Descrição das peônias "marca Peter" e regras de atendimento
As peônias Terry da variedade Peter Brand podem surpreender à primeira vista, porque além de uma tonalidade rubi brilhante, elas parecem verdadeiramente exóticas. As peônias desta variedade são amplamente cultivadas em nosso país, não só em casa de vegetação, mas também em solos comuns, principalmente em canteiros de flores coloridas. Os floristas amam especialmente esta variedade por sua despretensão no plantio e no cuidado. A seguir examinaremos mais de perto a descrição das peônias da variedade "Peter Brand", conhecendo sua origem, características e requisitos de plantio.
Peculiaridades
As peônias da "marca Peter" pertencem a várias plantas herbáceas perenes. Eles foram criados por criadores holandeses. Eles são considerados despretensiosos para cuidar e perfeitamente adaptáveis a diferentes condições climáticas. Eles também são considerados resistentes ao inverno.
Eles têm um poderoso sistema de raízes e tubérculos carnudos que se desenvolvem em uma variedade de solos.
Os caules podem atingir 85-100 cm de altura. As flores das peônias são simples semi-duplas, são bastante grandes, como se se enrolassem, o que cria a ilusão de um esplendor especial da flor. Têm uma cor vermelha profunda, muito semelhante ao rubi. As flores têm no máximo 18 cm de diâmetro, no meio da flor você pode ver finos estames amarelados. As folhas são de cor verde escura, são dissecadas, como muitas peônias de variedades semelhantes.
As peônias florescem no final da primavera e na primeira metade do verão, dependendo das condições climáticas. Eles têm um aroma muito fraco e sutil.
As encantadoras flores da Peter Brand têm um tom acetinado e, por isso, ficam lindas em plantio único, em canteiros em combinação com outras plantas e grupos no gramado como um complemento ao projeto paisagístico.
Aterrissagem
A maioria das peônias da variedade "Peter Brand" prefere sombra parcial e áreas ensolaradas, mas não sob os raios diretos do sol escaldante.
O solo para peônias deve ser escolhido com muito cuidado. Solo moderadamente seco é o preferido. Deve ser fresco e com todos os nutrientes e minerais de que necessita. Por isso, na hora do plantio é muito importante preparar o solo adequadamente com 7 a 10 dias de antecedência, incluindo a fertilização. No entanto, se o solo for bom, então no primeiro ano e nos próximos anos, pode não ser fertilizado.
Solos densos são altamente indesejáveis para esta planta; ela crescerá mal neles.
O plantio propriamente dito é realizado na primavera ou no outono. Recomenda-se preparar o solo por 10-20 dias, a saber: covas para plantio. O esquema de plantio é geralmente de 50 por 50 ou 60 por 60 cm. O plantio deve ser médio, nem baixo nem muito alto, caso contrário, em vez de florir, as peônias começarão a crescer abundantemente com folhagem.
As plantas devem ser enterradas com cuidado, é muito importante cuidar do sistema radicular sem machucá-lo.
Um ponto muito importante deve ser observado que diz respeito às peônias varietais. Às vezes, após o plantio no primeiro ano, eles podem não florescer. Isso é normal para as plantas, pois é uma espécie de período de adaptação para elas. Regra geral, com cuidados adequados e de elevada qualidade, em todos os anos subsequentes a planta ficará encantada com a sua floração abundante.
Propague a "marca Peter" dividindo o arbusto. Para isso, é preciso desenterrar um arbusto adulto e cortar os galhos, ou seja, dividi-lo em partes. Em cada parte, o bulbo da planta-mãe e parte do sistema radicular devem permanecer. Em seguida, mudas jovens são plantadas.Eles são enterrados de acordo com o esquema dado acima, e são regados abundantemente. Os tubérculos jovens devem ser enterrados a não mais de 5 cm abaixo do solo.
Se o plantio for feito no outono, recomenda-se polvilhar os buracos com solo úmido após o plantio e, por cima, fazer montes de terra para proteger as plantas do frio.
Como cuidar?
Normalmente, no outono, quando chegam as primeiras geadas, os caules das peônias são cortados, deixando pequenos tocos de apenas alguns centímetros acima dos botões. Apesar de as peônias hibernarem bem, é melhor cobri-las para segurar as plantas. Isso é feito usando uma boa camada de turfa ou composto. Isso se aplica a plantas jovens. As plantas adultas não precisam ser cobertas.
A rega das peônias deve ser sempre moderada., independentemente de estarem ganhando botões ou já florescendo. É muito importante controlar o solo para que não seque, mas é estritamente proibido transbordá-lo. Apesar do fato de que as peônias são consideradas plantas que gostam muito de água, elas simplesmente não toleram água estagnada nas raízes. As raízes da planta podem começar a apodrecer, além disso, as peônias podem começar a ficar doentes com uma infecção fúngica.
Para o crescimento de peônias de alta qualidade, o solo ao redor das plantas pode ser coberto com cobertura morta. A cobertura morta pode ser usada pronta, é vendida em todas as lojas de jardinagem ou você pode usar o que tiver à mão. Serragem, cascalho, feno e areia são bons para cobertura morta. Na primavera, as plantas são melhor fertilizadas com fertilizantes minerais complexos. Assim, a floração será melhor e as próprias peônias parecerão saudáveis, porque depois do inverno faltam terrivelmente.
Mas durante a formação de botões e plantas com flores, eles podem ser alimentados com fertilizantes orgânicos.
Dependendo das condições de cultivo, as peônias florescem de uma a duas semanas. Recomenda-se cortá-los com uma tesoura de poda limpa e tratada com uma tesoura de poda anti-séptica.
Doenças e pragas
Como qualquer outra planta herbácea, as peônias não são imunes a pragas e doenças.
A profilaxia só pode ser tratada com infusões de ervas ou com o uso de cinzas de madeira.
Com o uso excessivo de curativos, rega abundante e descontrolada, as peônias certamente começarão a doer. As principais doenças a que as peônias da variedade "Peter Brand" são suscetíveis são:
- podridão cinzenta;
- oídio;
- ferrugem;
- Doença de Lemoine e algumas outras.
As causas de uma determinada doença podem ser diferentes. Portanto, ao primeiro aparecimento de manchas incomuns nas folhas ou quando forem encontrados sinais de murcha, a planta deve ser tratada imediatamente. Em primeiro lugar, é preciso controlar a rega, depois trocar o curativo e, por fim, escolher um remédio para o tratamento. Se estivermos falando de doenças fúngicas, como a podridão cinzenta, os agentes fungicidas para plantas ajudarão.
Se forem encontrados insetos e outras pragas como formigas, que adoram se estabelecer em peônias, moscas brancas, pulgões, nematóides, tripes ou bronzes, é muito importante tomar medidas de emergência para destruí-los. Caso contrário, eles irão destruir lentamente as plantas. Se um bronze ou bainha atacou, para começar, vale a pena coletar as pragas manualmente, e só então começar a usar produtos profissionais ou infusões de ervas.
Mas os pulgões ou moscas brancas podem ser envenenados imediatamente com um inseticida selecionado. Via de regra, os insetos voam para as peônias de plantas vizinhas, por isso, para evitar a reinfecção, deve-se fazer um tratamento abrangente.
É importante entender que todos os inseticidas são venenosos e, portanto, devem ser pulverizados apenas com um balão especial, enquanto se trabalha com máscara de proteção e luvas.
Veja o próximo vídeo sobre cuidados com peônias.
O comentário foi enviado com sucesso.