Tudo sobre o sortimento de madeira serrada

Contente
  1. Requisitos
  2. Métodos de processamento
  3. Variedades
  4. Como escolher?

Ao escolher a madeira de forma independente, é necessário levar em consideração o seu grau, uma vez que as características do consumidor da madeira industrial são diferentes. No material deste artigo, consideraremos os requisitos básicos, métodos de processamento, a diferença entre as variedades e as principais nuances de escolha.

Requisitos

A madeira serrada inclui madeira de vários tamanhos e qualidades. No decorrer de sua fabricação, as toras são divididas em partes e recortadas. Cada tipo de madeira está sujeito aos padrões governamentais geralmente aceitos. (por exemplo, GOST 24454-80, GOST 8486-86, GOST 2140-81, etc.).

A qualidade dos materiais de exportação e com bordas na fazenda é avaliada pela face ou pela pior borda. Ao mesmo tempo, é dada atenção a uma série de critérios importantes:

  • defeitos do material (rugosidade, fissuras, imperfeições estruturais);
  • valor de umidade permissível;
  • a qualidade do corte e o ângulo de inclinação;
  • densidade da madeira e qualidade do núcleo;
  • o número de nós por unidade de área do material;
  • a aparência e tonalidade dos espaços em branco;
  • a idade do material, o local de seu corte;
  • danos causados ​​por insetos (escaravelhos, escaravelhos);
  • a presença de fungos, mofo, podridão;
  • empenamento ao longo da borda;
  • curvatura em espiral.

Além disso, o grau depende do peso, das dimensões da madeira serrada, da proporção da espessura e da largura das placas. A gradação do sortimento leva em consideração as qualidades do negócio, decoratividade, força, resistência ao apodrecimento das diferentes espécies, a quantidade de encolhimento ao tamanho real.

GOST prescreve os requisitos para tipos de madeira como abeto, cedro, abeto, choupo, pinho, tília, choupo, amieiro, bétula, faia, freixo, larício, carvalho, carpa. Com relação aos nós, nós, cuja área não atinge a metade da tolerância, não são levados em consideração. No entanto, quanto mais alto o grau, mais rigorosos são os requisitos de grau.

Os mesmos requisitos se aplicam à fissuração de peças de trabalho ao longo das arestas e facetas. As rachaduras não devem causar danos à integridade da madeira serrada.

Métodos de processamento

Pelo tipo de processamento, a madeira é aplainado, lascado, redondo, descascado, serrado. Com base no tipo de serragem, a madeira é dividida em tangencial e radial. As peças do primeiro grupo são criadas cortando ao longo de linhas que não tocam o núcleo. Análogos do segundo grupo o estão cortando.

Lapidado madeira serrada é madeira tratada com comprimento específico. Não aparado análogos não têm processamento do lado frontal. As variedades calibradas são secas a um valor de umidade especificado e processadas a tamanhos específicos. Os estruturais são obtidos a partir de madeira nobre (carvalho, lariço).

Toda a madeira serrada submetida a triagem é dividida em 2 tipos: com e sem bordas. Cada espécie tem suas próprias características.

Aparado

As peças do grupo de corte têm uma forma retangular regular. Eles são feitos por aplainamento (removendo aparas de ambas as bordas ou de um plano). Cada uma dessas placas é uma única folha de madeira sem casca com bordas suaves. Graças à moagem de alta qualidade, essa madeira é instalada diretamente no local selecionado, sem submetê-la a processamento adicional.

Não cortada

O material não cortado possui bordas ásperas. A sua superfície é lisa em ambos os lados, nos lados existem zonas não tratadas de forma arredondada, recobertas por casca. Essa madeira tem a pior aparência, custa 2 a 3 vezes mais barato do que a contraparte afiada. A seção transversal de tais espaços em branco é retangular ou quadrada.

Variedades

Existem vários tipos de madeira serrada. O grau depende da qualidade da madeira decídua ou conífera e do seu processamento. Os materiais decíduos são divididos em 4 variedades, a classificação das coníferas consiste em 5 (uma variedade selecionada é adicionada).

Selecionado

A melhor nota é considerada madeira selecionada. A madeira de alta qualidade (grau 0) é usada na construção naval, na construção de automóveis e na produção de móveis. Não tem defeitos (nós, enteados, rachaduras profundas e profundas, restos de casca de árvore, apodrecimento, murcha, raízes). Excluem-se inclusões estranhas, a inclinação das fibras é de 5%, a toca é unilateral. Rachaduras de retração mínimas são permitidas.

1

Madeira serrada de primeira classe é utilizada na indústria de construção e móveis... É o produto mais popular com o mínimo de defeitos (nós, fissuras). Não tem nós secos, soltos, caídos, galhos saudáveis, fissuras com mais de 1 cm de largura e profundidade.O comprimento total das fissuras não deve exceder 1/4 do comprimento da peça.

Não possui podridão, por meio de rachaduras e germes, mofo, entre outros elementos. O alburno é excluído, a madeira de primeiro grau não apresenta mancha azul, podridão, vestígios de parasitas, manchas escuras.

É madeira seca sem danos visíveis. Ela tem uma aparência saudável.

2

A madeira serrada de segundo grau usada na produção de móveis tem mais defeitos do que sua contraparte seletiva. Eles estão sujeitos a requisitos menos rigorosos, portanto, sua qualidade é inferior. Esses blanks podem apresentar fissuras com comprimento total de até 1/3 do comprimento da placa, bem como nós com pequeno diâmetro de nó. A presença de 2-3 vestígios de buracos de minhoca por 1 m de comprimento (ou 1 grande) é permitida.

A madeira do segundo grau não deve apresentar bolor, bolor, vestígios de podridão, passando por fendas e fendas. Suas diferenças com os produtos de primeiro grau são pequenas. Excluem-se os nós que apodrecem, o tamanho dos saudáveis ​​não deve ultrapassar 2 cm. Não é permitida a podridão, excluem-se os danos mecânicos, bem como as inclusões estranhas.

3

A madeira serrada de terceiro grau é utilizada para a fabricação de embalagens e contêineres de transporte (incluindo caixas descartáveis, pisos, paletes). Na verdade, são aparas de madeira serrada de grau 1 e 2. O volume de defeitos é ainda maior aqui, é uma madeira de baixa qualidade, caracterizada pelo baixo custo.

O principal requisito para esse material - ausência de grandes nós intercruzados e fissuras profundas. Um ângulo agudo de inclinação das fibras, danos mecânicos à camada de madeira, mofo e buraco de minhoca são permitidos. A presença de alburno interno, escurecimento é possível.

O comprimento total das rachaduras não deve exceder 1⁄2 do comprimento da peça de trabalho.

4

A madeira serrada da quarta série pode ter quase todos os defeitos especificados no GOST, incluindo ondulação e empenamento... Neste caso, o comprimento das fissuras, o tamanho dos nós pode ser qualquer. O número de buracos de minhoca não deve exceder 6 por 1 m da peça de trabalho. Esse material é utilizado para a produção de cercas, formas, paletes, blocos de utilidades, casas de mudança, galpões, gazebos.

Ele pode ter uma mudança de cor, bem como danos mecânicos. O enfraquecimento da camada superior e o alado também são permitidos. A presença de podridão e inclusões estranhas é excluída. A integridade da fundação deve ser mantida. A superfície pode ser áspera, pode haver nós intergrown.

Como escolher?

O sortimento de madeira serrada fornecido ao mercado interno é diversificado, o que muitas vezes confunde o comprador médio. Há uma série de fatores a serem considerados ao comprar madeira.

  • As pranchas e barras podem ter 5 graus e as vigas apenas 4.
  • O teor de umidade da madeira serrada não deve exceder 22%. Se for maior, não será possível secar a madeira.
  • As peças têm rugosidades diferentes. Quanto mais alto for o indicador, menor será o grau.
  • O material não deve ter grandes desvios de comprimento.
  • A prioridade é para raças cultivadas em zonas de clima frio.

As variedades diferem entre si não apenas em preço e qualidade. Ao comprar, você precisa considerar o escopo.Como regra, os 3 primeiros graus são adequados para a construção, os mais baixos são usados ​​para revestimento e piso. Você não deve comprar madeira selecionada para os casos em que são utilizadas matérias-primas de segunda ou terceira.

É importante levar em consideração a densidade: para escadas e revestimentos de pisos, é necessário levar produtos de espécies duras (carvalho, larício) de primeira classe. Nesse material, os anéis em uma seção vertical estão localizados próximos uns dos outros. Além disso, funcionam em paralelo, o que possibilita o aproveitamento do material para a produção de móveis.

A madeira serrada para uso externo deve estar livre de rachaduras profundas. Quanto mais nós uma madeira tem, piores são suas características mecânicas. A rugosidade de um material de qualidade não deve exceder 1250 mícrons. O material com arestas densas é mais forte e mais resistente à umidade.

A madeira serrada classificada é marcada no final na forma de um ícone “0”, pontos ou linhas (de 1 a 3). Ao mesmo tempo, apenas os produtos da 4ª série não são marcados. A marcação pode ser designada por números e letras "A", "B", "C". Madeira serrada de até 2,5 cm de espessura é marcada com linhas, mais grossas - com pontos.

O material é verificado quanto a falhas antes de entrar no depósito.... Além do controle padrão, na hora de comprar é preciso estar atento às características varietais. É melhor comprar material de um fornecedor confiável. O grau é determinado em qualquer placa de 1 m de cada lado. Nesse caso, a variedade é determinada pelo pior lado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário