Peônias herbáceas: as melhores variedades, plantio e cuidado
As peônias herbáceas são plantas perenes espetaculares que podem decorar qualquer canteiro de jardim. Jardineiros experientes argumentam que não há dificuldades particulares no cultivo dessas plantas, então até um florista novato será capaz de lidar com elas. Quais são as condições necessárias para que as peônias se desenvolvam e cresçam plenamente? Quais são as nuances a considerar ao cultivá-los? Vamos tentar descobrir.
Peculiaridades
A principal diferença entre peônias herbáceas e peônias de árvores é que antes do início do tempo frio, sua parte aérea morre. Na primavera, quando a natureza começa a despertar, o sistema radicular da planta rapidamente forma um novo grande arbusto.
As peônias herbáceas incluem um extenso grupo de plantas perenes com lindas flores e raízes poderosas e espessas que podem atingir quase um metro de comprimento com a idade. Outra característica dessas plantas são as flores muito bonitas e invulgarmente grandes. Vale ressaltar que à medida que as peônias envelhecem, suas flores crescem em tamanho, atingindo 20 ou mais centímetros. Além disso, o número de flores aumenta com a idade - então, em um arbusto maduro, pode haver até 100 delas.
As flores de peônia são caracterizadas por uma ampla gama de aromas. Acredita-se que as mais perfumadas sejam as peônias com flores rosa. Dependendo do tipo de planta, o aroma de suas flores pode ser frutado, cítrico, baunilha, âmbar, almiscarado.
Com os devidos cuidados, o arbusto peônia herbácea pode atingir uma altura de 50-100 centímetros. Graças aos rebentos densos e espalhados, cobertos por folhas largas, os arbustos parecem proporcionais, simétricos e bastante volumosos. A impressionante decoratividade dessas plantas tornou-se uma das principais razões pelas quais as peônias herbáceas são amplamente difundidas no paisagismo.
As peônias não perdem sua atratividade após a floração. Sua folhagem exuberante mantém seu efeito decorativo até o final do outono, muitas vezes assumindo uma tonalidade roxa avermelhada ou marrom bronze.
Por serem plantas perenes, as peônias herbáceas entram na fase de floração no segundo ou, mais frequentemente, no terceiro ano. Durante o período de floração, as plantas formam numerosas e, via de regra, únicas flores, cuja cor e forma dependem de características varietais e híbridas.
A esmagadora maioria dos híbridos e variedades conhecidos foram obtidos por criadores de duas espécies originais - lacto-floração e peônias medicinais. Ambas as espécies são cultivadas como plantas ornamentais para jardinagem e paisagismo urbano. Até o momento, várias centenas de variedades exclusivas foram obtidas apenas da peônia com flores de leite, incluindo variedades com flores duplas.
Na produção agrícola, essas plantas herbáceas ornamentais perenes são classificadas de acordo com o tipo de suas flores. Assim, levando em consideração este critério, costuma-se distinguir peônias com flores dos seguintes tipos:
- terry;
- semi-duplo;
- simples.
Essas plantas perenes também são classificadas de acordo com a altura da parte aérea. Com base nessa característica, as peônias se distinguem:
- subdimensionado (até 50 centímetros);
- tamanho médio (50-90 centímetros);
- de altura (mais de 90 centímetros).
É comum distinguir as variedades de peônias pela época de floração. Assim, de acordo com esta característica, distinguem-se as variedades de floração precoce, média e tardia.
Variedades
De acordo com fontes históricas, a humanidade estava engajada na seleção e criação de novas variedades de peônias nos tempos antigos. Por exemplo, na China, no século 6, cerca de 30 variedades dessas plantas perenes eram conhecidas. Até o momento, o criador conseguiu obter cerca de 5 mil variedades diferentes de peônias herbáceas. A seguir, consideraremos os melhores e mais populares.
- Coral Sunset - peônia varietal, notável por seu aspecto espetacular. A planta forma um arbusto ereto, forte e compacto, cuja altura pode chegar a 100-110 centímetros. Além disso, o diâmetro da coroa pode variar de 80 a 90 centímetros. As folhas são verde-esmeralda, grossas e grandes. Durante o período de floração, ela forma muitas flores simples duplas ou semi-duplas de cor rosa-pêssego com um núcleo amarelo escuro.
- Sorvete - uma variedade que ganhou grande popularidade entre os jardineiros. Suas características distintivas são um arbusto forte e robusto de até 90 centímetros de altura, folhagem exuberante, flores duplas grandes e muito perfumadas de cor rosa-creme. A variedade é considerada uma das mais despretensiosas no cultivo, resistente ao frio e às doenças.
- Shirley Temple - uma variedade de floração precoce que forma flores duplas grandes (até 20 centímetros de diâmetro) de cor branca como a neve com um ligeiro rubor rosado durante o período de floração. A planta tem rebentos fortes e bem desenvolvidos que não precisam de liga.
- "Coroa amarela" É uma variedade muito atraente, apreciada pelos jardineiros pela sua floração abundante e exuberante. A planta forma um belo arbusto compacto com folhagem verde-clara esculpida, que efetivamente contrasta com as flores duplas amarelo-limão. O diâmetro médio das flores é de 15 centímetros.
- "Primavera" - uma variedade resistente ao frio, apreciada pelos jardineiros por seu efeito decorativo impressionante. Forma um belo arbusto simétrico de até 90 centímetros de altura. Durante o período de floração, forma flores em forma de anêmona da cor original. As pétalas externas são brancas, as centrais são amarelo-limão.
- Sarah Bernhardt - uma variedade bastante antiga e bem conhecida, amplamente utilizada em projetos paisagísticos. A planta destaca-se pela sua floração abundante e generosa, durante a qual forma numerosas flores densas e volumosas de cor branco-rosada com um aroma agradável.
- Prato de jantar - variedade terry de floração meio tardia. Forma um arbusto forte e limpo com caules fortes e bem desenvolvidos. Flores - perfumadas, esféricas, de cor rosa profundo.
- "Encanto coral" - uma grande variedade de peônia, formando um arbusto de até 100-110 centímetros de altura. Flores - grandes (18-20 centímetros de diâmetro), semi-duplas, de cor coral brilhante com um rico centro amarelo. As pétalas são côncavas, com bordas lisas arqueadas ou serrilhadas.
- "Tigela de beleza" - uma variedade de flores abundantes que conquistou o amor dos jardineiros por sua incrível decoração. A planta é notável pela coloração incomum de flores de anêmona com pétalas externas rosa-púrpura e um núcleo amarelo brilhante. O arbusto é compacto e simétrico, podendo atingir altura de até 90 centímetros.
- Peter Brand - uma das variedades mais espetaculares de peônias vermelhas. A altura média das plantas é de 85-90 centímetros. Flores - cor rubi grande, semi-dupla e suculenta com um rico centro amarelo.
- "Buckeye Bell" - variedade de tamanho médio, formando um arbusto compacto com cerca de 80 centímetros de altura. A planta parece muito impressionante durante o período de floração. Nesta época, a peônia forma numerosas flores viçosas e brilhantes cor de vinho, que contrastam favoravelmente com as folhas escuras de esmeralda de formato alongado.
- "Kansas" - uma peônia varietal florida, valorizada por sua despretensão, resistência ao frio e aparência atraente. Durante o período de floração, a planta é coberta por grandes flores duplas de cor rosa profundo com um tom lilás. Ela floresce abundantemente, formando cerca de 15-20 inflorescências em um arbusto. O número de flores e seus tamanhos dependem da idade da planta.
- "Red Magic" - uma variedade luxuosa com grandes flores duplas em tons de vermelho. A paleta de tons varia do vinho profundo da Borgonha ao vinho cranberry. Pétalas espessas e arredondadas conferem às flores uma forma esférica volumosa. A variedade é muito decorativa, resistente ao frio, resistente a uma ampla gama de doenças.
- "Coral rosa havaiano" É uma variedade muito famosa e popular, criada por criadores americanos. A planta forma um belo arbusto de até 90 centímetros de altura. As folhas têm formato alongado e cor verde escuro uniforme. As flores são de tamanho médio (cerca de 15 centímetros de diâmetro), um tom rosa coral suculento, engrossando nas bordas das pétalas e um núcleo amarelo brilhante.
- "Laura sobremesa" - uma variedade alta usada para plantações em grupo e individuais. Forma um arbusto forte e forte com hastes longas e resistentes. As flores são de tamanho médio (14-15 centímetros de diâmetro), duplas, muito perfumadas, de cor rosa-amarelada.
- Karl Rosenfeld - uma das variedades mais brilhantes e espetaculares de peônias vermelho-púrpura. Um arbusto maduro pode atingir cerca de 95 centímetros de altura, tem caules fortes e duráveis, folhas grossas e alongadas. Forma flores duplamente esféricas, cuja cor pode variar do vermelho rubi aos matizes púrpura e carmesim. Ela começa a florescer intensamente cerca de 3-4 anos após o plantio.
- Top Brass - uma variedade luxuosa amplamente utilizada em projetos paisagísticos. A planta possui um arbusto poderoso e robusto, atingindo uma altura de 95 a 100 centímetros. Durante o período de floração, forma flores duplas grandes (até 18 centímetros) e volumosas. As pétalas externas têm uma cor leitosa clara, transformando-se suavemente em um tom rosa-amarelo no centro da inflorescência. A variedade é caracterizada pela resistência à geada e, portanto, enraíza-se perfeitamente em condições climáticas difíceis.
- Celebridade - uma fantástica variedade bicolor, notável não só pela cor incomum das flores, mas também pelo intenso crescimento. A planta forma rapidamente um arbusto compacto e simétrico, cujo volume é dado por perfurações e folhagem ligeiramente dissecada. Flores - duplas, esféricas, têm uma cor branco-rosa original.
- "Cora stubbs" - uma variedade bastante conhecida e antiga, recomendada para cultivo em plantio individual e em grupo. Entra na fase de floração de maio a junho. Durante este período, a planta forma muitas flores duplas, as pétalas externas das quais são de cor lilás-rosa, e a parte interna é creme suave.
- "White Crane" - uma variedade espetacular de floração tardia. A planta tem um arbusto forte e bem desenvolvido, folhagem verde brilhante e caules fortes e longos. Flores - grandes, duplas, brancas penetrantes. A altura de um arbusto maduro pode chegar a 100 centímetros.
- "Auréola dourada" - variedade de crescimento rápido, formando flores duplas grandes e multifacetadas, de tom nobre marfim, com ligeiro amarelecimento na época da floração. A folhagem alongada graciosa e densa confere à planta um efeito decorativo especial, tornando o arbusto mais volumoso, arejado e em relevo.
- "Encanto da pradaria" - um híbrido muito incomum com flores semi-duplas de tamanho médio de cores exóticas. As pétalas externas desta peônia são amarelo claro com um leve tom esverdeado, e o núcleo é decorado com um anel roxo.
Condições de cultivo
Para que estes encantadores habitantes do jardim se sintam bem e regularmente encantem o seu proprietário com flores luxuosas, eles precisam de criar as condições mais confortáveis. Isso pressupõe o cumprimento de requisitos como:
- a escolha certa do local;
- composição adequada do solo;
- regime de irrigação correto;
- alimentação oportuna.
Seleção de assento
A maioria dessas plantas perenes herbáceas prefere lugares ensolarados, mas toleram um pouco de sombra muito bem durante o auge de um dia quente. A falta de iluminação afeta negativamente o estado das peônias, levando à redução do número e do tamanho de suas flores.
É muito importante que o local onde crescem as peônias seja protegido de rajadas de vento e correntes de ar que podem prejudicar as plantas. Você também precisa se certificar de que este lugar é suficientemente quente e aquece bem durante o dia.
Além disso, uma boa ventilação de ar é importante para as peônias. Eles se sentem melhor ao ar livre, onde recebem um suprimento constante de oxigênio na ausência de correntes de ar pronunciadas.
O solo
Essas plantas perenes preferem crescer em áreas onde o solo tem uma reação ligeiramente ácida ou neutra. Solos ácidos não são adequados para peônias.
Solo solto, bem drenado e fértil é ideal para essas plantas perenes.
É importante notar que áreas com alto nível de água subterrânea não são adequadas para o cultivo de peônias. Nesses lugares, a umidade estagna regularmente, o que essas flores absolutamente não suportam.
Rega
Considerando que as peônias reagem dolorosamente ao excesso de umidade do solo, devem ser regadas com muito cuidado. Os floricultores experientes afirmam que, em um verão moderadamente quente, essas plantas só precisarão de duas regas: no final de junho e no final de agosto.
Em verões secos, as flores precisam ser regadas com mais frequência, controlando o teor de umidade do solo. Não permitir a estagnação da água na área com peônias, permitindo que a superfície da terra seque após as próximas regas.
Além disso, a rega oportuna durante o período de formação de botões, floração e desenvolvimento ativo também é necessária para essas plantas. Com a falta de umidade, as peônias passarão a usar sua energia de forma mais econômica, o que não terá o melhor efeito em sua aparência, tamanho e número de botões.
Top curativo
Dado que a maioria das peônias herbáceas híbridas e varietais são caracterizadas por taxas de crescimento intensas e floração generosa, é muito importante alimentar essas plantas em tempo hábil. Portanto, é recomendável aplicar fertilizantes sob essas plantas perenes com lindas flores três vezes por temporada em estágios como:
- entrar no estágio de desenvolvimento intensivo;
- o estágio de formação do botão;
- estágio de floração.
Alguns cultivadores também alimentam as peônias depois que elas desbotam. Acredita-se que esta cobertura permitirá que as plantas recuperem rapidamente a energia gasta no crescimento do caule e na formação dos botões. Para a cobertura, são usados fertilizantes orgânicos e minerais.
Deve-se destacar que o mais importante é a alimentação da primavera, que ativa os recursos vitais da planta.
Como plantar?
Com a intenção de plantar essas plantas perenes com lindas flores em campo aberto em sua área, eles começam a preparar o solo algumas semanas antes do evento planejado. Portanto, em áreas com solo fértil, será feita uma escavação bem minuciosa com a introdução de composto ou húmus.
Se o terreno no local não corresponder aos parâmetros exigidos (folga, fertilidade), pode-se corrigir a situação da seguinte forma:
- equipar covas de plantio com dimensões de cerca de 65x65x65 centímetros;
- misture o solo extraído das covas de plantio com areia, turfa, húmus ou composto, bem como uma pequena quantidade de cinza de madeira;
- adicione fertilizantes à base de fósforo e potássio à mistura;
- misture todos os componentes.
Antes do plantio das peônias, uma camada de drenagem de 10-20 centímetros de espessura é colocada no fundo das covas preparadas (quanto mais alto o nível do lençol freático na área, mais espessa deve ser a camada de drenagem). Em seguida, os poços são preenchidos com a mistura de solo preparada, colocando-a no topo da camada de drenagem. Depois de concluído este procedimento, os poços são deixados por algum tempo para que a terra neles tenha tempo de se assentar.
As peônias são plantadas com muito cuidado para não danificar as raízes. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos um metro. Colocando as plantas nas covas, o solo é despejado pelas laterais e ao redor dos arbustos, levemente compactado e regado.
Como cuidar bem dele?
As peônias são importantes não apenas para iluminação, água e alimentação suficientes. Sendo plantas em desenvolvimento ativo, eles precisam de liga e rejuvenescimento oportunos. Em particular, esses procedimentos são necessários para plantas maduras, cuja idade excede 7 a 8 anos.
