Abeto monocromático: uma visão geral das melhores variedades e regras de cultivo

Contente
  1. características gerais
  2. Descrição das variedades
  3. Características de pouso
  4. Regras de cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

O abeto monocromático é frequentemente usado em projetos paisagísticos devido ao seu cuidado despretensioso, ramos fofos e resistência à geada. A cultura possui diversas variedades que diferem em sua aparência.

características gerais

O abeto monocromático, também conhecido como concolor, é nativo da América do Norte. Esta planta perene tem uma copa extensa e em condições naturais às vezes chega a 40-60 metros. A casca da árvore é bastante áspera e coberta por fendas verticais. Sua cor principal é o verde claro, mas também há uma mistura de tons de cinza. A própria coroa tem uma forma cônica bem cuidada e na parte inferior atinge uma largura suficiente.

Os galhos parecem horizontalmente. Eles são cobertos por grandes agulhas sem espinhos, atingindo um comprimento de 6 centímetros. As agulhas são coloridas em uma mistura de tons de cinza e azul esverdeado e têm cheiro de limão. As agulhas formam duas filas e são dispostas horizontalmente. Os cones roxos crescem até 11 centímetros de comprimento. Eles são ovais e verticais.

A formação de “frutos” ocorre uma vez a cada 3 anos.

O abeto monocromático não tem medo de secas ou secas, mas se sente melhor em climas temperados. Além disso, a éfedra pode tolerar facilmente as baixas temperaturas dos meses de inverno. Os botões da árvore se abrem somente após o retorno da geada é impossível. A cultura, em princípio, não impõe requisitos especiais às condições do solo, e portanto pode se desenvolver tanto em solo salino quanto em argiloso. No entanto, a solução mais bem-sucedida é considerada o uso de argila arenosa profunda.

Como a planta adora luz, ela deve ser plantada em uma área aberta. Até os 6 anos de vida o desenvolvimento da cultura é lento, então dá-se um salto, e aos 15 anos atinge o auge. Em condições naturais, a vida útil do abeto monocromático pode chegar a 320 anos ou mais. A propósito, existem duas variedades de cones na árvore - feminino e masculino. Os machos parecem mais opacos e aparecem nos brotos do ano passado, enquanto as fêmeas têm uma tonalidade avermelhada brilhante e são colocadas no topo do abeto. O rizoma concolor se estende profundamente no solo, o que permite que a planta sobreviva nas estações secas e não seja afetada por ventos fortes.

Descrição das variedades

As variedades de abetos usadas no projeto paisagístico não diferem na altura especial, mas possuem uma coroa decorativa de cores diferentes. Alguns deles chegam a 9 metros, e alguns são espécies anãs. O abeto monocromático Violacea cresce até quase 8 metros. Sua coroa é fofa na forma de uma pirâmide estreita e as agulhas são pintadas em um belo tom de aço com azul. À medida que a árvore se desenvolve, os ramos inferiores se alongam, formando uma base de grande diâmetro.

A última fileira de galhos está praticamente no chão. As agulhas da variedade Violacea são macias, de 6 cm, com ponta quadrada. Os botões atingem um comprimento de 13 centímetros. No início, eles são coloridos de verde, mas com o tempo eles se tornam vermelho escuro.

Este abeto, como os seus “parentes”, não tem medo do gelo e adora muita luz.

O abeto monocromático "Compacto" cresce apenas até 60 centímetros. Ela se sente melhor em um clima temperado, mas também tolera muito bem as baixas temperaturas.A coroa fofa assemelha-se a um cilindro arredondado, desenvolve-se de forma irregular. As agulhas longas têm um belo tom prateado escuro e são bastante rígidas. Os cones arredondados não excedem 3 centímetros de diâmetro. Eles têm uma tonalidade verde-amarela e são resinosos. Galhos grossos crescem em um ângulo e geralmente criam 2 vértices. A planta cresce apenas 3 centímetros por ano.

O pinheiro anão de Archer monocromático cresce até 1 metro de altura, e o volume da copa, via de regra, é de 70 centímetros. A coroa em forma de cone cresce muito exuberante e colorida em uma bela tonalidade azul esverdeada. Agulhas finas de 75 milímetros de comprimento têm uma bela ponta arredondada. Tanto o tronco quanto os galhos apresentam tom de cinza escuro. Os botões arredondados alcançam 15 centímetros, perfazendo apenas 6 centímetros de largura.

Sua cor muda com o tempo de verde para marrom.

Fir "Glauka" refere-se a árvores anãs. Agulhas grossas dificilmente chegam a 2,5 cm .A variedade é considerada muito bonita, mas seu desenvolvimento qualitativo só é possível nas regiões do sul, levando-se em conta a proteção obrigatória dos ventos.

O abeto Wintergold atinge 15 metros de altura e as agulhas têm 7,5 cm de comprimento. A cor verde-amarelada das agulhas explica o nome incomum da variedade.

Apesar de Wintergold ter boa resistência à geada, é bastante exigente na composição do solo e não tolera alta umidade.

Características de pouso

Antes de plantar árvores, o local precisará ser escavado e alimentado com fertilizantes minerais complexos. O buraco é retirado aproximadamente 3 semanas antes do plantio real. O poço deve ter 85 centímetros de profundidade e 60 centímetros de largura. Em geral, os parâmetros exatos são determinados dependendo do volume real do rizoma. Uma camada de drenagem de pequenos seixos ou cascalho se forma no fundo.

Mistura-se argila, areia e serragem, enriquecida com nitroammofos, após o que metade de todo o volume da cavidade é preenchido com a mistura resultante. Além disso, há irrigação abundante e plantio direto de uma muda com idade superior a 4 ou 2 anos - no caso de uma estratificação ou de estacas já enraizadas. Primeiro, as raízes secas e estragadas devem ser removidas da muda de pinheiro e também mantidas por cerca de meia hora em uma solução de permanganato de potássio. O procedimento em si é realizado em abril ou maio, sendo possível o desembarque em setembro. Uma colina é formada no centro do buraco, uma muda é colocada nele, as raízes são cuidadosamente colocadas no buraco e tudo é coberto com uma mistura de solo enriquecida. É imperativo manter o colo da raiz a uma altura de 6 centímetros acima da superfície, compactar levemente a terra e regar tudo com alta qualidade.

Regras de cuidado

É melhor regar pinheiros jovens usando o método de aspersão, executando o procedimento 1 vez em 2 semanas. Se a quantidade de precipitação natural aumentar, não há necessidade de regar o abeto adicionalmente. Uma planta adulta não precisa ser regada, pois toda a umidade necessária vem do solo. Os fertilizantes devem ser aplicados no terceiro ano, antes que o suco comece a se movimentar. Além disso, o uso de complexos minerais não é proibido no outono.

Para o abeto jovem de cor sólida, o afrouxamento é especialmente importante, o que contribui para um melhor suprimento de oxigênio às raízes. A capina é realizada conforme a necessidade, com o objetivo de remover as ervas daninhas junto com as raízes. A cobertura morta do espaço é realizada imediatamente após o plantio. No outono, a camada protetora aumenta e na primavera é renovada. Via de regra, serragem, turfa e casca de árvore são utilizadas para esse fim.

A poda especial de um abeto de uma única cor não é necessária, portanto, o desenho da coroa é executado apenas para formar um desenho incomum. Na primavera, faz sentido fazer a higienização removendo ramos secos e estragados.Aproximadamente 14 dias antes da geada, um abeto adulto deve ser submetido a irrigação com água e uma árvore jovem deve ser adicionalmente coberta com cobertura morta.

Em caso de baixas temperaturas, são usados ​​ramos de abeto ou outro material adequado.

Métodos de reprodução

Para a reprodução do abeto de uma única cor, é escolhido o método de semente, estacas ou estratificação. As sementes raramente são utilizadas, pois nem todas as plantas são capazes de reter as características maternas. Portanto, o uso de estacas ou estacas é considerada uma opção muito melhor. Se os ramos inferiores estiverem localizados próximos à superfície, eles podem criar raízes por conta própria, bastando cortar as camadas na primavera e transplantá-las para o local desejado. As estacas são cortadas no início da primavera de brotos de um ano de idade, mantendo um comprimento de 7 a 10 centímetros.

O enraizamento das estacas ocorre ao longo de alguns anos, após os quais podem ser transplantadas para um terreno aberto.

Doenças e pragas

Na maioria das vezes, um abeto de uma única cor sofre de doenças fúngicas que levam à decomposição do sistema radicular. As raízes estragadas são acompanhadas por agulhas que amarelecem e caem. Se a doença for detectada a tempo, o abeto deverá ser tratado imediatamente com Fundazol. Caso contrário, a árvore é cortada e removida do local. Dentre as pragas do abeto, o pulgão hermes é geralmente um parasita, cujas larvas comem as agulhas. Quando um problema é detectado, os fragmentos danificados são cortados, a árvore é tratada com inseticidas e todos os brotos são tratados com sulfato de cobre. Para lutar contra o ácaro-aranha, você precisará do Aktofit.

Exemplos em paisagismo

No projeto paisagístico, o abeto monocromático é usado para resolver muitos problemas. As plantas são escolhidas para a decoração de becos, passeios ou áreas de entrada. Uma única planta pode se tornar uma parte central de um canteiro de flores ou um destaque brilhante de uma composição florística.

Muitas vezes, as plantas individuais são colocadas ao lado de um monumento ou escultura. Variações anãs facilmente se tornam um componente apropriado de um escorregador alpino, jardim de pedras ou gazebo.

Os especialistas recomendam combinar várias variedades de abeto, observando a compatibilidade de cores e os requisitos de solo para o plantio.

Para obter uma descrição do abeto monocromático, consulte abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário