Como as peônias se reproduzem?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Métodos de reprodução
  3. Estacas

Existem várias maneiras de criar peônias. Os produtores iniciantes definitivamente devem se familiarizar com cada um deles. Somente neste caso será possível escolher o método mais adequado. Os métodos mais populares são o corte e a divisão dos arbustos. Quanto à reprodução de peônias com o auxílio de sementes, está em grande parte ao alcance dos criadores, pois exige muito tempo e esforço.

Peculiaridades

As peônias de jardim são plantas herbáceas e arbustivas perenes. As flores da família Peônia são um excelente elemento decorativo vivo que se encaixará favoravelmente na paisagem de qualquer local. Você pode cultivá-los em sua casa de campo ou em seu próprio quintal.

  • As peônias podem atingir uma altura máxima de 1 metro.
  • O sistema radicular é bastante massivo, com grandes raízes pineais.
  • Alguns representantes desta espécie de planta têm uma forma pinaticamente separada, enquanto outros são trifoliados. Eles são caracterizados por cor cinza escuro, verde e lilás escuro. As folhas dessas plantações parecem muito impressionantes.
  • As inflorescências possuem um arranjo único. Um grande vaso de flores pode ter até 20 centímetros de diâmetro.
  • Difere no cuidado despretensioso, pelo qual ele gosta tanto dos cultivadores de flores.
  • As peônias podem crescer no local por mais de uma dúzia de anos.
  • As flores toleram bem as baixas temperaturas.

Usando vários métodos de criação de peônias, os criadores criaram muitas variedades e híbridos. Existem cerca de 5 mil deles no mundo. Todos eles têm diferenças individuais..

Isso afeta principalmente a altura da planta, sua forma, o tamanho do vaso de flores, sua cor e a duração da floração.

Métodos de reprodução

Sementes

Normalmente, o processo de criação de peônias em casa não apresenta grandes dificuldades. É mais apropriado focar em cuidar mais deles. Essa é toda a complexidade do método. Leva muito tempo para germinar as sementes dessa maneira. Os criadores encontraram uma saída e disseram ao mundo como cultivar peônias a partir de sementes mais rápido. A única coisa é que é importante cumprir rigorosamente todas as regras para o plantio de uma planta.

  • Não é recomendado comprar sementes - é melhor colhê-las de flores caseiras.
  • É melhor colhê-los em um estado imaturo. Externamente, são de cor marrom, cobertos por pequenas manchas amarelas. Nesse momento, o aparecimento de fissuras no feto também é característico.
  • As sementes não devem secar. Por isso, são plantados imediatamente em campo aberto. Além disso, antes do plantio, eles podem ser colocados em um pequeno recipiente, coberto com areia e refrigerado. A vida útil máxima é de 1,5 meses. Esse processo é melhor realizado no final do verão ou início do outono.
  • Você pode semear as sementes das mudas com antecedência em um recipiente (com a perspectiva de transplantar em terreno aberto). Mas também é permitido plantar sementes, desprezando o procedimento preliminar, imediatamente na rua.
  • Ao plantar sementes em um lote de rua, é necessário reproduzir vários estágios de estratificação. O primeiro é quente, é acompanhado por uma temperatura de 16 a 30 graus. A segunda fase é fria e dura aproximadamente dois meses. Uma temperatura adequada é de 6 a 10 graus.
  • Com este método de cultivo, mudas de sementes de peônia aparecerão em um ano. Como regra, nem todos os brotos vão brotar ao mesmo tempo e 70% podem nem brotar.

Ao realizar o processo de estratificação, regras básicas devem ser seguidas. A térmica ajudará a crescer as peônias com mais rapidez e eficiência.

Esta fase é acompanhada pelas seguintes ações:

  • semeie as sementes em um pequeno recipiente com areia úmida;
  • na próxima etapa, o recipiente deve ser colocado em local aquecido: pode ser uma bateria ou uma almofada térmica;
  • recomenda-se aquecer a areia a 30 graus, após o que é resfriada novamente, ações posteriores implicam em outro aquecimento.

Realizando esta operação, deve-se umedecer de vez em quando.

A duração da fase térmica é de 2 meses, após os quais as sementes se partem e surgem pequenas raízes. Em seguida, você precisa pinçar as raízes jovens e colocá-las em um recipiente cheio de terra para envasamento.

Após o término da fase térmica, é hora da estratificação a frio. Este procedimento promove o crescimento dos brotos das plantas. Basicamente, esse processo dura 3 meses, mas existe uma maneira de encurtá-lo significativamente. Para isso, você precisará de uma solução especial de 0,01%, que estimulará o crescimento da planta.

A gaze é umedecida com essa solução e o hipocótilo é colocado. É necessário manter a umidade correta. Para isso, as sementes são recobertas com um material translúcido especial. A temperatura do conteúdo é de 5 a 10 graus.

Com o surgimento dos brotos, a planta é colocada em local aquecido. No final da primavera, os brotos devem ser transferidos para a horta, o local deve ser sombreado e a distância entre eles não deve ser inferior a 5 centímetros. É imperativo cobrir o solo e livrar-se regularmente da erva daninha.

Até o final da temporada de verão, é melhor plantar mudas em recipientes, depois dos quais um lugar permanente para elas deve ser encontrado no campo aberto. O local deve ser com sombra parcial clara e solo fértil. É aconselhável afrouxá-lo antes do plantio. As mudas vão até 2 centímetros de profundidade nos buracos. Também é necessário manter uma distância entre eles - 0,5 metros.

Não se esqueça de colocar a drenagem no fundo do buraco e cobri-la com terra saturada de componentes úteis e adubo orgânico por cima.

Camadas

Cultivar peônias usando estacas é uma maneira mais fácil do que a anterior. Você deve escolher a época certa do ano para este procedimento. Recomenda-se começar a trabalhar quando a planta estiver completamente formada em sua estrutura ramificada. Isso geralmente acontece no final da primavera.

  • Primeiro você precisa selecionar os caules do arbusto, fazer uma pequena depressão perto deles e dobrar os galhos ali, deixando uma pequena quantidade de folhas acima do nível do solo.
  • Depois disso, eles devem ser borrifados com terra e umedecidos adequadamente.
  • É necessário que o solo ao redor das camadas esteja em perfeita ordem. Isso pode ser conseguido por rega regular. Você também precisa se lembrar de limpar a área de ervas daninhas.
  • Em média, os primeiros rebentos surgem em julho, depois do qual se recomenda afrouxar o solo ao redor. Isso é necessário para saturar a planta com oxigênio.

Você pode plantar mudas em um novo local no final do verão. Para que as peônias tolerem a geada normalmente, elas devem ser tratadas com cobertura morta antes do início do tempo frio.

Para evitar o enfraquecimento das plantas, é melhor controlar a floração removendo os botões durante os primeiros dois anos após o plantio.

Divisão de rizoma

Outra forma fácil e bastante eficaz de reprodução de peônias é a divisão do rizoma. A probabilidade de germinação é de quase cem por cento. E você pode ver a primeira floração 2 anos depois que as peônias foram plantadas. Esse processo às vezes é até necessário, uma vez que as plantas cultivadas como perenes requerem rejuvenescimento com diminuição da densidade de floração. É melhor separar os rizomas dos arbustos no início do outono, pois nessa época aparecem brotos jovens na planta, e o sistema radicular está completamente fortalecido e saturado de nutrientes.

É necessário escolher a época de plantio para que as peônias possam criar raízes antes do início do inverno. Separar os rizomas e plantá-los na primavera não é categoricamente recomendado, pois a raiz após o frio não está pronta para um desenvolvimento intensivo.

Para dividir os arbustos corretamente, é necessário ler atentamente o processo e executá-lo estritamente passo a passo.

  • Você precisa desenterrar o arbusto com cuidado e removê-lo do solo. Os rebentos são podados em cerca de 10 centímetros. Cada material de plantio deve conter em média cinco botões. Mais deles no futuro podem enfraquecer o sistema radicular da planta. Deve haver pelo menos três raízes de armazenamento.
  • Partes inviáveis ​​da haste devem ser removidas.
  • As seções resultantes são cobertas com cinza de madeira.

Poda

Este método de criação de peônias é muito eficaz. Mas também requer cuidados ansiosos com os brotos. Um arbusto grande é adequado para este procedimento; a poda é geralmente feita no primeiro mês da primavera ou no período de outono do ano. Após esse procedimento, começa o chamado período de reabilitação de um grande arbusto, que dura até dois anos. Somente depois de decorrido esse período de tempo, ela voltará a dar inflorescências.

