Peônia de folhas finas "Rubra cativeiro": descrição, plantio e cuidado
A moda das peônias não passou por vários séculos. A primeira descrição de uma flor ocorre vários séculos antes de nossa era. Durante este período, muitas novas variedades e diferentes grupos de peônias foram criados, cujo interesse está passando por altos e baixos. Não faz muito tempo, os jardineiros voltaram a se interessar pela peônia de folhas finas, que perdeu sua popularidade, modesta para os padrões de outras espécies, espécies selvagens listadas no Livro Vermelho como espécies ameaçadas de extinção.
Característica
As peônias de folhas finas ou estreitas, também chamadas de corvos, são variedades herbáceas da família das peônias. Folhas triplas, dissecadas em lóbulos finos ou filiformes, emolduram caules nus com cerca de meio metro de altura. O topo dos brotos é coroado com 1-2 flores grandes de tons vermelhos. As raízes de corvos com crescimento pineal em patas curtas estão localizadas profundamente, sobrevivendo facilmente aos invernos frios sem abrigo adicional.
Sementes grandes e brilhantes de cor marrom escuro ou quase preta e de formato oval amadurecem em uma caixa que assume a forma de uma estrela de 3-5 pontas.
Um representante característico desta espécie é a peônia de folhas finas "Rubra cativeiro" - esta é uma das primeiras variedades de floração.
Um arbusto compacto e baixo com folhas verdes brilhantes de folhas delicadas em forma de agulhas longas ergue orgulhosamente pompons vermelhos brilhantes de flores duplas com um diâmetro de até 150 mm.
Caules ligeiramente curvos na base na época da floração requer uma liga para evitar o colapso do arbusto devido à severidade dos botões. Floresce "Rubra cativeiro" não por muito tempo, revelando simultaneamente até 20 belas inflorescências, quase ao mesmo tempo com variedades de túlipas de floração tardia, exalando um aroma agradável e leve.
Agrotécnica
Em seu ambiente natural, as peônias de folhas finas crescem em terras calcárias, portanto, é possível plantar plantas no jardim em solos neutros ou fracamente alcalinos. O corvo tolera facilmente a luz parcial da sombra e a luz do sol, deliciando os proprietários com belas flores. Um arbusto plantado à sombra não vai desaparecer, formando uma vegetação densa e viva em detrimento da floração, por isso perderá um pouco do seu encanto.
Ao escolher um local de plantio, deve-se evitar colocar flores perto de árvores altas e arbustos densos, sob as paredes das casas ou cercas de pedra.
Todos esses objetos criam sombra extra, organizam a estagnação da umidade no solo ou privam as peônias de nutrientes essenciais. Tudo isso tem um efeito prejudicial sobre as plantas.
A rega e a alimentação são feitas da mesma forma que para outros grupos de peônias. Eles começam a cuidar das flores no início da primavera.
Com o início da estação de crescimento e durante a floração, a planta requer rega abundante e a introdução de fertilizantes minerais complexos.
Escolhendo um curativo adequado, grandes quantidades de nitrogênio devem ser evitadas, pois provoca o crescimento vigoroso da vegetação e bloqueia a formação de botões de flores. Para a primeira fertilização quando a cobertura de neve derreter, use ureia e nitrato de amônio. Na preparação para o inverno, a planta precisa fósforo e potássio.
Para que a planta receba nutrição suficiente e acesso de ar às raízes, a área sob os arbustos é regularmente liberada de ervas daninhas e é realizada a soltura. Para evitar danos às raízes, o solo em um raio de 10 cm do arbusto é solto a uma profundidade de não mais de 50 mm, e depois de até 100 mm.
Para que o solo sob os arbustos não seque muito, permanecendo solto e respirável, bem como para alimentação adicional com adubos orgânicos e limitação do crescimento de ervas daninhas, utiliza-se cobertura morta com turfa ou húmus.
Quando as copas das plantas estão secas, são removidas por poda ao nível do solo. O solo no lugar do arbusto é polvilhado com um par de punhados de cinzas de madeira. Os topos velhos são queimados para destruir pragas e transmissores de doenças.
Vorontsov pode crescer em um lugar por muito tempo, mas às vezes eles precisam de um transplante. As peônias são transplantadas no início do outono, então criam raízes mais facilmente e adoecem menos. Os transplantes de primavera são possíveis, mas existe um grande risco de morte da flor.
A partir dos cinco anos, os arbustos podem ser divididos para produzir novas plantas com traços característicos.
Para o plantio é preparada uma cova com profundidade e diâmetro de 0,6 m. A drenagem de argila expandida, cacos quebrados ou seixos grandes é colocada no fundo do recesso, preenchida com um substrato preparado de terra, turfa e areia com a adição de farinha de osso e cinza de madeira. Prepare o orifício de aterrissagem 3-4 semanas antes do transplante.
A seção da raiz com vários botões de renovação é aprofundada, deixando o olho mágico superior no mesmo nível da superfície e coberto com terra, ligeiramente compactado para remover os vazios de ar. Uma camada de cobertura morta com uma espessura de cerca de 50 mm é derramada sobre as plantações. Delenki são plantados a uma distância de cerca de 1 metro um do outro.
Importante! Com o início da floração, os botões laterais são retirados, o que possibilita a obtenção de flores maiores. Se esta operação não for realizada, a planta florescerá por mais tempo, mas o tamanho dos botões ficará menor.
Doenças e pragas
As peônias de folhas finas são resistentes a muitos tipos de doenças e praticamente não são afetadas por pragas. Porém, com umidade excessiva do solo, existe o risco de danos por podridão cinzenta. Para evitar isso, você precisa fazer o seguinte:
- observar o regime de rega;
- trate os arbustos com Bordeaux líquido ou "Fundazol" para prevenir a infecção, e para as plantas jovens a concentração da solução deve ser a metade da norma exigida para os adultos;
- certifique-se de realizar a poda de outono e a destruição de copas.
Importante! Doenças como podridão radicular, ferrugem e manchas também são tratadas na prática.
Uma das pragas perigosas é o nematóide da galha, parasita da raiz. Formando galhas com diâmetro de 3-5 mm nas pontas das raízes, vermes microscópicos se multiplicam nelas, penetram nas raízes e as destroem, causando a morte da planta. Para combater o parasita, é necessário realizar a capina oportuna e destruir as plantas afetadas, cavando completamente e queimando o arbusto doente.
O parasita também pode ser transportado por outras plantas do jardim, das quais pode ocorrer infecção pelo solo.
Para evitar que isso aconteça, você precisa examinar cuidadosamente o material de plantio e, após a destruição das plantas afetadas, tratar o solo com uma solução de formalina.
Formigas que formam seus ninhos nas raízes das peônias, em vez de pragas, mas um sinal de que algo está errado com a planta e ela precisa de tratamento. Embora não muito tempo atrás, foi descoberta uma espécie de formiga que oprime uma flor. Para se livrar dos insetos, você precisa borrifar os botões solução de "Fufanon".
Uso em paisagismo
As peônias "Rubra cativeiro" têm um formato de arbusto baixo e compacto, portanto podem ser plantadas ao lado das mesmas variedades subdimensionadas de outras tonalidades ou colocadas na frente de espécies mais altas com flores amarelas, brancas, vermelhas ou creme. Uma vez que os topos das peônias de folhas finas perdem rapidamente seu efeito decorativo, você não deve colocá-los no centro da exposição. Se isso for feito, o espaço ao redor do arbusto pode ser decorado com pedras.
Vorontsov são adequados para decorar slides alpinos e usar em mixborders.
Boas peônias "Rubra cativeiro" rodeadas de bulbos de primavera: tulipas, narcisos, muscari e outras espécies.
Em combinação com rosas, lírios, clematis, flox, gerânios de jardim e outras perenes, a peônia de cativeiro Rubra é usada para decorar a área perto de gazebos e ao longo de cercas. Mesmo fileiras de peônias de folhas finas, plantadas ao longo de caminhos de jardim, parecem lindas.
Margaridas, ásteres anões, amores-perfeitos, tansy branca ou outras flores pequenas servirão como uma borda para essa cerca viva. Agulhas finas e delicadas de peônias de folhas finas combinam bem com o verde eterno de espécies anãs de thuja, zimbro, abeto.
Recomendações de floristas
Os jardineiros apreciam a Rubra Plena de folhas finas pelas primeiras flores, graças às quais é possível preencher a lacuna entre a floração de espécies do início da primavera e outras variedades de peônias, criando uma onda contínua de vários tons. Dentre as deficiências, muitos observam a tendência desse grupo de peônias a se danificar pela podridão cinzenta, razão pela qual precisam de cuidados mais cuidados e tratamento adicional com fungicidas.
Mas as críticas gerais sobre a variedade são boas, portanto, ao plantar uma flor de folhas finas "Rubra cativeiro" no local, você poderá apreciar a beleza das peônias desde as primeiras datas.
Uma lição com objeto sobre como plantar uma peônia de folhas estreitas, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.