A liga é um procedimento frequentemente exigido pelas peônias durante o período de formação dos botões. Muitas variedades dessas plantas perenes formam botões muito grandes e flores pesadas o suficiente, o que pode levar à quebra de hastes de floração. É aconselhável realizar uma liga quando os botões ainda não tiveram tempo de adquirir grandes tamanhos. Para este procedimento, geralmente é utilizado um suporte de madeira, ao qual as hastes são amarradas com uma corda mole.
Freqüentemente, uma liga é necessária para arbustos muito espalhados. Nesse caso, estacas de madeira são cravadas no solo ao redor da planta, sobre as quais várias fileiras de cordas macias são fixadas de forma circular.
O rejuvenescimento é um procedimento recomendado para ser realizado a cada 5 a 7 anos. As peônias se rejuvenescem dividindo o mato, que se realiza no final do verão ou com a chegada do outono.
Além disso, cuidar de peônias também prevê procedimentos que têm um efeito benéfico sobre a aparência de botões e flores. Se a planta formou muitos botões, é melhor doar alguns deles, dizem os jardineiros. Caso contrário, pode drenar o arbusto.
Para formar flores grandes na planta, recomenda-se remover os botões laterais menores. Deixando apenas o botão central de cada pedúnculo, consegue-se uma floração plena e de alta qualidade, sem prejuízo da própria peónia.
É importante remover as inflorescências secas em tempo hábil. Eles não apenas dão à planta uma aparência desleixada, mas também aumentam significativamente o risco de danos por pragas.
Preparando-se para o inverno
Um dos procedimentos obrigatórios que todo jardineiro que cultiva essas belas plantas perenes deve executar regularmente é a poda anterior ao inverno. Deve ser realizado diretamente com a chegada de uma onda de frio estável. Durante a poda, a parte aérea da planta é removida, deixando apenas partes do caule na zona da raiz a uma altura de 3-4 centímetros. As folhas e rebentos cortados são destruídos e a parte que fica acima do solo é coberta com cinzas. Para o inverno, o resto do arbusto pode ser coberto com turfa.
No entanto, ao aplicar cobertura morta em peônias, deve-se realizar este procedimento para não superaquecer os restos do arbusto.
Reprodução
O encanto das peônias em flor e seu aroma extraordinário são os principais argumentos a favor da criação dessas incríveis plantas perenes. Um dos métodos mais comuns envolve a propagação de plantas dividindo o arbusto. É aconselhável realizar este procedimento no final do verão - início do outono.
Para fazer isso, você deve desenterrar cuidadosamente um arbusto maduro, tomando cuidado para não danificar as raízes. Em seguida, você deve lavar cuidadosamente o solo desde as raízes e deixar a planta secar por várias horas. Depois disso, o arbusto é dividido de forma que em cada uma das partes separadas haja vários caules, raízes e pelo menos três botões de renovação. Todos os locais de corte são tratados com cinza ou carvão amassado e as raízes danificadas são removidas. As partes tratadas das plantas são plantadas da mesma forma que arbustos inteiros de peônias.
Alguns produtores propagam peônias por sementes.Neste caso, para se obter uma geração de mudas, as sementes são semeadas antes do inverno. Deve-se ter em mente que as peônias obtidas desta forma florescerão apenas por 4-5 anos.
Doenças e pragas
De acordo com jardineiros experientes, com os devidos cuidados, essas plantas perenes raramente ficam doentes e são afetadas por pragas. No entanto, quando cultivados em condições de terreno aberto, pragas como pulgões, tripes e ácaros podem representar uma ameaça para eles. Você pode se livrar deles com a ajuda de Fitoverm, Aktara, Aktellik e outros inseticidas.
O não cumprimento do regime de rega e alimentação é muitas vezes a razão para a derrota das peônias por vários tipos de podridão (caule, raiz). É possível combater essas doenças com o uso de preparações fungicidas complexas.
Prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas no futuro permitirá tratamentos preventivos das plantas e o cumprimento de todas as recomendações para o seu cuidado.
Para mais informações sobre peônias verdes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.