Descrição das variedades de peônias amarelas, cuidados e plantio

Contente
  1. Descrição
  2. As melhores variedades
  3. Características de pouso
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Exemplos em paisagismo

As peônias com flores amarelas apareceram muito mais tarde do que suas contrapartes em outras cores. Criadores de todo o mundo vêm tentando desenvolver essas variedades há muito tempo. Desde a década de 30 do século passado, muitas tentativas foram feitas, mas não foi possível obter uma cor persistente, e as pétalas tornaram-se brancas sob a influência da luz solar.

Pela primeira vez, plantas com botões amarelos que não desbotam ao sol foram obtidas na década de 50 pelo cientista japonês Toichi Ito por meio do cruzamento de dois tipos de peônias - arbóreas e herbáceas. A partir dessa época, começa a procissão de desfile de flores ensolaradas em todo o mundo.

Descrição

Devido à hibridização interespecífica, as peônias amarelas diferem ligeiramente das herbáceas comuns. É possível separar o rizoma para transplante e reprodução até cerca de três a quatro anos de idade. Mais tarde, ele endurece tanto que não é cortado por nada além de uma serra. Mas se não há meta de aumentar a coleção, isso não é obstáculo para criar uma planta tão bonita em seu site. Na verdade, com a localização certa, a peônia vai se deliciar com a floração por muito tempo.

As peônias amarelas podem crescer até 90 centímetros de altura. Alguns espécimes atingem 1 metro. Folhas e caules são de cor verde escuro. A parte aérea morre no inverno, como nas variedades herbáceas. As flores são semi-duplas e duplas, grandes, com cerca de 17-20 centímetros de diâmetro.

As melhores variedades

Atualmente, uma grande variedade de peônias amarelas é apresentada em vários catálogos. A cor pode variar de um limão claro a um sol quase brilhante.

Abaixo está uma descrição dos melhores representantes desta família:

  • "Coroa Amarela" - uma flor da seleção americana. Esta variedade é subdimensionada, sua altura não ultrapassa 60 centímetros. As flores são grandes, duplas e semi-duplas, amarelas brilhantes, com manchas avermelhadas no meio, perfumadas. O período de floração é médio. É melhor plantar imediatamente em um lugar permanente, pois durante o transplante fica doente e não cria raízes bem.
  • Melhor amarelo de Roy Person - também introduzido nos EUA. A planta cresce até 80 centímetros. O formato da flor é simples, o tamanho é médio. As pétalas são claras, quase brancas, com um leve tom amarelado. No centro estão os estames amarelos. Floresce no meio do verão.
  • Rei Amarelo. País de origem - EUA. Alto, cerca de 80-85 centímetros, com hastes fortes. As flores são simples, rosadas na fase de botões, depois brancas, com um centro amarelo exuberante, com um aroma delicado. Floração a médio prazo, abundante.
  • "Amarelo aguado" É uma nova variedade criada nos Estados Unidos em 1999. Um arbusto poderoso e robusto coberto com grandes flores duplas, que lembra os nenúfares. A cor é limão claro, com pequenos respingos de tons de lavanda ao redor dos estames. Floração alongada.
  • Mock laranja amarelo - também originalmente da América. Criado há relativamente pouco tempo. Alto, cresce até 80 centímetros. Um grande número de grandes flores semi-duplas de cor interessante - amarelo com rosa, à distância parecem laranja.
  • Lactiflora amarela -planta de tamanho médio. As flores são semi-duplas, de um branco leitoso com um tom amarelado.
  • "Laura sobremesa". O mato atinge 1 metro de altura. Os caules são fortes. Flor longa, a partir de maio, por um mês. A flor é exuberante, terry, branca por fora e amarelo-creme no meio, semelhante a um vaso de sorvete de baunilha, muito perfumado. O nome se justifica.

Características de pouso

Como todos os outros tipos de peônias, as plantas de flor amarela preferem um local aberto e ensolarado, protegido de fortes ventos e correntes de ar. Eles também não gostam da proximidade de árvores, arbustos e vários edifícios.

A cova de plantio deve ser grande e profunda o suficiente (cerca de 1 metro) para acomodar rizomas de alto crescimento. A distância entre arbustos adultos não é inferior a 1-1,5 metros, levando isso em conta, as mudas são colocadas.

Também deve ser lembrado que as plantas não suportam o alagamento, o excesso de água é mais destrutivo para elas do que a seca. Portanto, não deve haver ocorrência próxima de água subterrânea e a ameaça de inundação da primavera.

As peônias podem ser plantadas na primavera e no outono. Ainda assim, o momento mais favorável é considerado o período do final de agosto a meados de setembro. Para um crescimento e floração normais, é necessário fornecer aos arbustos uma nutrição adequada. Ao plantar, 2-3 baldes de húmus ou composto são despejados na cova, 500-700 gramas de cinzas são adicionados e cerca de um copo de superfosfato ou sulfato de potássio. Tudo está completamente misturado ao solo. Em seguida, a muda é colocada no centro, coberta com terra de forma que os botões superiores fiquem a uma profundidade de não mais que 4-5 centímetros.

Deve ser lembrado que tanto com plantio enterrado como muito raso, as peônias não florescem. O solo ao redor do arbusto é ligeiramente compactado, a planta é regada abundantemente e o solo é coberto com serragem ou húmus seco. Uma camada de cobertura morta ajudará a reter a umidade, inibir o crescimento de ervas daninhas e fornecer nutrição adicional.

Cuidado

No primeiro ano após o plantio, os cuidados com a planta incluem as seguintes atividades.

  • Rega oportuna. Depende das condições meteorológicas em cada ano específico.
  • Afrouxando o solo. É realizada após a rega e após a chuva.
  • Remoção de ervas daninhas - como necessário. O uso de cobertura morta reduz bastante esse trabalho.

No final do outono, após a geada, a parte aérea é cortada a uma altura de cerca de 10-15 centímetros acima do nível do solo. Embora as peônias sejam espécies bastante resistentes à geada, é melhor cobrir os arbustos jovens no inverno (especialmente em regiões com climas frios). No segundo ou terceiro ano, quando começa a floração, a fertilização é feita com fertilizantes, que contêm fósforo e potássio.

É melhor combinar este procedimento com a rega. O momento ideal é o início da floração dos botões.

Reprodução

Ao propagar esta espécie, deve-se levar em consideração sua característica - lignificação do rizoma. Quanto mais velha a planta fica, mais difícil será dividi-la em várias partes. Mas se essa necessidade já surgiu, é preciso agir com cuidado para não destruir a peônia.

O momento ideal para a divisão e reprodução das peônias é o mesmo do plantio. Mas, de acordo com as observações de jardineiros experientes, um transplante no início da primavera ainda é preferível, quando os primeiros brotos começam a surgir do solo. A planta dividida nesta época terá tempo de se recuperar, ficar mais forte e se preparar para o inverno durante o período quente.

A ordem de trabalho é a seguinte:

  • o solo ao redor do arbusto é primeiro cavado em círculo, aprofundando-se gradualmente no solo;
  • usando uma pá ou pé-de-cabra, os rizomas são cuidadosamente levantados e puxados para fora;
  • limpo do solo, com cuidado para não quebrar os brotos;
  • examinar e determinar em que lugar será melhor e mais conveniente dividir as raízes;
  • corte, deixando pelo menos 3 botões em cada parte;
  • então eles cavam buracos de acordo com o número de peças resultantes;
  • adicione húmus e fertilizantes (como em um plantio normal), misture com o solo;
  • instale um dividendo em um orifício e cubra-o com terra de modo que o rim superior não tenha mais de 4 centímetros de profundidade;
  • regado, coberto com cobertura morta.

Os cuidados posteriores não são diferentes dos habituais, como no plantio de mudas.

Exemplos em paisagismo

Luxuosos arbustos de peônias floridas decorarão qualquer local. Uma variedade de cores e formas de inflorescências permitem que você crie projetos de paisagismo para todos os gostos.

Os principais fatores a serem considerados ao planejar um canteiro de flores com peônias:

  • essas são plantas de vida longa, portanto, em um lugar sem transplante, podem crescer por 10-15 anos, e as variedades de árvores ainda mais;
  • adora lugares ensolarados e abertos, sem vento e correntes de ar;
  • não tolera umidade e próxima ocorrência de águas subterrâneas;
  • não deve haver árvores altas, arbustos ou edifícios próximos;
  • os primeiros 3-4 anos ganham força, crescem e só então começam a florescer;
  • um arbusto adulto ocupa muito espaço em altura e largura;
  • sob o peso de um grande número de flores grandes, os brotos ficam inclinados até o solo, de modo que as plantas precisam de apoio.

Para revelar totalmente o esplendor das peônias no paisagismo, existem várias opções básicas para sua colocação.

  • Em um grande espaço você pode semear um gramado e colocar um ou mais arbustos nele, como uma opção - equipe um jardim de flores em níveis longos e escalonado.
  • Combine o plantio de peônias com rosas de chá híbridas. Eles florescem em épocas diferentes, o que significa que se substituirão e se complementarão.
  • No centro de um canteiro de flores redondo plante uma peônia e, ao longo das bordas, adicione a composição com flores de baixo crescimento ou plantas de cobertura do solo. Por exemplo, como incenso, salva, papoulas, sinos ou bulbos de floração precoce.
  • Decore um caminho de jardim com uma borda de várias peônias plantadas em uma fileira e ao redor delas - quaisquer plantas perenes ou anuais. Se você plantar uma flor diferente a cada estação, o design do seu jardim mudará. Nesse caso, é necessário fornecer algum tipo de suporte com antecedência para que as flores não interfiram no andar.

"Vizinhos" para peônias são selecionados levando-se em consideração que suas necessidades de iluminação, umidade e outros parâmetros coincidem. De uma grande variedade, você pode oferecer as seguintes plantas:

  • rosas;
  • tulipas;
  • lírios;
  • dia-lírio;
  • godetia;
  • phlox;
  • astilba;
  • crisântemos;
  • ásteres;
  • zínias;
  • chagas;
  • petúnia.

Gladíolos altos, spirea, malva e hortênsias também ficam bem no mesmo canteiro de peônias.

Em qualquer caso, com muito cuidado, as peônias vão se deliciar com seu esplendor por muitos anos. Esta é a flor que você definitivamente precisa plantar em seu jardim.

No próximo vídeo, você confere as peônias amarelas da variedade Bartzella.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário