Fuga da peônia: descrição e cultivo

Fuga da peônia: descrição e cultivo
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Cuidados com a planta
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Exemplos em paisagismo

Em diferentes países, existem muitas variedades e híbridos de peônias, cada uma com características individuais e uma espécie de singularidade. Um desses representantes é a peônia evasiva. É uma planta herbácea, cuja altura chega a 100 centímetros ou mais. Esta flor é freqüentemente chamada de raiz de maria.

Peculiaridades

A peônia do pato é cultivada como planta perene e pode crescer em uma área por mais de 10 anos, como qualquer outra planta da família.

Vamos dar uma olhada em uma breve descrição botânica desta peônia.

  • As plantações de adultos geralmente podem crescer até 1,5 metros de altura.
  • Os caules têm uma estrutura ramificada, são principalmente flores isoladas.
  • Os botões das peônias desta variedade são muito grandes, podendo chegar a 13 centímetros de diâmetro. A forma do vaso de flores está correta. Cada um deles tem pelo menos cinco pétalas, eles são pintados na cor rosa carmesim. A inflorescência possui um grande número de estames amarelos.
  • As placas separadas por três partes das folhas do pecíolo de uma peônia são coloridas de verde. Têm forma lanceolada, atingem 30 centímetros de comprimento, o mesmo indicador de largura. Com o início do outono, as folhas adquirem uma tonalidade vermelho-escura.
  • A peônia evasiva tem um poderoso sistema radicular, é caracterizada por ramificações fusiformes das raízes, que são pintadas em uma cor marrom escura. No curso de seu desenvolvimento, um rizoma perene pode penetrar profundamente no solo por até 90 centímetros. Difere em um alto teor de nutrientes. Todos os anos, novas raízes são formadas em torno das raízes antigas, que começam a se desenvolver intensamente durante a estação de crescimento.
  • Não mais do que cinco folíolos são formados a partir dos pistilos de uma peônia. Os frutos contêm pequenas sementes pretas. Eles geralmente amadurecem no final do verão ou início do outono.

Como plantar?

Os representantes desta variedade de peônias toleram melhor o processo de plantio no outono. Aliás, durante este período do ano também é melhor fazer um transplante de planta. Recomenda-se preparar o local selecionado para o plantio da raiz marin em cerca de um mês. Ressalta-se que com a idade a planta cresce fortemente, portanto, ao realizar o processo de plantio, é necessário manter a distância entre os arbustos, se houver vários. Normalmente a distância entre os plantios chega a um metro.

As covas de plantio devem ter pelo menos 50 centímetros de profundidade e largura. Mais da metade da cova é preenchida com terra para vasos. Para prepará-lo, você precisará dos seguintes componentes (para uma parte igual de cada um):

  • húmus;
  • areia;
  • terreno ajardinado.

Para fortalecer o sistema radicular e o desenvolvimento intensivo da planta, elementos adicionais também podem ser adicionados à mistura nas proporções prescritas (para 3 baldes da mistura):

  • carbonato de potássio - 1 colher de chá;
  • vitríolo de ferro - 1 colher de sopa.
  • cinza de madeira - 1 litro.
  • superfosfato - 0,25 litros.

O espaço restante na cova é coberto com solo fértil. A mistura precisa repousar por um tempo para engrossar e assentar, depois do qual você pode começar a plantar peônias. Se o trabalho preparatório não foi feito com antecedência, convém encher a mistura aos poucos, compactando-a periodicamente. Depois disso, os buracos devem ser preenchidos com água.

A raiz de Maryin no primeiro ano após o plantio parece bastante escassa e não dá inflorescências. A situação muda já no segundo ano, quando aparecem os primeiros botões nos arbustos, mas ainda não se observa uma cor abundante. Essa posição das peônias nos primeiros anos de crescimento se explica pelo fato da planta ainda não estar madura.

O principal indicador do desenvolvimento normal é o crescimento da raiz marinada. Um ano após o plantio em uma área aberta, pelo menos 3 caules devem aparecer neles.

