Tudo sobre a madeira serrada
Para grandes madeireiras, um elemento importante é madeira serrada... E o método de corte afeta os indicadores de qualidade da madeira serrada resultante.
O que é isso?
A produção em serraria está familiarizada com o conceito de "madeira para serrar" e é, pode-se dizer, uma das mais básicas. Sawlog é chamado nada mais do que toras - madeira redonda, obtida como resultado do corte de árvores de várias espécies: coníferas ou caducas.
A madeira não deve ser simplesmente cortada - raízes, copas e galhos são separados dela. Os materiais de serrar são divididos em toras e toras. Cada tipo tem seu próprio propósito e escopo.
Tipos e tamanhos
Dois GOSTs se aplicam à madeira serrada. O que aconteceu como resultado do corte de coníferas (pinheiro, larício, cedro, etc.) está sujeito a GOST 9463-88, mas o que aconteceu como resultado do corte de madeira dura (são carvalho, faia, bordo, bétula, madeira de álamo tremedor , etc.) - 9462-88. O objetivo principal das toras de madeira é cortá-las em matéria-prima, que no futuro servirá para diversos campos da criatividade aplicada e artística, construção e outras indústrias. De acordo com as normas, sejam quais forem as espécies - caducas ou coníferas - a madeira para serrar, de acordo com um parâmetro como a espessura, é dividida em 2 tipos: média e grande.
A espessura não é medida em qualquer lugar, mas apenas na extremidade da ponta. Espessura média - diâmetro 14-24 cm, grande - mais de 26 cm.O comprimento da tora também é dividido, mais precisamente, seu comprimento não deve ser inferior a um determinado valor, dependendo da raça. Por exemplo, a madeira serrada conífera deve ter um comprimento na faixa de 4-6,5 m, espécie decídua macia (isso inclui bétula e material de álamo tremedor) - pelo menos 3 m. Em ambas as situações, a gradação também é levada em consideração - deve ser 0,5 m Para madeiras sólidas, o comprimento requerido é de 1 m, a gradação é de 10 cm.
Classificação de assuntos materiais. A classificação do norte de coníferas deve estar dentro do intervalo de comprimento de 3,9–7,5 m, classificação do Mar Negro - 4–8 m. Este cálculo não inclui as chamadas tolerâncias de comprimento, elas variam de 3 a 6 cm. Como resultado da serração a madeira serrada, medida em metros, e a espessura - em milímetros.
Outro parâmetro para avaliar uma madeira para serrar é o seu grau. Há três deles.
- O primeiro grau inclui toras com corte e formato arredondado regular que não apresentam curvaturas de comprimento. Essas toras têm poucos nós.
- As toras do segundo grau têm curvaturas e nós, mas não apresentam defeitos de madeira.
- Existem defeitos de madeira nas toras de terceiro grau, podem estar ligeiramente podres.
A mais alta qualidade é tradicionalmente obtida de madeira de uma floresta no norte da Rússia. Isso se deve às condições e à taxa de crescimento - lento devido ao clima frio. Essas árvores possuem um grande número de camadas no tronco. Eles fazem as toras mais duráveis e densas.
Os registros podem ser classificados por finalidade: o registro pode ser ressonante, aviação, esqui, etc. Tanto a madeira serrada quanto a madeira obtida dela devem atender ao tamanho e à qualidade do GOST, que está sob a influência de. Para construir uma casa, é necessário um tronco com quatro faixas de diâmetro diferentes: de 300 a 320 mm, de 260 a 280 mm, de 220 a 240 mm e de 180 a 200 mm.
A madeira serrada de primeiro grau (ou seja, a melhor) é boa para a construção de vários tipos de estruturas de capital feitas de madeira... Ele fará uma casa sólida e bonita, um balneário, um complexo de chalés de verão. A madeira é um material ecologicamente correto, durável e confiável, principalmente se for devidamente seca e tratada com compostos anti-sépticos contra o apodrecimento e fungos. Além disso, a madeira, especialmente as coníferas, contém uma substância especial que mata bactérias que são fontes de doenças e purifica o ar no ambiente.
É com a madeira serrada que o melhor é erguer prédios de madeira práticos e bonitos.
Onde é aplicado?
O objetivo principal da madeira serrada é a produção de todos os tipos de madeira serrada que são utilizados em quase todas as áreas da economia nacional. Se falamos de cristas, então a madeira obtida como resultado de seu processamento é dividida em uma barra, barras e uma tábua. Na maioria das vezes, o material é cedro, abeto, abeto, pinho, choupo, tília, bétula, carvalho de tamanhos apropriados.
Tecnologia de corte
Em cada madeira serrada, três áreas podem ser distinguidas: borda, borda, face. O grau de processamento do material também divide a madeira serrada em dois grandes grupos: com e sem bordas. Para o primeiro, cada face e cada aresta são serradas, para o segundo, apenas as duas faces são cortadas. A madeira afiada tem a mesma largura das camadas interna e externa, isso pode ser visto a olho nu. Quanto à largura da madeira serrada não cortada, ela deve ser calculada: é igual à metade da soma das duas larguras (camadas interna e externa). Meça a largura no meio da peça de trabalho.
Ao considerar madeira serrada afiada, é necessário designar uma coisa como "minguar". Este é o nome do defeito que ocorre durante o processamento. A queda pode ser acentuada ou opaca. O primeiro está na área da borda. A presença de uma diminuição acentuada significa que o uso de tal madeira é inaceitável. Já o mingimento sem corte reduz a qualidade da madeira serrada, mas pode ser usado. A diferença entre placas e barras e vigas está na largura.
A largura da placa é sempre duas vezes maior que sua espessura. A barra tem uma largura de não mais do que o dobro da espessura e as barras têm uma largura e espessura de mais de 100 mm.
A porcentagem de rendimento da madeira serrada é calculada de várias maneiras.
- Se toda a tora tiver o mesmo diâmetro dos troncos, então a porcentagem de produção é calculada da seguinte maneira: primeiro você precisa calcular quanto volume tem um tronco, após o que a capacidade cúbica do material cortado é multiplicada por esse volume obtido. O erro desse método é pequeno.
- Se o volume de madeira cortada for grande, pode ser considerado pelo número de veículos, grosso modo, "carros". O erro do método é grande, mas o método economiza significativamente o tempo de cálculo.
- No caso em que alta precisão e baixo erro de cálculo são necessários, um método de quadro de medição será necessário. Então é possível medir a curvatura e o espessamento dos troncos, mas com cálculos manuais isso não pode ser feito. Usando os quadros de medição, a madeira pode ser classificada imediatamente.
Possíveis defeitos
Os parâmetros dos produtos de madeira, como diâmetro, largura, comprimento, não são os únicos determinantes do volume e da qualidade do produto final. A presença ou ausência de defeitos é igualmente importante. O principal indicador da qualidade da madeira serrada a ser processada é o rendimento. Qualquer tipo de madeira tem um grau. A divisão em graus implica a presença na superfície ou no interior do material deste ou daquele defeito ou defeitos que têm um impacto negativo na resistência, resistência ao desgaste, confiabilidade e aparência. Qualquer defeito diminui automaticamente a qualidade da madeira serrada, o que significa que restringe o leque de possibilidades de utilização.
O resultado determina qual tecnologia de corte será escolhida, qual esquema estrutural e tecnológico de serração é aplicável em um caso ou outro e como seus grupos de qualidade serão formados. O plano de corte também é elaborado levando em consideração a produção aproximada de madeira serrada. Se o número de defeitos for mínimo, a saída é influenciada apenas pelos parâmetros da madeira serrada processada e pelos inevitáveis resíduos do processo gerados no processo. Em seguida, o cálculo pode ser feito de acordo com as normas para produtos de madeira de 1ª série. Se o número de defeitos for tal que as perdas serão maiores que o produto final, é difícil calcular o rendimento. Mancha de madeira é qualquer característica da superfície ou estrutura de um material que se desvia do normal. Isso pode ser tanto a presença de crescimentos na superfície quanto a infecção por fungos ou mofo.
Todos os tipos de defeitos da madeira são divididos em dois tipos: primários, ou seja, aqueles que se formaram durante o crescimento e desenvolvimento da planta, e secundários - já estão associados ao processamento de madeira de baixa qualidade (serragem, armazenamento inadequado, etc. )
De acordo com GOST 2140-81, 9 grupos de madeira com defeito. Esses incluem:
- a presença de nós;
- rachaduras;
- forma modificada do tronco;
- a presença de defeitos estruturais em seu interior;
- derrota por uma infecção fúngica;
- a presença de coloração química;
- dano biológico;
- a presença de defeitos de processamento, danos mecânicos, objetos estranhos;
- a existência de distorção.
Dependendo de quais defeitos e em que quantidade estão presentes na madeira, ela é dividida em graus: primeiro, segundo ou terceiro.
O comentário foi enviado com sucesso.