Abeto siberiano: as melhores variedades, regras de plantio e cuidados

Contente
  1. Características gerais e breve descrição
  2. Visão geral das variedades
  3. Características de pouso e regras de cuidado
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Nas regiões do norte da Rússia, crescem coníferas, frequentemente usadas como sebes. Eles criam um clima festivo de Ano Novo durante todo o ano. Este é o abeto siberiano.

Características gerais e breve descrição

O abeto siberiano é uma árvore conífera que atinge 30 metros de altura e um diâmetro de copa de até 10 metros. Pertence à família dos pinheiros. A taxa de crescimento é baixa: aos 25 anos, não cresce mais do que 10 metros.

O abeto é um fígado longo, vive até trezentos anos. As árvores têm copa cónica com topo pontiagudo. Nos primeiros 10 anos de vida, os abetos siberianos crescem rapidamente, principalmente em largura, e então começam a crescer verticalmente. Em solos pesados ​​e úmidos, as raízes são rasas, e em solo solto, a raiz principal, junto com as laterais, vai fundo em busca de umidade.

A casca do abeto é fina e lisa, de cor cinza escuro. Há espessamentos nele - nódulos cheios de líquido. É chamado de bálsamo de abeto ou seiva. É usado nas indústrias médica e cosmética.

O abeto não possui resina na própria madeira. Mas os botões do abeto siberiano, em contraste com suas irmãs do sul, são abundantemente cobertos por uma espessa camada de alcatrão para protegê-los das severas geadas do norte.

As agulhas do abeto siberiano são macias, arredondadas nas pontas, agradáveis ​​ao toque, até três centímetros de comprimento. Acima são verdes saturados, e abaixo são ligeiramente mais claros, têm duas listras prateadas claras. Cada um deles vive no máximo dez anos, após morrer, permanecem cicatrizes no galho.

O abeto siberiano é uma árvore perene monóica. Os órgãos masculinos são espiguetas amarelas com grãos de pólen que possuem sacos de ar. Graças a esses dispositivos voadores, o pólen é transportado pelo vento por distâncias muito longas.

Os órgãos femininos são protuberâncias roxas. Seus tamanhos variam de 7 a 10 cm e as escamas com sementes estão dispostas em espiral. À medida que as sementes amadurecem, os cones mudam de cor para castanhos.

Ao contrário de outras coníferas, os cones de abeto siberianos não se desintegram completamente. À medida que amadurecem, apenas escamas com sementes voam e os bastonetes dos cones permanecem nos galhos. E eles agüentam assim por muito tempo. Nesta época, os abetos parecem ser decorados com velas de ano novo.

Todos os abetos siberianos distinguem-se pela elevada resistência ao gelo e tolerância à sombra, mas ao mesmo tempo são extremamente sensíveis à poluição atmosférica e exigentes na composição do solo.

Visão geral das variedades

Existem várias espécies decorativas de abeto siberiano, de cores diferentes.

  • "Glauka" - tem uma cor azul de agulhas, o que torna a árvore invulgarmente bonita. O abeto é muito resistente, resistente ao gelo.
  • "Alba" - comum em países europeus. Decorativo devido ao formato cônico correto da coroa. As agulhas são verde-escuras com listras brancas na parte inferior. Os cones são verdes, tornando-se gradualmente castanhos. Alba pode congelar em temperaturas muito baixas.
  • "Variegata" - difere nas agulhas coloridas originais. Junto com as verdes, agulhas brancas como a neve ou amareladas crescem nos galhos deste pinheiro. A árvore parece muito ornamentada. "Variegata" gosta de crescer em locais bem iluminados, é sensível a geadas severas, poluição do ar.
  • Elegância tem agulhas prateadas. O abeto é exigente na composição do solo, adora o calor.

Características de pouso e regras de cuidado

Para que o abeto siberiano se mostre em todo o seu esplendor no seu sítio, é necessário cuidar bem dele: local adequado, rega, poda, preparação para o inverno.

O abeto siberiano só pode ser plantado longe das estradas, pois não resiste à poluição por gás e poeira do ar. A árvore pode crescer tanto em uma área ensolarada quanto na sombra parcial. Mas é melhor proteger uma muda jovem do sol brilhante.

O solo para o plantio deve ser argiloso e moderadamente úmido. O conteúdo de cal e húmus irá beneficiar a planta.

