Tudo sobre peônias escuras e pretas
Do final de maio a junho, flores lindas com grandes cabeças desgrenhadas florescem nos jardins. As peônias vermelhas, brancas e rosa atraem a atenção de todos, mas as plantas com botões pretos ou escuros parecem especialmente elegantes. E se a rosa é chamada de "rainha das flores", então a peônia pode ser chamada de "rei do jardim".
Descrição
Entre as peônias, há espécies de plantas herbáceas e arbóreas, com poderosos brotos ramificados de até dois metros de altura. As grandes folhas esculpidas mantêm o seu efeito decorativo durante todo o verão, graças ao qual o arbusto permanece uma decoração do jardim mesmo após a floração.
A flor recebeu esse nome em homenagem ao lendário médico Peon por suas propriedades medicinais. A peônia é cultivada há mais de 20 séculos e, até agora, os criadores recebem novas variedades de cores incomuns.
As plantas com botões negros são muito bonitas, incluindo flores de cor vinho escuro ou roxo, que parecem um preto aveludado na luz. Essas variedades parecem organicamente rodeadas por inflorescências brancas ou rosa pálido, mas arbustos isolados não parecerão menos elegantes.
Variedades
A classificação moderna de peônias divide todas as variedades em três grupos.
O primeiro grupo é chamado de japonês. Inclui as espécies mais resistentes à geada, com flores simples e semi-duplas de até 200 mm de diâmetro e um centro de estaminódios perceptível e brilhante. Os representantes deste grupo entre as variedades escuras são os seguintes.
- Árvore híbrida "Pantera Negra"... O arbusto tem cerca de 2 m de altura, decorado com flores semi-duplas de tom vermelho escuro com tonalidade chocolate. O diâmetro do botão de florescência atinge 180 mm.
- Delicioso, muito resistente à geada, peônia Roca "menino negro" também se aplica a árvores. A variedade distingue-se pelo rápido crescimento dos rebentos e grandes botões de cor vermelho escuro com até 200 mm de diâmetro.
- Soldado de Chocolate Herbáceo - um arbusto curto com corolas de pétalas de beterraba borgonha, rodeadas por estaminódios amarelos brilhantes. Entre as primeiras a florescer, mas tem um crescimento mais lento.
Os híbridos sino-europeus se distinguem por suas flores especiais e grandes, de até 250 mm de diâmetro.
- "Earley Black" semelhante a uma árvore com botões semi-duplos de até 250 mm de diâmetro, pintados em vinho muito escuro com um brilho castanho-castanho.
- "Pérola Negra" - um dos melhores híbridos herbáceos escuros. Pétalas marrons brilhantes de botões de tamanho médio, com um diâmetro de apenas 120 a 150 mm, parecem quase pretas e aveludadas ao sol, lembrando a cor rosa “Príncipe Negro”.
- Charme vermelho - uma variedade herbácea de seleção americana confirma plenamente seu nome "Red Charm". As inflorescências exuberantes em forma de bomba com um leve aroma florescem até 200 mm de diâmetro e são coloridas de vermelho escuro.
- Híbrida "Montanha Sagrada" possui flores grandes, muito duplas, púrpura escuro saturado, quase preto.
- Arbórea "Coroa Negra" pertence à categoria das variedades mais escuras. Botões de até 170 mm de diâmetro são pintados em roxo intenso. A variedade é bastante resistente ao inverno, requer abrigo apenas em invernos muito frios.
- Lindas flores cor de rosa púrpura da variedade Duck Black Ash até 140 mm de tamanho, estão entre as primeiras a florescer e distinguem-se pela floração abundante.
- Herbácea "Hortênsia negra" delicia-se com flores roxas escuras em forma de bola com 140 mm de diâmetro. A variedade é classificada como de floração média.
- Híbrido "Dragão Negro" refere-se a semelhante a uma árvore.Seu nome completo soa como "Dragão negro segurando uma flor magnífica". Grandes botões em forma de xícara, de até 250 mm, são pintados de vermelho escuro com um tom de lavanda e têm um aroma leve.
- Esquema de cores escuras e ricas em bordô em cores esféricas grandes de até 250 mm variedades "Destaque" no final da floração muda para chocolate amargo. Os caules fortes da planta podem conter até três botões de flor sem suporte adicional.
No terceiro grupo de híbridos de árvores de peônias Yellow e Delaway, variedades escuras estão ausentes, mas algumas espécies têm uma borda escura cor de vinho ou rosa.
Plantas companheiras
Mudas de peônia podem crescer em um lugar por muitos anos, por isso é importante escolher o local certo e as plantas que realçam ou enfatizam a beleza da flor.
Como as peônias adoram a luz do sol, solos soltos e não encharcados com uma reação ligeiramente alcalina, você deve evitar plantar plantas perto de plantas maiores, que irão sombrear os arbustos, acumular umidade no solo e interferir no crescimento de novos brotos.
O gerânio de jardim fica melhor próximo a espécies escuras, o que compensa a falta de flores durante o restante do verão.
Pequenas flores de tanásia branca preencherão o espaço ao redor dos arbustos, lembrando pérolas espalhadas. Quaisquer plantas subdimensionadas como violetas, margaridas, ásteres e muitas outras espécies também são ideais.
Os lírios são o cenário perfeito para as peônias em flor, desde que sejam menores que o "rei do jardim" em plena floração.
Para híbridos de tons escuros, as inflorescências brancas no fundo fornecerão o contraste necessário para acentuar a beleza e a forma dos botões.
A diferença na forma das folhas entre peônias e daylilies, floxes ou íris será uma adição requintada à composição.
Como a peônia se dá bem com quase todos os vizinhos, se eles não atrapalham seu crescimento, então existem muitas opções para criar composições únicas, e tudo depende apenas da imaginação do autor.
Você pode aprender mais sobre peônias escuras no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.