Quando e como transplantar peônias corretamente?

Contente
  1. Por que transplantar?
  2. Tempo ideal
  3. Como desenterrar peônias?
  4. Como dividir um arbusto?
  5. Preparação do solo
  6. Instruções passo a passo
  7. Mais cuidados

As flores são uma decoração de qualquer área de casa ou quintal. Para poder admirá-los por muito tempo, é preciso conhecer as peculiaridades de cuidar deles. As peônias são consideradas uma das flores mais comuns e preferidas dos jardineiros e residentes de verão, por isso são amplamente cultivadas. Para que as flores cresçam fortes e saudáveis, é importante poder transplantá-las, escolhendo o momento certo para isso.

Por que transplantar?

A flor mais popular que pode ser encontrada em canteiros, em um jardim ou em uma casa de verão é a peônia. Devido ao esplendor da floração, aroma agradável e rica paleta de cores, sua popularidade permanece consistentemente alta. Outra vantagem indiscutível é a facilidade de cuidar da planta, que dispensa condições especiais, solo ultra nutritivo, irrigação constante e outros pontos inerentes a lavouras mais caprichosas.

Se as peônias forem plantadas corretamente, podem crescer com sucesso por um longo período sem mudar de local, deliciando a todos com suas flores, mas há fatores que as obrigam a mudar o território em que as flores cresceram.

Existem vários deles.

  • O esplendor dos arbustos. A cada ano a massa verde aumenta e a planta ocupa cada vez mais território, o que pode atrapalhar as lavouras que estão adjacentes a ela. A falta de espaço para o crescimento normal não permite que o próprio arbusto se desenvolva corretamente, o que pode levar à deterioração da floração. Será ótimo plantar o arbusto, dividindo-o em partes menores com um procedimento de rejuvenescimento obrigatório, o que vai potencializar o crescimento da cultura verde e ter um efeito positivo na flor.
  • Longo período de vegetação da planta. Devido ao processo demorado, existe o risco de infecção pelas doenças mais comuns, o que é perigoso para as peônias. Além disso, uma falta significativa de nutrientes pode ser detectada, o que impedirá o arbusto de crescer ativa e totalmente.
  • A necessidade de mudar a localização do canteiro de flores. Na dacha e no território do quintal, as mudanças ocorrem muitas vezes na forma de construção de novos edifícios ou pequenas estruturas, razão pela qual as árvores são regularmente replantadas, a disposição dos canteiros, assim como o jardim de flores, muda.

Normalmente, os arbustos não são tocados por cerca de 5 anos a partir do momento em que foram plantados no canteiro, mas em caso de problemas significativos de floração ou de saúde, este procedimento pode ser realizado mais cedo. Quando as flores crescem sem mudanças significativas por mais de 10 anos, pode-se esperar o esmagamento das flores ou as próprias plantas doloridas, porque o solo esgotou todos os seus recursos, razão pela qual os arbustos precisam de um novo local para o crescimento completo.

Tempo ideal

Se houver necessidade de mudar a localização do canteiro de flores, você precisa saber exatamente quando há a oportunidade de transplantar peônias. O transplante de primavera é realizado por residentes de verão e outros amantes de flores que as plantam em clubes perto de casa ou em o país. Para este procedimento, é necessário desenterrar o arbusto completamente, sem parti-lo, para que comece rapidamente na área para onde será movido. Após o inverno, o sistema radicular forma brotos que ajudam a acelerar o processo de aclimatação do arbusto em um novo jardim de flores, porque a flor consegue criar raízes muito mais cedo. O procedimento de mudança de local deve ser realizado dentro de um determinado prazo. O ponto de partida pode ser considerado o derretimento da neve e o aquecimento até 5-7 graus.

A preparação da cova deve ser feita com bastante antecedência. Solo nutritivo e solto é despejado nele. Antes de plantar uma planta, vale a pena adicionar aditivos na forma de composto, esterco ou fertilizantes minerais. Alimentos orgânicos frescos serão altamente indesejáveis. Para que o solo sob as flores fique bem umedecido, pode-se misturar com um pouco de areia.

O processo de transplante de um arbusto para um novo local deve ser realizado por meio da transferência de raízes em coma de terra, onde antes cresciam. É muito importante desenterrar a planta com muito cuidado, sem danificar as raízes. A terra do local antigo deve permanecer no sistema radicular, não precisa ser removida. O arbusto deve ser transferido para um novo canteiro, corretamente posicionado na cova, amarrado pela primeira vez, depois compactado e regado bem. O cuidado subsequente com as peônias não será diferente dos procedimentos usuais exigidos para essas flores.

Se não foi possível fazer o transplante na primavera, você pode fazer esse procedimento em agosto. É este o período de tempo mais adequado para mudar o local do canteiro. O clima neste momento é estável e quente, não há precipitação abundante no outono. O preparo da cova deve ser feito na primavera para que fique totalmente pronto em seis meses. O solo para flores deve consistir em terra, que é obtida de um buraco cavado, areia e composto, que são completamente misturados uns com os outros. Tudo isso está cheio de água. Recomenda-se a utilização de águas pluviais previamente assentadas.

O transplante é feito com a retirada do arbusto com um forcado, que permitirá a extração suave das raízes. Este procedimento é necessário para a liberação segura da parte subterrânea do solo. Se necessário, você precisa plantar e desbastar o arbusto. Para o pleno crescimento de uma nova planta, a raiz deve ter cerca de 6 gemas, o que garantirá o crescimento ativo da cultura após o transplante. Antes de colocar a planta em um novo buraco, ela é bem lavada e desinfetada.

Se for necessário usar qualquer ferramenta de jardim para separar as raízes, ela deve ser desinfetada para evitar que a infecção penetre nas raízes. Terminado o preparo, o arbusto afunda no buraco no máximo 5 cm, após o qual é enfiado e bem regado.

O transplante no outono também é comum, assim como o da primavera. Isso se deve ao fato de que, no momento em que o trabalho é realizado, as raízes já entraram no estágio de dormência e são mais fáceis de tolerar todas as manipulações. Essa opção envolve preparar flores para o próximo ano, para que o processo de despertar comece em um novo canteiro de flores e seja mais tranquilo. É o transplante de outono que prepara as peônias para florescerem na primavera ao acordar. O momento ideal será setembro e início de outubro, mas o prazo exato dependerá da região específica e das condições climáticas, neste caso, o buraco é cavado durante o transplante. Não deve ser muito profundo - 20 cm de profundidade e 40 cm de largura serão suficientes. No caso de solo denso, deve ser misturado com areia.

Imediatamente antes de colocar a flor no buraco, adicione superfosfato, composto ou húmus. Recomenda-se cobrir o fundo com pedrinhas, que servirão de camada de drenagem.

Para facilitar o processo de transplante, e o arbusto crescer mais ativamente na primavera, vale encurtar os brotos em 10-15 cm. Também vale a pena cavar com um forcado para minimizar os danos ao sistema radicular. É importante recuar cerca de 20 cm do arbusto para não o ferir de forma alguma. Assim que for possível remover as peônias, suas raízes devem ser lavadas, desinfetadas e avaliadas quanto a áreas deterioradas e podres e removidas. Todo o trabalho é realizado com o estoque processado. Após o procedimento, as raízes são mergulhadas em uma solução de permanganato de potássio por alguns minutos. As plantas são plantadas no solo superficialmente, o que dá mais chances de proteger suas raízes da decomposição e evitar a morte da peônia.

Como desenterrar peônias?

Para que o processo de extração dos arbustos de peônia ocorra corretamente, a planta permanece intacta e tolera bem o transplante, é importante poder realizá-lo corretamente. O sistema radicular pode descer até 80-90 cm, o que deve ser levado em consideração na escolha de uma ferramenta e a profundidade de sua imersão. As raízes das peônias são bastante delicadas, portanto deformam-se facilmente e se partem, o que é extremamente indesejável. O processo de escavação será semelhante a este:

  • escolha o equipamento certo, o melhor de tudo é um forcado;
  • meça cerca de 40 cm da planta e com cuidado comece a soltar o solo, indo cada vez mais fundo;
  • assim que todo o solo ao redor da flor for desenterrado e solto, com a ajuda de duas pás deve-se tentar remover o arbusto com cuidado;
  • Se o arbusto não se mover facilmente, você deve cavá-lo novamente com um forcado, afundando-os ainda mais no solo;
  • Quando foi possível pegar o arbusto, ele é lavado delicadamente com água para limpar as raízes da terra e examiná-las;
  • a parte aérea do arbusto é encurtada em cerca de 10 cm e colocada à sombra por várias horas para amolecer as raízes.

É importante saber a idade dos arbustos de peônia para determinar corretamente a distância em que você pode começar a cavar no solo. Quanto mais velha a planta, mais desenvolvido seu sistema radicular, e se você começar a cavar nas proximidades, o risco de danificá-la torna-se muito alto.

Como dividir um arbusto?

Se um transplante de peônias para um novo local não for suficiente e houver a necessidade de dividir o arbusto em vários menores, é importante saber como esse procedimento é realizado corretamente. Devido ao fato de que o sistema radicular das peônias tende a se entrelaçar abundantemente, isso muitas vezes complica muito o procedimento de separação e seleção dos pedaços de raízes necessários que têm os tamanhos, botões e raízes adventícias corretos. O processo de separação será assim.

  • As raízes devem ser divididas com uma faca em seções de cerca de 10 cm de comprimento, onde haverá de 3 a 5 botões e cerca de 4 raízes adventícias. Raízes grandes com um grande número de botões não devem ser usadas para transplante.
  • É necessário inspecionar cada área dividida em busca de partes de raízes podres e danificadas e removê-las.
  • Os locais de corte, como as próprias raízes, precisam ser tratados com uma mistura de bordeaux, oxicloreto de cobre, etc. Também vale a pena usar uma composição em pó de carvão para aplicação nos cortes. Após esse tratamento, é necessário colocar as plantas à sombra por, no máximo, um dia.
  • Para proteger as raízes da decomposição, é necessário mergulhá-las em uma solução de permanganato de potássio algumas horas antes do plantio.
  • No caso de colocar diferentes variedades de peônias em um mesmo canteiro, vale a pena assinar cada muda, indicando as principais características da variedade.

No processo de divisão das raízes, vale a pena retirar por completo as muito antigas, pois já possuem uma estrutura oca e não poderão dar conta das funções que lhes são atribuídas. Se você realizar todas as atividades corretamente, para a próxima temporada poderá obter um grande canteiro de belas peônias jovens.

Preparação do solo

Para que as peônias comecem bem em um novo local e comecem a florescer plenamente, é importante escolher um local adequado para colocarem, bem como preparar corretamente a cova e preenchê-la com solo fértil. O mais confortável para as plantas será a seção leste, onde haverá bastante sol. Se você criar condições que impeçam as correntes de ar, então as flores vão se deliciar com uma floração longa e bonita. Você não deve plantar peônias perto de árvores altas, caso contrário, elas farão sombra, não dando a luz solar necessária.

O lugar errado será o território onde a água se acumula pelo menos às vezes., porque 1-2 dias de estagnação de umidade é suficiente para a decomposição da raiz. Se não for possível escolher o local ideal para as peônias, é necessário fornecer ao arbusto uma boa camada de drenagem para que o excesso de umidade saia imediatamente sem se prolongar nas raízes. O solo deve ter um nível de acidez na faixa de 6-6,8 pH e ser argiloso.

Se o solo for compactado, as peônias param de florescer e se desenvolvem com dificuldade. Para evitar tais processos, é importante preparar o solo para o transplante cavando um buraco de 60-70 cm de profundidade e amassando o solo ideal. Independentemente do tipo de terreno e da localização do lençol freático, a presença de drenagem só beneficia as flores. Se o solo for pesado, deve ser diluído com areia grossa de rio e muitos fertilizantes. No caso de solo franco-arenoso, a argila servirá como um componente adicional.

Para o transplante, é importante garantir alta fertilidade do solo e sua estrutura solta para que seja fácil para as raízes se abrirem em novas condições. As peônias não devem ser plantadas muito profundamente, pois são muito sensíveis à aeração do solo e não poderão crescer normalmente devido à sua ausência. Se atingir as condições ideais, depois de mudar o local, as peônias serão capazes de se desenvolver ativamente. Estas flores atingirão o seu desenvolvimento máximo em 4-5 anos, deliciando-se com uma floração estável e bonita por mais 5 anos.

Instruções passo a passo

Para transplantar corretamente as peônias para outro local, é necessário ter certos conhecimentos sobre cada uma das etapas do trabalho, caso contrário não será possível alcançar o resultado desejado. As instruções de execução serão reduzidas a vários pontos principais.

  • Preparação do poço. As dimensões da cava podem variar dependendo do tipo de cultura. Peônias herbáceas altas e parecidas com árvores precisam fazer um buraco no solo de até 80 cm de profundidade e até 60 cm de largura, mas se a variedade for herbácea de baixo crescimento, então 70 cm de profundidade e 50 cm de largura serão suficientes.
  • Top dress. Cerca de 70% da cova deve ser preenchida com uma mistura de nutrientes, que consiste em turfa, grama, areia e húmus, tomados em proporções iguais. Além disso, 300 g de farinha de osso e cinzas de madeira, cerca de 200 g de superfosfato de potássio e 1 colher de sopa. eu. sulfato de ferro.
  • Camada superior do solo. Após a camada de nutrientes, você precisa colocar cerca de 20 cm de solo comum em que as raízes vão mais fundo durante o plantio.
  • Quando o arbusto já está em um novo lugar, é preciso compactar o solo com as mãos e enchê-lo bem com água. A quantidade ideal é de 10 litros de água por arbusto. Para preservar o máximo de umidade, é melhor espalhar as cinzas de madeira sobre a superfície do solo.
  • No processo de preparação para o inverno, os arbustos spud ou polvilhado com turfa de 10-15 cm de altura.

O buraco é cavado pelo menos um mês antes do transplante das plantas, para que o solo se assente completamente e não se mova com as flores. É aconselhável preparar uma solução pastosa de argila com adição de "Heteroauxin" e duas pastilhas de sulfato de cobre, onde as raízes são colocadas por 5 minutos antes do plantio. Depois disso, é necessário secá-los por cerca de 10 minutos e plantá-los no solo preparado.

Nesse caso, se a acidez do solo não for a ideal, então ele precisa ser mudado... Para indicadores acima de 6,5 pH, 100 gramas de cal apagada são aplicados; se o pH for inferior a 6, a quantidade de cal aumenta para 200 gramas por arbusto. Se o solo foi preparado corretamente, o arbusto foi removido sem danificar as raízes e enterrado no máximo 7 cm em um novo local, então as plantas deveriam criar raízes bem. Cuidado adicional em tais condições não representará nenhum problema particular para um residente de verão experiente.

Mais cuidados

A partir do momento do transplante para um novo local, deve-se regar as flores moderadamente por duas semanas para protegê-las do apodrecimento do sistema radicular. Quando a mata começa a apresentar crescimento independente, é importante sistematizar a rega, elaborando um cronograma estável. Você aprenderá como ajustar este processo, levando em consideração as condições do solo, determinando o período de sua secagem. Após cada rega, é necessário afrouxar o solo próximo ao arbusto para que não se forme uma crosta terrestre, bloqueando o fluxo de oxigênio para as raízes, o que prejudica o desenvolvimento das peônias.

A partir do momento em que o arbusto fica mais forte, é necessário iniciar o procedimento de amontoado, para o qual uma depressão é cavada perto do arbusto para coletar a umidade. Quaisquer ervas daninhas que apareçam perto das flores devem ser arrancadas para evitar o ressurgimento. Se a fossa foi preenchida com solo com uma quantidade suficiente de fertilizantes, então nos primeiros 5 anos não há necessidade de adicionar mais nada, haverá reservas suficientes no solo. Quando o prazo acabar, você precisa adicionar uma solução de verbasco diluída em água na proporção de 1: 20 na primavera, despejando meio balde para cada arbusto. Antes do período de floração, também vale a pena realizar este procedimento.

É muito importante regar bem as flores. Não deve haver muita água, ela deve preencher totalmente a zona da raiz e saturar o solo. Quando as peônias florescem, é importante aumentar um pouco a quantidade de umidade injetada e, no final do processo de floração, normalizar novamente o regime de irrigação usual. Na hora de escolher o local para o transplante, vale a pena avaliar a proximidade do lençol freático - quanto mais alto estiver as flores, pior vão crescer as peônias e, com isso, podem morrer.

É importante conhecer as doenças que as peônias sofrem para lidar com elas de maneira oportuna e correta. Os mais comuns são o mofo cinzento e o oídio. O primeiro se espalha para o caule, mas os botões com folhas também podem ser afetados, o segundo atinge a folhagem, cobrindo-a com uma flor branca. Você pode lutar contra a podridão com sulfato de cobre. As áreas afetadas são completamente removidas e queimadas. A solução de sabão ajuda com o oídio.

O cuidado consiste também em capinar a área ao redor do canteiro para que as plantas estranhas não retirem nutrientes do solo, não sombreiem as flores e não consumam a água dada às peônias. Com os devidos cuidados, as flores crescem bem e florescem na hora certa, as folhas têm um aspecto normal e as flores são grandes, bonitas e perfumadas. Se os arbustos forem muito grandes, recomenda-se plantá-los, orientado pelas recomendações descritas acima.

Para informações sobre quando e como transplantar peônias corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário