Peônia de folhas finas: descrição, plantio e cuidado
A peônia é muito popular na cultura de jardins e paisagismo. Mas é necessário usar sabiamente a variedade de folhas finas desta planta. E, em primeiro lugar, ter descoberto o máximo de informações possível sobre ele e sobre as complexidades do cultivo.
Peculiaridades
É impossível dar mesmo a mais curta descrição da peônia de folhas finas sem mencionar que ela pertence à família Buttercup. Uma característica da planta é que ela é coberta por folhas longas e relativamente estreitas. Junto com uma aparência atraente, a peônia de folhas estreitas possui um aroma extraordinário. A folhagem estreita é pintada em tons de verde brilhante. Mesmo no outono, não mudam por muito tempo para as cores amarelas.
Botões de tamanho médio - até 0,1 m. Eles são caracterizados por uma cor vermelha brilhante suculenta. Um grande número de anteras douradas claras também parecem atraentes.
A peônia de folhas finas começa a florescer a partir do final de maio. Duração da floração - 10 dias, e cada arbusto tem mais de 10 botões.
Basicamente, a planta parece redonda e sobe até 0,5 m de altura. Em meados de junho, os botões finalmente desaparecem. Em seu lugar, vêm frutas na forma de caixas. No interior encontram-se sementes, pintadas na cor castanha-escura. Com a chegada de agosto, a copa da peônia seca, e depois disso só se encontra o rizoma.
De ano para ano, as peônias de folhas estreitas crescem cada vez mais. O número de botões está crescendo e as próprias flores aumentam de volume. A vida útil de uma planta pode ser de até 15 anos.
Fato interessante: apesar da facilidade de adaptação às condições climáticas, a peônia de folhas finas foi incluída no Livro Vermelho. Voronets e outras variedades deste grupo podem suportar leves geadas e secas de verão, mas o interesse dos caçadores furtivos não resiste.
Peony responde muito mal ao excesso de umidade. Com o aumento da rega, deve-se tomar cuidado para que a água não se acumule na raiz. A violação desta regra ameaça a morte dos desembarques. As peônias de folhas finas são tóxicas, porém isso não atrapalha seu uso (somente sob a supervisão de um médico!). Para combater:
- dores no coração;
- uma série de distúrbios nervosos;
- concussão;
- pedras nos rins;
- tuberculose;
- anemia de várias naturezas.
A indústria farmacêutica há muito reconhece os efeitos dessa planta. Preparações feitas a partir dele:
- aliviar espasmos;
- aumentar a drenagem de água do corpo;
- facilitar a liberação de catarro;
- expulsar vários parasitas perigosos;
- acalmar;
- lutar contra vários microorganismos.
As propriedades decorativas dos Voronets se manifestam não apenas durante o período de floração. Mesmo quando os botões murcham, as folhas da espécie original mantêm seu apelo. Durante a brotação, a cultura perene é coberta com botões vermelho-sangue ou amarelos com uma tonalidade roxa. Sua divulgação, com raras exceções, ocorre simultaneamente. Portanto, uma peônia de folhas finas parece adquirir uma forma esférica.
A beleza das folhas desta espécie está associada às folhas de samambaia. O que é importante em termos decorativos, as folhas parecem pubescer o botão e realçar suas propriedades estéticas.
A planta se mostra muito bem mesmo na maior parte da Sibéria. Sua principal área de aplicação é o projeto paisagístico. Com os devidos cuidados, cada arbusto será atraente.
As peônias selvagens habitam o sudeste da Federação Russa. Você pode encontrá-los nos estados do Cáucaso, na Ásia Menor e nos Bálcãs.Lá, a espécie habita as bordas da floresta, as encostas cobertas de pedras. Clareiras no meio da floresta também estão sendo dominadas por peônias. Brotos de uma planta selvagem surgem assim que a neve derrete.
Após a conclusão de uma floração brilhante e exuberante, toda a beleza das folhas filiformes é revelada. Sua largura pode ser de apenas 2 cm, com folhas nuas e folhas cobertas por uma leve penugem perto das nervuras principais. A variedade de peônia resistente à geada forma raízes relativamente curtas. Suas bordas são espessadas como cones.
Às vezes, a raiz é considerada semelhante a um tubérculo de batata oblongo. O aparecimento dos frutos ocorre nos meses de julho e agosto. Por tipo, eles pertencem a plantas púberes de muitas folhas. Além dos nutrientes principais, a peônia contém:
- antocianinas;
- componentes de bronzeamento;
- flavonóides;
- fitoncidas;
- vitamina C;
- óleo graxo.
A peônia de folhas finas também se revelou uma excelente planta de mel. Você pode comprar sementes compradas em lojas com segurança, mesmo que estejam enrugadas. Mas eles não devem ser armazenados por muito tempo. Neste caso, uma grande quantidade de umidade valiosa é perdida.
É muito mais correto coletar a semente diretamente das plantas.
Variedades
Mas não importa quão valiosa matéria-prima medicinal a peônia de folhas finas venha a ser, os jardineiros e jardineiros prestam atenção principalmente às suas propriedades decorativas. E a este respeito, literalmente, todo tipo de planta é atraente. A variedade Eaglet é caracterizada por flores vermelhas e folhagem dissecada. O arbusto tem até 0,6 m de altura. Se os jardineiros gostam mais do tom cereja, eles precisam escolher Airlie Scout.
Esta variedade distingue-se pelas folhas relativamente pequenas, pintadas num elegante tom verde escuro. Tenho Tiny Tim arbustos com geometria clara são formados. Neles se desenvolvem flores meio-duplas, que desabrocham rapidamente. A variedade é recomendada para decoração de canteiros de flores. Já o nome alternativo (Voronets) foi dado pelo seu aspecto característico.
Como plantar?
Um requisito fundamental ao plantar uma peônia de folhas finas é espaço suficiente. Caso contrário, quando a planta crescer, ela enfrentará problemas ou prejudicará outras culturas. Ao escolher um local, deve-se abandonar imediatamente todos os locais onde o solo está saturado de água ou onde as águas subterrâneas são altas. Terrenos abertos de alta acidez também são inaceitáveis. Como em alguns casos é impossível encontrar um lugar alternativo, será necessário enobrecer a terra.
Para isso, o álcali é usado. Opções ideais:
- Lima;
- cinza de madeira;
- misturas minerais.
Nos furos das covas de plantação é colocada uma camada de drenagem de 0,1-0,15 m, para a sua formação utiliza-se gravilha, brita ou fragmentos de tijolo. Para que as mudas se sintam bem, elas devem ser plantadas em uma área bem iluminada. Sim, uma peônia pode se sentir relativamente bem à sombra. No entanto, a maior parte do dia deve ser passada ao sol.
As correntes de ar são categoricamente inaceitáveis, é claro, e apenas ventos fortes... Com base nessas considerações, é recomendável escolher as partes dos cantos do jardim. Uma vez que no meio do verão se perde o aspecto agradável da folhagem, é aconselhável colocar uma peônia de folhas finas em canteiros de flores atrás de plantas com flores exuberantes.
Em vez de "esconde-esconde", você pode colocá-lo nas mesmas fileiras das safras de rápido desenvolvimento no outono. A escolha final fica apenas com os próprios jardineiros.
Semear sementes de peônia pode ser feito no inverno. Para fazer isso, pegue recipientes planos de grande largura. A areia preparada do rio deve ser despejada ali. O material solto é umedecido. Após o enchimento e imersão das sementes, o recipiente é aquecido por meio de uma almofada térmica com regulador.
Durante o dia, a temperatura deve ser de 30 graus. Com o início da escuridão, ele cai para 15 graus. É possível manter um teor de umidade estável da areia borrifando com um borrifador. A almofada de aquecimento é freqüentemente substituída por uma bateria doméstica.
Você precisa colocar um recipiente sobre ele todas as manhãs, colocando uma espuma de segurança.À noite, o reservatório é removido para uma janela fria.
Assim que as raízes saem, é necessário um transplante em terras férteis, em vez disso, às vezes são usados tabletes de turfa. As mudas que aparecem nas caixas devem ser imediatamente transferidas para o aquecedor. A escolha ocorre quando saem 2 ou 3 folhas. O transplante de mudas de peônia para o solo das ruas é realizado no final de agosto e início de setembro - o outono será dedicado ao desenvolvimento das raízes.
Reprodução
Na maioria dos casos, a peônia se propaga dividindo os arbustos. O material de reprodução ideal é espécimes de 5 anos ou mais. Então, menos tempo e esforço são gastos e, ao mesmo tempo, a planta se rejuvenesce. As peônias são divididas principalmente no outono.
Cada divisão deve ter 2 ou 3 botões. Devem ser plantados em covas de 0,6 x 0,8 m, onde o solo fértil é previamente despejado. É permitido mudar o local de cultivo da peônia ao mesmo tempo que o transplante. Deve haver cerca de 0,5 m de solo limpo entre os arbustos.
Polvilhe os botões com solo, deixando cerca de 0,05 m de solo acima deles. Todos os cortes serão certamente polvilhados com cinza de madeira. Se não for usado, a muda pode apodrecer. A última etapa é encher uma pequena lâmina de barro, à qual se mistura turfa ou húmus. Importante: a compactação excessiva da terra é inaceitável, por isso, as raízes podem ser danificadas.
Freqüentemente, peônia e sementes são usadas para propagação. Este método é trabalhoso e leva mais tempo.... Além disso, existe um perigo considerável de as colheitas não germinarem. Mas qualquer florista experiente certamente tentará resolver esse problema. E muitos o superaram com sucesso.
As caixas de sementes devem ser colhidas em julho, antes de serem abertas. Em seguida, essas caixas devem ser embrulhadas em papel comum e colocadas na geladeira até meados de outubro. Quase antes do inverno, as sementes são plantadas em solo solto. Os brotos aparecerão na primavera.
Mas as peônias de folhas finas raramente são propagadas por sementes. E o ponto aqui não é apenas a laboriosidade do método. Geralmente, leva 5 anos para esperar a primeira floração. E em alguns casos - mais um ano. O cruzamento com estacas de raiz é ainda menos comumente usado. Este procedimento é realizado no outono, após aguardar a formação final das raízes. O plantio de estacas é realizado em incrementos de 0,6-0,7 m.
Como cuidar?
Para cultivar uma peônia de folhas finas, não basta apenas encontrar um material de plantio adequado e um local para ela, é preciso também conhecer os meandros do cuidado. A cobertura morta da terra é um requisito obrigatório. Junto com menos secagem excessiva, esse procedimento ajuda a reduzir o número de ervas daninhas. Se for feito corretamente, não haverá nenhuma erva daninha.
Se o tempo estiver seco, a rega deve ser feita a cada 2 dias. Ao crescer, o entusiasmo excessivo para regar é inaceitável. Nos primeiros dias do outono, a peônia deve ser alimentada com misturas de fósforo e potássio. Assim que a terra estiver exposta no final do inverno, é necessário colocar salitre ou uréia. O consumo desses fertilizantes é de 0,05-0,06 kg por 1 arbusto.
Você não pode superalimentar a flor com nitrogênio. Se a quantidade for excessiva, poucas flores aparecerão e os caules cairão no chão. E o pior de tudo, um excesso de nitrogênio provoca infecção por fungos patológicos. A partir do terceiro ano de desenvolvimento, reduz-se a adição de fertilizantes nos períodos quentes e, com muita precipitação, eles são colocados mais.
O afrouxamento periódico da terra é necessário. Mas este procedimento deve ser realizado com muito cuidado, caso contrário a peônia pode sofrer. Perto de suas raízes, você pode soltar o solo com uma profundidade máxima de 0,05-0,1 m. Tendo recuado um pouco mais, eles já caem 0,1 m.
Os arbustos precisam ser rejuvenescidos dividindo o arbusto em intervalos regulares. Nos primeiros dois anos após o plantio, os botões certamente são removidos. Se você deixá-los, a força da planta será gasta no florescimento.
O desenvolvimento do sistema radicular será inibido e logo o crescimento completo da flor se tornará impossível.Elimine os botões que atingiram o tamanho de 7 a 8 cm, caso contrário as flores não atingirão o tamanho desejado posteriormente.
As folhas devem ser cortadas até a raiz. Isso é feito somente depois que a folha murcha, a poda é feita ao nível das folhas superiores. Este requisito é por razões puramente decorativas. Desta forma, são excluídos os danos à aparência da peônia com vagens de sementes.
A cobertura com misturas minerais é geralmente realizada com 3 ou 4 anos de desenvolvimento.... No entanto, se o terreno for muito pobre em componentes úteis, você pode fazer isso já no segundo ano. No entanto, o nitrogênio excessivo ainda deve ser evitado. O abrigo para o inverno é feito principalmente em locais com clima rigoroso.... Para isso, é necessário usar ramos de abeto (outros tipos de material de cobertura são muito piores).
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, os insetos nocivos não atacam a peônia. Um pulgão é uma exceção. Para combatê-lo, não é necessário usar inseticidas especiais. Basta usar uma mistura de infusão de tabaco e solução de sabonete. É possível evitar a infecção por todos os tipos de fungos com grande quantidade de precipitação por pulverização preventiva com calda bordalesa.
Para a pulverização com sabão, normalmente é usado 0,3 kg de sabão em pó. A partir dele é feita uma solução na concentração de 3%. Alternativamente, use 125 ml de líquido ou 100 g de sabão de alcatrão nos mesmos 10 litros de água. Os tratamentos são repetidos diariamente até que os pulgões parem de se manifestar.
Às vezes, eles também levam uma solução de cinzas (fervida em um volume de 2,5-3% por meia hora), misturada após o resfriamento com 40 g de sabão em pó.
A ferrugem da peônia é removida removendo a folhagem doente. Deve ser queimado. Além disso, as plantas são pulverizadas com líquido Bordeaux na concentração de 1%. Em caso de infecção com podridão cinzenta, todos os pontos doloridos devem ser eliminados imediatamente. Para prevenção, é importante combater as formigas que espalham a infecção.
Você pode aprender mais sobre as características da peônia de folhas finas no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.