Tudo sobre serrarias de fita
No mercado atual de máquinas para trabalhar madeira, os compradores podem encontrar um grande número de máquinas de serrar toras. Nos últimos anos, a serraria de fita tornou-se a técnica mais exigida neste nicho. É uma tira de metal de pequena espessura com dentes afiados e tem a forma de uma tira sem fim. Esta ferramenta versátil pode ser usada não apenas como uma serra estacionária, mas também como um equipamento portátil para o corte de árvores na floresta ou fora da cidade.
Peculiaridades
A serraria de fita ganhou grande popularidade devido ao grande número de fatores positivos associados à estrutura do dispositivo, suas capacidades e características técnicas. Os fabricantes colocam neste equipamento um certo princípio de trabalho com madeira serrada, graças ao qual esta técnica permite obter qualquer tipo de produtos de madeira: desde pequenos blocos a travessas. Os produtos são de alta qualidade e quase sem desperdícios.
As dimensões da serraria de fita afetam diretamente sua finalidade.
Com a ajuda desta ferramenta, você pode serrar toras em vigas, tábuas e carruagens, processar madeira leiteira por divisão de costela, obter tábuas com e sem arestas, barras e travessas.
Alguns modelos da máquina estão equipados com funções adicionais e podem preparar e movimentar a madeira durante o corte. Entre outras coisas, a serraria de fita minimiza o desperdício: graças à lâmina fina, a quantidade de serragem é reduzida em cerca de 20%.
Se você escolher o tipo certo de lâmina, os detalhes de afiar e ajustar os dentes, você pode fazer um corte quase perfeito em qualquer tipo de tora. No processo de beneficiamento, o mestre pode controlar o processo de serragem e levar em consideração todas as características da textura da madeira e suas falhas.
Além disso, a lâmina de trabalho pode ser ajustada dependendo dos requisitos individuais do comprador. Se houver necessidade de cortar toras grandes com diâmetro igual ou superior a 120 cm, recomenda-se optar por máquinas fora do padrão com capacidade de ajuste da largura da linha de corte.
Comparação com serrarias circulares
Responda de forma inequívoca à pergunta, o que é melhor - disco ou fita uma serraria, mesmo o mestre mais experiente não pode. Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção às condições em que o trabalho será executado. Ao escolher, eles geralmente contam com os seguintes fatores:
- a qualidade do material de origem;
- local de uso da unidade;
- o tamanho da floresta;
- a quantidade aproximada de madeira que precisa ser serrada;
- a qualidade exigida da madeira serrada produzida;
- custos em dinheiro para o trabalho;
- qualificação de mestres.
Somente levando em consideração os critérios acima, será possível fazer uma escolha ideal do equipamento de serraria. Para entender qual máquina é a certa para você, é recomendável estudar mais detalhadamente as características de cada tipo de unidade.
Maquinas de disco
Serraria de disco - uma ferramenta bastante comum, usada por muitos anos por artesãos em pequenas e grandes fábricas de marcenaria. Existe um grande número de modelos no mercado nas mais variadas categorias de preços, pelo que este equipamento pode ser adquirido tanto para uso pessoal como para trabalho numa empresa profissional.
A serração circular, via de regra, é de pequeno porte, graças ao qual os proprietários podem transportar facilmente a unidade e cortar diretamente na floresta.
Além disso, muitos modelos são equipados com motor de combustão interna, portanto, funcionam com combustível, não com eletricidade.
As qualidades positivas das serrarias circulares são descritas a seguir:
- a lâmina da máquina é insensível à idade e à qualidade da árvore, de forma que a unidade pode manusear qualquer tipo de árvore sem problemas, inclusive árvores de floresta seca, poluída ou queimada;
- o produto não precisa de manutenção frequente;
- com o ajuste correto, o corte ficará perfeitamente plano e sem lascas;
- uma serraria circular é uma ferramenta indispensável para placas radiais.
Agora vamos falar sobre os contras:
- a principal desvantagem é o custo, uma ferramenta de qualidade é bastante cara;
- não há possibilidade de processar madeira de grande diâmetro;
- espessura de corte significativa, o que afeta negativamente a qualidade do produto final.
Embora existam algumas desvantagens, as serrarias circulares são bastante populares. O fato é que existem condições em que a unidade de correia simplesmente não consegue lidar com o trabalho.
Maquinas de banda
Serraria de fita - um tipo relativamente barato de serraria, eles podem ser comprados e usados em casa e armazenados na garagem.
Esses produtos são utilizados principalmente na área de pequena e média produção, mas na presença de várias unidades, grandes volumes de madeira também podem ser processados.
Considere os principais aspectos positivos das serrarias de fita:
- eles não podem se gabar da presença de motores elétricos potentes, mas o custo da eletricidade ao usar tais equipamentos será significativamente menor;
- além dos modelos elétricos, no mercado moderno existem unidades equipadas com motores de combustão interna, para que o produto possa ser transportado e utilizado na exploração madeireira;
- é possível reconfigurar o dispositivo após cada passagem;
- graças à lâmina fina, um corte de pequena espessura pode ser feito, portanto, o mestre pode obter qualquer tamanho de material necessário;
- alguns modelos podem lidar com barris de grande diâmetro.
Mas essa técnica também tem desvantagens, que serão discutidas a seguir:
- o transporte do equipamento pode causar alguns problemas devido às suas grandes dimensões;
- a necessidade de manutenção constante da serra;
- a serraria de fita não será capaz de processar madeira abaixo do padrão, pois a lâmina quebra muito rapidamente;
- apenas um profissional deve trabalhar na máquina, pois o produto precisa ser ajustado com muita precisão, caso contrário, há uma grande probabilidade de se obter um material de baixa qualidade na saída.
Apesar de todas as deficiências, os especialistas recomendam a compra de serrarias de fita a todos os que trabalham na indústria de madeira.
Variedades
Máquinas para trabalhar madeira equipadas com uma serra dentada estão no mercado em uma ampla variedade de tamanhos. Além das dimensões, ele difere e compromisso... Todas as serrarias classificado de acordo com 4 característicasque será discutido abaixo.
Pelo tipo de motor usado
Variedades de serrarias de acordo com o tipo de motor usado:
- modelos equipados com motor elétrico e alimentados por redes domésticas de 220 Volt;
- modelos alimentados por linhas de energia industriais de 360 volts;
- Gasolina;
- no combustível diesel.
Por nomeação
Variedades de serrarias por marcação:
- mini-serraria para processamento de toras de até 45 cm de diâmetro;
- uma serraria de dimensões médias - destinada ao corte de toras de até 6 m de comprimento e até 70 cm de diâmetro;
- serração industrial - é utilizada para serrar toras com 5 m de comprimento e 120-150 cm de diâmetro.
Sempre que possível, use
- Serraria móvel... É desmontado para transporte por caminhão ou trailer.A maioria desses modelos é movida a gasolina ou diesel, portanto, a ferramenta não está ligada a linhas de força.
- Serraria estacionária. Tal unidade não pode ser desmontada, portanto, é usada apenas em fábricas de marcenaria especiais.
Pelo tipo de localização da estrutura da serra
Variedades de serrarias pelo tipo de localização da estrutura da serra:
- modelos com lâmina horizontal;
- modelos de fita vertical;
- modelos com a função de mudar a posição da lâmina de corte.
As serrarias de fita com disposição de lâmina horizontal são os modelos mais básicos e, ao mesmo tempo, os mais econômicos. A maioria das fábricas usa apenas esses modelos, eles também podem ser instalados na garagem e montados de forma independente, a instalação e configuração não requerem muita experiência com a ferramenta.
As serrarias de fita verticais são equipadas com uma lâmina de corte posicionada em um ângulo de 90 °, portanto, a madeira é cortada na posição vertical, como nas unidades de disco.
As serrarias com posicionamento de lâmina são as mais complexas, menos populares e muito caras.
Nuances de escolha
Se o seu orçamento for limitado, os especialistas recomendam comprar o modelo mais barato sem equipamentos adicionais. No futuro, conforme necessário, você pode simplesmente comprar periféricos: instalar o sistema hidráulico ou adicionar uma função de alimentação automática de toras. Esses complementos economizarão muito tempo e serão pagos em alguns meses.
O primeiro passo é prestar atenção no motor, sua potência deve estar na faixa de 11-15 kW, e a velocidade de rotação não deve ser inferior a 1500 rpm... A serra de fita deve ser robusta e de fácil manutenção.
Abaixo estão os parâmetros a serem observados antes de comprar.
- Custo de reparo. Observe que a máquina não durará para sempre e um dia terá que ser consertada. Os preços das peças de reposição para a máquina selecionada devem estar dentro do seu bolso.
- Design de moldura. Quanto mais reforços no portal da serra, mais confortável é para trabalhar. Um instrumento mal reforçado vibrará violentamente.
- O peso. A serra de fita deve ser 1,5-2 vezes mais pesada do que o material sendo processado, caso contrário, a estrutura ficará instável.
- Disponibilidade de um período de garantia. É inaceitável comprar modelos sem garantia.
- Segurança. Se possível, é melhor pagar a mais por modelos com freio automático ou freio de pé da lâmina de corte. Esta função salvará o mestre de possíveis ferimentos.
Roldanas de serra
A estrutura e os trilhos da serraria devem ser ajustáveis entre si e feitos de perfis de aço de paredes espessas. Tem todas as vantagens de outros materiais e não tem as suas desvantagens. Aço serve por muito tempo, não trinca, não deforma e aguenta com calma até as toras mais pesadas. Alumínio as polias irão falhar na primeira carga séria.
O tamanho recomendado das polias de serra é de 60 cm. Se o diâmetro for menor, o desempenho da unidade diminuirá significativamente, e se for maior, as dimensões serão desconfortáveis para o transporte.
Além disso, especialistas experientes não recomendam a compra de polias emborrachadas devido a uma série de desvantagens:
- a serragem gruda na polia;
- é impossível usar raspadores, pois a polia apaga toda a serragem;
- é impossível usar gel de resfriamento, pois a maioria deles contém querosene ou óleo diesel em sua composição, e essas substâncias corroem a camada de borracha;
- os pneus terão que ser trocados por um novo a cada 2 meses.
Mecanismo de movimento vertical
O mecanismo de movimento vertical deve ser aparafusado. Esses mecanismos podem se orgulhar de boa qualidade, alto desempenho e resistência à sobrecarga. É desejável que seja bronze, uma vez que este material é durável. Verifique se os parafusos estão protegidos com foles de borracha especiais.
A maioria das fábricas de serraria usa parafusos de corrente automotiva. Essa substituição não é permitida e na maioria das vezes leva à falha de todo o equipamento. O fato é que durante o processo de serragem, a corrente estica e leva ao travamento do motor.
Além disso, o uso de uma corrente automotiva também afeta negativamente a caixa de engrenagens que aciona a corrente. Ele se desgasta e o elemento de corte cai devido à vibração da estrutura.
Consequentemente, a placa de saída é muito mais estreita.
Esteja preparado para mudar constantemente as nozes. Este é um procedimento natural que não pode ser evitado. No entanto, o custo de substituição das porcas é barato e não comparável ao custo de reparo e substituição da caixa de engrenagens.
Unidade de tensão
Verifique se a tensão da porca do parafuso é suave antes de comprar... A forte tensão da mola também afetará negativamente a vida útil do equipamento. O fato é que a serragem e outros detritos sempre se acumulam entre as polias e a lâmina de corte durante a operação. A tensão suave suaviza o impacto e, portanto, evita possíveis quebras.
Antes de escolher um modelo específico, os seguintes critérios devem ser considerados.
- Escopo de trabalho estimado. É ele quem determina o poder da tecnologia futura. Se o volume for pequeno, não vale a pena pagar a mais por uma serraria potente.
- Compare a espessura do tronco e a largura do cortador.
- Tente não comprar equipamentos de marcas estrangeiras pouco conhecidas. Caso contrário, encontrar e substituir peças será muito caro e demorado.
- Preste atenção à faixa de temperatura de operação.
Recomenda-se optar por modelos seriados de serrarias de marcas populares, por serem os mais confiáveis.
Certifique-se de consultar a documentação: o kit deve conter todos os certificados autênticos necessários e de qualidade adequada, que irão adicionalmente confirmar a segurança do equipamento.
Costumização
Um ajuste competente da unidade afeta diretamente a vida útil do dispositivo.
- Em primeiro lugar, a base do trilho é instalada.
- Para um funcionamento correcto, a serração deve estar estritamente horizontal, caso contrário a moldura ficará deformada e os mecanismos de fixação da tora na moldura irão falhar após algumas horas. Na configuração básica de qualquer serraria de alta qualidade, existem níveis hidráulicos que mostram o ângulo de inclinação em relação aos planos horizontal e vertical.
- A próxima etapa é calibrar e ajustar os controles. Para isso, no início do trabalho, a velocidade de corte é ajustada em 25% do máximo possível, para que a correia possa esquentar.
- Após 10 minutos de operação neste modo, você precisa verificar a força de tensão e adicionar velocidades. Ele é instalado com base no tipo de lâmina. Quanto maiores forem os dentes da serra, maior será a velocidade de ajuste.
- Durante o primeiro corte, você precisa prestar atenção às recomendações do fabricante para ajustar o curso vertical da lâmina. Para fazer isso, compare as leituras da régua graduada com as obtidas como resultado do corte de controle.
- Ao fazer a afinação, não se esqueça de medir as velocidades mínima, média e máxima da lâmina e compará-las com as indicadas na documentação.
Como funciona corretamente?
Existem algumas operações que podem parecer insignificantes para um mestre inexperiente, mas afetam significativamente a qualidade da saída. Entre as principais operações, as mais importantes são:
- o processo de descarregamento de madeira na moldura;
- consertar o tronco;
- definir a espessura desejada do corte;
- forças aplicadas para mover o quadro ao longo do barril.
No processo de organização do trabalho, as qualificações dos mestres desempenham um papel importante. Sem experiência de trabalho adequada, será difícil distribuir responsabilidades, e o conhecimento das características dos vários tipos de madeira pode aumentar significativamente a produtividade do trabalho.
Com uma potência média de serraria, mas com bons trabalhadores, 7 metros cúbicos podem ser processados em 8 horas. metros de tábua não cortada de 50 mm.
Para não receber uma grande quantidade de resíduos, o pessoal operacional deve conhecer as mesas de corte para madeira e a tecnologia de corte neste ou naquele caso. Com o cálculo correto, você pode aprender a reduzir a quantidade de serragem em cerca de 5% e, ao mesmo tempo, economizar recursos de energia em 3-5%.
Ao trabalhar com madeiras nobres, é necessário levar em consideração o tipo de madeira, a densidade da espécie, o teor de umidade e a idade. Se você trabalha com bétula, álamo tremedor, amieiro, a serragem pode ser realizada com uma serraria universal, e se você trabalha com carvalho, carpa e faia, é necessária uma serraria de fita com divisor de ondas. A serra de banda larga lida com todas as coníferas, exceto o larício, mas durante o trabalho, os especialistas recomendam tratar os rolos de serra com um lubrificante mais fino.
Entre outras coisas, nunca se esqueça das regras de segurança ao trabalhar com a máquina, use uma capa protetora. A lâmina deve ser sempre bem afiada, caso contrário a serra vai estragar as tábuas e, se quebrada, causar ferimentos graves ao trabalhador.
Como fazer uma serraria de fita caseira, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.