Peônia "Sorvete": descrição e cultivo
Peônia decorativa "Sorbet" é considerada uma das mais belas peônias com flores em taça. Por ser uma flor encantadora, pode se tornar uma decoração da paisagem de uma casa de veraneio ou de um terreno pessoal. O material do artigo ajudará o leitor a colher informações sobre as nuances do cultivo dessa planta perene.
Peculiaridades
A variedade "Sorbent" foi criada artificialmente por criadores, esta peônia distingue-se pela força dos brotos e pela altura do arbusto até 1 m. A planta pertence ao grupo de flor leitosa e é considerada herbácea, apesar da altura e largura do arbusto. Seus caules são ramificados, e as folhas com o próximo arranjo são divididas em lóbulos estreitos, o que lhes confere uma espécie de delicadeza. No outono, eles mudam de cor de verde para carmesim.
As flores desta variedade são bastante grandes: com uma estrutura invulgar, atingem um diâmetro igual ou superior a 16 cm. Cada fileira de flores é colorida de forma diferente. Via de regra, o delicado rosa alterna com o branco leitoso. É por isso que, de acordo com a descrição geralmente aceita, as flores são chamadas de três camadas. Eles se distinguem pela concavidade das pétalas e um aroma atraente.
Peônia Terry "Sorbet" floresce na primeira quinzena de junho. Devido ao poder do arbusto e dos pedúnculos, as flores não ficam penduradas com a tampa para baixo. A própria planta não precisa amarrar o arbusto, embora sejam necessários suportes para evitar a decomposição. A variedade é considerada resistente à geada: o sistema radicular da planta pode suportar temperaturas de até -40 graus Celsius.
Aterrissagem
A peônia "Sorbet" é plantada em terreno aberto, escolhendo cuidadosamente um local para a formação de um poderoso sistema radicular. Em cinco anos, ela pode crescer até uma profundidade de 1 m. Portanto, o transplante de uma planta no futuro pode se tornar problemático. É importante escolher um local bem iluminado, livre de correntes de ar e com lençol freático profundo para evitar o apodrecimento das raízes.
A planta adora solos férteis, ligeiramente ácidos e soltos e, por isso, se necessário, é aromatizada com turfa ou areia. O pH do solo deve ser 6-6,5. Se o solo da região for argiloso, deve-se adicionar areia, se for arenoso - argiloso. Quando o solo é ácido, adiciona-se cal (dentro de 200-400 g).
As peônias Terry são plantadas ou transplantadas na primavera ou no outono. O pouso é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- na área designada com intervalo de 1 m, cavam buracos de 50 cm de profundidade, largura e comprimento;
- para o fundo do buraco é necessário colocar uma camada de material de drenagem, o que evitará a estagnação da água e o apodrecimento das raízes;
- então areia ou turfa é adicionada, o que vai garantir a soltura do solo;
- coloque um curativo em cada buraco tipo orgânico ou mineral (por exemplo, você pode misturar húmus com cinza de madeira e azofos) e no topo da terra;
- em cerca de uma semana as mudas são plantadas nos buracos, após o que são borrifadas com terra e umedecidas.
Se as mudas forem compradas cedo, podem ser plantadas em recipientes e esperar até que aqueça lá fora. A planta começará a florescer quando atingir a maturidade. Ao mesmo tempo, é mais importante para o produtor que no segundo ano não floresça tanto, pois está saudável e em desenvolvimento em comparação com o ano anterior. O número de seus brotos deve aumentar.
Como cuidar?
Como qualquer planta, a peônia da seleção holandesa "Sorvete" tem suas próprias nuances de cuidado. Apesar de tolerar perfeitamente o inverno e as mudanças bruscas de temperatura, com cuidados regulares, agrada ao cultivador com floração abundante e rebentos vigorosos.A cultura é fotófila, se você plantar em argila fertilizada com reação neutra, pode surpreender com a primeira floração no terceiro ano a partir do momento do plantio. Para aumentar a decoratividade, a planta deve ser fornecida com a quantidade necessária de umidade. E ele também precisa de uma remoção oportuna de ervas daninhas.
Já os curativos são aplicados 2 anos após o plantio em campo aberto, já que a peônia é o bastante do alimento que fica no solo durante o plantio. Então, ele terá que ser alimentado duas vezes por estação (na primavera e próximo ao outono).
Rega
Regar o "Sorbet" de peônia terry de três camadas é necessário não apenas em tempo hábil, mas também corretamente. Você não pode fazer isso com muita frequência, mas um consumo de água único pode ser de 2 a 3 baldes por arbusto adulto. Este volume é importante para o sistema radicular: é necessário que a água penetre em toda a profundidade das raízes. Alguns dos jardineiros criam sistemas de drenagem enterrando tubos de drenagem perto dos arbustos com peônias em crescimento e despejando água diretamente neles.
Quanto à intensidade das regas, é mais no início da primavera, bem como durante o período de floração e floração. E é importante prestar atenção especial à rega no outono, quando os botões das flores começam a se formar. Vale considerar que após a rega o terreno deve ser afrouxado para melhorar a aeração e conter o crescimento de ervas daninhas, que é a causa do aparecimento e desenvolvimento de doenças da mata.
Fertilizante
Apesar de a planta ser despretensiosa para a fertilidade do solo, é melhor alimentá-la. A cobertura, que é aplicada na primavera, leva a planta a um crescimento e desenvolvimento ativos. No final da estação de crescimento, a peônia é fertilizada com fertilizantes de fósforo e potássio, que irão fortalecer os tecidos.
Na primavera, quando a lavoura tem brotação, pode ser alimentada com fertilizante contendo nitrogênio, que vai estimular o crescimento da massa verde. Quando a peônia está em flor, você pode alimentá-la com uma mistura de agroquímico líquido para plantações de flores. Nesse caso, é necessário seguir as instruções de um determinado medicamento indicadas em sua embalagem.
Preparando-se para o inverno
A planta vive em um lugar por não mais de 7 a 10 anos, se bem cuidada. Para preparar a peônia Sorbet para o inverno, você precisa cobri-la com cobertura morta. Para isso, pode-se usar húmus, serragem ou aparas de madeira, bem como material de cobertura, material para telhados ou ramos de abeto. Elas cobrem a planta até a primavera, as plantas adultas não precisam de abrigos auxiliares. No entanto, os caules ainda precisam ser cortados para o inverno.
Reprodução
A peônia tricolor herbácea pode ser propagada por estacas, camadas ou dividindo o arbusto. O último método é considerado um dos mais produtivos... Para fazer isso, após o período vegetativo terminar, todos os brotos são cortados da planta e uma trincheira do comprimento de baioneta é feita ao longo do contorno do círculo do tronco.
Em seguida, o rizoma é removido e colocado em sombra parcial. Você precisa esperar até que as raízes sequem um pouco e fiquem macias, para que o solo se separe facilmente delas. O rizoma, que foi retirado, é libertado do excesso de terra e depois dividido em várias partes, de modo que cada uma delas tenha pelo menos três raízes bastante desenvolvidas. Os jumpers que impedem a separação das raízes são quebrados ou cortados com faca, previamente lavados e desinfetados em solução alcoólica.
Em seguida, faça uma inspeção visual das partes divididas. Se houver áreas infectadas nas parcelas, elas serão cortadas impiedosamente. Mesmo a menor podridão pode causar doenças ou mesmo a morte da planta. Os locais de corte são processados com carvão vegetal amassado. Alguém prefere usar, em vez dele, tabletes de carvão ativado.
Para prevenir várias doenças, as peças são mantidas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois disso, você pode prosseguir para o desembarque em local permanente, seguindo o esquema de desembarque padrão. Você pode plantar peônias na entrada central da casa, um gazebo.Eles podem ser usados na paisagem para separar as zonas do jardim de acordo com a finalidade pretendida ou para criar arranjos de flores.
Doenças e pragas
Peony Sorbet pode sofrer de doenças fúngicas. Por exemplo, se a planta for afetada molde cinza, aparece o mofo, as folhas e os botões ficam pretos. A causa do problema é o transbordamento ou o nível do lençol freático baixo. Tudo o que for afetado deve ser cortado, após o que o arbusto deverá ser tratado com sulfato de cobre.
Se as folhas começaram a ficar cobertas por uma flor esbranquiçada, isso indica um ataque à peônia. oídio. A causa do desenvolvimento da doença é a umidade e a umidade. Aqui você não pode prescindir de borrifar o arbusto com uma solução fungicida. É impossível iniciar o aparecimento de doenças, pois com sua forma severa nem sempre é possível salvar a planta. Portanto, é necessário inspecionar regularmente a bucha.
A peônia também atrai pequenas pragas (por exemplo, pulgões ou até mesmo um urso). No entanto, se não for difícil lidar com pulgões, então é quase impossível afastar o urso do mato. Eles terão que fazer armadilhas especiais, enquanto para se livrar dos pulgões é necessário tratar o arbusto com um químico especial.
Veja o vídeo sobre as peônias Sorbet abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.