Peônias "Prato": descrição, características de plantio e cuidado
Quando as peônias perfumadas florescem em jardins e parques, podemos dizer que o verdadeiro verão começou. Parece que não existe uma área de jardim ou parque urbano onde essas flores maravilhosas não cresçam. E é muito difícil fazer uma escolha entre o esplendor das várias variedades. Peônia "Prato" - uma das mais belas variedades de espécies herbáceas desta planta.
Descrição
Peony "Dinner Plate" foi criada em 1968 no viveiro de Charles Klemm (EUA, Illinois). E já em 1973 na Exposição Americana recebeu um prêmio: o prêmio "Grand Champion". Este prêmio é bem merecido, já que a flor é realmente linda: enormes flores duplas rosa macias cobrem densamente um pequeno arbusto, e para que ele não se desfaça com o peso dos botões, é preciso amarrar e fortalecer caules pouco potentes . O nome se traduz em "prato de jantar" e fala do tamanho dessas flores lindas.
Prato de Jantar refere-se às espécies de flores leitosas de peônias herbáceas. A variedade tem um período de floração médio, não perde por muito tempo seu belo aspecto e agradável aroma espesso. E também, o que é importante para o nosso território, a peônia é resistente ao inverno, o que não requer cuidados especiais. Esta variedade é muito boa para o corte, pois tem uma floração longa e abundante, ao mesmo tempo que as pétalas são resistentes ao murchamento e não perdem a frescura por muito tempo. Esta planta perene fica bem tanto em plantações em grupo quanto sozinha.
Na grama verde do gramado, um arbusto densamente coberto de grandes flores rosas será uma bela decoração do jardim.
Características de pouso
A peônia é uma planta bastante despretensiosa, mas ainda assim, de modo que o arbusto se desenvolve bem e floresce anualmente, algumas regras são necessárias ao plantar e cuidar dele posteriormente.
- Você precisa escolher o local certo para o plantio, já que uma peônia pode crescer em um local por muito tempo: até 50 anos... Portanto, deve ser um local bastante ensolarado, e é desejável que o sol esteja presente na primeira metade do dia. A sombra parcial clara é permitida. Na sombra, o arbusto se desenvolve mal e nunca floresce. Também é indesejável plantar peônias nas terras baixas, pois isso pode causar apodrecimento das raízes.
- Existem alguns requisitos para o solo. As peônias crescem bem em solo argiloso com acidez ligeiramente aumentada (pH ~ 6,6). Mas o solo não deve ser muito denso. Portanto, solo altamente argiloso deve ser diluído com areia, húmus, turfa, cinzas podem ser adicionados. E em solo arenoso, ao contrário, acrescente argila e húmus.
- É aconselhável transplantar e plantar peônias herbáceas no outono, em agosto ou em setembro, quando o calor do verão diminuir e o ar ficar mais frio, o rizoma terá tempo para se adaptar e criar raízes antes do início do tempo frio.
Um buraco para uma muda de peônia deve ser preparado com antecedência: uma semana antes do plantio.
- A drenagem precisa ser despejada no fundo de uma cova com cerca de 0,6 m 3 de tamanho. Esta é uma areia grossa com seixos, cacos, pedaços de tijolo.
- Então você deve adicionar uma mistura de nutrientes, incluindo fertilizantes complexos, húmus, cal, cinzas e polvilhe com solo preparado por cima.
- Em alguns dias, quando o solo diminuir, você pode plantar uma planta.
No momento do plantio é imprescindível que o colo do rizoma fique aproximadamente no nível do solo ou um pouco mais baixo, pois o solo vai se assentar um pouco mais, e você ainda terá que preencher a terra. Mas em nenhum caso os botões devem ser enterrados, caso contrário a peônia não florescerá. Ao plantar, a terra deve ser levemente calcada e bem regada.
É improvável que a peônia floresça no primeiro ano após o plantio, então você não deve se decepcionar imediatamente. A planta precisa ganhar força e poder para florescer. Mas se os botões não aparecem nos anos subsequentes, então um erro foi cometido durante o plantio e um ajuste deve ser feito.
Cuidado
Para que as peônias se deliciem todos os anos com uma floração exuberante, elas precisam de cuidados relativamente simples. Isso significa rega, fertilização e proteção corretas e oportunas contra pragas e doenças de insetos. Na primavera, sob os arbustos de peônias, é necessário soltar o solo, retirar os restos de ervas daninhas e regar bem (pelo menos 3 baldes de água para cada arbusto), e para o crescimento de caules e folhas fertilizar com nitrogênio, por exemplo, nitrato de amônio. Além disso, quando os botões começam a aparecer, é necessário alimentar a planta com fertilizantes potássicos ou usar cinzas.
No verão, o cuidado consiste em tirar as ervas daninhas, afrouxar periodicamente o solo e regar na hora certa. É melhor regar com menos frequência, mas com maior abundância. Depois que todos os botões murcharem, eles devem ser removidos e a planta deve ser alimentada com potássio mineral, fósforo ou fertilizantes orgânicos.
No verão, especialmente em climas quentes, os pulgões podem se tornar ativos. Como ele tem a capacidade de se multiplicar muito rapidamente, você deve tentar se livrar dele o mais rápido possível. Para isso, pode-se usar uma infusão de tabaco, uma solução de sabão em pó para borrifar ou adquirir produtos químicos para controle de pragas em lojas especializadas.
No final do verão, é preciso aumentar a rega, pois nessa época novos botões começam a se formar. Mas com o início do clima frio do outono, a rega é interrompida, e quando as primeiras geadas começam, corte as hastes quase ao nível do solo. Queime todos os resíduos vegetais, trate os locais de corte com cinzas.
Isso servirá como prevenção de várias doenças, além de destruir todos os tipos de larvas de insetos.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.