Abeto coreano: descrição, variedades, plantio e cuidados
Entre os jardineiros, o abeto coreano é merecidamente popular devido à sua despretensão, robustez de inverno, resistência e aparência decorativa que persiste durante todo o ano. A árvore é ativamente utilizada no paisagismo, além disso, suas qualidades medicinais são muito apreciadas, contribuindo para a desinfecção do ar e a eliminação de infecções e pragas no local.
Descrição
O abeto Abies koreana é uma árvore pertencente à família dos pinheiros. No ambiente natural, cresce nas regiões setentrionais, nas florestas de coníferas e mistas, nas encostas das montanhas, atingindo uma altura de 15 m ou mais.
Características das espécies.
- A copa tem formato cônico, às vezes piramidal, e a circunferência do tronco é de 0,5-0,8 m.
- Uma característica distintiva da éfedra é o tamanho impressionante da coroa, a cultura cresce rapidamente em largura, mas difere em crescimento lento em altura.
- O abeto perene coreano tem um sistema de raiz bem desenvolvido e poderoso.
- A casca dos pequenos abetos é cinza-prateada, fina e lisa, mas com a idade aumenta de espessura, adquire tonalidade marrom-avermelhada e fica coberta de fissuras.
- Os rebentos são amarelados, mas com o passar dos anos mudam para púrpura. Os botões que se formam sobre eles têm uma forma esférica e contêm uma grande quantidade de resina odorífera com um agradável aroma de coníferas.
- A cor das agulhas é brilhante, esmeralda na parte externa das agulhas e na parte interna das agulhas eles têm veias prateadas.
- As bordas das agulhas são ligeiramente curvadas - nas árvores jovens, elas são espinhosas e duras; nos espécimes adultos, elas têm uma extremidade mais lisa e romba. O comprimento das agulhas é de 20 mm e a largura é de cerca de 2,5 mm.
- Os ramos de abeto com cones azuis, que têm uma tonalidade roxa e uma forma cilíndrica, ficam lindos. Os frutos da árvore são bastante grandes - até 7-8 cm de comprimento e até 3 cm de diâmetro. Normalmente, sua formação ocorre na parte superior da copa nos brotos frescos.
- Quando as sementes amadurecem, as escamas que as cobrem endurecem, passam pelo processo de lignificação e caem, e a semente é levada pelo vento. Aliás, a polinização dos cones também ocorre devido ao movimento das massas de ar.
Uma árvore tem uma vida média de cerca de 150-200 anos, mas em condições naturais uma árvore pode viver de 300 a 400 anos. O abeto coreano prefere solos alcalinos e neutros em ácido. Em condições desfavoráveis e cuidados insatisfatórios, seu crescimento é inibido e não atinge sua altura ideal. Como resultado, a planta se parece mais com um arbusto com uma forma de coroa arredondada.
A cultura tolera bem temperaturas abaixo de zero, mas se sente desconfortável em clima seco e quente. Ao contrário de algumas coníferas, esta espécie é sensível a qualquer mudança na composição do ar, principalmente à poluição gasosa típica da cidade. Isso exclui a possibilidade de plantio ao longo de rodovias e rodovias.
Esta espécie conífera é considerada uma cultura útil, e os jardineiros a apreciam não apenas pela beleza de algumas espécies, mas também pela capacidade da árvore de purificar o ar e prevenir o ataque de insetos prejudiciais graças aos desinfetantes voláteis - fitoncidas secretados por agulhas.
Tipos e variedades
A planta possui um grande número de variedades e espécies cultivadas artificialmente que são adequadas para paisagismo e decoração de territórios privados e parques e praças da cidade.
Listadas abaixo estão as culturas mais procuradas, adequadas para uma ampla variedade de regiões. Depois de se familiarizar com as principais características dessas variedades, você poderá escolher a variedade certa para o seu território.
- Árvore em miniatura "Compacta" pertence a uma variedade anã do abeto coreano e pode crescer até 80 cm, adicionando 5 a 6 cm por ano. Possui longas e belas agulhas de cor azul prateada, que é seu principal valor decorativo e compensa a rara formação de cones .
A efedra pode ser cultivada em vasos de flores, usados para decorar varandas e portas de entrada. Além disso, as plantações de abetos enquadram os caminhos do jardim e são plantadas como parte de composições que incluem lagos artificiais e pedras.
- Arbusto anão "Tundra" tem uma circunferência de copa de 0,6 me uma altura de 0,4 m. Bem adaptada para crescer na sombra e adora solos úmidos. Difere em agulhas macias, curtas e brilhantes de cor verde brilhante com uma parte inferior prateada. A variedade é utilizada para decoração de jardins de urze e pedras, jardins de pedras, paisagismo de encostas e telhados.
- Estrela de prata - planta perene com forma de coroa em forma de cone irregular. O abeto pode crescer até 1 m com uma circunferência da parte verde de 70-80 cm. Pode crescer até 8 cm por ano. As agulhas são de cor esmeralda brilhante por fora, o lado interno é branco ou prateado. A árvore compacta produz lindos cones roxos em uma idade jovem. O uso prevê plantios avulsos e composições com flores, coníferas, plantas herbáceas.
- Anã Azul "Imperador Azul" difere em uma coroa irregular em forma de almofada. As agulhas são azul-acinzentadas, arredondadas nas pontas. A variedade atinge uma altura não superior a 1,5 me cresce 6 a 8 cm por ano. Freqüentemente, sua copa se espalha ao longo do solo, mas os brotos crescem verticalmente para cima. A cultura é resistente ao inverno (zona 5a), precisa de solo fértil solto. A espécie Imperador Azul encontrou sua aplicação na criação de escorregadores alpinos, no desenho de áreas rochosas.
- "Blue Magic" - uma pequena árvore de crescimento lento, que na idade adulta tem uma altura de cerca de 1 m, mas ao longo dos anos pode crescer até 2,5 m. A forma da copa pode ser em forma de cone e almofada. A peculiaridade da variedade é a cor verde-azulada das agulhas durante o cultivo à sombra. Com boa luz, o abeto tem uma cor azul prateada. É plantado separadamente, como elemento de composição de jardins ou em plantações de grupo.
- "Oberon" - esta variedade de abeto possui raras qualidades decorativas. Suas agulhas têm agulhas largas e curtas, verdes brilhantes por fora e brancas por baixo. Conforme a planta cresce, atinge a mesma largura e altura - 1,5 m, e se assemelha a um cone de forma irregular. A árvore é adequada para o paisagismo de escorregadores alpinos e pequenos conjuntos de jardins.
- Uma variedade de abeto coreano "Aurea" também é considerado anão. À medida que cresce, atinge 1,5 metros, e sua altura final é de cerca de 4-4,5 metros A variedade é famosa pela cor dourada mágica dos ramos na primavera, lindos cones roxos já podem se formar nos ramos jovens da planta. A copa de uma árvore pode ser moldada por poda. Em termos de robustez de inverno, a espécie pertence à zona 4, mas precisa de proteção contra o vento.
- Variedade "Discus" - uma das espécies de crescimento mais lento, seu crescimento por ano é de apenas 3 cm. A cultura se distingue por uma coroa em forma de cone branco-esverdeado. Os espécimes adultos alcançam 1,2 m de altura e 90 cm de largura. O abeto é sensível a correntes de ar, mas não tem medo de geadas fortes.
É usado como decoração decorativa na criação de jardins ornamentais, escorregas alpinos, é permitido o cultivo em recipientes.
- Abeto "Inga" golpeia com sua cor, próximo à sombra da onda do mar. Seu brilho é suavizado por suas listras prateadas características. A coroa em forma de cone é exuberante e espessa, mas devido à falta de geometria clara parece especialmente original.A árvore cresce lentamente, mas na idade adulta atinge 0,8-1 m, embora aos 30 anos possa atingir os 3-4 m. A variedade é utilizada para o plantio em grupo, para a criação de conjuntos de parque e jardim, sebes .
- Variedade coreana "Tsis" tem uma coroa arredondada ou esférica, agulhas suaves verde esmeralda. Seus botões roxos-lilases têm 5 cm de comprimento e crescem para cima. A conífera anã cresce 1-3 cm a cada ano e tem um diâmetro de copa de 1 m. Esta espécie tolera melhor o tempo seco, mas requer uma boa drenagem do solo. O "gnomo" verde será um elemento decorativo ideal em qualquer arranjo de jardim. Parece bom quando plantado em grupos e em combinação com outras coníferas e plantas caducas, incluindo flores e ervas.
- Fir "Tanya" - uma bela variedade que possui agulhas verdes claras com um tom prateado. Apesar de sua baixa altura (1 m), a espécie em miniatura possui grandes botões lilases com uma tonalidade roxa.
A copa da árvore presta-se à poda artística, podendo ser formada à vontade e de acordo com o desenho pretendido do terreno. A efedrina se distingue pela resistência à geada, a capacidade de crescer em solos não muito férteis. A variedade é usada em combinação com coníferas raquíticas e arbustos decíduos.
Vários tipos de abeto coreano são pequenos em tamanho, embora algumas variedades possam atingir uma altura decente em 30-40 anos.
Mas, como as árvores crescem lentamente, elas são membros indispensáveis dos conjuntos de jardins e fazem um excelente trabalho ao desempenhar o papel de ornamentos decorativos compactos em paralelo com outras plantas.
Aterrissagem
Ao cultivar uma cultura, você precisa decidir sobre um local adequado para plantá-la. Apesar da despretensão da planta, um local fortemente sombreado não é adequado para ela, além disso, o abeto pode perder sua bela cor decorativa das agulhas. Portanto, é aconselhável plantar a éfedra em um local razoavelmente aberto e, a princípio, sombrear artificialmente as mudas jovens.
É bom se o abeto for plantado em uma área espaçosa, mas protegida dos ventos por edifícios próximos. Ao usar uma árvore de maneiras diferentes, é necessário levar em consideração algumas das nuances de sua localização:
- se o abeto coreano servir como um dos componentes decorativos de jardins ornamentais ou jardins de pedras, um intervalo de 3 m é observado entre as mudas;
- ao criar um beco, a distância entre as árvores deve ser de pelo menos 4 m;
- quando a cultura é destinada a uma sebe, restam 2,5 m entre as plantas.
Solo argiloso e arenoso com baixa acidez é o mais adequado para esta planta. Duas semanas antes do plantio, é desenterrado e, se for necessário enriquecer o solo, acrescenta-se solo fértil de horta e turfa, com aumento da acidez, faz-se a calagem. A terra pesada, consistindo de argila, é diluída com areia. Os fertilizantes orgânicos são aplicados em uma pequena quantidade (composto, húmus, excrementos de galinha - cerca de 8 g por 1 m²). Você pode alimentar o solo com preparações de potássio e fósforo, bem como com uréia (20 g por 1 m²).
Mudas para plantio são adquiridas com 1 ano de idade, necessariamente com um sistema de raiz fechado que pode se adaptar em campo aberto. Estes jovens abetos são vendidos em sacos, sacos ou contentores.
Imediatamente antes da colocação no solo, as raízes são imersas durante 2 horas numa solução de bioestimulador - "Kornevin", "Epin" ou "Fitosporin". As plantas são melhor plantadas em abril, embora o plantio no outono também seja permitido. É correto fazer isso com o início de um clima quente estável e a ausência de geadas noturnas.
Sequenciamento:
- é cavado um buraco de aterragem com diâmetro de 60 cm e com a mesma profundidade;
- a camada de drenagem pode ser construída com pedaços de tijolo, argila expandida, seixos e areia;
- a mistura de solo é preparada a partir de turfa, grama, areia e húmus, retirada na mesma quantidade, encher o buraco em 2/3, acrescentando "Nitroammofoska" (300 g), depois regar abundantemente com água sedimentada;
- a planta é colocada no centro do buraco, espalhando seus processos de raiz; o colar da raiz é deixado acima do solo;
- solo fértil é derramado gradualmente e ao mesmo tempo é compactado, após o que é regado com água quente derretida.
No final, é feita a cobertura morta com húmus, aparas de madeira e serragem, cuja camada é de pelo menos 8 cm.
Cuidado
A éfedra coreana, é claro, pode sobreviver em condições adversas, mas para manter sua saúde e aparência decorativa deve ser cuidada.
Cuidar da cultura envolve diversas atividades agrícolas.
- Solo umedecido é necessário para plantas jovens, portanto, durante os primeiros 2-3 anos, as plantas são regadas regularmente, evitando ressecamento do solo próximo ao tronco (cerca de 10 litros por 1 muda). Durante os períodos de seca, os abetos adultos requerem até 20 litros de água por semana. Além disso, as árvores devem ser pulverizadas no início da manhã e após o pôr do sol, para não causar queimaduras nas agulhas.
- Por dois anos consecutivos após o plantio, o solo sob os pinheiros jovens é regularmente arrancado, solto com uma enxada de até 6 a 7 cm de profundidade e polvilhado com cobertura morta, o que evita que resseque, água estagnada e o desenvolvimento de doenças.
- De muitas maneiras, o cultivo bem-sucedido de mudas depende da composição do solo. Durante o plantio, eles já recebem uma porção de nutrientes, após o que será necessária a fertilização no próximo ano, após o derretimento da neve e com o início da estação de crescimento. Para isso, são utilizados produtos agrícolas como o "Kemira". Durante a frutificação, ou seja, o aparecimento de pinhas, a planta também precisa ser alimentada, preferencialmente com preparações minerais para coníferas (Hera, Soft Power, Bona Forte).
As espécies ornamentais e anãs do abeto coreano não precisam formar uma coroa, mas precisam de uma poda higiênica na primavera e no outono, quando ramos doentes, secos e danificados são removidos. Na primavera, o procedimento é realizado antes do início do fluxo de seiva. Uma exceção é aparar as copas de algumas árvores para aumentar a ramificação.
Para o inverno, é criado um abrigo feito de materiais não tecidos para os abetos jovens, após ter erguido uma moldura de madeira à qual são fixados. Turfa, húmus, serrapilheira e serragem são despejados na zona próxima ao tronco.
Reprodução
Existem três maneiras de criar diferentes tipos de abeto. Um deles - crescendo a partir de sementes. Isso é muito difícil de fazer porque é difícil coletar as sementes da luz voadora. Portanto, eles pegam os botões verdes e os secam. Em seguida, as sementes são retiradas e mantidas em local fresco e com alta umidade.
Você pode plantar sementes no solo ou em recipientes para que possam ser colocadas em solo aberto no próximo ano. As sementes endurecidas a frio são plantadas no solo em abril até uma profundidade de 2 cm, usando um substrato nutritivo para coníferas. As mudas criam um microclima adequado para a germinação, coberto com papel alumínio e fornece ventilação ideal. Os brotos aparecem em cerca de um mês. Ao longo da estação, eles precisam ser regados e a terra deve ser removida e removida. As plantas jovens do inverno são cobertas com ramos de abeto conífero. Já no ano que vem, o abeto pode ser transferido para um lugar permanente.
Você pode reproduzir o abeto usando estacas. Para fazer isso, na primavera de uma planta adulta, os ramos de um ano com um botão apical e um "talão" são quebrados. As doenças das plantas podem ser evitadas mergulhando as estacas em uma solução de permanganato de potássio. Para proteger a árvore-mãe, o corte é coberto com verniz de jardim e embrulhado com filme plástico.
Para enraizar os galhos, você deve:
- coloque os brotos em uma mistura de areia, húmus e solo de jardim;
- cubra com vidro e coloque em local aquecido, arejando todos os dias;
- para o inverno, coloque-o em um local fresco e seco, por exemplo, em um porão ou adega;
- na primavera, os recipientes são levados para fora e, no outono, já podem ser plantados em campo aberto.
O método mais simples é reprodução por camadasquando os brotos inferiores sãos da planta são dobrados ao solo e fixados com uma braçadeira em sulco preparado, aprofundado em 5 cm. O procedimento é realizado na primavera e cuida da planta ao longo da estação regando, afrouxando, remoção de ervas daninhas e cobertura morta com húmus.
Na véspera do inverno, as camadas são isoladas e fechadas, sendo gradativamente separadas do abeto-mãe, em várias passagens. Novas plantas são transplantadas após 1-2 anos.
Doenças e pragas
A resistência das lavouras de coníferas a vários tipos de pragas e doenças é bem conhecida, mas com cuidados analfabetos, a planta ainda pode adoecer. Isso é causado por excesso ou água estagnada. Manchas marrons escuras aparecem nos galhos do abeto, e as agulhas ficam amarelas e esfarelam. Estes são os sintomas de uma infecção fúngica - a chamada ferrugem. Para combater o fungo, a parte aérea é borrifada com uma mistura bordalesa, e os brotos infectados são cortados, desinfetando as seções com piche.
Para a prevenção, use qualquer meio que contenha cobre, em particular sulfato de cobre. O processamento deve ser realizado na primavera no final de março e em abril. Às vezes, o problema é causado por um forte espessamento da coroa, por isso deve ser desbastado.
Entre os insetos, a praga mais perigosa do abeto é o hermes - um parente próximo da filoxera e dos pulgões, que também parasitam espécies de árvores perenes. Devido à sua derrota, a folhagem está sujeita a murchar, amarelar e secar. É possível prevenir o ataque de insetos borrifando as plantações com uma solução "Antio" (para 10 litros de água são necessários 20 g da substância).
Esses eventos são relevantes após o derretimento da neve. Eles ajudam a prevenir o aparecimento de outros parasitas - traça do broto de abeto, curuquerê e suas larvas.
Uso em paisagismo
Variedades de plantas em miniatura são usadas para paisagismo de praças, parques e jardins privados. Árvores pequenas e compactas parecem igualmente impressionantes individualmente e em grupos. Recomenda-se plantar coníferas ao lado deles - pinheiros, lariços e abetos. As plantas ficam lindas ao lado de bordos, arbustos ornamentais e de bagas de tamanho menor, variedades de flores rastejantes na cobertura do solo.
O abeto coreano pode ser colocado em gramados próximos a gazebos, lagos artificiais, composições cujos elementos são flores, pedras decorativas e plantas de cereais. A cultura é adequada para decorar escorregadores alpinos, jardins ornamentais, criando uma fronteira viva e em combinação com outras árvores - zimbro, thuja, cipreste, pequenas árvores de Natal. As plantas perenes que amam a sombra podem ser plantadas perto do abeto coreano e sob sua copa.
Devido ao seu tamanho, agulhas decorativas, robustez de inverno e cuidado despretensioso, o abeto coreano ganhou o amor e o reconhecimento de muitos jardineiros. Isso explica a demanda por qualquer uma de suas variedades e o constante interesse dos criadores que continuam a desenvolver novas espécies híbridas com características extraordinárias.
Você pode observar a beleza do abeto coreano mais adiante.
O comentário foi enviado com sucesso.