Tudo sobre peônias roxas e lilases
A flor da peônia tem uma flor exuberante, é despretensiosa de cuidar e também pode crescer no mesmo lugar por muito tempo. A planta se distingue por suas cores: branco, roxo, lilás, bordô. E também há variedades duplas e não duplas de peônias. Para que uma peônia cresça e agrade aos olhos, você deve saber quais espécies e variedades podem ser plantadas em uma determinada área.
Variedades
Todas as peônias podem ser divididas em grupos de acordo com a forma do botão, existem 5 grupos:
- não duplo - as flores têm apenas 10 pétalas, pequenos botões;
- japonês - os estames têm cor semelhante à das pétalas, podem ter tonalidades diferentes, do amarelo ao vermelho vivo, em alguns casos há peônias roxas, mas aqui são raras;
- anêmona - a flor tem 6 pétalas localizadas ao longo da borda do botão;
- peônias semi-duplas - tem um botão exuberante que é completamente preenchido com pétalas;
- Terry - os botões são fofos, as pétalas são mais largas nas bordas e, por dentro, os estames são praticamente invisíveis aqui.
Tons roxos podem ser encontrados em todas as variedades de peônias. Normalmente apresentam-se sob a forma de arbustos, semi-arbustos, também existem herbáceos. Agora, muitas espécies bonitas foram criadas e estão lindas.
Os arbustos de flores crescem até uma altura de mais de 1 metro, as raízes são grandes e os bulbos estão localizados nelas. Várias flores podem crescer de um desses bulbos de uma vez. As flores em uma peônia podem ser de cores diferentes - isso é compreensível, mas as folhas também têm cores diferentes: verde, cinza e até roxo. A peônia floresce sozinha e o tamanho de um botão atinge mais de 20 cm de diâmetro. Ao mesmo tempo, ele vai decorar não só um jardim em forma de arbusto, mas também uma sala com um buquê em um vaso. Variedades de peônia roxa podem ser perfeitas para qualquer ocasião.
Estas plantas são fáceis de manter e cultivar. Durante a floração, eles são lindos. Mas esse esplendor não vai desaparecer depois que as flores caírem - afinal, o arbusto exuberante em si é lindo.
Descrição das variedades
Como já mencionado, todas as peônias são divididas em três grandes variedades: herbáceas, arbustivas e arbustivas anãs.
As seguintes variedades podem ser encontradas no tipo herbáceo de peônias.
- Tigela de Beleza. Tamanho da flor cerca de 20 cm, tipo japonês. A flor tem uma coloração lilás-rosa, e no centro as pétalas têm uma tonalidade amarelo claro.
- "Anastasia". Flores Terry, está ótimo. A variedade é tardia e é mais adequada para climas quentes. A altura da planta atinge até 1 metro de altura. A inflorescência é de agradável cor rosa-lilás, com tonalidade acinzentada nas pontas das pétalas.
- "Alexandr Duma". A variedade tem inflorescências em forma de bomba, pintadas em um tom rosa-lilás brilhante. O comprimento da pétala é de cerca de 13 cm, esta variedade foi criada no século XIX. O período de floração da peônia também é tardio. A inflorescência tem um cheiro adocicado.
- Bellville. Inflorescências de cor lilás-púrpura clara. O aroma da flor é adocicado, florescendo mais tarde.
- "Purple Ocean". A flor representa a forma de uma coroa lilás. A variedade é resistente à geada, o período de floração é de cerca de 3 semanas. Os botões têm 15 cm de diâmetro.
As peônias semi-arbustivas incluem variedades híbridas que são cultivadas no Japão e na China. As variedades a seguir são muito populares na Rússia.
- "Lótus roxa". É do tipo semi-arbustivo, os botões são grandes, 25 cm de diâmetro, a flor tem um aroma forte, as primeiras inflorescências lembram um lótus. O arbusto da planta cresce mais de 1 metro de altura.
- Duck Black Ash. Essa variedade de peônias é antiga, as pétalas chegam a atingir 14 cm quando abertas.As inflorescências são rosa-púrpura, a peônia floresce cedo, por isso é melhor cultivá-la em um clima temperado.
- "Safira". A época de floração é em junho, o botão chega a 18 cm, o arbusto pode crescer até 1,2 metros, até 50 inflorescências florescem sobre ele. Pétalas lilases.
- "Purple Haze". Pertence ao subgrupo de turco, os arbustos são pequenos em tamanho - até 90 cm. As pétalas são pintadas em tons de rosa ou lilás-rosa. Apenas 2-3 flores podem florescer no arbusto, a peônia floresce cedo, a floração ocorre dentro de 2 semanas.
Dicas de cuidados
Todos os tipos de tons de lilás e roxo de peônias podem ser plantados lado a lado, e você também pode criar composições a partir deles adicionando botões brancos.
Para que as flores do arbusto fiquem mais viçosas, elas precisam ser alimentadas, e isso deve ser feito de maneira correta. Normalmente, a cobertura é feita na primavera - para isso, o solo próximo à flor é regado com uma solução especial. A solução contém água e permanganato de potássio, um balde pode ser suficiente para vários arbustos de peônia. Quando a flor crescer, deve ser tratada com nitrato de amônio dissolvido em água. Essa alimentação deve ser realizada uma vez ao mês, sendo a dosagem escolhida de acordo com as instruções da composição. Essas ações geralmente são realizadas durante a noite, quando o sol já se pôs, para não prejudicar a planta. Quando os botões começam a cair sobre a peônia, assim como durante a floração, é necessário fazer uma composição especial com nitrato de amônio, sal de potássio e superfosfato. Em torno do arbusto de peônia, um buraco é puxado e o fertilizante resultante é derramado nele, após o qual o buraco é coberto com terra.
Depois de decorrido o período de floração, as raízes da planta precisam de rega abundante.
Tem hora que uma planta plantada em um local não dá botões - nessa situação, ela pode ser transplantada para um lugar melhor. Se você precisa propagar um arbusto de planta, então ele deve ser desenterrado e as raízes devem ser divididas em várias partes. Depois disso, você pode plantar a peônia em outro lugar. É melhor se uma flor for transplantada com menos de 4 anos, que anteriormente dava frutos mais de 2 vezes. Isso ocorre porque quanto mais velha a peônia, mais espesso seu rizoma, e será difícil separá-la. O trabalho de transplante de plantas é melhor realizado no outono. Se você transplanta peônias na primavera, elas começam a doer muito e praticamente não se desenvolvem. Ao transplantar flores na primavera, vale a pena fazê-lo após o degelo do solo.
O que considerar ao escolher uma variedade de peônias:
- tipo - arbustos ou herbáceos;
- forma e cor do botão;
- para quais fins - apenas para a temporada ou como uma perene;
- preste atenção à vitalidade da planta;
- tamanho da planta;
- quais hastes estão eretas ou penduradas.
Não se esqueça da época de floração da peônia. Se você fizer a seleção certa e combinar as peônias, elas florescerão durante todo o verão. É preciso lembrar que as peônias arbustivas serão as primeiras a florescer. Todas essas informações podem ser encontradas na descrição da variedade peônia:
- flores muito precoces;
- botões iniciais;
- floração média;
- floração tardia;
- mais tarde e muito tarde.
Nas peônias de tipo herbáceo, os caules estendem-se diretamente das raízes - eles não endurecem e, no inverno, toda a parte do solo da flor morre.
Os semi-arbustos têm caules, lenhosos apenas na parte inferior, e no topo são verdes, herbáceas, de modo que apenas a parte herbácea morre no inverno. E na primavera, os brotos da parte lenhosa começam a crescer.
No tipo arbustivo, todos os arbustos são lenhosos, por isso não morrem no inverno.
Mais recentemente, os criadores criaram outra variedade de peônias - essas são mini-peônias, na maioria das vezes plantadas em recipientes. Em altura, essas peônias atingem apenas 60 cm, e suas flores têm formato de anêmona. Praticamente não há informações sobre eles, mas alguns tipos de peônias têm seus próprios nomes.
Mais informações sobre um tipo separado de peônia lilás estão no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.