Cuidados com a planta

Ao cultivar peônias, é necessário cuidar bem delas, pois esta é a principal garantia de sucesso no seu desenvolvimento. A raiz de Maryin é considerada uma planta despretensiosa, por isso pode ser facilmente cultivada em casa. A planta adora locais quentes e bem iluminados, que devem ser levados em consideração imediatamente antes do plantio.

Uma sombra leve só é bem-vinda, pois no verão, o sol escaldante pode danificar os arbustos. A sombra absoluta não é o local mais favorável para o cultivo de peônias. Nessas condições, a planta pode simplesmente não florescer. E também no plantio, é preciso manter distância em relação aos demais plantios. Isso é necessário para criar condições para a circulação normal do ar.

Locais com alta umidade não são a melhor opção para o cultivo de raiz de marin, pois a estagnação prolongada da água no rizoma pode levar ao seu apodrecimento.

Rega

A peônia evasiva não precisa de rega frequente devido à decomposição da raiz e morte da planta devido à alta umidade do solo. Durante a rega, um arbusto requer pelo menos dois baldes de água. É melhor não preencher o local ao redor do arbusto, portanto, as curvas de drenagem da planta devem ser feitas em forma de pequeno sulco. É necessário cuidado especial com a rega durante a estação de crescimento da planta. Quando os botões das flores estão definidos (final do verão), a terra ao redor da plantação não deve estar seca.

Após cada rega das peônias, o solo deve ser afrouxado.

Top curativo

As plantações jovens são mais frequentemente alimentadas, dependendo do método foliar. A partir do final da primavera, as folhas começam a hidratar bem não mais do que 1 vez por mês. Vários minerais são adicionados à água para irrigação. É melhor fertilizar a planta desta forma à noite.

Recomenda-se fertilizar arbustos de peônia adultos durante o período de crescimento intenso. No final da primavera, é necessário iniciar o processo de alimentação tripla. Entre cada um deles, é necessário manter um intervalo de 3 semanas. Para a primeira alimentação, você precisará de 10 litros de água com a adição de fertilizante mineral (não mais que 50 gramas). Normalmente, os produtores de flores usam uréia. Na segunda vez, uma solução semelhante é usada, mas recomenda-se adicionar um comprimido de micronutriente. Para a terceira alimentação, você precisará de 2 tabletes de fertilizante de micronutrientes para cada 10 litros de água.

Não se esqueça também de alimentar os rizomas das peônias. Os componentes do fertilizante são selecionados de acordo com a fase de crescimento da raiz mariana. Durante a temporada, é necessário alimentar pelo menos três vezes.

  1. A primeira alimentação é geralmente realizada no final de março, é desejável que ainda haja neve na rua. Em sua superfície, é necessário dispor uma mistura que contenha elementos como nitrogênio e potássio (15 gramas por arbusto). No processo de derretimento da neve, os nutrientes com umidade entram no solo.
  2. A segunda alimentação é feita no início do verão. Uma mistura para fertilizar peônias deve ser saturada com componentes como potássio, fósforo e nitrogênio. Você pode recorrer ao uso de fertilizantes orgânicos. Os excrementos de pássaros são perfeitos para este fim. Você também pode usar verbasco. O fertilizante é melhor distribuído na cavidade ao redor da plantação e preenchido com água. Depois disso, a cavidade deve ser coberta com terra.
  3. A última alimentação é realizada duas semanas após a cessação da floração das peônias. O fertilizante deve necessariamente conter fósforo e potássio. Este processo de alimentação é realizado de acordo com o mesmo método do anterior.

Poda

A poda da planta é realizada no outono, algumas semanas antes do início do frio invernal. Os caules da planta são completamente cortados, após o que devem ser queimados.

Para que a planta hiberne normalmente, o cânhamo deve ser polvilhado com cinzas e coberto com ramos de coníferas. Este último geralmente diz respeito a plantações jovens, no futuro você pode prescindir do procedimento de cobertura.

Reprodução

A raiz de Marin se propaga por sementes ou vegetativamente. A segunda maneira é muito mais fácil e rápida portanto, na jardinagem, muitas vezes são guiados por ela.

  • Método de melhoramento vegetativo. Este evento deve ser realizado em uma temporada específica - no outono. Primeiro, o arbusto é cavado e cuidadosamente removido do buraco, a raiz é limpa dos restos de terra e dividida em pequenas partes, nas quais pequenas raízes e botões devem ser colocados. A parte cortada das raízes deve ser seca ao ar livre. Enquanto o material de plantio está em processo de aquisição, você pode começar a preparar o local. Os poços são cobertos com solo e suplementados com um substrato contendo componentes como superfosfato e potássio. Não é necessário abrigo adicional para o inverno.
  • Método de melhoramento de sementes requer um grande investimento de tempo: depois de plantar as sementes, a oportunidade de ver a primeira flor no arbusto só aparecerá depois de 3 anos. As sementes frescas devem receber uma estratificação que dura em média 7,5 meses. Primeiro você precisa pegar um pequeno recipiente e enchê-lo com areia úmida, depois colocar as sementes ali e a uma temperatura de pelo menos 20 graus Celsius elas ficarão armazenadas por 2,5 meses. Pelos próximos 5 meses, as sementes já estarão armazenadas na geladeira. Com o início da primavera, observa-se o aparecimento de brotos. Após dois anos, as mudas podem ser plantadas, mantendo uma distância de 70 centímetros entre cada cova.

Doenças e pragas

Como muitos representantes desta espécie, esta variedade de flores pode se orgulhar de seu alto nível de resistência a várias doenças. Mas isso não significa que ele não possa ficar doente de forma alguma.

Uma doença comum, como a podridão cinzenta, costuma afetar a raiz marinada. Para prevenir sua ocorrência, é necessário tomar medidas preventivas. Na primavera, quando novos brotos aparecem, a planta deve ser regada com uma solução à base de fungicida. Este procedimento é realizado 3 vezes com intervalo de duas semanas. Um arbusto precisa de 2 litros de solução.

Infelizmente, a podridão cinzenta não é a única doença à qual a raiz de Maria é suscetível. A ferrugem não é considerada menos perigosa para a planta. Para a profilaxia, os arbustos de peônia devem ser borrifados com uma solução especial, que deve conter oxicloreto de cobre. Uma solução de enxofre coloidal também é ótima. Recomenda-se adicionar lascas de sabão em pó ao preparo, que ajudarão os componentes protetores a aderirem melhor às folhas da planta.

Freqüentemente, essas flores são plantadas perto de árvores, especialmente árvores frutíferas. Além disso, é recomendável prestar atenção à combinação de cores. Os vizinhos da peônia devem combiná-lo e criar um contraste vantajoso. Não se esqueça da distância entre os plantios. Plantas muito próximas umas das outras têm um efeito muito negativo no desenvolvimento de seus rizomas.

O aparecimento de listras verdes claras nas folhas de um arbusto é um sintoma de uma doença chamada mosaico. Até agora, não foi possível curá-la. Portanto, a planta deve ser retirada do local e queimada.

Exemplos em paisagismo

A peônia esquiva será um ótimo complemento para o seu jardim. Esta planta ornamental pode ficar bem em uma única plantação e em um grande canteiro de flores ao lado de outras flores. Em qualquer época do ano, as folhas da planta servem como decoração adicional para a flor - tornam-na ainda mais graciosa.

.

O root de Maryin vai bem com hosts.É melhor colocar a composição de plantio em uma área sombreada, pois a luz solar direta pode prejudicar a aparência das flores.

As peônias também podem ser misturadas com gladíolos. Esta combinação é benéfica para o jardim. Os gladíolos serão uma espécie de continuação, pois florescem logo após a floração das peônias.

Ao plantar uma peônia evasiva, você não precisa se preocupar com sua germinação - devido ao alto nível de adaptação, a planta se enraíza em quase todos os ambientes e seu florescimento fará as delícias dos membros da casa mesmo com o mínimo de cuidados.

A peônia fugidia é descrita no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário