Nós fazemos uma serraria de fita com nossas próprias mãos

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Desenhos e design
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Fabricação de molduras
  5. conjunto
  6. Recomendações

A serraria - não industrial, mas montada em si - vai reduzir muitas vezes o consumo de madeira, contribuir para a adequação da produção de tábuas serradas e aplainadas no canteiro de obras. Os custos deste último serão significativamente reduzidos.

Ferramentas e materiais

Uma serraria de fita auto-fabricada exigirá ferramentas específicas, das quais você não pode prescindir:

  • uma máquina de soldar e um conjunto de eletrodos com uma haste com um diâmetro de pelo menos 3,2 mm;
  • broca e conjunto de brocas para metal;
  • tela de esmeril - ou rodas de esmeril;
  • rebarbadora (rebarbadora) com um conjunto de discos de corte para metal (você pode precisar de rodas diamantadas);
  • martelo, alicate e duas chaves ajustáveis ​​(para diâmetros de porca até 35 mm);
  • uma régua de construção de uma fita métrica e um quadrado (régua dupla face com ângulo recto);
  • medidor de nível (dispositivo do tipo laser é preferível);
  • Jack.

Os seguintes são consumíveis adequados:

  • perfil de canto com lados de 10 * 10 cm, canal de tamanho adequado;
  • ferrovia da antiga ferrovia de bitola estreita (se houver);
  • rodas de um velho carro de passageiros;
  • cubos de automóveis com um conjunto de rolamentos;
  • tubo moldado do tipo "quadrado";
  • haste roscada;
  • corrente do chassi de uma motocicleta velha;
  • conta-gotas médico;
  • gasolina ou motor elétrico de potência adequada;
  • arruelas de pressão e de fixação, parafusos e porcas de diâmetro adequado;
  • chapa de aço com espessura de metal de pelo menos 1 mm;
  • correia de transmissão (ou redutor de engrenagem).

Depois de preparar as ferramentas e os suprimentos necessários, cuide dos desenhos com antecedência.

Desenhos e design

As dimensões de uma serraria feita por você mesmo podem variar de um projetista para outro. O principal requisito é que a estrutura seja estável e sem problemas. (tanto quanto possível, na realidade, com a execução diária do trabalho de serração). Para começar, eles criam no papel tipos reduzidos de cópias do mecanismo a serem repetidas para resolver problemas específicos.

Para uma serraria de fita, o comprimento da unidade é de pelo menos 6 m. Este é o tamanho das placas industriais (com e sem bordas) produzidas na serraria e fornecidas para depósitos de materiais de construção. A largura do dispositivo é de pelo menos 3 m: esta distância fornece espaço vital para um trabalho eficiente e frutífero em tal máquina.

Quando as dimensões da futura máquina forem familiares ao artesão doméstico, ele fará uma estimativa de quanto consumível será gasto na fabricação do dispositivo. A base da máquina é uma estrutura de suporte e guias de trilho, sem o que, o trabalho de serrar para abrir um tronco de árvore em tábuas seria executado com uma curvatura perceptível do material de madeira produzido. O fortalecimento da máquina na projeção dos cantos paralelos das guias exigirá a instalação de espaçadores transversais, que não devem estar separados por mais de 2 m.

Ao trabalhar em uma serraria em uma garagem, apenas um desenho do dispositivo principal é necessário. A operação da serraria em área aberta exigirá um dossel que proteja da precipitação e reduza significativamente os fluxos de vento, que desestabilizam o trabalho em condições climáticas adversas. Em outras palavras, o local de trabalho é preparado antes de iniciar a montagem da serraria... Outros cálculos das unidades funcionais principais são realizados à medida que passam por diferentes estágios de montagem, e o mestre, por sua vez, deve imaginar claramente como a unidade montada se parece e com que rapidez e conveniência é trabalhar nela.

Como fazer isso sozinho?

Em casa, um dispositivo para serrar madeira é feito na seguinte sequência:

  • o quadro é soldado, as guias são instaladas;
  • são instalados motores e mecanismos de acionamento, fornecimento de peças de madeira, cortadores (sem estes, seria impossível serrar toras e troncos).

Por exemplo, para a implementação prática do dispositivo, é utilizado um design popular, cujas principais características distintivas são o baixo custo das peças de reposição e a simplicidade. As rodas de um carro de passageiros são testadas... Cada componente determina o quão precisa e corretamente a unidade montada funcionará.

