevam com precisão os sintomas da doença de Lemoine, bem como as razões de sua ocorrência. Os sintomas são semelhantes aos de uma infecção de plantas por nematóides. Existe uma versão de que os nematóides do verme da raiz são portadores da doença. Os alegados sintomas da doença de Lemoine são os seguintes:

  • violação do crescimento e desenvolvimento da cultura, superficialidade;
  • falta de floração;
  • protuberâncias se formam no sistema radicular.

Importante! A doença pode se espalhar para arbustos próximos. Para evitar a contaminação em massa, as culturas doentes são completamente removidas do local e queimadas.

Pragas

Entre as pragas, as peônias são mais freqüentemente afetadas por insetos sugadores e formigas, mas sofrem muito menos quando comparadas com infecções fúngicas. Se for detectada atividade suspeita no arbusto, é necessário determinar que tipo de praga infectou a planta para tomar a direção correta do tratamento.

Pulgão

Minúsculos insetos branco-esverdeados se instalam na face interna da lâmina foliar, brotos apicais, na base dos botões. Os insetos se alimentam da seiva intercelular da cultura. Com uma enorme colônia de pulgões, a planta murcha rapidamente, as folhas se enrolam, os botões não florescem. No combate aos pulgões, o uso de uma solução de sabonete, borrifando a cultura com inseticidas ajuda.

Besouro de bronze

O inseto é perigoso durante o período quente, de maio ao final de agosto. Os besouros comem as partes moles da planta: pistilos, pétalas de botões, estames, placas de folhas. Para combater os besouros de bronze, é necessário afrouxar com freqüência as camadas superiores do solo no final do verão. No verão, os insetos se tornam pupas ativamente. Afrouxar o substrato reduz a população de insetos e reduz o risco de infestação das peônias. Coletar besouros todos os dias dá resultados positivos. Recomenda-se o uso de inseticidas ou infusão de topos de tomate.

Nemátodos galha

Eles causam o murchamento da planta, levando à morte completa da cultura. Os nematóides infectam o sistema radicular, formando formações nodulares, inchaço. O combate aos nematóides leva à queima imediata de todas as partes afetadas da planta. As cinzas devem ser tratadas com solução de formalina a 1%. A terra ao redor das peônias é desenterrada e fertilizada com minerais.

Formigas

Alimentam-se da doce seiva das peônias secretada pelos estames dos botões. Os insetos afetam os tecidos moles da planta, pétalas, folhas. O arbusto perde o efeito decorativo e fica mais suscetível a infecções. Os repelentes atuam contra as formigas, a pulverização é feita na parte superior da planta e no solo.

Thrips

Pequenos insetos que infectam as plantações durante a estação de crescimento ativa. Eles se alimentam de seiva intercelular, como pulgões. Destrua a praga com infusão de dente-de-leão ou inseticidas especiais.

Verme de lúpulo

As larvas dos insetos são perigosas, se alimentam das raízes da planta. Danos ao sistema radicular reduzem a taxa de crescimento das peônias, a planta não é capaz de colocar botões de flores, com extensos danos - morte. As ações preventivas se resumem a desenterrar o solo, arrancar ervas daninhas, podar plantações espessas ou utilizar o preparo Iskra.

Métodos de tratamento

Nos estágios iniciais da doença, remédios populares podem ser usados. Lavar a cultura com sabão ou solução de alho. A película formada nas partes da planta, após a secagem da solução, não permite que os insetos se alimentem do caldo. Soluções baseadas em tinturas de dente-de-leão, urtigas, pontas de tomate e assim por diante funcionam de acordo com o mesmo princípio. Para insetos voadores (moscas brancas e outros), os jardineiros são aconselhados a usar a fumaça do tabaco.

Após a floração, as camadas superiores do substrato são afrouxadas com sua substituição parcial por uma nova. Certifique-se de alimentar as plantas com minerais nutrientes. Os fertilizantes ajudam as colheitas a sobreviverem ao inverno e as plantas enfraquecidas após a doença a ganharem força. E também afrouxar a terra ajuda a se livrar das larvas dos insetos. Em caso de infecção em massa de peônias com pragas, vale a pena usar meios especiais como:

  • inseticidas - Belt, Decis Profi, Proteus, Calypso;
  • fungicidas - "Topaz", "Fundazol", "Maxim", "Skor", sulfato de cobre, mistura de bordeaux;
  • drogas fortificantes - "Epin", "Kornevin", "NV-101".

A luta contra eles se resume ao oportuno tratamento semanal dos arbustos com o medicamento selecionado nas horas da manhã e da noite, obedecendo a todos os requisitos das instruções. Essas substâncias ativas podem prejudicar as abelhas e outros insetos benéficos. Antes da pulverização, todas as áreas infectadas devem ser removidas da planta e queimadas. Após o procedimento, trate as mãos, roupas, pois existe a possibilidade de espalhar esporos de fungos, larvas.

Se possível, as plantações infectadas devem ser isoladas das plantas saudáveis, colocando-as em uma espécie de quarentena.

Profilaxia

O tratamento preventivo oportuno permite que a cultura não seja infectada com infecções fúngicas, pragas e outras doenças. Vale a pena aderir a medidas preventivas simples.

  • A cada temporada ou semestralmente, recomenda-se afrouxar a camada superior do substrato, desoxidar o solo e drenar a área. Recomenda-se adicionar areia a solo pesado. As plantas são plantadas mantendo uma distância de 30 cm entre si.
  • No outono, o local é limpo de ervas daninhas e partes de plantas mortas. Todas as partes infectadas da cultura são queimadas, as áreas afetadas são tratadas com tecidos saudáveis, as feridas são cobertas com carvão e cobertas com resina.
  • Como medida preventiva, as plantas são pulverizadas com preparações fungicidas e tônicas gerais, a partir da primavera. Os arbustos de peônia são regularmente alimentados com fluidos nutritivos contendo nitrogênio, fósforo, potássio.
  • A doença é mais fácil de prevenir, não se esqueça de cuidar das plantas e do solo. O solo de plantio deve ser adquirido em lojas especializadas ou desinfetado você mesmo.

Para obter informações sobre os métodos existentes para tratar peônias de doenças e danos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário