Serrarias circulares angulares
As serrarias são uma das melhores ferramentas para o processamento da madeira. Este tipo de técnica permite trabalhar de forma rápida e eficiente com materiais de diferentes formas, comprimentos e tamanhos. As serrarias possuem diferentes tipos e tipos de estruturas, devido à sua abrangência. Entre elas estão as serrarias circulares angulares, que serão discutidas.
Características de design
As serras circulares, ao contrário dos modelos de banda padrão, estão equipadas com 2 serras. Eles estão em uma relação de 90 ° entre si, de modo que podem cortar material tanto horizontal quanto verticalmente. Assim, a posição dessas serras é ajustada utilizando os dispositivos técnicos disponíveis em cada modelo. Ao mesmo tempo, se a serraria estiver equipada com uma régua eletrônica, a precisão do ajuste do elemento de corte aumenta.
Em primeiro lugar, a presença de 2 serras e a sua localização permitem obter madeira de diferentes formas, comprimentos e tamanhos.... Por exemplo, usando as funções predefinidas, você pode fazer placas longas e finas e vigas quadradas de vários tamanhos. E também das características é importante destacar que não é necessário virar a tora para serrar uma determinada parte do tronco. A principal vantagem das serrarias circulares angulares, em contraste com as serras de fita convencionais, é a relação custo-benefício
Isso é obtido devido ao maior rendimento do material acabado, cujo indicador varia de 60 a 80%, dependendo de como você vai processar a madeira.
O corte único e a capacidade de fabricar um grande número de blanks de vários formatos agradaram ao mercado consumidor, portanto, agora os modelos de serras de carvão estão em grande demanda. Naturalmente, esse estado de coisas também afetou as empresas que produzem esses equipamentos. A gama se expandiu e o número de funções e tecnologias utilizadas durante a operação desse tipo de ferramenta florestal também aumentou.
A alta qualidade do processamento da madeira, bem como a capacidade de fabricar vários tipos de produtos, tornam as unidades de canto versáteis e, ao mesmo tempo, econômicas. Enquanto anteriormente várias ferramentas eram necessárias para uma aquisição completa, agora todas essas funções podem ser executadas por uma instalação. Boas margens são importantes para a colheita e os modelos de canto são ótimos para isso.
Visão geral do modelo
Entre os fabricantes, vale destacar as empresas BARS e DPU, cujos produtos são muito procurados no mercado nacional.
- BARS-5 - um modelo de dois discos, que se distingue por sua configuração, que pode ser expandida ou reduzida, dependendo das preferências. O corte radial é possível graças a 2 elementos de corte, cada um dos quais com no máximo 550 mm de diâmetro. Quanto ao diâmetro do material processado, a faixa varia de 100 a 950 mm. Um modo automático está embutido, que pode ser usado para operação totalmente autônoma do equipamento. Neste caso, o diâmetro máximo do material não deve exceder 600 mm.
Um indicador importante é a taxa de alimentação, pois o desempenho do equipamento depende desse indicador. Para BARS-5, essa característica está na faixa de 0 a 90 m / min e o total depende das configurações que você definiu durante a operação. Nesse caso, o comprimento do toro processado deve ser de no mínimo 2.000 e no máximo 6.500 mm. Quanto à preparação de uma barra, então um tamanho de 200X200 mm ou menos é fornecido para ela. Os acionamentos de serra vertical e horizontal têm a mesma potência de 22 kW.
O consumo específico de energia é de 7 kW / m 3, motores com 2.940 rpm. Deve-se notar que existem 3 conjuntos completos, cada um com suas próprias características. O primeiro é um sistema mecânico, o segundo e o terceiro são hidráulicos, e o último é equipado com uma carregadeira hidráulica... Como resultado, o peso de cada um dos modelos é muito diferente, já que no primeiro caso é de 2.670 kg, e o indicador máximo é de 4.050 kg. Certamente há uma diferença na capacidade total instalada.
- DPU-500/600 - serração angular doméstica, fabricada em 2 modificações. Como o nome indica, o primeiro tem um diâmetro de lâmina de serra vertical de 500 e o segundo de 600 mm. E também há uma diferença de tamanho para a parte horizontal, que é 550 e 600 mm, respectivamente. O diâmetro máximo da tora processada é de 800 mm no primeiro caso e 900 no segundo.
Uma característica fundamental desses modelos é a potência dos motores das serras circulares. Para DPU-500 essa característica é 11 kW, para o modelo 600 de 15 kW. Foi essa mudança que fez a diferença não só na versatilidade, mas também na eficiência. Se a potência do motor do carro transversal for a mesma e igual a 0,37 kW, então a parte vertical para um modelo mais avançado foi reforçada para 0,55 kW. Deve-se acrescentar que a taxa de alimentação do material processado também não mudou, pois 21 m / min é o máximo para ambos os modelos.
O aumento da capacidade da segunda unidade acarretou uma mudança nas possíveis dimensões dos produtos fabricados... Por exemplo, as dimensões máximas da barra de saída são 210X210 versus 180X180 mm para a primeira opção. A produtividade do material afiado é de 6–10 e 8–12 m 3 por turno, respectivamente. O rendimento da madeira serrada é de 74% para ambos os modelos. Uma desvantagem importante do DPU-600 em relação ao seu homólogo 500 é o seu peso de 950 kg, que é 150 a mais do que um espécime menos poderoso.
Assim, tendo 2 modelos diferentes em suas características, o consumidor tem a oportunidade de escolher entre desempenho e dimensões. Claro, muito depende também do preço do equipamento. Se falarmos sobre se as serrarias de canto apresentadas são de alta qualidade e confiáveis, então vale ressaltar que esta técnica é utilizada em um grande número de empresas e fábricas. Isso sugere que os fabricantes cuidam da qualidade e do bom funcionamento de seus produtos.
Onde é aplicado?
A principal área de aplicação deste tipo de equipamento florestal pode ser chamada não só de indústria, mas também de criação de diversos materiais decorativos, afinal, as características dos modelos de canto permitem que você faça pequenas peças de trabalho de diferentes formatos. É claro que essas unidades podem ser usadas como serrarias clássicas para serrar toras grandes, mas esse não é seu objetivo principal.
O comentário foi enviado com sucesso.