Peônias "Monsieur Jules Elie": descrição da variedade e características de cultivo
Mesmo antes do advento de nossa era, a China começou a cultivar elegantes flores primaveris com botões grandes e brilhantes, dignos de florescer apenas nos jardins imperiais. Essas eram as peônias favoritas de todos, cuja variedade é incrível. Entre todo este esplendor, uma peônia da variedade "Monsieur Jules Elie" ocupa um lugar digno.
Descrição da variedade
As peônias são perenes únicas. A área de seu crescimento cobre todo o cinturão subtropical e latitudes temperadas. Uma planta bastante despretensiosa é encontrada em quase todos os jardins. A variedade "Monsieur Jules Elie" refere-se a plantas herbáceas. É um arbusto de 0,9-1 m de altura, formado a partir de caules eretos e fracamente ramificados com folhas verdes esculpidas de tamanho médio.
A decoração do arbusto é grande, até 18 cm de diâmetro, flores de delicada cor rosa com tonalidade lilás e brilho prateado na borda das pétalas. O cálice das folhas inferiores côncavas regulares é densamente preenchido com pétalas finas, formando uma grande bola. Quando o botão está totalmente aberto, parece que está encharcado de leite, sendo que a variedade pertence à espécie de flor láctica.
A história da criação de "Monsieur Jules Elie" remonta ao final dos anos noventa do século XIX. Por mais de 130 anos, esta peônia em pleno florescimento agrada seus donos com beleza e despretensão.
Recursos de cuidados
Como toda peônia, Monsieur Jules Elie adora locais ensolarados e solos argilosos neutros. Uma planta crescendo em sombra parcial também se sentirá bem, ganhando massa verde, mas não agradará com uma bela floração.
Regue as plantas abundantemente, evitando a estagnação da água. Na primavera, quando começa o rápido crescimento, durante a formação dos botões e o período de floração, bem como no final do verão, quando novos botões são lançados, as peônias precisam ser regadas. Uma planta adulta requer até três baldes de água.
A rega do arbusto é feita pela raiz, evitando o contato com as folhas. Essa quantidade de umidade é necessária para que a água alcance o sistema radicular. Após a rega, procede-se ao afrouxamento e à remoção de ervas daninhas.
Na primavera, depois que a neve derrete, o solo próximo ao arbusto é desinfetado solução de permanganato de potássio (2-3 g de substância por 10 l de água). Um arbusto precisa de 5 litros de solução. Com o início do crescimento, a peônia é alimentada com fertilizantes contendo nitrato de amônio. Uma vez por mês, os arbustos são regados sobre a folhagem com uma solução algum fertilizante mineral completo (de acordo com as instruções). O sabão em pó é adicionado à água para fazer a solução grudar nas folhas. Como alternativa, você pode usar fertilizante seco incorporando-o em uma ranhura ao redor do arbusto e regando-o em seguida.
O outono chega a hora de podar e transplantar os arbustos de peônia, preparando a planta para o inverno. Isso não apresenta nenhuma dificuldade particular, uma vez que Monsieur Jules Elie inverna em campo aberto, não necessitando de abrigo adicional, exceto no inverno, quando são esperadas geadas severas e uma pequena cobertura de neve. No entanto, as plantas jovens devem ser cobertas durante qualquer inverno previsto.
Quando as folhas e caules da planta murcham, são podados ao nível do solo. Todos os topos secos são queimados para prevenir o desenvolvimento de doenças e pragas. Insetos nocivos podem se esconder nas axilas das folhas. O arbusto tratado é polvilhado com vários punhados de cinzas de madeira.
Há momentos em que os arbustos de peônia precisam ser cortados com antecedência. Para evitar a morte da planta, os caules são cortados de forma que permaneçam 3-4 folhas. Este método permitirá que a planta coloque novos botões para o próximo ano.
Se o arbusto for cortado completamente antes do prazo, a peônia pode morrer.
Transplante e reprodução
Peônias selvagens em um lugar crescem até 100 anos, mas suas contrapartes culturais precisam de um transplante a cada 10 anos.
Quando uma planta precisa ser transplantada ou é necessário dividir um arbusto, ela é cuidadosamente desenterrada, evitando danos mecânicos às raízes. O sistema radicular das peônias é poderoso, com um rizoma carnudo frágil com espessamentos tuberosos. A raiz é bastante profunda para plantas herbáceas, por isso deve ser extraída com um forcado. Depois de cavar o arbusto em círculo até a profundidade suficiente, erga-o cuidadosamente com uma pá e remova-o do solo.
A raiz retirada é sacudida do chão, lavada e colocada à sombra, deixando-a secar ligeiramente para se livrar do excesso de fragilidade. As raízes velhas e grossas são cortadas em um ângulo de 45 °, deixando apenas 10-15 cm de comprimento. Grandes rizomas devem ser divididos. Para fazer isso, use uma cavilha, que é cravada no meio da raiz, após a qual várias partes com olhos são obtidas. A divisão das raízes é realizada para plantas com pelo menos 5 a 6 anos de idade.
Muitas vezes, o meio do rizoma das peônias está vazio, portanto cada nova parte deve ser inspecionada cuidadosamente, lugares podres e danificados devem ser removidos... Trate as seções com uma solução de permanganato de potássio e polvilhe com fungicida.
Para o plantio, são selecionadas partes da raiz que tenham pelo menos três olhos e várias raízes. Após o plantio, mudas muito grandes adoecem por muito tempo e as muito pequenas podem morrer.
A cova de plantio é preparada um mês antes do início dos trabalhos de outono. Num buraco preparado com cerca de 60 cm de profundidade, 2/3 é coberto com um substrato de uma mistura de terra, turfa, húmus e areia, adicionando cinza de madeira, superfosfato e um pouco de sulfato de cobre. O pouso é realizado em um buraco preparado para que de modo que os rins estão localizados a uma profundidade de 3-5 cm. De cima, o corte é coberto com terra e coberto com uma camada de turfa não superior a 5 cm.
As peônias são propagadas pela divisão do arbusto e das sementes... Mas devido ao fato de ser difícil obter a variedade original a partir de sementes, esse método é usado apenas por criadores para criar novas espécies de plantas. O resto usa a divisão do mato.
As peônias de divisões florescem no segundo ou terceiro ano, mas os sinais de variedades nelas só podem aparecer depois de quatro ou cinco anos com os devidos cuidados:
- todos os botões de uma muda de um ano são completamente removidos;
- no segundo ano, sobra um botão, aguardando o seu florescimento para ver a presença de características varietais, após o que também é removido, cortando-o o mais curto possível;
- tal operação é realizada em todos os anos subsequentes, esperando que a planta floresça com a cor necessária.
Quando isso acontecer, você nunca se arrependerá do esforço e da longa espera pelo resultado.
Para obter informações sobre como plantar peônias corretamente no outono e na primavera, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.