Peônias "Julia Rose": descrição da variedade e características de cultivo
As peônias são plantas incrivelmente bonitas e, ao mesmo tempo, são completamente despretensiosas no cultivo e no cuidado. Recentemente, além das variedades clássicas, as variantes híbridas que parecem muito exóticas se tornaram muito populares. É improvável que as peônias Julia Rose sejam do interesse de pelo menos um jardineiro profissional ou produtor amador.
Esta variedade de peônias Ito-híbridas é considerada muito resistente e até única, pois é adequada para o cultivo mesmo nas regiões mais frias do nosso país.
Neste artigo, veremos mais de perto as peônias Julia Rose, descobriremos o que são os híbridos Ito e também consideraremos algumas dicas para cultivar e cuidar deles.
Plantas Ito-híbridas
As peônias ito-híbridas são familiares a poucos amadores, alguns podem até ouvir falar delas pela primeira vez. Plantas desse tipo surgiram há relativamente pouco tempo. Eles foram criados por um criador do Japão através do cruzamento de peônias arbóreas e herbáceas, que existem separadamente na natureza. As peônias ito-híbridas são plantas únicas, pois combinam as melhores qualidades de dois tipos de plantas. Um pouco mais tarde, os direitos desses híbridos foram comprados por um criador americano, que mais tarde desenvolveu novas variedades de peônias Ito-híbridas.
Essas plantas são diferenciadas por especialistas em um grupo separado. Até à data, são conhecidas várias dezenas de peónias híbridas, que podem deliciar os floricultores com as suas formas, cores e resistência originais aos extremos de temperatura. A maioria das variedades tem uma cor contrastante incomum, composta por vários tons.
A variedade Julia Rose foi criada por um criador americano nos anos 90 do século passado. Recebeu ampla publicidade, então rapidamente se espalhou para fora dos Estados Unidos. Hoje ele é amado não só no exterior, mas também em nosso país.
Descrição da variedade
Os arbustos da variedade Julia Rose podem atingir uma altura de 85–90 cm, espalhando-se bastante, com uma haste forte, envolvida por uma grande quantidade de folhagem. As folhas são verdes brilhantes, em forma de penas finas.
A floração abundante pode começar já em meados de maio e geralmente termina em meados de julho, às vezes antes. As flores podem atingir 17–20 cm de diâmetro. As pétalas das flores são semi-mate e semi-duplas, têm uma cor rosa pálido com um tom de pêssego. A cor desta variedade de peônia muda dependendo da época de floração. No início, pode ser rosa profundo com uma tonalidade laranja e, em seguida, rosa pêssego. No meio das flores, você pode ver estames felpudos amarelos brilhantes. As flores têm um aroma delicado e ao mesmo tempo muito agradável.
Durante a época de floração, as peônias Julia Rose impressionam pelo fato de as primeiras flores serem mais brilhantes, e as que florescem depois, após alguns dias começam a mudar de cor para uma mais delicada. Devido a isso, o arbusto se torna diferente de todos os outros.
Peônias dessa variedade podem ser adicionadas a qualquer projeto paisagístico em um terreno privado.
As nuances do crescimento
As peônias ito-híbridas preferem solos argilosos férteis. Para eles, é melhor escolher locais moderadamente ensolarados com pouca sombra, mas de forma alguma aqueles que passam perto de corpos d'água ou de lençóis freáticos. Caso contrário, o sistema radicular das plantas pode começar a apodrecer, e isso pode causar a morte das plantas.
A turfa é indesejável para fertilizar o solo, enquanto o solo deve ser moderadamente ácido. O melhor é escolher um local de plantio para ficar tranquilo. Apesar de as peônias desta variedade serem muito resistentes às mudanças de temperatura.
É indesejável plantar peônias em um local sombreado com correntes de ar, pois sem a luz do sol elas simplesmente não florescerão, mas ficarão verdes abundantemente. As plantas geralmente são plantadas na primavera ou no outono, às vezes no final do verão.
No primeiro ano de plantio, as plantas podem não florescer. Para as peônias, esse fenômeno é considerado normal e, portanto, com os devidos cuidados, não se preocupe. As plantas geralmente começam a florescer 2-3 anos após o plantio no solo.
O procedimento para o plantio no solo é o seguinte.
- Preparação de covas medindo 60x60 ou 50x50 cm e uma profundidade de cerca de 70-80 cm.
- Preencher os buracos com uma camada de areia, cascalho, composto e húmus. Às vezes, potássio e cinzas de madeira também são adicionados como curativos adicionais.
- Depois disso, os poços são preenchidos e deixados por várias semanas para compactar a terra. A distância entre os futuros arbustos deve ser em média 1 metro ou mais.
- Ao plantar, as peônias não devem ser colocadas muito profundas. É muito importante compactar bem o solo. Após o plantio, as plantas devem ser regadas em abundância.
O transplante é melhor realizado no outono. As plantas são transplantadas com mais frequência após 5–7 anos, mas vale a pena entender: após esse tempo, as raízes das plantas serão muito grandes, o que pode complicar significativamente a tarefa. As plantas são plantadas dividindo os tubérculos.
Cuidado
A rega das peônias deve ser sempre regular, mas moderada. A variedade Julia Rose não tolera regas muito fortes e abundantes - pode começar a doer. Após a rega, é aconselhável fazer amontoa, o que tem um efeito muito benéfico para a saúde da planta.
A cobertura morta também é muito benéfica para as peônias. Você pode usar feno, serragem e até grama seca como cobertura morta.
Para o período de inverno, você não deve cobrir as plantas adultas, mas definitivamente deve cobrir as jovens, caso contrário, elas podem não sobreviver ao frio severo.
Na primavera - antes da floração das peônias - é recomendável começar a alimentar as plantas com fertilizantes complexos. Em média, a fertilização não deve ser feita mais do que três vezes por safra, pois o excesso também pode trazer consequências negativas.
A poda das plantas - caules e folhas restantes - deve ser feita no outono... Recomenda-se tratar as secções com cinza de madeira.
A poda geralmente é feita no início do primeiro tempo frio - anteriormente não era recomendado.
Doenças e pragas
Ito-peônias "Julia Rose" são consideradas plantas bastante resistentes, porém, às vezes são atacadas por insetos. Normalmente, são moscas-brancas, formigas, pulgões, cochonilhas e alguns outros.
Você pode lidar com os insetos com a ajuda de remédios populares, por exemplo, uma solução de sabão em pó, uma decocção de cinza de madeira ou uma infusão de camomila e dente-de-leão... Mas geralmente todos os remédios caseiros servem como uma boa prevenção; pode ser muito difícil finalmente matar os insetos com a ajuda deles em um estágio. É por isso que recentemente tem sido amplamente utilizado inseticidas especiais que matam instantaneamente insetos e outras pragas.
Vale a pena trabalhar com inseticidas em máscara de proteção e luvas, pois esses agentes costumam ser tóxicos.
Plantas e doenças não estão excluídas. Geralmente é o bolor cinzento causado por fungos. Além dos meios industriais, você pode se livrar da doença começando a controlar a rega e mudando a alimentação. Via de regra, os fungos se instalam em locais muito úmidos e progridem em plantas enfraquecidas.
Se insetos foram vistos em peônias, então, além de processá-los, você definitivamente deve prestar atenção às plantas vizinhas. Eles podem ser a fonte de infecção.
Sobre peônias "Julia Rose" veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.