Peônias "Diamantes Canari": descrição da variedade, sutilezas do plantio e cuidados
Ito híbridos de peônias são populares entre os floricultores e jardineiros devido à sua floração exuberante e robustez de inverno. A variedade Canary Diamonds é uma das mais brilhantes representantes deste grupo de peônias.
Descrição
"Diamantes Canários" refere-se a ito-híbridos de forma dupla ou semidupla, é obtido através do cruzamento de peônias arbóreas e herbáceas. Híbridos Ito são perenes com desaparecimento anual de partes aéreas. Suas folhas são semelhantes às folhas das peônias em forma de árvore, não morrem por muito tempo no outono.
As ito-peônias começam a florescer no segundo ou terceiro ano após o plantio. Normalmente as primeiras flores têm forma irregular, mas no ano seguinte, após a primeira floração, a forma e o aspecto das flores são ideais. O período de floração para Canary Diamonds é meados da primavera e início do verão.
As flores de cerejeira da peônia "Canary Diamonds" têm uma tonalidade suave de pêssego com bordas amarelas e uma mancha laranja no centro, forma ondulada. Alguns botões podem permanecer amarelos. O arbusto chega a atingir 90 cm de altura, tem hastes desviadas e dobradas. O diâmetro das flores, sustentadas por fortes pedúnculos, atinge os 20 cm e as flores têm um cheiro adocicado muito agradável.
Aterrissagem
O plantio de peônias é melhor feito em agosto ou setembro. As peônias "Diamantes canários" são pouco exigentes para o solo e ficam bastante satisfeitas com a limpeza solo argiloso com acidez neutra... Mas a localização próxima das águas subterrâneas é completamente indesejável para eles. Nessas circunstâncias, será necessário um aterro artificial da camada de drenagem. Neste caso, o local de pouso deve ser iluminado pelo sol ou ligeiramente sombreado.
Ito-peônias são propagadas principalmente por divisões, cada uma das quais deve ter de dois a cinco botões e raízes saudáveis.
Deve-se ter cuidado para garantir que as peônias tenham espaço suficiente para crescer. A distância ideal é de poucos metros para os vizinhos mais próximos no jardim.
Para o plantio de ito-peônias "Canary Diamonds" preparar covas medindo 70x70x70 cm. As próprias peônias devem ser plantadas a uma distância de 1-1,5 metros uma da outra. A camada mais baixa é preenchida com drenagem de pequenos pedaços de tijolo, seixos ou argila expandida de cerca de 15 cm. A próxima camada é colocada com composto e fertilizantes minerais.
As fossas de drenagem e compostagem são deixadas sozinhas por uma semana. Nesse período, eles irão se instalar e será possível iniciar o plantio de plantas. Para isso, a raiz do arbusto é colocada em um buraco, coberta com terra e calcada. Os botões vegetativos devem ser mantidos a um nível de pelo menos 5 cm.
É impossível aprofundar as peônias, as bem plantadas não florescem.
Cuidado
A rega das peônias começa no início da primavera. O solo deve ser umedecido, mas a estagnação da umidade não é permitida. Despeje cerca de dois ou três baldes de água sob um arbusto de peônia "Canary Diamonds". Se a terra ao redor das peônias não for coberta com cobertura morta, então a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento são obrigatórios. A cobertura morta é cobrir o solo com vários materiais para reduzir a perda de umidade e evitar rachaduras no solo, e a palha é ótima como a cobertura morta mais simples.
A alimentação das peônias deve ser feita em três etapas: assim que a neve derrete, 10 gramas de potássio e nitrogênio são espalhados ao redor do arbusto, então a rega é realizada; durante o período de crescimento do botão, 10 gramas de nitrogênio, potássio -12 gramas, fósforo - 15 gramas também são espalhados; pela terceira vez, os fertilizantes são aplicados duas semanas após a floração.Para fazer isso, 12 gramas de potássio e 20 gramas de fósforo são despejados sob cada arbusto.
Não se recomenda a aplicação de fertilizantes nitrogenados durante a floração, pois neste caso as plantas gastarão toda a sua energia no desenvolvimento das folhas e caules.
Recomenda-se o uso de farinha de dolomita e cinzas para desoxidar o solo. Eles podem ser adicionados ao solo em qualquer época do ano, mas a época preferida para aplicá-los é a primavera ou o outono. A farinha de dolomita é adicionada ao solo uma vez a cada três anos. As cinzas têm propriedades desoxidantes menos pronunciadas, por isso podem ser adicionadas com mais frequência.
Doenças e pragas
As peônias podem ser afetadas por doenças fúngicas, como o bolor cinzento e o oídio. Basicamente, os fungos são provocados pelo excesso de umidade. Para medidas preventivas e terapêuticas, pode-se usar água com sabão e sulfato de cobre. Além disso, para prevenir e se livrar de infecções fúngicas, você pode usar biofungicida "Fitosporin".
Entre as pragas de peônias, há um besouro de bronze, um nematóide de verme da raiz e um murv de grama. Eles comem o sistema radicular, as lâminas das folhas e as flores. Para sua destruição são usados agentes químicos como Aktara e Kinmiks.
Poda
Ito-híbridos de peônias permanecem verdes até a geada. Formam botões nos caules a uma altura de 10-15 cm. Se congelarem, nada de terrível acontecerá, já que os botões superficiais não afetam a formação e a floração do arbusto.
A poda dos ito-píons é realizada ao nível do solo, mas ao mesmo tempo é necessário preservar os botões do ano seguinte, que ficam ligeiramente salientes acima do solo.
A poda deve ser feita antes do congelamento. Após a poda, as ito-peônias são cobertas com cobertura morta para proteger os botões remanescentes da geada e fornecer à planta condições de inverno confortáveis.
Uma visão geral de Canary Diamonds está esperando por você no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.