Tudo sobre borboletas
As borboletas representam uma grande ameaça para as futuras colheitas de frutas. Os insetos são resistentes às condições naturais adversas e a única forma de combatê-las é o uso de inseticidas. No território da Rússia, existem cerca de 2.000 espécies desta praga. Eles prejudicam não apenas as plantações hortícolas, reduzindo significativamente os rendimentos, mas também as plantações florestais na natureza.
Descrição
Um pequeno inseto de 5-7 mm de comprimento com dois pares de asas transparentes. A mosca-serra pertence aos insetos himenópteros. Dependendo da espécie, a cor do corpo do inseto varia do amarelo claro ao marrom escuro. Os adultos têm uma cabeça grande com dois olhos grandes e redondos nas laterais e 3 olhos simples no centro. Externamente, algumas espécies se parecem com moscas ou besouros, outras são semelhantes a abelhas ou vespas.
A mosca-serra ganhou esse nome devido à semelhança de seu ovipositor (apêndice na ponta do corpo de uma fêmea de inseto, com o qual ela faz um buraco no broto de uma planta e aí põe ovos) com uma lâmina de serra.
A forma e o tamanho do ovipositor são ligeiramente diferentes nas diferentes espécies e subespécies do inseto. Para alguns, é mais estreito, o que facilita o processo de postura dos ovos na parte aérea das árvores e arbustos.
Um inseto adulto não se alimenta e sua vida é curta. O objetivo principal de um inseto adulto é a reprodução. A fêmea pode botar ovos de 3 a 4 vezes em um verão. Cada ninhada pode conter até 100 ovos. A fêmea põe ovos em brotos jovens e macios, fazendo uma pequena incisão. Ela fechou o buraco para que os ovos não morressem.
Após a eclosão, as larvas começam a devorar ativamente folhagens, brotos ou frutos de arbustos e árvores. Na maioria das vezes, as larvas são lisas, menos frequentemente cobertas com penugem ou pelos. As larvas de algumas espécies são cobertas por muco com um odor específico. Em comparação com os adultos, eles são maiores em tamanho (aproximadamente 20-25 mm de comprimento) e causam danos tremendos e danos às colheitas de frutas. As larvas da mosca-serra são verdadeiros glutões, após o que apenas veias da folhagem permanecem nas árvores.
As larvas (larvas) se desenvolvem por cerca de um mês. Elas foram chamadas de lagartas falsas por causa da semelhança com as lagartas de borboletas inofensivas comuns. Você pode distinguir uma praga de uma lagarta inofensiva pelo número de olhos e pernas. A larva da mosca-serra tem 2 olhos, e a lagarta real tem 6. As larvas têm 6 ou mais pares de patas (algumas das quais são falsas) e as lagartas têm menos de 5. As lagartas falsas da mesma ninhada mantêm-se em grupos em um plantar. Um mês após a eclosão, as lagartas crescidas descem ao solo, onde ocorre o processo de pupação. E já em meados do verão surgem indivíduos jovens, prontos para botar ovos. O ciclo ocorre até o final do outono. Os casulos costumam ficar escondidos em camadas rasas na camada superior do solo, sob uma árvore ou arbusto em que viveu a lagarta.
Os casulos têm a forma de barris. Às vezes, eles estão presos a galhos ou folhas. Algumas espécies se transformam em adultos sem um casulo, mas simplesmente se enterrando no solo.
A primeira geração de larvas pupa, transforma-se em adultos. E em meados do verão dá à luz uma nova geração de larvas, que continuam a devorar as fundições e a fazer túneis dentro dos troncos. Esta adoração consegue crescer no outono, os casulos sobrevivem ao inverno sob uma camada de solo e folhas caídas. E no final de maio, surgem adultos, prontos para botar uma nova ninhada de ovos. Em condições climáticas favoráveis e alimentos suficientes, o número de gerações pode aumentar para 4 em uma estação.
Danos irreparáveis às fruteiras são causados não por adultos, mas por larvas que se alimentam de folhas, brotos ou frutos, algumas espécies fazem túneis em brotos e troncos... As larvas das pragas comem e destroem a folhagem de maneiras diferentes, dependendo do tipo de inseto. Algumas deixam buracos, outras deixam apenas veias (folhas esqueletizadas). Algumas espécies tecem teias, criando ninhos (grandes casulos), outras dobram folhas individuais em tubos, criando um refúgio para si mesmas.
Um pequeno número de lagartas falsas e pequenos danos a uma árvore ou arbusto podem ser facilmente removidos cortando-se os brotos afetados. Enquanto danos mais sérios podem prejudicar uma cultura fértil e às vezes até destruir uma árvore ou arbusto inteiro, deixando o agricultor sem uma cultura.
Habitat
Na maioria das vezes, as moscas-serras são comuns na zona climática temperada. Mas suas espécies podem ser encontradas em todo o mundo, e alguns gêneros vivem no clima frio e severo do norte. A disseminação de um determinado tipo de praga está associada à disseminação da fruteira de que se alimenta, uma vez que as larvas de um determinado tipo ou subespécie se alimentam das folhas e rebentos de uma determinada planta. Alguns insetos colocam seus ovos em árvores decíduas, outros apenas em coníferas. Outras espécies preferem plantações de frutas hortícolas e põem ovos em groselhas, morangos e macieiras.
Existem espécies cujas larvas preferem viver de trigo e se alimentar de seus brotos e grãos.
Pelo nome da espécie de mosca-serra, é fácil entender qual planta ela prefere habitar e comer, e também é fácil determinar seu habitat. A maioria dos insetos desta espécie prefere árvores decíduas e o clima temperado da zona intermediária. Mas existem espécies que vivem na América do Sul e na Austrália, em locais de clima mais quente.
Visualizações
Os cientistas têm mais de 6.000 espécies desta praga.... As espécies e subespécies de insetos são diferenciadas dependendo do habitat e das preferências alimentares. Os tipos mais comuns e numerosos dessa praga: maçã, besouro viscoso da cereja, mosca-da-serra em rosas, pão, ruiva, ameixa, maça, bérberis e muitos outros.
Um pouco mais de 2.000 espécies desta praga são encontradas no território da Rússia. Eles causam grandes danos não apenas às hortas com fruteiras, mas também às plantações florestais.
Uma larva de mosca-serra de estupro é capaz de destruir mais de 70-80% da colheita de repolho, rabanete ou colza. As plantas danificadas pelas larvas não conseguem dar frutos, os jardineiros ficam sem colheita. Adultos amarelos põem ovos em brotos de plantas verdes.
Vista de groselha põe ovos em arbustos de groselha e groselha. As larvas podem matar um grande arbusto comendo folhagem e brotos jovens. Após a invasão das larvas, o arbusto não resiste às geadas e morre no inverno.
Se larvas de pragas aparecem nos caules da rosa, o arbusto começa a secar e murchar. O inseto desta espécie não se instala apenas nas rosas, mas também nos morangos e framboesas. Você pode verificar a presença de larvas de pragas cortando um broto.
Se houver túneis de lagartas dentro do caule, a planta precisa ser salva com urgência.
Nos adultos da mosca-da-bétula, o abdômen é laranja ou laranja-avermelhado com tonalidades, as asas são completamente transparentes, com manchas pretas. Um adulto cresce até 2,5 mm de comprimento. As primeiras larvas aparecem em maio - início de junho, com os primeiros dias e noites verdadeiramente quentes. As larvas são verdes claras ou verdes claras com uma faixa escura ao longo de todo o corpo. As lagartas se alimentam exclusivamente da folhagem da bétula, deixando apenas as nervuras das folhas.
As larvas da mosca-serra de abetos muito pequenas (apenas 1,5 mm de comprimento) causam danos significativos a todos os tipos de coníferas. Eles são capazes de destruir completamente as novas agulhas macias, razão pela qual a árvore para de se desenvolver e crescer.
O tecelão estrela deposita as larvas nos pinheiros. Suas lagartas entrelaçam agulhas jovens com teias de aranha e comem agulhas. As larvas podem destruir até 45% das agulhas em um pinheiro.
As moscas-serra de freixo adultas parecem moscas normais, seu corpo é completamente preto, exceto pelas manchas amareladas nas laterais do abdômen. Esta espécie é comum nas florestas de cinzas da parte europeia da Rússia e da Europa central. As larvas adultas são bastante vorazes, podem comer folhas inteiras, deixando apenas uma veia central sólida. Uma característica distintiva desta espécie é a capacidade das fêmeas de se autofecundarem.
Medidas de controle
Na luta contra as pragas e as hordas de suas larvas, tanto os meios especiais quanto os populares ajudam os jardineiros. É bom tomar medidas preventivas na primavera antes do plantio e no outono após a colheita. No combate às pragas, o principal é não perder o momento. Assim que você vir insetos adultos, notar ovos ou lagartas, você precisa começar a lutar contra eles. Se você perder um tempo precioso, será muito difícil se livrar das pragas; há grandes chances de você perder a maior parte da colheita. Os arbustos afetados devem ser removidos e os brotos restantes tratados com inseticidas ou com uma decocção de tabaco ou absinto.
Um dos meios mais populares é a pulverização das frutas afetadas. O tratamento de plantas infectadas com drogas tóxicas é realizado em duas etapas. Primeiro, as plantas são pulverizadas no final de maio, quando já aparecem as primeiras folhas e os brotos. O procedimento é repetido 14-16 dias após o primeiro, geralmente em junho. Mas você precisa chegar a tempo antes da floração. Durante a floração e a formação dos frutos, é estritamente proibido tratar as plantas com produtos químicos.
Os jardineiros recomendam o uso de diferentes inseticidas, alternando-os. Com o uso constante de um produto, as pragas se acostumam e perdem a sensibilidade.
A pulverização pode ser repetida no final do verão, quando os frutos já se formaram. Isso deve ser feito para destruir a segunda geração de pragas e evitar que os insetos se espalhem pelo jardim. É necessário realizar o tratamento com substâncias tóxicas não só da própria árvore, mas também dos círculos do tronco, onde se escondem os casulos das mosca-serra.
Mecânico
Os brotos e ovários afetados por larvas de mosca-serra devem ser cortados. É melhor queimar as partes cortadas para evitar a propagação da praga por todo o local. Para árvores altas (por exemplo, uma macieira), é recomendado o uso de cintas de retenção ou cola especial. As larvas não serão capazes de se desenvolver, pupar e colocar novas garras.
Recomenda-se cavar regularmente o solo ao redor das árvores (coníferas e caducas), onde as larvas se escondem para a pupação... Desenterrando círculos próximos ao tronco, você pode facilmente encontrar ninhos com larvas ou casulos. Eles devem ser queimados e o local de detecção deve ser tratado com inseticidas.
Químico
Dos medicamentos especialmente desenvolvidos contra a mosca-serra e suas larvas, como Karbofos, Chlorofos, Kemifos, Fufanon, Benzofosfato, Aktara, Mospilan e outros venenos desta categoria. Ao escolher um inseticida, você precisa ter certeza de que as larvas que aparecem nas plantas pertencem à mosca-serra. E, com base nisso, seleciona-se um remédio contra a praga. Observe que alguns inseticidas são inúteis para matar a mosca-serra.
A maioria dos jardineiros recomenda o uso de uma mistura de vários tipos de inseticidas para maior eficácia.
Biológico
Alguns jardineiros (oponentes de armas químicas contra pragas) aconselham o plantio de plantas cheirosas e perfumadas em áreas para atrair inimigos naturais da mosca-serra e de suas lagartas, como crisopídeos, besouros moles ou tricogramma.
Com poucas pragas, remédios naturais podem ser usados., por exemplo, infusões de tabaco ou absinto, cinza de madeira ou alho. Cada jardineiro experiente tem sua própria receita testada e comprovada. Mas essas infusões e soluções são mais adequadas para medidas preventivas do que para uma luta real contra uma praga.
Métodos tradicionais
Como remédios populares para proteção contra a mosca-serra, os jardineiros recomendam polvilhar árvores e arbustos com várias infusões de ervas. Infusões de camomila, absinto ou agulhas precisam ser infundidas por 2-3 dias, então a infusão concentrada é diluída em água corrente, você pode adicionar 1-2 colheres de sopa de refrigerante. A infusão de alho pode ser usada imediatamente após a preparação. Mas essa pulverização é adequada para plantas onde há relativamente poucas larvas. Após a pulverização, os ramos e frutos afetados ainda precisam ser removidos.
Na luta contra os insetos adultos, os jardineiros são aconselhados a plantar tanansy ou tomates entre os arbustos e as plantas. O cheiro dessas plantas assusta os adultos, que não podem botar ovos nas frutas.
Profilaxia
Das medidas preventivas, os jardineiros distinguem:
-
sacha regular e afrouxamento do solo;
-
remoção e descarte de brotos, folhas e frutos danificados;
-
sacudindo arbustos e pulverizando;
-
cavar o solo após a colheita.
Para pulverizar, você pode usar solução de sabão (sabão em pó ou alcatrão) ou solução inseticida.
O afrouxamento regular dos círculos próximos ao caule permite que você encontre ninhos com casulos ou larvas com pupas e os destrua em tempo hábil.
Nunca deixe brotos, frutos e galhos de árvores infectados cortados no local. As larvas deles podem mover-se para plantas saudáveis ou permanecer no solo, de onde os adultos aparecerão na primavera. E também alguns tipos de moscas-serras usam árvores velhas cortadas para o inverno. É melhor queimar imediatamente os brotos afetados e galhos de árvores e ninhos encontrados, para que seja possível evitar que a mosca-serra se espalhe por todo o local.
O comentário foi enviado com sucesso.