Fabricação de molduras

Como trilhos de guia, se não foi possível encontrar uma grade de rail-and-sleep desativada de um estreito ou micro-purificador próximo, use um canto perfilado com dimensões de pelo menos 5 * 5 cm. O ângulo da nervura durante o assentamento é direcionado para cima - este arranjo irá reduzir significativamente o desgaste das guias, permitindo que você use uma base mais rígida ... Um canto com o dobro do tamanho de 5 * 5 cm não é crítico para a orientação do ângulo da nervura. As guias mais confiáveis ​​serão em forma de T duplo (se assemelha a uma catraca em sua seção transversal) ou perfil de canal. A instalação de reforços transversais não é tão fundamental aqui como na construção baseada no ângulo. Para os espaçadores transversais, é utilizado um perfil com largura de pelo menos 2,5 cm Os componentes do trilho são fixados por soldagem. Montando as peças expansíveis, o mestre soldará um tubo de meia polegada com peças montadas nele que seguram o tronco ou tronco de árvore, evitando que este se mova ao longo e transversalmente ao cortar tiras de madeira.

Ao soldar componentes de aço, não faça sem sua aderência preliminar, caso contrário, eles se dobrarão para o lado e a estrutura ficará torta, o que afetará imediatamente os materiais de madeira de baixa qualidade. Não é um inversor de soldagem, cujo resultado de trabalho depende totalmente do fator humano (um especialista), mas a soldagem semiautomática com proteção contra a oxidação de peças aquecidas por gás carbônico o salvará significativamente de tal incômodo.

Se for impossível soldar com precisão e uniformidade, a instalação das guias é realizada por meio de uma conexão aparafusada... O quadro acabado é fixado em uma base pré-preparada com âncoras.

Ao instalar as guias, o mestre se encarregará de preparar com antecedência o espaço para a madeira fornecida para processamento. A primeira etapa da preparação é a instalação de suportes em forma de H com a altura mínima possível das hastes de 10 cm. Os batentes laterais que evitam que a tora a ser cortada role para a direita ou esquerda do local de corte deve ser de pelo menos 5 cm O espaço para fornecimento de madeira pode ter quase qualquer estrutura.

As vigas cruzadas com espaçamento próximo são colocadas a uma distância relativamente curta - não mais do que meio metro. Isso permitirá trabalhar com toras da ordem de 3 ... 6 m, o que amplia o formato e a tolerância paramétrica do trabalho da serra-mestre.

Para rolos, são utilizadas peças feitas em torno ou rolamentos industriais produzidos em fábricas de mecânica de precisão. Para peças usinadas, um furo é feito com antecedência para ajudar a definir o ângulo de rotação. As rodas são temperadas - o aço temperado tem uma dureza significativamente maior. Ao usar rolamentos industriais, um deles é considerado maior do que os outros três... Os componentes são selecionados com dimensões internas idênticas. O eixo é feito com uma flange contígua, na qual se corta uma rosca para fixar os roletes do lado oposto.Rolos de maior tamanho permitem o uso de qualquer perfil para trilhos: do I-beam ao canal.

A serraria tem duas guias verticais... Suportes e elementos móveis são feitos de tubo de aço comum, selecionado com a menor folga possível. Em seguida, uma moldura retangular é montada, as partes móveis de cima e de baixo são fixadas em seus lados. A parte transversal inferior prevê a fixação das rodas - deve ter uma rigidez aceitável; um tubo ou canal de parede mais espessa é o mais adequado.

Elementos principais do corpo - partes alternadas em pares localizadas horizontalmente e verticalmente. Eles estão conectados perpendicularmente. Uma estrutura que seria montada a partir de um tubo profissional com um lado quadrado de menos de 5 cm não teria parâmetros de resistência suficientes. Barras de espalhamento - um tubo profissional retangular com menos de 5 cm de largura. Se não houvesse tubos profissionais, na hora de usar os cantos, são retirados espaçadores de reforço, formando um triângulo com ângulo reto. A espessura do aço não deve ser inferior a 2 mm. Na parte inferior da moldura são colocados os roletes, tendo-se calculado previamente a distância entre suas paredes de confinamento. Essa distância é igual à distância entre os trilhos.

conjunto

Depois de terminar a montagem da estrutura e da distância entre eixos, um mecanismo de parafuso do tipo par é instalado para mover a parte do carro. Tem um rotador manual e uma transmissão por corrente. As porcas são fixadas na parte móvel na parte inferior e os batentes dos parafusos são fixados na travessa da estrutura por cima. Os parafusos giram sem dificuldade quando estão assentados em conjuntos de rolamentos proporcionais às suas dimensões. O tensor da corrente depende do acionamento e a porca de elevação é fixada na manga do carro. A barra transversal superior exigirá que o parafuso seja encaixado no conjunto do rolamento.

Para uma operação suave do mecanismo de elevação, os eixos precisam de rodas dentadas idênticas... Após a colocação, a corrente é tensionada por meio de um rolo. O mecanismo de transmissão suave está equipado com engrenagens de diferentes tamanhos: uma gira em sincronia com o parafuso, a segunda é fixada no outro eixo. O uso de uma roda dentada principal maior permitirá que o carro se mova rapidamente ao longo dos trilhos, e o mecanismo de travamento pode ser feito de um pino de mola. Depois que o pino é calibrado, ele é posicionado entre os roletes da corrente e os suportes que estão travados no lugar. No final da instalação das peças principais, o acionamento é dotado de um manípulo comprido, pelo qual pode ser rodado manualmente.

Os mecanismos da serraria não serão capazes de funcionar totalmente sem polias... Nesse caso, as metades do eixo de um carro de passageiros com tração traseira serão eficazes. Para fixar esses semi-eixos na barra transversal inferior da parte do carro, são utilizadas unidades com rolamentos. Esses componentes são mais baratos para solicitar na oficina de reparos mais próxima aos torneiros, o que permitirá que sejam ajustados posteriormente quando aparecer a menor folga, bem como desviar um pouco os eixos das rodas para os lados.

A serraria aquece significativamente durante um trabalho longo e contínuo - e muda ligeiramente seu comprimento. No caso de tentativas inoportunas de reajustar o mecanismo, o cortador de fita pode voar para fora do acionamento da correia. A mudança oportuna do ângulo em 1–2 graus evitará este incidente.

Elementos de ajuste - pedaços do gasoduto, em um dos quais o segundo está instalado. Entre eles existe um entreferro de até 0,5 cm A embreagem, colocada no interior, servirá como uma caixa protetora para rolamentos de esferas semiaxiais. Um acoplamento corretamente centrado é ajustado por meio de parafusos na parte externa da pinça.

A primeira das rodas é fixada permanentemente na parte do carro. A cauda de sua metade do eixo tem uma polia. O segundo está localizado em um elemento dinâmico que pré-aperta o cortador. A montagem das polias não é feita estritamente na horizontal, mas com um puxão lateral em média 3 mm na vertical.A pulseira é calibrada puxando-se o conjunto do suporte da tocha. Como os rolos da serraria, o conjunto de suporte do cortador é feito de três coroas de rolamento de esferas.

A etapa final da montagem é a colocação do motor.... O torque é transmitido do eixo do motor por meio de uma transmissão por correia em V. O motor utilizado como fonte de torque proporciona um tensionamento adicional do acionamento por correia por meio de um rolo com mola. Esta opção é usada quando a serraria é movida por um motor de combustível líquido. Uma chamada descarga de cavacos (capa protetora) é colocada ao redor da lâmina da serra, graças à qual a serragem e as aparas de madeira não voam sobre todo o território ou a garagem. Além disso, é instalada uma lavadora, na qual as substâncias de lavagem e lubrificação são enviadas ao local de trabalho por uma das serras.

Recomendações

Antes de iniciar o trabalho, verifique como a serraria funciona como um todo.

Os rolamentos do motor, da transmissão e do mecanismo de alimentação devem ser limpos e lubrificados pelo menos a cada seis meses. Rolamentos gastos devem ser substituídos imediatamente.

A serraria nem sempre é adequada, por exemplo, para fazer aparas de madeira... E é completamente ineficaz, impraticável para ser usado como um amolador de aparas de madeira. A serragem e as aparas são apenas um subproduto, não o produto principal da serraria.

Decida o diâmetro da seção transversal e as espécies de madeira com as quais você planeja trabalhar... Nem toda serraria vai moer, por exemplo, e cortar tábuas de buxo, que se distingue por quase uma dureza recorde da madeira.

Como fazer uma serraria de fita com as próprias mãos, você pode conferir no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário