Tudo sobre serrarias
A indústria da madeira na Rússia é muito desenvolvida, já que o país é rico em plantações de caducifólias e coníferas. Vários tipos de serrarias são projetados para o processamento completo e de alta qualidade de matérias-primas. Consideraremos seu dispositivo, variedades e princípio de operação neste artigo.
Peculiaridades
A serração é uma máquina especial para trabalhar madeira que pode ser utilizada para serrar longamente vigas de diferentes tipos de madeira. O primeiro dispositivo desse tipo para serrar toras apareceu na Idade do Bronze. Era uma serra de duas mãos, graças à qual era possível serrar a madeira com as próprias mãos para a construção naval. Na Rússia, a primeira serraria apareceu em 1690. Atualmente, este dispositivo é muito diversificado, distingue-se pelo seu design, potência e tamanho. É usado tanto para extração de madeira quanto para madeira.
Tipos e sua estrutura
Cadeia
Um assistente indispensável para qualquer construtor é uma serra elétrica. Com sua ajuda, você pode fazer reparos sérios no setor privado. O princípio de operação deste dispositivo reside no fato de que durante a serragem o toro está firmemente fixado, e a serragem é realizada com uma serra fixada a um carro móvel especial. Este mecanismo tem suas desvantagens, sendo a principal delas o baixo desempenho.
Apesar dessa desvantagem, esse tipo de serraria é muito popular, pois possui baixo custo, manutenção econômica e design simples, podendo ser criado um dispositivo em casa.
Fita
As opções de fita para serrarias são muito populares. Eles se distinguem por boas características técnicas, mobilidade e confiabilidade operacional. Eles não fazem barulho durante a operação, têm muitos recursos e podem ser usados em qualquer condição climática. Este tipo de serração assenta numa fina tira de metal com dentes afiados, que é soldada em forma de fita sem fim.
Esses dispositivos são universais, portanto podem ser usados como uma opção móvel até mesmo para o trabalho na floresta. O design de tais dispositivos oferece uma série de possibilidades amplas.
Graças a eles, você pode obter quase todos os tipos de produtos - de madeira a tábuas afiadas com um mínimo de desperdício e produtos de alta qualidade.
Você também pode usar madeira serrada de qualquer tamanho, até mesmo toras com um diâmetro de 120 cm. Em comparação com outros tipos, essas serrarias são muito fáceis de operar e não requerem habilidades especiais. Para o trabalho, uma pequena instrução é dada ao operador sobre como configurar o dispositivo.
A máquina de fita para serraria vem em diferentes tamanhos, portanto, é projetada para diferentes tipos de madeira. Isso pode ser serrar toras, um modelo de mesa para processar tábuas com e sem serras, fazer madeira, travessas e barras. A principal vantagem desse tipo de equipamento é o número mínimo de operações associadas à dissolução da madeira. No processo de trabalho, a emissão de serragem é reduzida em até 20%.
Dependendo da qualidade e do tipo da lâmina, do ajuste dos dentes e de outros parâmetros, a serraria tipo fita pode produzir um corte perfeitamente uniforme em todo o comprimento da tora. É facilmente personalizável e permite obter produtos de acordo com as necessidades do cliente.Apesar de o desenho deste tipo ser semelhante ao de outras serrações, existe uma diferença, que não é uma tora que aqui se move, mas um carro de trabalho que solta a madeira.
A tora é colocada no trilho e presa com grampos. A altura e o comprimento necessários da fita da serra são definidos pelas marcações de corte de toras. Depois de ligar o motor, a serra automatizada começa a se mover e cortar a madeira maciça, fazendo um corte.
Após o final, a placa é removida e a tela sobe 5 mm acima da matriz. Ostanina retorna à sua posição original. A configuração da altura de corte é repetida novamente para cada tora. As serrarias de fita diferem no tipo de uso - pode ser um modelo a diesel e gasolina ou alimentado por uma rede com uma tensão de 220 ou 380 V. As serrarias podem diferir nas dimensões da própria máquina e da madeira a ser processada, podem ser móveis ou dispositivos estacionários, têm uma posição diferente da estrutura da serra, lâmina horizontal ou vertical com local substituível.
Disco
As serrarias circulares são projetadas não apenas para uso privado, mas também para uso em larga escala nas serrarias modernas. O projeto é uma mesa especial com um eixo embutido com um disco. As empresas usam opções ligeiramente diferentes que funcionam simultaneamente em vários motores elétricos.
No trabalho com este tipo de serraria, os discos giram ao longo da tora ao longo das guias, desta forma a estrutura a ser processada distingue-se pela precisão e produtividade. Nessa serraria, a tora fica imóvel, apenas os discos se movem. A principal vantagem é a pequena espessura e precisão do corte, produtividade do trabalho. Essas serrarias são fáceis de operar e manter.
A única desvantagem é o alto preço das lâminas de serra.
Quadro
Muito raramente, uma serraria de quadro é usada para o corte, na qual apenas a tora se move. É popular principalmente em fábricas onde há muito processamento de material. Para instalar tal modelo, é necessária uma fundação reforçada especial. A espessura da fatia é superior a 5 cm, o que implica um grande consumo de resíduos.
Ao mesmo tempo, existem vantagens que são facilidade de manutenção, desempenho e confiabilidade.
Fresagem e inclinação
Uma das tecnologias mais recentes no campo do processamento de toras é uma serraria cantilever, com a ajuda da qual madeira serrada e aparas tecnológicas podem ser obtidos a partir de uma tora. Tal desenvolvimento permite obter um aproveitamento útil do volume de matéria-prima em até 80% e aumentar em 2 vezes a produtividade do trabalho durante o corte da madeira serrada, dependendo da escala de produção. Estas são máquinas do tipo passante que processam um tronco em uma barra de dois rolos por fresagem.
A principal desvantagem desse processamento é a diminuição do rendimento volumétrico dos produtos em comparação com a matéria-prima da serração em outras serrarias. O custo de tais dispositivos é muito alto. Nem toda matéria-prima é processada, apenas com determinadas características e com triagem preliminar. Dentre as vantagens, pode-se destacar a alta produtividade, de forma que o equipamento é utilizado apenas em médias e grandes empresas, a fim de reduzir o custo da obra e o nível de custos operacionais.
A principal ferramenta nessas serrarias é a faca de corte, que é fácil de reajustar e substituir.
Como escolher?
Entre a grande variedade de diferentes serrarias, você pode escolher um modelo adequado para uso doméstico e trabalho profissional. Em função dos tipos de construção do portal, a melhor opção é o modelo do equipamento, onde o portal é constituído por um tubo perfilado, especialmente reforçado com elementos especiais. Esse dispositivo se distingue pela boa resistência e estabilidade e, o mais importante, não cria vibrações durante a operação.As serrarias com tais mecanismos caracterizam-se pelo alto custo, mas têm uma vida útil significativa.
A vida útil da serraria também depende do tipo de unidade de tensão. Se um sistema de tensionamento flexível for usado na serraria, durante o trabalho o elemento móvel é absorvido, o impacto é suavizado e a serra não é danificada. Se for usada uma tensão firme, a serra estará sujeita a solavancos constantes. Tais manipulações levarão a seu rápido dano e saída do processo de trabalho, e a substituição do elemento de corte durante a operação aumenta significativamente os custos.
Um indicador importante para a escolha de uma serraria é a maneira como o carro se move. Freqüentemente, tem um peso impressionante, e para movê-lo são utilizadas grandes correntes, que são constantemente esticadas. Como resultado, a forma da madeira final pode ser distorcida. Isso pode ser evitado com a compra de modelos de serrarias com carrinhos de movimentação manual ou com sistema elétrico de movimentação.
Já a polia deve ser feita de uma chapa maciça de metal, sem uma camada de tinta que possa esconder defeitos. O diâmetro da polia não importa neste caso, pois este indicador depende apenas da utilização do comprimento de serra correspondente. Os rolos tensos devem ser equipados com o maior número de mecanismos de ajuste, localizados nos planos vertical e horizontal. Além disso, devem ser posicionados em um ângulo de 30 graus em relação aos elementos móveis. Isso minimiza o número de rachaduras e aumenta a vida útil da unidade de serra.
Quanto ao tipo de madeira utilizada, este é o último indicador para a escolha de uma serraria, mas ainda precisa ser considerado. Se você deseja trabalhar com um medidor fino em uma placa de contêiner, é melhor comprar uma serraria do tipo fita. Se o seu trabalho for realizado com peças grandes, apenas os modelos de disco automático irão lidar com elas. Para serrar pedaços de madeira com um diâmetro de 50 cm ou mais, uma serraria manual com moldura é adequada.
Termos de uso
O funcionamento correto da serraria depende da configuração apropriada. Primeiro é necessário instalá-lo estritamente na posição horizontal para evitar enviesamento e quebra dos mecanismos de fixação da tora na moldura. Para facilitar a instalação horizontal, o kit inclui níveis hidráulicos que determinam o posicionamento horizontal e vertical adequado da serra. Se houver uma ligeira folga na serra, dependendo do material da lâmina da serra, a velocidade é ajustada. Quanto menor o dente na lâmina da serra, mais lento deve ser o movimento da correia e o avanço da própria estrutura.
Durante a operação, ele é calibrado na alimentação vertical da fita. Para fazer isso, as réguas graduadas no corpo da serraria são verificadas com as características reais do tamanho do corte. Para verificar o correto funcionamento do equipamento, são utilizados instrumentos e equipamentos especiais.
O principal critério de verificação é o número de revoluções do eixo.
Trabalhar com uma serraria de múltiplas lâminas, circular, portátil ou outra serraria doméstica exige que o operador tome ações responsáveis que não apenas afetam a qualidade do produto resultante, mas também garantem a segurança durante a operação. As principais operações são o carregamento do tronco da árvore na estrutura, o revolvimento das toras, a instalação e fixação, bem como os esforços associados ao deslocamento ao longo da serraria.
A experiência e o conhecimento dos colaboradores, a coordenação das ações e uma abordagem competente desempenham um papel importante na correta organização do trabalho. Para obter um mínimo de desperdício e um máximo de produto acabado, é necessário conhecer as mesas de corte e as técnicas de trabalho. O cálculo do corte reduzirá a quantidade de desperdício em alguns pontos percentuais e economizará energia.
Um fluxo de trabalho bem-sucedido depende muito da configuração correta da máquina para o tipo ou tipo de madeira.Ao trabalhar com árvores de madeira dura, considere a densidade da madeira, sua qualidade e umidade. Alguns usam uma serra multifuncional, enquanto outros precisam de uma serra tipo onda.
As madeiras macias são serradas com uma serra larga e um fluido lubrificante especial. Durante o trabalho, é necessário respeitar as regras de segurança: a tampa protetora deve ser baixada e apenas uma ferramenta afiada deve ser usada. É necessário seguir escrupulosamente todas as normas e observar o processo de trabalho.
A serraria, equipada com sistema de alimentação reversível devido ao seu design, minimiza o nível de perigo.
O comentário foi enviado com sucesso.