Tudo sobre serrarias circulares

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Escolha
  4. Exploração

A madeira é um material de construção popular. Mas, para trabalhar com isso, é necessário ter um equipamento especializado projetado para lidar com isso. Usando este equipamento, você pode obter vários produtos de madeira: toras, vigas, tábuas, ripas e assim por diante. Um papel importante entre os tipos de meios técnicos na produção de material de madeira é desempenhado por uma serraria circular. Este dispositivo tem muitas vantagens, está dividido em várias variedades, cada uma com as suas características próprias. Existem certos critérios pelos quais é necessário escolher discos para uma serraria, e também é extremamente importante entender o princípio de funcionamento das unidades e as regras para o seu funcionamento.

Peculiaridades

As características de design da serraria circular incluem vários pontos. As máquinas consistem em um disco de corte, eixo e mesa, portanto, muitas vezes podem ser utilizadas até mesmo em casa. Quando se trata de produção de material de construção em escala industrial, os equipamentos devem ser mais avançados, como, por exemplo, trilhos e cabine de operadora móvel.

Uma serraria a gasolina ou elétrica é equipada com vários discos, que são acionados por motores separados.

Para o principal vantagens tal equipamento pode ser atribuído à facilidade de instalação e portabilidade. Para o beneficiamento da madeira, esse equipamento é considerado despretensioso, além disso, é uma das melhores ferramentas para a obtenção de uma placa radial. O trabalho em madeira é de alta qualidade rapidamente, por isso essas unidades estão em alta. Relativo desvantagens, muitos especialistas neste campo observam que o equipamento de disco não tem inconvenientes, visto que o mercado oferece uma ampla gama de equipamentos para quaisquer requisitos e parâmetros.

Com a ajuda de uma serraria, você pode obter uma amarração de ferrovia, tábua afiada, madeira de construção, bem como um trilho dimensional. O principal dignidade haverá uma geometria ideal da árvore processada. Nenhuma serraria está completa sem este equipamento de alta qualidade, graças ao qual o processo é significativamente acelerado. Além disso, os funcionários economizam não apenas tempo, mas também suas próprias forças. Com uma serra circular, o corte leva apenas alguns minutos.

Variedades

A serração circular permite fazer um corte longitudinal da tora, que é fixada na máquina. A estrutura é constituída por uma moldura onde se instala o poço. Esses equipamentos são divididos em vários tipos, dependendo do princípio de funcionamento e de outras características.

Horizontal

Este equipamento é apresentado em uma estrutura pré-fabricada, por isso é conveniente para o transporte de equipamentos... A grande vantagem é que há pouco desperdício durante o processamento. Além disso, a serraria horizontal tem alta eficiência.

O carro da serra se move ao longo da trilha e os discos vêm em diâmetros diferentes, para que você possa trabalhar com toras de quase todos os tamanhos.

A manutenção de tal máquina é bastante fácil. A ausência de marcha lenta tem um efeito positivo no desempenho.

Para esta unidade, são utilizados discos pulverizados, cujo diâmetro deve ser de pelo menos 550 mm. A serragem é feita com muita precisão, sem deixar aparas.

Canto

Esta versão da máquina está equipada com um disco, em alguns casos dois. A unidade pode assumir duas posições para cortar: verticalmente e horizontalmente.Esta solução aumenta significativamente a eficiência da instalação. A presença de vários discos acelera o processo de serração, razão pela qual máquinas angulares são frequentemente utilizadas em instalações industriais. É verdade que o equipamento é bastante caro, mas dura muito tempo e é confiável, então o investimento será acertado.

Deve-se notar que tal serraria é considerada universal devido à capacidade de produzir cortes tangenciais e radiais de toras.

As serrarias de disco duplo têm uma alimentação ortogonal - os círculos estão localizados verticalmente e horizontalmente entre si. O equipamento tem conseguido demonstrar excelente qualidade no processamento da madeira e alta produtividade. Com essa ferramenta, você pode fazer forros, vigas e placas com bordas. Uma serraria rotativa de disco único ou único é adequada para trabalhar com madeira serrada.

Multi-rip

Com a ajuda dessa máquina, você pode cortar uma barra e uma placa de contêiner. As máquinas de eixo duplo são caracterizadas pela alta produtividade, mas a qualidade de corte é ruim. A manutenção de tais equipamentos não é fácil, pois requer um técnico qualificado para trabalhar. Hoje, muitas pessoas estão substituindo a serraria clássica por máquinas multi-serras para aumentar a produtividade da instalação e reduzir significativamente o custo de produção.

Escolha

A decisão de comprar um modelo de máquina de disco para marcenaria depende dos objetivos e da escala de produção. Este ponto foi abordado acima ao descrever os tipos de serrarias circulares. Aqui é mais importante considerar a questão da escolha dos principais corpos de trabalho de qualquer serraria - lâminas de serra.

Escolher uma lâmina de serra não é tão fácil quanto pode parecer. Ao fazer isso, vários critérios devem ser levados em consideração.

A principal característica do material de consumo para a serraria é o material de que são feitos os discos.

Alguns são feitos de metal duro e outros de aço ferramenta. Claro que os primeiros serão os mais duráveis, pois conseguem trabalhar com uma quantidade enorme de madeira, sem exigir divórcio e afiar os dentes, não quebram, não se desgastam por muito tempo. Esses discos podem ser usados ​​em alta velocidade.

Além do mais, você precisa prestar atenção ao tamanho externo deste elemento de trabalho e ao diâmetro do furo. O número de dentes do disco também importa, por isso é necessário determinar o tipo de madeira a ser processada e a tecnologia de corte (por exemplo, se será transversal).

Os discos com inclinação alternada dos dentes são universais. Eles lidam facilmente com diferentes tipos de madeira. O ângulo afeta diretamente a qualidade do corte.

Observe se o disco possui gravação a laser, o que indica a qualidade do produto - durante a operação, o disco não será apagado.

Assim, as principais características técnicas que devem ser consideradas na escolha de uma serraria incluem:

  • os limites dos diâmetros das lâminas de serra;
  • os limites das dimensões da tora processada;
  • Poder do motor;
  • unidade rotativa de acionamento;
  • comprimento da trilha;
  • produtividade, que é indicada em metros cúbicos por turno.

As pinças para toras são projetadas para fixar as almofadas na plataforma da máquina.

Você pode escolher uma ferramenta universal que se adapta a qualquer tipo de unidade, o principal é que ela segura com segurança uma peça de trabalho de qualquer formato ou tamanho.

Exploração

Para cortar madeira corretamente, você precisa saber o princípio de funcionamento do equipamento.

Hoje existem no mercado modelos que não precisam de ser instalados sobre uma base sólida, pois são adequados para utilização tanto em edifícios como no exterior.

Os discos rotativos devem ser abaixados apenas o suficiente para se mover ao longo da madeira sendo cortada. Você pode mover o carro eletricamente ou usando configuração manual - tudo depende do modelo da unidade que é usada.

Este equipamento é indispensável para trabalhar com diferentes tipos de materiais de madeira. Ao operar uma serraria circular, é necessário aderir às medidas de segurança, prestando atenção especial à fixação confiável de elementos móveis e equipamentos de proteção. Certifique-se de seguir as regras especificadas nas instruções de operação da unidade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário