Peônias "Coral": descrição e características do cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Sutilezas de reprodução
  4. Recursos crescentes
  5. Doenças e pragas
  6. Críticas de jardineiros

Mesmo na Grécia Antiga, belas composições foram criadas a partir de peônias nos jardins reais. Hoje, esses homens bonitos podem ser encontrados não apenas em parques ou estufas, mas também em muitos lotes pessoais. As peônias de coral são especialmente populares.

Descrição

A peônia é uma planta perene. Todos os seus tipos podem ser divididos em várias subespécies: são as peônias herbáceas, semi-arbustivas e arbustivas. No entanto, todos eles têm um sistema radicular bem desenvolvido e caules densos, que podem ter até um metro de altura.

As folhas das peônias são esculpidas e de cor verde, que em algumas variedades muda com o tempo. Em alguns casos, folhas cinzentas também podem ser encontradas. As flores são geralmente duplas ou semi-duplas e são grandes botões multicoloridos. Eles atingem 24 centímetros de diâmetro. As sementes desta planta são bastante grandes, oblongas ou redondas.

Variedades

Graças ao trabalho bem sucedido e meticuloso de muitos criadores, um grande número de variedades desta planta foram cultivadas.

Coral Pink

Esta bela planta atinge 75 centímetros de altura, tem folhas verdes suaves entalhadas, bem como flores duplas de um tom rosa claro. Quando aberto, o botão atinge 13 centímetros de circunferência. A floração começa em junho e dura cerca de 3 semanas. Esta variedade é muito popular entre os jardineiros devido à sua beleza e tamanho compacto.

"Coral rosa havaiano"

Essa variedade de peônias foi criada na década de 90 do século passado por cientistas americanos. É uma erva perene que cresce até um metro de altura. Além disso, seus caules são bastante densos e pontilhados de folhagem verde entalhada. As flores são semi-duplas e grandes, até 21 centímetros de diâmetro, com tonalidade damasco. Eles são muito usados ​​para cortar.

A floração começa cedo - em abril, e dura até 3 semanas (em clima frio, pode ser mais).

O coral rosa havaiano tolera bem o tempo frio e não requer abrigo adicional durante os períodos de geada.

Coral Beach

A peônia se distingue não só por um belo e exuberante arbusto de até um metro de altura, mas também por sua delicada cor coral. A flor em si é pequena, com até 15 centímetros de diâmetro. As inflorescências são semi-duplas, com o centro amarelo. Em sua forma, os botões abertos são um pouco como flores de lótus. Uma característica distintiva desta variedade de peônias é sua resistência a vários extremos de temperatura, bem como a algumas doenças fúngicas. Graças a isso, é muito popular entre muitos residentes de verão.

"Coral Fairies"

Esta variedade de peônias é um híbrido interespecífico. Seu surgimento remonta ao século passado. O arbusto é baixo, até 70 centímetros, caules densos com belas folhas decorativas. Os botões semi-duplos de coral, quando abertos, atingem 15 centímetros de diâmetro e exalam um aroma delicado.

A floração é muito precoce e longa. Além disso, esta planta não tem medo de geadas severas e tolera bem a seca.

Coral Sunset

Uma variedade muito popular de peônias. É compacto, mas ao mesmo tempo a altura da planta chega em alguns casos até um metro. Botões semi-duplos são colocados em hastes altas e eretas, que têm uma cor rosa-pêssego com um tom de vermelho coral. As folhas são verdes. A floração começa cedo.Coral Sunset tem recebido muitos prêmios em várias exposições, não só por sua beleza, mas também por sua facilidade de atendimento e resistência a extremos de temperatura.

"Coral Magic"

Esta peônia recém-desenvolvida surpreendeu a todos com suas flores coloridas. Estes são botões semi-duplos de três fileiras com uma cor muito brilhante, que são visíveis ao longe. Em círculo atingem 15 centímetros, no meio há estames amarelos. O arbusto é compacto e baixo, até 70 centímetros. Caules eretos com delicada folhagem verde. A floração começa em abril.

Coral Supreme

Esta planta híbrida é muito rara. O arbusto tem caules poderosos que crescem até um metro de altura. Suas folhas verdes brilhantes esculpidas cobrem quase todo o arbusto, apenas os botões de salmão-coral são visíveis no topo. Quando se abrem, representam uma tigela de até 19 centímetros de diâmetro. Além disso, durante a floração, exalam um aroma muito delicado.

Começa no final de abril - início de maio e dura até duas semanas.

Coral e Ouro

Com sua beleza incomum, além de grandes flores, essa variedade de peônias surpreende a todos. Já no final de março ou início de abril, você pode ver botões de coral turvo no topo de um enorme arbusto de até 95 centímetros de altura. Quando florescem, seu diâmetro pode chegar a 21 centímetros. Além disso, as flores exalam um perfume rico e doce. Os caules são decorados com folhas verdes esculpidas.

"Coral Topeka"

As peônias desta variedade são distinguidas por botões em forma de bomba turca. No início da floração, sua cor é rosa-avermelhada, mas à medida que se desabrocham, as flores tornam-se corais. O arbusto Topeka Coral não cresce acima de 65 centímetros. As folhas são esculpidas em verde escuro.

"Charme coral"

Esta variedade de peônias semi-duplas é muito popular entre os jardineiros, portanto, é mais frequentemente comprada para o plantio em áreas particulares. A sua cor é muito invulgar: uma flor rosa escura que, à medida que desabrocha, transforma-se num coral com uma delicada orla branca. No final da floração, ela fica amarela. O botão em si é grande, com até 22 centímetros de tamanho e consiste em oito fileiras de pétalas.

Os caules são retos e fortes, de cor avermelhada. As folhas da peônia são verdes e esculpidas. A altura do mato chega a um metro de altura. A floração começa no início de junho.

Sutilezas de reprodução

Todo jardineiro deseja ter mais dessas belas plantas em seu jardim, então eles pensam sobre sua reprodução. Só há uma maneira de fazer isso - dividir o sistema radicular da peônia em várias mudas.

Você pode fazer isso dentro de 3-4 anos após a planta do arbusto-mãe. Durante este tempo, crescerá de 6 a 7 hastes. Para separá-los, o arbusto deve primeiro ser desenterrado. Então você precisa remover todo o solo das raízes e enxaguar com água. Em seguida, o arbusto deve ser colocado em local fresco por várias horas. Isso deve ser feito para que as raízes fiquem mais macias e mais fáceis de separar.

Em seguida, você precisa cortá-lo em várias mudas com uma faca bem afiada. Os locais dos cortes devem ser tratados com verniz de jardim ou carvão. Cada um deles deve ter vários botões, além de raízes laterais. Após a separação, as mudas podem ser plantadas no local preparado. Este procedimento é feito no final do verão ou início do outono.

Recursos crescentes

O cultivo de peônias não é nada difícil, pois não requerem cuidados especiais. Porém, ainda é necessário seguir algumas regras.

Seleção de assento e pouso

É melhor colocar a planta em uma área aberta e ensolarada. No entanto, não deve haver correntes de ar, por isso é melhor plantar próximo a arbustos baixos. Além disso, a cova deve ser cavada com antecedência, 10 a 14 dias antes do plantio. Deve ter 70 centímetros de profundidade e largura. Bem no fundo, você precisa colocar uma camada de drenagem de até 20 centímetros. Pode ser cascalho, tijolo amassado e perlita. Em seguida, coloque uma mistura de areia, húmus decíduo e turfa por cima. Eles devem ser considerados em proporções iguais. A camada não deve exceder 25 centímetros.

Além disso, tudo é suplementado à metade da cova com solo de jardim comum e deixado por duas semanas.

Após este tempo, você pode começar a plantar peônias. A bucha deve ser colocada em terreno bem estabelecido. Em seguida, você precisa endireitar cuidadosamente todas as raízes para que fiquem uniformemente espaçadas. De cima é necessário polvilhar tudo com um substrato comum e compactar cuidadosamente a superfície. Também é necessário garantir que os rins não estejam muito profundos. Depois disso, o solo deve ser regado abundantemente com água ou uma solução de manganês.

Você pode colocar uma pequena camada de cobertura morta por cima, o que permitirá que você retenha a umidade por mais tempo. Além disso, neste caso, uma grande quantidade de ervas daninhas não crescerá. Tanto ramos de abeto como composto comum podem ser usados ​​como cobertura morta.

Cuidado

Dentro de 2 semanas após o plantio, você precisa regar o arbusto diariamente, após o que a rega é feita conforme necessário. Em climas frios, regue uma vez a cada 2 semanas e, em dias quentes, todos os dias. Os fertilizantes devem ser aplicados várias vezes por temporada. A peônia precisará de superfosfato e potássio.

A cobertura deve ser feita no início de março, pouco antes da floração, e no final de agosto.

Depois que as peônias desaparecerem, você pode cortá-las ou deixá-las no mato. Alguns jardineiros deixam os botões após a floração para obter sementes. No entanto, quando cultivadas por semente, podem não reter todas as suas características, o que é especialmente típico de plantas híbridas.

Se o arbusto crescer em um local por muito tempo, seu sistema radicular não aumentará, portanto, após 7 a 8 anos, é imperativo transplantar as peônias para outro local.

Doenças e pragas

Se falamos de doenças que são comuns entre as peônias, então o mais perigoso os seguintes são considerados.

  • A podridão é cinza. Ela se manifesta na forma de manchas marrons, que aparecem primeiro perto da base dos caules e depois se espalham por todo o arbusto. Além disso, pequenos botões de peônia também podem ser afetados. Para se livrar dessa doença, você pode cortar todas as partes afetadas e queimá-las. Ao mesmo tempo, novos não crescem. O arbusto deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio, ou usar um produto químico mais eficaz, por exemplo, Fundazol ou Sumileks.
  • Cladosporium... Na maioria das vezes, neste caso, apenas as folhas das peônias são afetadas. No entanto, em alguns casos, isso pode afetar toda a planta. A doença se manifesta em pequenas manchas escuras. Para combatê-lo, você pode usar drogas que contenham cobre.
  • Oídio. Ela se manifesta principalmente quando as plantas adultas florescem nas folhas superiores, depois das quais elas se enrolam e murcham. Você pode usar na luta contra ele e preparações químicas, por exemplo, "Figon", e em casa - borrifar o arbusto com água com sabão.

Entre as pragas, os bronzes são considerados os mais perigosos, que comem não só as folhas das peônias, mas também as pétalas das flores. Para se livrar deles, você pode simplesmente coletá-los todas as manhãs.

Quando os pulgões atacam, que se alimentam da seiva da planta, você pode usar uma solução de sabão para destruí-la. Freqüentemente, as peônias são atacadas por formigas, que costumam comer pétalas em busca de xarope doce. Para se livrar deles, você pode usar um remédio popular como uma infusão de alho ou celidônia, ou tratar o solo ao redor do arbusto com uma solução de "Tamanduá".

Críticas de jardineiros

Quase todos os jardineiros notam que é muito fácil cuidar das peônias. Em apenas alguns anos, a planta cresce, depois do qual pode ser propagada e uma nova pode ser plantada nas proximidades. E, claro, todos elogiam sua aparência e aroma. Para muitos, é a peônia, não a rosa, que é sua planta favorita. Portanto, definitivamente vale a pena plantar para todos que querem apenas deixar o local bonito e desfrutar de seu luxuoso e perfumado jardim de flores durante todo o verão.

No vídeo abaixo você pode assistir a uma visão geral da rara peônia "Coral Sunset".

1 comentário

Olá. Permita-me esclarecer sobre Coral 'n gold. No início da floração é coral, depois de alguns dias começa a amarelar e amarelece por alguns dias, depois fica branco. Super performance!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário