Variedades de peônias rosa, suas características e regras de cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares
  3. Regras de cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

As peônias rosa são famosas não apenas por sua beleza e aroma delicado. Eles são capazes de trazer um toque de sofisticação e sofisticação a qualquer canto do seu site, e o que é especialmente importante - eles não precisam de cuidados específicos e são muito despretensiosos.

Peculiaridades

As plantas desta variedade podem ser divididas em vários tipos.

Dependendo do tipo de haste:

  • herbáceo - perenes poderosas, cujos caules se "agrupam", a floração ocorre no primeiro ano;
  • semelhante a uma árvore - arbustos caducifólios cujos caules, crescendo separadamente uns dos outros, são de cor castanha; florescer apenas no terceiro ano após o plantio.

Dependendo da estrutura da flor:

  • Terry são divididos em quatro subgrupos:
  • rosácea - pétalas estritamente da mesma forma e tamanho;
  • acastelado - a aparência de uma coroa é formada por pétalas internas;
  • esférico - o botão tem a forma de uma esfera;
  • em forma de bomba - as pétalas internas, rodeadas pelo grande tamanho das externas, formam uma cúpula exuberante;
  • não duplo diferem na leveza dos botões, possuindo de 5 a 10 pétalas, geralmente localizadas em duas fileiras;
  • semi-duplo - as pétalas, misturadas com os estames, são dispostas em várias fileiras;
  • japonês não têm mais do que duas fileiras de pétalas, todo o resto do enchimento são formações de pétalas;
  • anêmico não se prestam a uma classificação inequívoca, tendo algumas semelhanças com outros grupos.

Pétalas de rosa são a versão clássica mais comum da peônia herbácea. O catálogo contém cerca de dois mil nomes de peônia rosa, a maioria dos quais foram criados nos primeiros anos de seleção.

A singularidade deste tipo de plantas ornamentais com flores reside no fato de que cada variedade de peônias rosa tem uma tonalidade individual diferente das outras. O aspecto das suas pétalas é invulgar, a delicada cor dos botões, as formas de floração são variadas - estes são os principais critérios que asseguram a imensa popularidade das flores que crescem em todos os cantos do globo.

O esquema de cores das peônias surpreende e impressiona com sua diversidade - há tanto tons pastel de rosa pálido quanto fúcsia. As flores merecem atenção especial - a cor mais delicada das peônias confere ao jardim uma atratividade única. Além disso, as flores diferem na forma e no tamanho, com floração abundante, transformando o arbusto em uma verdadeira “nuvem rosa”.

Variedades populares

Acredita-se que as peônias rosadas da coleção francesa, criadas em grande número no século XIX, sejam dotadas de uma beleza especial. Muitas variedades obtidas por seleção na França sobreviveram até hoje. Algumas variedades da "flor do imperador" - como a peônia era chamada na China, merecem atenção não apenas de jardineiros profissionais, mas também de amantes de rara beleza.

Terry rosa

Essas peônias se parecem externamente com uma rosa - pétalas grandes e arredondadas, largas, do mesmo tamanho. As variedades a seguir são representantes proeminentes desta variedade especial de peônias.

  • Solange. A idade da "flor retro", pertencente à antiga seleção francesa, é aproximadamente igual a um século. Tão linda quanto a porcelana chinesa, a peônia impressiona por sua magnificência. Em diâmetro, a inflorescência pode chegar a 180 mm, as pétalas mais delicadas são pintadas em tons de rosa pastel e creme, cuja combinação aumenta sua atratividade.A planta está bem adaptada às difíceis condições climáticas e meteorológicas.
    • Senhorita FD Roosevelt. As flores são grandes, com diâmetro de 22 cm, de uma rica cor rosa pálido. Os arbustos são altos, densos, com floração abundante.

    Terry semi-rosa

    A principal diferença entre estas variedades e as rosadas é a presença de muitos estames no centro da flor, o que confere individualidade à planta. A estrutura da inflorescência não é diferente. Das variedades populares, várias podem ser notadas.

    • "Bailarina". Externamente, a inflorescência lembra a saia de uma bailarina. O esplendor da flor é dado por largas pétalas duplas que cobrem o núcleo. A planta agrada com a floração já no final de maio, transformando um canteiro de flores ou um trecho de jardim em um "vale dos sonhos rosados".
    • "Beev" - um arbusto de 90 centímetros de altura, coberto de grandes flores de cor rosa-carmim, em cada haste há apenas 3 botões.
    • Goody - arbusto perene médio com flores semelhantes a cálice. A cor das pétalas é rosa carmesim, brilhante. Arbustos de baixo crescimento - até 0,7 metros.
    • "Nuvem Rosa". No meio do verão, a planta assemelha-se literalmente a uma nuvem de ar leve de cor rosa pálido - tão abundantemente o arbusto está repleto de flores em forma de coroa de tamanho médio. A peônia herbácea é despretensiosa, cresce bem, envolvendo tudo ao seu redor com um aroma inebriante. A folhagem perfurada de uma rica cor verde escura cobre caules fortes com 80-90 centímetros de altura.
    • Gigante Rosa. Uma variedade de novidade, traduzida do inglês significa "gigante rosa". Uma planta herbácea perene, criada em meados do século passado na Holanda, mais do que justifica o seu nome. As flores grandes de cor rosa perolada têm 20 cm de diâmetro, inflorescência constituída apenas por pétalas duplas compactas, os estames estão ausentes - transformam-se em pétalas, dando pompa e plenitude.

    O arbusto, que floresce logo no início do verão por 6-7 semanas, requer um suporte padrão em forma de anel - os caules podem inclinar-se para o solo sob o peso de numerosas flores. As peônias gigantes cor-de-rosa impressionam não só pela sua beleza, mas também pela sua despretensão especial: toleram bem a seca e a geada, necessitando apenas de abundância de luz solar. Durante o período de floração, eles emitem um aroma adocicado.

    Branco-rosa

    • "Pêssego na neve" - esta é uma peônia arbórea incomum, cujas flores têm uma cor única: as pétalas brancas como a neve, movendo-se em direção ao centro, gradualmente se transformam em rosa. Durante o período de floração abundante, a planta parece incrível - a cor mais rara da inflorescência contra o fundo do verde das folhas dissecadas. Flores perenes no final da primavera - início do verão, as flores são de tamanho médio, mas são muitas.
    • Coral havaiano rosa. Uma descrição desta variedade deve começar com suas muitas vantagens:
      • a planta é anteriormente herbácea, o período de floração ocorre em maio;
      • por muitos dias consegue manter o frescor do bouquet;
      • flores com cheiro de grama recém-cortada de um tom rosa-coral;
      • o formato das inflorescências é de tigela com 16 cm de diâmetro;
      • pétalas - semi-duplas com nervuras brancas;
      • o núcleo é preenchido com estames de uma cor amarela brilhante saturada;
      • as folhas são de um verde rico e brilhante;
      • criado nos Estados Unidos no final do século passado;
      • famosa por sua resistência à geada, adequada para regiões com climas frios.
    • Limonada rosa... A flor dupla do subgrupo das peônias em forma de bomba tem uma delicada cor rosa lilás. O núcleo é exuberante, decorado com numerosos estames de várias cores com predominância de amarelo rico. Parece muito com bolhas em um copo de limonada, o que, na verdade, deu nome a toda a variedade. Perene é um arbusto de até 0,8 metros de altura e hastes retas. O período de floração é a primeira metade do verão.
    • Vanguarda rosa... Perene. A variedade foi desenvolvida no início deste século nos Estados Unidos da América. Grandes pétalas semi-duplas da mais delicada cor rosa ficam espetaculares na folhagem verde com um tom azulado.O centro da flor é formado por uma combinação de estames amarelos ensolarados e manchas vermelhas. A variedade híbrida é caracterizada por maior resistência à geada e floração abundante. Começa a florescer cedo, enchendo tudo ao seu redor com um aroma inebriante.
    • Dresden Pink. Variedade herbácea de peônias com flor esférica, frequentemente chamada de "cravo Dresden". Na verdade, as pétalas simétricas onduladas, firmemente embaladas na inflorescência, lembram um cravo gigante. A flor, rosa com um brilho prateado, parece luxuosa contra o fundo de uma vegetação escura. O período de floração é curto - apenas 10-12 dias de abundância de cores em junho.

    Ideal para plantios em grupo e individuais.

    "Jardim de rosas"

    Um arbusto semelhante a uma árvore com flores rosa de tamanho médio. Uma característica da variedade é seu rápido crescimento - as plantas em um curto período atingem uma altura de 80-90 centímetros. O período de floração cai no final do verão.

    Com um cheiro agradável, a planta será uma excelente decoração para um caminho de jardim. As flores também são adequadas para a criação de jardins de pedras. Um arbusto plantado na margem de um reservatório vai lembrar as paisagens de artistas famosos com seu reflexo na superfície da água. Em suma, as flores podem transformar qualquer espaço. Admirando lindas plantas perenes, surge uma associação com harmonia e naturalidade.

    • Delícia rosa. Uma peônia alegre com personalidade distinta. Flores encantadoras em rosa claro com núcleo dourado, apesar do cheiro fraco, atraem uma abundância de insetos. A inflorescência está solta - isso faz com que a flor pareça ainda mais tenra. Os arbustos são limpos, consistem em caules fortes com botões laterais. Uma planta com pétalas duplas se encaixa bem em qualquer jardim de flores.

    Plantar uma planta perene herbácea perto de sua casa ou gazebo adicionará um toque de romance ao seu jardim.

    • Double Pink. Um híbrido único obtido pelo cruzamento de uma peônia de árvore com uma herbácea. A planta híbrida tem caules fortes capazes de segurar flores totalmente desabrochando acima da vegetação do arbusto. As pétalas do botão aberto são rosadas, diluídas no centro com estames dourados. A tonalidade do botão é complexa e pode mudar de cor à medida que floresce de rosa profundo a pálido. As perenes curtas com um aroma fraco e não expresso estão ganhando popularidade rapidamente.

    Eles estão perfeitamente adaptados a quase todas as zonas climáticas. Uma variedade de floração precoce é plantada ao longo de caminhos de jardim, em canteiros de flores ou na margem de um reservatório.

    • Clems Pink Annone. Peônia é uma obra-prima com preferência por solo argiloso. Propagando-se por um bulbo, gosta de um alto teor de umidade do solo. Os arbustos que amam o sol são coroados com flores de grande estrutura densa de tonalidade rosa-creme branco. Os botões delicados são compostos exclusivamente por pétalas duplas em forma de rosa. Arbustos altos florescem em junho e julho.

    As plantas são despretensiosas, precisam de rega, capina e alimentação anual. Eles toleram bem o inverno.

    • "Algodão doce rosa"... O ano de seleção do híbrido rosa é 2.000. Os arbustos são subdimensionados com hastes fortes. O botão, desprovido de estames e sementes, exala um leve aroma. A forma da inflorescência é esférica. Pétalas de Terry de textura complexa. As folhas são ricas em cor verde escuro. Uma bela planta perene de floração precoce.

    Regras de cuidado

    As peônias rosa são flores incríveis que vão deliciar com uma floração longa, mas com um cuidado bom e cuidadoso. Essas plantas perenes, como muitas outras plantas, precisam de irrigação, fertilização e proteção contra doenças e pragas. Mas todas essas operações devem ser feitas em tempo hábil e corretamente. Abaixo estão as orientações para os cuidados que lhe permitirão obter arbustos saudáveis ​​com uma abundância de flores grandes.

    • Depois que a neve derrete, é necessário prevenir doenças fúngicas, eliminando um arbusto que ainda não brotou com uma solução fraca de permanganato de potássio. Além disso, também ajudará a fortalecer a raiz.

    É importante fornecer o máximo de luz solar, eliminando completamente a sombra.

    • Quando aparecem os primeiros brotos, o solo ao redor do futuro arbusto deve estar bem solto, os delicados verdes devem ser tratados com uma solução de sulfato de cobre ou outra contendo cobre.
    • Regar abundantemente uma vez por semana com água morna - para cada arbusto pelo menos 10 litros. Não é recomendável regar as plantas durante o período de floração. Uma exceção é o clima quente e seco.
    • A cobertura deve ser realizada em etapas de acordo com as fases de desenvolvimento do arbusto, mas pelo menos 4-5 vezes por temporada. Você precisa se alimentar alternando o nitrato de amônio com um fertilizante complexo: nitrato + superfosfato + sal de potássio.
    • Na primavera, a cobertura morta do solo sob os arbustos é obrigatória - para isso, o húmus é introduzido.
    • Na formação dos botões, os arbustos devem ser amarrados para que não se desintegrem e os caules não se rompam com o peso das inflorescências.
    • No outono, após as primeiras geadas, é necessária a poda completa dos brotos. Ao mesmo tempo, são introduzidas cinzas de madeira e farinha de osso.

    Seguindo essas dicas simples, você pode cultivar uma excelente colheita de peônias por 20 anos sem mudar de local.

    Para aumentar o tamanho das flores, aperte os brotos laterais durante o período de brotamento do arbusto. Como regra, as inflorescências são pequenas neles. Sua ausência não prejudicará o aspecto geral de uma peônia, mas será possível economizar nutrientes.

    Reprodução

    A peônia rosa pertence às culturas ornamentais que servem para a decoração "viva" do jardim. Existem várias maneiras de propagar belas flores.

    Dividindo o mato

    Adequado para plantas que atingiram a idade de 5 a 7 anos. Período do procedimento: segunda quinzena de agosto - meados de setembro. Recomenda-se que o procedimento seja repetido a cada 5-7 anos.

    Estágios:

    • desenterre os arbustos, enxágue as raízes com água e seque;
    • cortar os brotos, deixando sua altura na raiz de 10-15 cm;
    • dividir o rizoma em partes, cada uma das quais deve ter pelo menos três botões para retomar o crescimento;
    • mergulhe as partes resultantes em uma solução de permanganato de potássio por 2-3 horas;
    • remover raízes fracas e danificadas cobrindo a ferida com uma pomada de cinza e argila;
    • plante as divisões assim preparadas para um novo local.

    Estacas

    As estacas das raízes são colhidas após a floração. É selecionado um rebento jovem que tem raízes com uma gema de substituição. Corte o caule, encurtando em altura, mergulhe a parte da raiz em um estimulador de crescimento. A plantação é realizada na zona sombreada após meio dia de embebição. Após a primeira geada, os brotos são cortados e a parte da raiz é coberta.

    As estacas verdes são cortadas uma semana antes do florescimento dos botões. Utilizam-se apenas as hastes internas, cortando-as pela raiz. Os troncos cortados são cortados, ensopados e plantados sob a copa sombreada das árvores, cobertos com uma estufa portátil. A alta umidade é mantida na estufa, e depois de duas décadas eles começam a ventilar. No final do outono, as estacas são cortadas e as raízes são cobertas.

    Na primavera, na primeira década de abril, um arbusto de peônia de cinco anos é desenterrado, abrindo botões vegetativos. Cubra com um pequeno recipiente sem fundo medindo 50x50 cm, que se encha com solo fértil. O solo no contêiner deve reter umidade. Para que toda a nutrição vá para o desenvolvimento do sistema radicular, os botões formados nos brotos são pinçados.

    Sementes

    Esta opção é mais usada por criadores. A coleta de sementes é realizada de agosto a setembro. O material coletado é imediatamente semeado no solo, o que permite alta germinação. Essa tecnologia fornece às sementes um ciclo de endurecimento e aclimatação de duas fases:

    • caloroso - em temperaturas positivas, mas com quedas bruscas entre seus valores diurnos e noturnos;
    • frio - exposição prolongada a baixas temperaturas.

    Doenças e pragas

    As peônias rosa não só impressionam pela versatilidade e beleza, mas também apresentam boa resistência a doenças e pragas de insetos. Mas, infelizmente, existem doenças das quais nem sempre é possível proteger as plantações decorativas.Para que o arbusto não morra, a causa da doença deve ser reconhecida e eliminada em tempo hábil.

    Doenças que podem infectar e destruir peônias rosa.

    • Ferrugem. Doença fúngica que se manifesta na folhagem verde como espinhas marrom-avermelhadas cheias de esporos. Os esporos são facilmente carregados pelo vento, afetando arbustos próximos. Métodos de controle: as folhas doentes são removidas dos caules e queimadas. As plantações sobreviventes são pulverizadas com uma solução de um líquido contendo cobre.
    • Podridão cinzenta - uma flor de mofo cinza em várias partes do arbusto. A doença mais perigosa para a família das peônias, espalhando-se instantaneamente em ambientes com muita umidade e afetando toda a parte aérea do arbusto. Método de controle: remoção de todas as áreas afetadas, tratamento do arbusto com suspensão de 0,6% de Tiram.

    Prevenção: antes de congelar, corte os caules pela raiz, na primavera borrife os primeiros brotos com uma solução de sulfato de cobre.

    • Oídio - uma flor esbranquiçada no verde dos arbustos adultos. Método de tratamento: pulverize o plantio de flores com uma solução de 0,5% de carbonato de sódio misturada com sabão em pó. O procedimento deve ser realizado duas vezes: repetido - uma década após a primeira.
    • Mosaico de folhas –– um vírus em que as folhas são cobertas por manchas de diferentes tons, que se assemelham a um mosaico. Não existem métodos de tratamento, os arbustos afetados estão sujeitos à destruição imediata.

    Hordas de pragas também são prejudiciais ao crescimento e desenvolvimento dos arbustos de peônia. Várias pragas são especialmente perigosas.

    • Formigasatraído pelo cheiro de xarope que os botões emitem. Os insetos se alimentam de folhas e pétalas em busca de guloseimas. Para destruir o apetite por doces, arbustos e solo são borrifados com repelentes.
    • Pulgão - predadores esverdeados que se alimentam da seiva dos espaços verdes, enfraquecendo-os rapidamente. Eles se livram de pequenas pragas tratando arbustos com Fitoverm.
    • Bronzovka É um besouro dourado que devora todas as partes visíveis. Período de atividade: maio-agosto. Para combatê-lo, é necessário afrouxar regularmente o solo ao redor do arbusto, coletando os besouros manualmente todos os dias.
    • Nemátodos galha prejudicar as raízes, impedindo o desenvolvimento da planta. Para exterminá-los, você precisa cavar um arbusto e queimá-lo, e tratar o solo com uma solução de "Formalina".

    Para as variedades de peônias rosa, suas características e regras de cuidado, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário