Peônia Roca: variedades populares e características de cultivo
Entre as plantas da família Peônia, a chamada peônia Roca é muito popular. No âmbito deste tipo, os criadores já desenvolveram muitas variedades. E cada um deles merece a atenção dos floricultores.
Peculiaridades
É oportuno iniciar uma conversa sobre a peônia Roca pelo fato de ser um arbusto de até 1,5 m de altura, que perde sua folhagem no outono. Os caules da planta são de cor cinza (às vezes com uma tonalidade marrom). A casca das hastes é escamosa. As flores isoladas dessa peônia pertencem ao tipo terminal, com diâmetros de 0,13 a 0,19 m.
As brácteas têm a forma de uma folha. As sépalas verdes são pontiagudas no topo. As pétalas brancas têm uma grande mancha na base. Tanto as anteras quanto os filamentos dos estames são amarelos. A peônia roca forma longas vagens amarelas. Na natureza, essa planta é distribuída em várias regiões da China. Isso é bom:
- em floresta estacional decidual e estacional decidual;
- em rochas calcárias sombreadas;
- em altitudes de 1100 a 2800 m acima do nível do mar.
A versão geralmente aceita diz que a peônia Roca foi descoberta no oeste da China moderna em 1914. Só no final da década de 1920 ficou claro que a espécie estava muito mais disseminada. A planta pode resistir a geadas de inverno de até -28 graus. As informações sobre a acidez preferida da terra são contraditórias. De acordo com alguns dados, é de 6,1-7,8 e, de acordo com outros, de 7 a 8,5 na escala universal de pH.
Criadores chineses conseguiram desenvolver muitas variedades híbridas de peônia Roca. Representantes deste grupo em 10-15 anos atingiram uma altura de 2 metros, eles são caracterizados por um grande comprimento de internódios. Durante um ano, o crescimento de uma planta pode chegar a 0,7 m. Ao mesmo tempo, flores gigantes também se formam - até 0,2 m. Outra característica importante das peônias da rocha pode ser considerada:
- variedade de tonalidades;
- cheiro forte;
- resistência excepcional ao frio.
Como crescer?
Ao plantar peônias deste grupo, deve-se levar em consideração que elas podem crescer em uma área por 80 anos ou mais. Nesse caso, os requisitos obrigatórios serão:
- sol suficiente;
- proteção confiável contra ventos cortantes;
- drenagem de alta qualidade;
- leveza da terra;
- reação neutra ou alcalina fraca do solo;
- o uso indispensável de composto, bem como curativos minerais.
O tamanho da cova de plantio deve ser de pelo menos 0,7x0,7 m. Neste caso, é necessário instalar a partir de 0,3 m de drenagem. O pescoço da peônia Rock é colocado ao nível do solo. A irrigação intensiva imediatamente após o plantio deve ser feita sem falhas. Mais tarde, a rega é feita conforme necessário.
Quanto à saída, é bastante simples. Assim que as inflorescências terminarem de florir, devem ser retiradas. Isso conservará a energia da planta e acelerará seu crescimento subsequente. A poda formativa ajuda a ativar a floração. Os fertilizantes são necessários uma vez por ano. A rega intensiva também é necessária antes do inverno.
Variedades
Uma conversa sobre variedades de peônia Roca deve começar com "Véu de Seda". A planta parece uma coroa. No meio das pétalas brancas está o centro vermelho escuro da flor. O tipo de peônia arbórea se distingue por sua invejável resistência ao frio.
A parte principal de cada pétala é branca, enquanto na base as flores são pintadas em tons de cereja. De acordo com várias fontes, o "Véu de Seda" pode resistir a geadas de até -30 graus. Em qualquer caso, na maior parte do território do nosso país, não é necessário um abrigo de inverno para uma planta. A única exceção são os invernos frios com pouca neve.
A variedade também pode ser uma escolha atraente. "Portão do Templo". Um arbusto adulto dessa planta sobe até 2 m. Ao mesmo tempo, suas flores podem atingir 0,2 m de diâmetro. E a resistência à geada geralmente está além do elogio: a planta pode sobreviver ao inverno mesmo a -40 graus. Isso simplifica muito o cultivo da peônia, mesmo nas regiões mais desfavoráveis do ponto de vista climático.
Grandes pétalas de leite desta variedade parecem luxuosas. A folhagem mantém uma exuberante aparência de lapidação até o início do outono.
Quanto mais velha a planta, mais exuberantes são seus botões. A floração começa cedo e é imediatamente abundante.
Não menos bonito e "Oceano Roxo"... Suas flores em forma de coroa podem crescer até 0,13 x 0,16 m. Pétalas vermelhas com uma tonalidade roxa parecem brilhantes. A altura do arbusto pode chegar a 1,5 m. A planta exala um perfume refinado. A floração em condições normais começa em meados de maio. Pode durar de 14 a 20 dias.
"Fada da Lua" forma brotos fortes, crescendo até 1,5-2 m. O diâmetro da planta pode ser de até 1,8 m. As flores, cujo diâmetro varia de 0,18 a 0,2 m, às vezes parecem delicadas. O aroma delicado é bastante consistente com a coloração agradável. A floração começa tarde. A variedade é bastante resistente ao inverno. No entanto, recomenda-se cultivá-la onde o clima não é muito severo, enquanto se cobre as plantações das "Fadas da Lua" para o inverno. O perigo é o despertar prematuro dos botões em hibernação. Por causa disso, eles costumam congelar no início da primavera. A proteção ideal é considerada:
- folhagem lenhosa;
- casca do solo;
- juta.
Você pode propagar a "Fada" usando estacas, estacas e camadas. Alguns produtores usam enxertos. Mas o melhor é compartilhar as raízes. O plantio é feito nos últimos dias de agosto.
Você precisa cuidar delas da mesma forma que as peônias adultas.
"Corar ao vivo" É outra variedade atraente de peônia chinesa. A planta parece um lótus. Ele se transforma em uma encantadora cor lilás-rosa. Estrias roxas são encontradas na parte inferior de todas as pétalas. Em termos de resistência ao frio, a cultura pelo menos não é inferior a outras variedades.
Como cuidar da peônia Roca, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.