Tudo sobre madeira macia serrada
A madeira macia é diferente da madeira caducifólia em um parâmetro principal - a presença de resina natural na composição da goma. Graças ao chiclete, o ar em uma sala forrada com tábuas ou vigas de coníferas fica livre de bactérias que causam doenças. Existem outras diferenças, mas são as coníferas que são consideradas as mais benéficas para a saúde humana.
Peculiaridades
Em nossa época, a má ecologia é um dos principais problemas. Não quero morar em uma casa ou tomar banho em uma banheira feita de materiais de construção não ecológicos. A madeira é a mais natural delas. Se falamos de coníferas, o larício siberiano é mais frequentemente usado para construção (mas pinheiros, abetos e cedros também são procurados).
As vantagens das coníferas sobre as decíduas são:
- vida útil mais longa;
- devido à presença de resinas na composição, a madeira absorve menos umidade;
- pela mesma razão, desinfeta o ar da sala;
- fácil e conveniente de trabalhar;
- tem alta resistência;
- tem uma textura original atraente;
- apresenta boa resistência à deformação;
- perfeitamente à prova de som o quarto;
- se mantém aquecido.
A desvantagem de qualquer madeira (mesmo decídua, mesmo conífera) é sua tendência a pegar fogo. Você pode reduzir a probabilidade disso tratando cada elemento com um retardador de fogo. A partir de madeira serrada de coníferas constroem-se esquadrias e dobram-se casas de toras, são boas para a decoração interior e exterior de edifícios, são utilizadas em estruturas de suporte em telhados e divisórias, ou seja, o campo de aplicação é extremamente amplo.
Deve-se dizer separadamente sobre o acabamento externo e interno - são as coníferas que são mais procuradas para essas obras. Isso se deve às excelentes propriedades de desempenho e qualidades estéticas. O acabamento interior em madeira confere-lhe um ambiente acolhedor e único. Terraços, varandas, gazebos decorados com uma placa também são lindos. Móveis de gabinete atraentes e de alta qualidade são obtidos de madeira serrada de coníferas. Claro, se for usada madeira de primeira qualidade.
Requisitos
Ao escolher materiais de construção, você precisa levar em consideração os requisitos que são impostos a eles pelo GOST atual. Se você deseja que uma construção ou um produto feito de madeira serrada de coníferas sirva por muito tempo e durante toda a vida útil não perca suas propriedades atrativas externas, é melhor escolher madeira de primeiro grau. Que parâmetros caracterizam a madeira serrada de fibra longa de alta qualidade e alto grau?
- O número máximo permitido de nós por 1 m de comprimento é dois, enquanto o nó deve ser saudável.
- Se o nó estiver podre, essa madeira não é considerada de alta qualidade.
- Rachaduras são aceitáveis ao longo da borda ou ao longo das faces, mas de pequena profundidade. Se a rachadura na área da ponta for um material de má qualidade.
- Não deve haver raízes no material.
- A presença de uma bolsa de resina é permitida, mas apenas uma por 1 metro de comprimento.
- Se a madeira tem um broto, fungo, bolor, inclusões estranhas, então ela é de baixa qualidade.
Visão geral das raças e variedades
Para madeira macia, existem 5 tipos de sortimento. A madeira da mais alta qualidade é considerada de primeira classe. Também é o mais caro. Recomenda-se usar apenas madeira de primeira classe para o acabamento.
A madeira serrada é formada com o corte de troncos ao longo da direção. Pela configuração da madeira serrada, ela pode ser chamada de núcleo, centro, lateral ou laje.O material obtido do centro do barril é considerado o mais forte e confiável. Ele também apoiará a estrutura de suporte.
Tábuas e vigas feitas de material lateral são muito bonitas, elas são mais frequentemente usadas para decorar ambientes internos e externos. A madeira serrada é usada para trabalho duro.
A classificação da madeira serrada de coníferas também pode ocorrer pelo tipo de serragem.
Uma tábua com ou sem arestas se distingue, e a tábua com arestas inclui uma barra, uma tira ou um pequeno bloco, bem como uma barra colada e uma barra aplainada. A última categoria inclui forro, platibands, floorboards, block house.
A diferença na aparência e na forma geométrica dá origem a outra classificação.
- Borda - existem vários tamanhos, o mais "popular" e padrão - 200x100 mm. São utilizadas placas em cada uma das áreas de construção, uma vez que existe um grande número de tipos de placas - piso, orla, aplainada, etc.
- feixes - este é o nome das toras cortadas de cada lado. As casas de toras são dobradas a partir de uma barra ou armações são erguidas. Eles também são usados em suportes de edifícios e estruturas. Cada tecnologia de construção usa seu próprio tipo de madeira.
- Barras - as chamadas pranchas serradas no sentido do comprimento e processadas com uma tecnologia especial. Uma barra calibrada é adequada para decoração de interiores, e uma barra aplainada é usada para criar móveis.
- Croaker o desperdício que sobra após o trabalho em madeira é chamado. Eles são usados em trabalhos ásperos ou coberturas.
Na compra de madeira, deve-se sempre atentar para a sua conformidade com a variedade declarada. Seleção da madeira serrada imediatamente após o lote de mercadorias ser feito. Eles são examinados, a geometria é medida e a umidade é obrigatória. Os defeitos são visíveis imediatamente, portanto, não há necessidade de procurá-los. Em detalhes, os critérios que devem ser seguidos ao determinar o grau de madeira são consagrados nos GOSTs.
Quanto à madeira de coníferas, os requisitos para ela estão contidos em GOST 8486-86.
São especificadas as condições técnicas para o processamento da madeira e muito mais. Cada produtor doméstico de madeira (não importa se é para negócios ou exportação) deve ser orientado em seu trabalho pelas disposições deste GOST em particular. É muito conveniente, uma vez que as tabelas do texto contêm uma lista exaustiva de defeitos da madeira, com base na qual a madeira serrada de fibra longa é classificada.
Apesar das 5 variedades declaradas, apenas as duas primeiras são procuradas na construção nacional. As tábuas com bordas de uso geral de graus 1 e 2 são suficientes para cobrir completamente a necessidade da população de madeira serrada como tábuas e vigas. Sua qualidade é alta e o preço é relativamente razoável. Quanto à madeira serrada a seco selecionada, ela não é muito procurada pelos consumidores devido ao alto preço. Se falamos de tipos baixos de madeira (3.4), sua qualidade torna as estruturas de vida muito curta, o que novamente não é adequado para o consumidor.
A madeira de primeira classe (como, aliás, qualquer outra) deve ter um certificado de conformidade e um passaporte, que indique as características.
O nível de umidade da madeira serrada de 1ª classe devidamente seca não pode ser inferior a 20% e superior a 22%. Os planos devem ser paralelos, podridão, rachaduras, infecções fúngicas devem estar ausentes. Não deve haver sinais de apodrecimento nos nós existentes.
Se houver o menor desvio do padrão estabelecido pelo GOST, isso indica que a madeira deve ser classificada como um grau inferior. Você não pode construir uma casa com madeira de segunda classe, mas é muito adequada para estruturas temporárias de baixo custo. Faz fôrmas, coberturas, cercas baratas, etc.
Dimensões e peso
Comprar madeira sem saber seu peso e tamanho exatos não é apenas estúpido, mas também arriscado. Com efeito, para cada objeto de construção, deve ser elaborado um projeto com uma estimativa, que indica a quantidade exata de cada um dos materiais necessários à construção. O volume da madeira é medido em metros cúbicos. Às vezes você pode ouvir a palavra "moldado", mas ela se aplica principalmente ao comprimento do material.
Descobrir quantas placas estão contidas em um metro cúbico não é tão fácil.
Observe que o comprimento padrão da placa é de 6 metros. É este o comprimento mais fácil de transportar e carregar. Itens mais longos não cabem, por exemplo, em um carrinho. Eles só podem ser transportados por trem rodoviário, que é mais caro e mais difícil. Você pode descobrir quantas pranchas de 6 m de comprimento em 1 m3 pela fórmula: 1 / (A x B x C) = N.
A, B, C nesta fórmula são a espessura, largura e comprimento da tábua (tudo é indicado em metros), e N é a quantidade necessária de madeira (tábua, madeira, barra, etc.). Usando esta fórmula, você pode calcular não apenas o número de tábuas de 6 m de comprimento, mas a superfície de todas essas tábuas deve ser plana. O tipo de madeira para cálculos não importa.
Quanto à massa da madeira serrada, ela não é constante. Dependendo de características como teor de umidade, estrutura e tipo de madeira, em que estágio de processamento se encontra, o método e a área de obtenção do material, a densidade pode ser diferente. Portanto, a massa só deve ser determinada por pesagem.
O comentário foi enviado com sucesso.