A época de plantio depende da idade da muda. Jovens, com sistema radicular fechado, podem ser plantados da primavera ao outono. Árvores com mais de cinco anos serão capazes de transferir replantio apenas no início da primavera (imediatamente após o derretimento da neve) ou no início do outono.

Como qualquer planta, é aconselhável plantar o abeto em tempo nublado. A preparação para o plantio deve começar duas semanas antes. E consiste em certas etapas.

  • Primeiro, você tem que cavar um buraco de aterrissagem. Sua profundidade dependerá do tamanho do sistema radicular da muda. Regue abundantemente o futuro local de plantio (pelo menos dois baldes de água). Coloque uma camada de drenagem de argila expandida, tijolo quebrado ou pedra triturada no fundo do poço.
  • Prepare o solo. Para fazer isso, misture uma parte de areia e turfa, duas partes de argila e três partes de húmus. Essa mistura de terra será respirável e ao mesmo tempo reterá bem a umidade. Como o abeto siberiano adora solos calcários, você pode adicionar um copo de cal. É necessário preencher a cova de plantio com essa mistura até o meio e deixar em infusão.
  • Depois de duas semanas, você precisa plantar com cuidado uma muda de abeto no centro da fossa, endireitando as raízes e não aprofundando o colo da raiz.
  • Uma planta jovem deve ser regada e sombreada abundantemente. Para que o solo não seque rapidamente e as raízes não superaquecem, a superfície do solo deve ser coberta com grama seca, aparas de madeira ou serragem. A cobertura morta não deve tocar no colarinho da raiz.
  • Uma árvore plantada muitas vezes não pode ser regada, uma vez que o abeto siberiano reage negativamente ao alagamento do solo. Para um bom desenvolvimento, possui umidade suficiente obtida do derretimento da neve e das chuvas. Esta é uma grande vantagem sobre outras efedrinas.
  • O cuidado adicional com a árvore consiste em remover as ervas daninhas e soltá-las em tempo hábil. Não há necessidade de alimentar o abeto nos primeiros três anos após o plantio. A partir do quarto ano, você pode usar qualquer fertilizante para coníferas.
  • O abeto siberiano tem uma coroa muito bonita, por isso não é necessário apará-la regularmente. Você só pode realizar ocasionalmente poda formativa e remover ramos secos na primavera.
  • No primeiro ano após o plantio, as mudas de abeto precisam de abrigo para o inverno. Isso pode ser feito com spunbond, ramos de abeto ou estopa recheada com palha. As árvores crescidas toleram bem as temperaturas negativas e não precisam mais de abrigo.

Métodos de reprodução

É muito fácil propagar o abeto sozinho. Isso pode ser feito de três maneiras: camadas, sementes e estacas. Vamos considerar todos esses métodos.

    Reprodução por camadas

      Se os ramos mais baixos do abeto siberiano estiverem adjacentes ao solo, eles próprios se enraízam e se formam mudas. É perfeitamente possível plantá-los da árvore-mãe.

        Propagação por estacas

        Esta opção pode ser usada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Você precisa colher estacas da árvore. Para isso, apenas rebentos jovens com 5-10 cm de comprimento são selecionados. Os ramos não são cortados, mas arrancados com uma pequena quantidade de casca e madeira, o chamado "talão". Um botão de crescimento deve estar presente no final do broto. Os cortes rasgados devem ser mantidos por 15-30 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio.

        Neste momento, você precisa preparar uma mistura de terra para enraizar: misture em proporções iguais areia, húmus e solo de jardim. Encha um recipiente com esse solo e plante as mudas ali.

        Para criar o microclima necessário, cubra as mudas, você pode usar uma jarra de vidro invertida, uma garrafa de plástico, um saco plástico colocado em gravetos cravados no chão, etc. As paredes da estufa não devem tocar nas agulhas para evitar sua decomposição. O recipiente com as mudas deve ficar em um local aquecido, por exemplo, próximo a uma bateria em um local claro, mas não sob a luz solar direta.

        O processo de enraizamento das estacas é muito longo: as raízes aparecerão apenas no segundo ano. Todo esse tempo, é preciso cuidar bem do plantio: umedecer, ventilar, levar para fora na primavera e levar para o quarto no outono. Quando as mudas criam raízes, elas podem ser plantadas em um local permanente.

        Propagação de sementes

        Como a maioria das plantas, o abeto siberiano não retém características varietais quando propagado por sementes. Portanto, este método pode ser usado quando você precisa obter um grande número de mudas, não importa o tipo. As sementes de abeto podem ser compradas ou coletadas por você. Se você decidir colher as sementes sozinho, precisará colher os cones da árvore ligeiramente verdes. Após a secagem, retire manualmente as sementes. Em seguida, eles são estratificados. Para isso, as sementes são misturadas com areia úmida e colocadas na geladeira até a primavera.

        Em abril, uma parcela é preparada para a semeadura: o mato é removido, desenterrado e a superfície é nivelada. Em seguida, eles fazem sulcos com uma profundidade de 2-3 centímetros e semeiam sementes de pinheiro a uma curta distância uns dos outros. Cubra com terra de cima. Como a semeadura foi realizada em solo ainda úmido, não é necessário regar imediatamente. Mas você precisa cobrir as plantações com papel alumínio para manter o teor de umidade desejado.

        No futuro, água e ventilação leves serão necessárias. Um mês depois, aparecerão brotos tenros de pinheiro. O abrigo deve ser retirado imediatamente, continuar regando, evitando umidade excessiva, capinar e soltar o solo, procurando não danificar as raízes das plantas. Depois de três a quatro anos, as mudas de pinheiro podem ser plantadas em um local permanente.

        Doenças e pragas

        Em geral, o abeto é uma planta bastante despretensiosa, mas também é afetada por várias doenças e pragas. Vamos nos deter em alguns deles.

        • Ferrugem. Na parte inferior das agulhas, forma-se uma placa "enferrujada", causada pelo assentamento do fungo. As plantas enfraquecem, adquirem uma aparência feia. Para combater, é necessário pulverizar o abeto com preparações contendo cobre e aplicar fertilizantes de potássio-fósforo no solo.
        • Câncer enferrujado. As telhas (tumores cancerosos) se formam em galhos de pinheiro infectados. Os ramos afetados devem ser removidos imediatamente. E se o câncer se espalhou para o tronco do abeto, essa árvore deve ser completamente destruída para evitar a contaminação de outras plantas.
        • Fusarium. Doença que afeta as raízes de uma árvore e se espalha pelos vasos da planta. Na maioria das vezes ocorre em solos úmidos pesados. Nos abetos, as agulhas ficam marrons e depois caem completamente. Para ajudar a planta, você precisa fornecer acesso de ar às raízes. Para fazer isso, você pode conduzir um tubo no círculo do tronco. É imperativo certificar-se de que o colar da raiz não está enterrado. Se a árvore for jovem, você pode transplantá-la preparando uma cova de plantio de acordo com todas as regras.
        • Shute marrom. Doença fúngica, agravada pela alta umidade e plantações lotadas. O fungo se desenvolve sob a neve. Na primavera, as agulhas ficam marrons e pretas, mas não se desintegram por muito tempo, coladas pelo micélio. No outono, crescimentos pretos são formados - corpos frutíferos. Medidas de controle: acelerar o derretimento da neve na primavera, tratar com fungicidas no final do outono, antes que a neve caia.
        • Hidropisia bacteriana. As agulhas do abeto mudam gradualmente de cor de amarelo para cinza. No porta-malas, formam-se fissuras por onde o líquido exala um odor desagradável. Formam-se úlceras e tumores cancerígenos. Os pinheiros enfraquecem, a madeira fica solta e aguada, o vento facilmente quebra essas árvores. A planta infectada não está curada e deve ser destruída imediatamente.

          Além de doenças, as pragas atacam o abeto, danificando agulhas, cones, cascas, troncos. Estes são Hermes, ácaros-aranha, traças e vermes do abeto, vaga-lumes da pinha, besouros click, besouros barbaros do abeto preto, besouros da casca dos tipógrafos. Todos esses insetos causam danos irreparáveis ​​aos abetos. Vamos falar mais sobre cada uma dessas pragas.

          • Hermes - um dos tipos de pulgões que atacam as árvores coníferas. Esses insetos sugam a seiva da planta. As agulhas amarelam, secam, os rebentos se dobram, a árvore enfraquece, perde-se o seu efeito decorativo. Na parte inferior das agulhas, forma-se uma camada branca pegajosa e fofa. Você pode derrotar as pragas. Para fazer isso, você precisa aumentar a umidade do ar borrifando a árvore com água de um borrifador e eliminando os insetos.

          Corte as pontas danificadas dos brotos e trate a árvore e os formigueiros próximos com inseticidas.

          • Ácaro-aranha - aracnídeo, afetando o abeto em clima quente e seco. Ele suga o suco, perfura a parte inferior das agulhas e as trança com a mais fina teia de aranha. Para evitar o aparecimento de carrapatos, é necessário providenciar uma ducha para o abeto nos momentos de seca, aumentando assim a umidade do ar.

          Se o carrapato já apareceu, trate a árvore com acaricidas.

          • Mariposa-borboletabotar ovos na casca do tronco e nos galhos no final da primavera e início do verão. Em meados de junho, aparecem lagartas pretas, que mais tarde mudam de cor para combinar com as agulhas. Essas lagartas vorazes comem completamente as agulhas de pinheiro. E no final do verão eles descem em teias de aranha e se enterram no solo debaixo de uma árvore, criando uma pupila ali. Na primavera, as mariposas reaparecem das pupas.

          Para combater as lagartas no final do outono, você deve desenterrar os círculos do tronco e destruir as pupas. No verão, borrife as lagartas com inseticidas.

            • Curuquerê do abeto - uma pequena borboleta cujas lagartas comem brotos de pinheiro. Eles se transformam em uma pupa nos galhos, se entrelaçando com um casulo de teias de aranha.

            Medidas de controle: tratamento com inseticida de brotos de abetos jovens na primavera.

              • Pinha fogo - uma borboleta, cujo vôo em massa pode ser visto à noite, do início ao meio do verão. Suas lagartas causam enormes danos às sementes do abeto siberiano. Eles roem passagens nos cones e comem as sementes.

              Você só consegue lutar com a ajuda de inseticidas, tratando as árvores quando as lagartas aparecem na superfície.

              • Clique besouros - grandes danos às plantas são causados ​​por suas larvas longas, amareladas e muito duras, que são popularmente chamadas de vermes. Eles roem as raízes do abeto e, como resultado, a árvore enfraquece e os ramos inteiros secam. O verme adora solo ácido com umidade estagnada.

              Para proteger o abeto da invasão do verme, você pode remover manualmente essas larvas do solo. E se houver muitos deles, então os inseticidas intestinais de contato devem ser adicionados ao solo.

              • Barbo de abeto preto - ataca árvores enfraquecidas. O próprio besouro roe a casca jovem dos brotos do abeto, fazendo com que as agulhas se tornem laranjas e depois sequem. As larvas do barbilho se alimentam da fibra e roem as passagens até o centro do tronco.

              Medidas de controle: para atrair pássaros para o jardim, os pica-paus estão especialmente dispostos a arrancar e comer larvas de besouro.

                • Tipógrafos de besouros de casca de árvore - assim como os besouros longhorn, eles danificam abetos fracos e doentes. O besouro macho rói uma passagem na casca e arruma uma câmara de acasalamento, onde chama a fêmea com feromônios. Após o acasalamento, a fêmea rói a passagem e põe ovos nela. A árvore enfraquece e seca ainda mais.

                Para lutar, as áreas danificadas da casca são removidas e queimadas junto com ovos ou larvas de tipógrafos. No outono, armadilhas são colocadas - pedaços de madeira com casca, na primavera, quando os besouros se multiplicam, são queimados junto com as pragas.

                Uso em paisagismo

                O abeto siberiano é muito decorativo. A cor de suas agulhas varia do verde escuro ao branco e dourado, e os cones - do roxo ao roxo.O abeto é usado tanto em plantações individuais contra o fundo de plantas com flores pequenas e árvores baixas (bétulas, bordos, zimbros, barberries) e em grupo, plantando árvores a 2-3 metros de distância. Se a área suburbana for grande, os abetos siberianos podem ser limitados ao beco ou plantados em grupos em um padrão xadrez.

                A cerca viva de abeto parece incrível. Em alguns países europeus, variedades decíduas decorativas de abeto são usadas como árvore de Ano Novo.

                O abeto siberiano é uma verdadeira rainha entre as espécies de árvores coníferas.

                Para as propriedades benéficas e o uso do abeto siberiano, veja o próximo vídeo.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário