Peônias "Henry Bokstos": descrição da variedade, características de plantio e cuidados
Uma planta ornamental deve estar presente no jardim, que será o grande destaque entre todas as plantações. Ao escolher uma planta que desempenhe tal função, muitos tendem a plantar rosas. E agora a hortênsia é considerada uma planta ornamental muito popular. No entanto, estes não são os únicos representantes de belas plantas ornamentais, a peônia pode se tornar a rainha do seu jardim. Esta solução será muito original e pode dar ao seu quintal uma vivacidade sem precedentes. Um dos representantes mais brilhantes das peônias é a variedade "Henry Bokstos".
Descrição e história da criação
A peônia "Henry Bokstos" nos foi trazida do distante Canadá, onde criadores e criadores desta variedade. Esta planta herbácea ornamental é muito versátil e pertence a híbridos de peônia interespecíficos. Os representantes desta espécie de peônias classificam-se como felpudos.
Peônia "Henry Bokstos" tem a seguinte descrição curta:
- os caules das flores são bastante maciços e têm boa resistência, os grandes botões estão perfeitamente fixados neles;
- as folhas são de cor verde claro;
- a altura máxima de uma peônia chega a 1 metro;
- os brotos são retos, as flores podem ser vistas no topo, uma a uma;
- se houver um representante desta variedade no jardim, não haverá limite para o deleite de sua aparência - os botões se apresentam em forma de uma grande bola, seu diâmetro pode chegar a 20 centímetros; o meio do cálice é rosa brilhante; as pétalas são caracterizadas por um ajuste justo entre si;
- as inflorescências têm uma cor escarlate muito rica;
- o processo de floração começa no início da temporada de verão - tal planta não floresce mais do que 1 vez; durante o período de floração, um aroma muito agradável emana dessas peônias;
- uma das vantagens é um alto nível de resistência ao clima gelado; peônias dessa variedade são capazes de sobreviver mesmo em temperaturas de 35 graus abaixo de zero;
- Henry Boxtos também é muito resistente a várias pragas que podem desencadear doenças;
- Normalmente, os representantes desta espécie de peônias não precisam de liga devido aos caules fortes, mas muitos jardineiros ainda recorrem a este método como uma proteção adicional da planta contra fortes rajadas de vento.
Características de reprodução
Existem vários tipos de reprodução desta variedade de peônia, o mais simples deles é a divisão em rizoma. É melhor começar a fazer esse procedimento no final da temporada de verão. O processo é realizado da seguinte forma:
- desde o início, você deve desenterrar cuidadosamente a plantação de arbustos, após o que a peônia é removida do solo; o sistema radicular deve ser limpo de torrões de terra;
- após a retirada e limpeza dos rizomas, eles são divididos em várias partes com a ajuda de uma pá;
- raízes e rins devem estar presentes em cada uma das divisões;
- na última etapa, todas as hastes da planta são plantadas em campo aberto imediatamente após a divisão.
Na estação fria, a planta precisa de proteção adicional, que servirá como componente de aquecimento - geralmente as peônias são cobertas com serragem, conservam bem o calor; em alguns casos, ramos de abeto também são usados.
Existe outra maneira de criar uma peônia - enxerto. Porém, é muito menos utilizado no cultivo desse tipo de planta, pois tecnicamente esse processo causa dificuldades na sua implantação.
Na criação seletiva de peônias, eles costumam recorrer a um método de criação, usando sementes. Neste caso, o material de plantio é melhor semeado próximo ao início do clima frio. Os primeiros brotos são esperados não antes de 1 ano após a semeadura. Depois disso, as plantas são transplantadas novamente.
Este método é considerado muito demorado, pois as plantas demoram muito para se formar. As peônias começam a florescer 6 anos após a semeadura.
Sutilezas de aterrissagem
É preciso ter muito cuidado com o plantio de peônias e escolher o local mais adequado para o seu cultivo, pois a planta é perene e pode germinar por mais de uma dezena de anos. Portanto, a questão do local de pouso é tão importante para as peônias.
Um dos principais critérios para um pouso bem-sucedido é considerado a época certa do ano. É melhor plantar peônias na primavera. E também plantar plantas no outono não é um erro. Não deve haver local de pouso pantanoso ou várzeauma vez que tal local sofre de água estagnada, isso pode ter um efeito muito negativo no sistema radicular das plantações.
E também o local deve ser bem iluminado, já que as peônias são plantas que gostam muito do calor.
Os representantes da variedade Henry Bokstos são plantas bastante viáveis, que se adaptam rapidamente às condições climáticas da região onde são cultivadas. Essas peônias se distinguem por sua resistência a lugares áridos, toleram bem o inverno russo e também são bastante resistentes a um alto nível de acúmulo de umidade.
A planta deve essas excelentes propriedades ao seu complexo sistema radicular, no qual os chamados botões dormentes estão localizados. A questão toda é que eles começam a funcionar quando seus representantes ativos se tornam inviáveis. Devido a isso, podemos dizer que as peônias possuem um segundo vento, que acompanha o bom desenvolvimento de todos os componentes estruturais da planta, e também permite que elas floresçam intensamente.
O solo deve ser escolhido com cuidado, pois as condições nele devem ser neutras. Portanto, a escolha dos fertilizantes deve ser levada a sério. Não é altamente recomendável usar turfa. Essa matéria orgânica oxida em grande parte o solo. Você pode reduzir o nível de acidez com cal.
As peônias são muito bem aceitas em solos com proporção significativa de argila e areia. Antes do plantio, deve ser bem processado e drenado. Uma pequena camada de cobertura é melhor colocada bem no fundo da cova de plantio, após o qual você pode plantar um arbusto. As raízes pequenas devem ser esticadas em diferentes direções e cobertas com terra, a camada média deve ser de 6 centímetros. Em seguida, você precisa regar a planta abundantemente.
Com muito cuidado, as peônias podem florescer um ano após o plantio.
As nuances do cuidado
Cuidar de representantes dessa espécie de peônia é bastante simples. Existem algumas regras básicas a serem seguidas.
- Remoção de ervas daninhas. De vez em quando, a área onde as peônias são cultivadas precisa ser limpa de ervas daninhas. O principal é remover as ervas daninhas entre os brotos da planta.
- Afrouxamento. O sistema radicular da planta tende a crescer para cima, por isso é necessário soltar com muito cuidado o solo ao redor dos arbustos. Neste caso, é recomendável colocar a terra mais perto dos brotos.
- Top dress. No primeiro ano de crescimento das peônias, as flores simplesmente precisam ser alimentadas para formar um sistema radicular saudável. É melhor usar fertilizantes com minerais. Após o término do período de floração, recomenda-se adicionar elementos fortificantes à água para irrigação. O potássio e o fósforo são perfeitos para essa função.
- Rega. A planta necessita principalmente de rega moderada, apenas durante o período de cor intensa é que necessita de humidade abundante.
- Poda. É necessário adiar a poda de novos arbustos. Pela primeira vez, esse processo deve ser realizado após a dobra dos brotos da peônia, antes do início do frio. O caule da planta é cortado ao nível do solo. Na estação quente, é indesejável a poda dos brotos, pois servem como fonte de nutrição para o sistema radicular.
Doenças e pragas
Os representantes da variedade Henry Boxtos são considerados muito resistentes a várias doenças, mas isso não significa que não haja ameaça para eles. A ferrugem é uma doença particularmente perigosa e disseminada. A podridão cinzenta pode ser adicionada à mesma lista. Os sinais de infecção são bastante evidentes. Imediatamente é necessário tomar providências e tratar a planta com um preparado à base de fungicidas.
Outra doença que afeta as peônias é o mosaico em anel. É considerado perigoso e pode matar a planta. Sinais - o aparecimento de padrões nas folhas do arbusto. Se você não tem tempo para processar a planta com um agente especial, é melhor se livrar da peônia. O sabonete verde é freqüentemente usado para tratamento. O mesmo tratamento é usado para matar pulgões.
Se lagartas aparecem em plantações de arbustos, você precisa reagir rapidamente e se livrar delas manualmente.
Para prevenir a doença, você deve aderir às seguintes medidas preventivas:
- adesão cuidadosa às normas agrotécnicas;
- brotos de peônias quando o plantio deve ser saudável;
- realizando o processamento tripla das peônias com os preparativos necessários durante toda a temporada.
Avaliações
A peônia da variedade "Henry Bokstos" é a preferida de um grande número de produtores de flores. Ele ganhou popularidade por sua aparência luxuosa e cores contrastantes. Os amantes destas flores sempre apontam para o seu agradável aroma inesquecível durante a floração, que serve como um excelente complemento para uma planta ornamental. E também amam peônias porque podem perdoar muitos erros ao cuidar dela. Os arbustos não são exigentes e têm excelentes propriedades, tão necessárias para o cultivo nas condições climáticas da Rússia.
Os floristas também costumam apontar sua longevidade, o que não pode ser uma desvantagem para a planta.
No projeto paisagístico, as peônias são consideradas simplesmente um componente insubstituível. Os floristas costumam fazer uma mistura leve de peônias e coníferas. Parece muito impressionante. E também arbustos lindos podem ser vistos em grandes canteiros de flores ou em gramados, criando um contraste suculento. Os floristas também são considerados fãs fervorosos desta cultura, já que as peônias são a base para a criação de belos arranjos de flores. É considerado uma grande vantagem que eles podem ficar na água por muito tempo, decorando o ambiente e cheirando com um aroma agradável.
Para uma visão geral da peônia Henry Boxtos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.