Se você decidir começar a criar um arbusto na primavera, precisa esperar até que as coberturas de neve desapareçam completamente e limpar o solo na área ao redor da plantação. Neste caso, o rizoma deve ser completamente exposto a uma profundidade de 10–20 centímetros.

Quando o processo de poda é realizado no período de outono, as ações serão semelhantes. Depois disso, é preciso tirar uma pá, o melhor é tratá-la com uma solução desinfetante especial. Com sua ajuda, você deve fazer um corte horizontal da raiz.

A distância entre os rins deve ser de pelo menos 6 centímetros. Recomenda-se processar os ramos resultantes e posteriormente plantar a planta.

Estacas

Para realizar o processo de rejuvenescimento de arbustos antigos, use o método de estacas. Ao contrário de outros métodos de criação de peônias, é bastante longo. Você poderá observar o processo de floração somente quatro anos após o plantio das mudas em campo aberto. As plantas se reproduzem de duas maneiras: raiz e caule.

Raiz

Normalmente, esse processo é realizado ao mesmo tempo que o transplante de peônia. É melhor usar o método de estacas de raiz na primavera. A raiz deve ser dividida em pequenas partes, seu comprimento não deve ultrapassar cinco centímetros. Você também pode usar as partes restantes do rizoma após o transplante dos arbustos. Um pré-requisito para plantar plantas desta forma é a presença de uma raiz de reserva e pelo menos um botão.

O material de plantio deve ser processado antes do plantio em terreno aberto. Este processo consiste nas seguintes etapas:

  • em primeiro lugar, é necessário preparar uma solução de permanganato de potássio, o melhor é processar os cortes nele por duas horas;
  • depois disso, o material deve estar totalmente seco, em média pode demorar 2,5 horas;
  • recomenda-se cobrir os cortes do rizoma com cinza de madeira;
  • depois disso, as fatias também precisam secar, para isso precisam de muito mais tempo - até 20 horas;
  • em loja especializada, recomenda-se adquirir um medicamento que estimule o crescimento de plantas com flores, e com elas tratar as raízes antes do próprio processo de plantio em campo aberto.

A área selecionada deve ser afrouxada antes do plantio. Um intervalo definido (20 centímetros) deve ser respeitado entre as mudas. Eles são enterrados por cerca de cinco centímetros, após os quais o solo ao redor da plantação é coberto com cobertura morta.

Os brotos requerem manutenção básica na forma de regar e limpar a área de ervas daninhas. Após 2 anos de crescimento, os brotos podem ser transplantados.

Tronco

    Este método de propagação de peônias por estacas é considerado mais complicado e pode consumir muito mais energia de você do que estacas de raízes.O cultivo de caules de peônias não é recomendado para híbridos de plantas interespecíficas: a probabilidade de que todas as mudas germinem é muito baixa. Normalmente aparece apenas 1/3 das peônias plantadas. E isso já pode ser considerado um sucesso.

    Uma semana antes do início do processo de floração, os caules devem ser cortados. Normalmente, você não pode obter mais de 7 cópias de cada arbusto. Além disso, o procedimento pode ser realizado 3 dias após o desabrochar das flores. Para tal, são adequados arbustos com mais de cinco anos.

    • Os ramos devem ser cortados em partes iguais, cada uma das quais deve ter dois entrenós. É desejável que seu comprimento chegue a 10 centímetros.
    • As folhas das estacas devem ser encurtadas para aproximadamente três vezes o seu comprimento natural.
    • A parte inferior dos brotos é colocada em um recipiente com um preparado para estimular o crescimento das plantas.
    • O solo deve ser solto e saturado com qualquer fertilizante orgânico. No futuro, isso ajudará os brotos a formarem um rizoma. Para o plantio, você pode escolher um recipiente em forma de uma pequena caixa. Uma área sombreada é o ideal.
    • Sobre a mistura de solo deve-se colocar areia, cuja camada deve chegar a 6 centímetros. Também é recomendável aprofundar os cortes nele.
    • Para obter o melhor efeito, uma pequena estufa é instalada pela primeira vez.

    Você aprenderá mais sobre como as peônias se reproduzem no vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário