Tudo sobre madeira
Aprender o máximo possível de informações sobre madeira é importante para qualquer pessoa que decida construir, consertar ou fazer algo com madeira. É necessário levar em consideração seus tipos e sortimento, para selecionar a madeira serrada mais adequada para seus fins. E você também deve descobrir as opções para o corte correto da madeira e escolher as ferramentas que são adequadas para os diferentes trabalhos.
O que é isso?
No ambiente profissional, a madeira é um pedaço de madeira que manteve sua estrutura física e química original; na linguagem do dia-a-dia, a madeira também está incluída em sua composição. Para obter madeira, use:
-
árvores derrubadas industrialmente;
-
madeira derrubada manualmente;
-
espécies adequadas de árvores caídas (raras);
-
chicotes e suas peças.
No processo de produção de madeira, várias divisões são utilizadas no plano transversal ou longitudinal. Em primeiro lugar, estamos falando sobre esses processos:
-
serrar;
-
planejamento;
-
processamento com cortadores;
-
dividir;
-
descamação;
-
esmagamento (moagem).
É importante notar que a madeira não pode ser misturada com produtos inteiros reciclados, como:
-
com madeira colada;
-
com vários tipos de contraplacado;
-
com aglomerado, fibra, MDF.
As vantagens mais importantes da madeira são, naturalmente, sua origem natural e facilidade de uso em vários casos. E também a favor de tal produto é evidenciado pela sua disponibilidade para os consumidores. As estruturas de madeira servem por muito tempo e de forma estável. Quando usado corretamente, este material não é muito inferior ao tijolo e concreto em termos de durabilidade. A cor estética de tudo o que é feito de madeira também é muito importante.
Mas a árvore tem mais do que vantagens. Entre as desvantagens estão:
-
alta inflamabilidade;
-
suscetibilidade à umidade e mofo (propriedades ecológicas removíveis, mas valiosas são perdidas durante o processamento);
-
a tendência de absorver umidade em grandes quantidades;
-
alto risco de encolhimento, empenamento e outros desvios semelhantes que provocam deformação de estruturas de edifícios;
-
a dificuldade de escolher uma espécie e categoria de madeira adequadas.
Visualizações
O nome da madeira no classificador e outros documentos depende das possibilidades de seu uso posterior:
-
o tronco, após a remoção das raízes e galhos, costuma ser chamado de chicote de árvore;
-
o processo de divisão do tronco em fragmentos é denominado "torcer", e esses fragmentos são denominados cristas;
-
dependendo da seção transversal, a crista é adicionalmente dividida em um pod, um tronco e um poste (seus tamanhos, respectivamente: 80-110, de 120 e mais, 30-70 mm).
Madeira em bruto é a mesma serrada, descascada e cortada em pedaços uma árvore. Também é aceito chamá-los de madeira redonda, madeira redonda ou madeira redonda. Esses produtos são procurados por fábricas de fósforos, fábricas de papel e celulose e fabricantes de compensados.
Também é usado pronto como suporte para edifícios secundários, torres, linhas de transmissão e assim por diante.
A madeira processada é subdividida em:
-
madeira serrada;
-
produtos lascados;
-
folheado de madeira;
-
alguns outros produtos.
A madeira serrada é produzida com posterior divisão longitudinal das toras. Além disso, são divididos em categorias gerais e especiais.A primeira categoria inclui, por exemplo, madeira serrada usada para a construção de estruturas de madeira (cercas, casas particulares), bem como para a fabricação de blocos de construção acabados. O segundo grupo inclui algo que pode suportar as cargas mais altas e testes severos (por exemplo, espaços em branco para instrumentos musicais, partes de um carro e de uma aeronave).
Pelo tipo de seção transversal, a madeira serrada é dividida nos seguintes produtos:
-
madeira;
-
borda;
-
atraso;
-
dorminhoco;
-
Barra.
1 ° ano
A questão do sortimento está intimamente relacionada às características de qualidade do produto acabado. Importante: mesmo que a madeira esteja marcada com um determinado grupo varietal, podem ocorrer inclusões separadas (até 10%) de mais ou menos produtos de qualidade no lote. Ninguém as examina "sob um microscópio" ao despachar cada madeira ou placa. Portanto, o controle pessoal da entrada de mercadorias é muito importante.
Antes de prosseguir para uma descrição mais detalhada das variedades, deve-se indicar que todos os produtos estão divididos em categorias de negócios e madeira. Eles são usados respectivamente para construção e processamento subsequente. Todas essas informações são muito importantes para um entendimento mais profundo do que é cada variedade, quais são suas principais características.
A madeira de primeira é uma commodity sólida e amplamente difundida. Ele pode conter apenas um número limitado de nós e outros defeitos.
A manifestação de bolores e outros sinais de danos biológicos, bem como inclusões estranhas, não é permitida.
2 º grau
Inclui produtos que contenham pequenos desvios dos padrões de 1ª classe, que não afetem negativamente as características visuais da superfície. Não pode haver uma única rachadura profunda, nem um único nó podre. Obviamente, as cadelas do tabaco também são proibidas. Mas nós soltos são aceitáveis. Esse material é usado principalmente em escudos.
Além disso, pode ser uma boa caixa.
3ª série
Isso já é considerado de má qualidade. No entanto, o baixo custo ainda determina a demanda constante por ele. Este material é comumente usado na indústria de embalagens. Importante: Apesar da má reputação, isso inclui produtos que atendem aos requisitos das normas. Não devem ser permitidos grandes nós intercruzados e rachaduras que se estendam por toda a profundidade e afetem a base.
Qualquer outra coisa é permitida.
4ª série
É a mais baixa das categorias oficialmente permitidas. Pode haver quaisquer imperfeições e desvios. É permitido incluir até mesmo aparas de qualquer madeira de qualidade superior aqui. Eles fazem dessa árvore:
-
paletes;
-
cabos para ferramentas auxiliares de construção;
-
florestas temporárias;
-
cofragem;
-
galpões secundários.
Materiais (editar)
Mas a classificação por variedades está incompleta - ainda é necessário descobrir qual é a diferença entre as coníferas e as caducas, e quais são as melhores. As madeiras macias geralmente têm troncos retos e são de qualidade decente. É relativamente fácil de manusear. No entanto, esses “dons da floresta” podem ser distinguidos por sua alta resistência. Mesmo as estruturas de apoio de casas de um e dois andares podem ser construídas com segurança a partir delas.
O pinho é muito popular. Ela tem uma absorção de umidade relativamente baixa. O larício é mais absorvente, mas torna-se mais difícil ao entrar em contato com a água. Em favor da madeira de lei (choupo, tília, bétula, choupo), eles dizem:
-
densidade suficientemente alta;
-
graça de textura;
-
uma vida útil bastante longa.
Requisitos
As principais disposições relativas à madeira redonda estão consagradas no GOST 9463, publicado em 2016. É lá que as características-chave das variedades fornecidas acima são definidas. A norma proíbe explicitamente a presença simultânea de podridão cardíaca e alburno nas amostras. A podridão externa é permitida, mas não deve atingir o grau de podridão.A madeira redonda é produzida e fornecida sem casca, com o padrão permitindo o descascamento da casca.
O corte chanfrado não deve ultrapassar o comprimento permitido. A madeira para processamento subsequente em madeira não deve ter viseiras. É proibida a presença de nós com altura superior a 20 mm acima da superfície. O carregamento de madeira para a produção de celulose é incompatível com podridão e nós de tabaco. A madeira não deve ser carbonizada.
Neste último caso, o requisito se aplica a qualquer área de aplicação de madeira.
Dimensões (editar)
O comprimento e o diâmetro também devem ser determinados estritamente de acordo com a norma. Assim, o material de uso geral feito de pinho e abetos pode atingir 6,5 metros de comprimento com uma espessura de até 14 cm. As madeiras mais longas pertencem à chamada seleção de exportação do Mar Negro - podem atingir 8 m de comprimento. Os produtos de triagem do norte podem chegar a 7 m. Para produtos de aviação, um limite é definido - não mais do que 2,75 m.
A distribuição para outros tipos de madeira é a seguinte:
-
ressonante, navio e lápis - de 3 a 6,5 m;
-
para rebitagem de barris - de 1 a 2,7 m;
-
para travessas de via larga - 2,75 e 5,5 m;
-
para travessas estreitas - 1,3; 1,5; 1,8 me múltiplos.
Tecnologia de produção
Nas linhas de produção modernas, o valor da madeira e os métodos de processamento adequados são determinados na entrada com a ajuda de equipamentos de controle especiais e programas de computador. A primeira ferramenta usada em qualquer empresa moderna é o descascador. Uma técnica semelhante pode dar conta do produto de corte a fresco e até mesmo de madeira congelada (a umidade não é padronizada). As armações de serra são usadas para serrar. A opção específica para o corte correto é escolhida por técnicos experientes, levando em consideração a prioridade:
-
rústico - no chão;
-
tangencial - por uma questão de economia;
-
radial - para aumentar a resistência e as qualidades estéticas.
Armazenar
A madeira é freqüentemente armazenada em uma área aberta. Para isso, é aconselhável providenciar toldos que protejam do sol e da chuva. A proteção contra a precipitação é a principal tarefa dos industriais, mas ainda é frequentemente limitada a apenas cobrir com filme plástico. Crie pilhas apertadas para capacidade máxima sem usar espaçadores. Às vezes, são usadas pilhas de pacotes, mas trabalhar com elas requer o uso de equipamentos especiais.
Os materiais coníferos são colocados de forma que a diferença entre os comprimentos das toras individuais não seja superior a 1 m. Para madeiras nobres, os requisitos são mais rígidos: no máximo 0,5 m. As pilhas devem ser dispostas imediatamente após o recebimento da madeira. A madeira resistente às intempéries pode ser mantida na área de corte por até 120 dias. Para instável, um limite de 60 dias é definido.
O comentário foi enviado com sucesso.