Pinheiros azuis: variedades populares e dicas para cultivá-los
Entre toda a variedade de coníferas que crescem na Terra, é impossível passar pelo belo abeto. Árvores piramidais esguias e perenes com agulhas planas são encontradas em várias latitudes, desde o Círculo Polar Ártico até a costa do Pacífico da América do Sul.
Descrição
O abeto é uma árvore conífera de tronco regular e copa composta por ramos dispostos horizontalmente. Eles são densamente cobertos por agulhas planas perenes com um entalhe característico na extremidade. A cor da superfície superior das agulhas pode ser verde, azul ou verde acinzentado, a face inferior apresenta 2 faixas esbranquiçadas. Outra característica da árvore são os cones em pé. As plantas com agulhas azuis são encontradas entre diferentes tipos de abetos e são mais frequentemente usadas em paisagismo por suas propriedades decorativas.
Abeto monocromático
O abeto monocromático é nativo das terras altas do oeste e sudoeste da América do Norte. Suas agulhas têm a mesma cor azul-esverdeada-azulada em ambos os lados. Os criadores criaram variedades desta espécie com diferentes cores de agulhas: amarelo, prata, azul.
Abetos azuis incluem essas variedades.
- Anão dos arqueiros. Um bonsai que ama o sol com uma grande coroa cônica e agulhas azuis.
- Vassoura de aniversário... Anã compacta de crescimento lento com longas agulhas azul-prateadas. O crescimento da árvore é de cerca de 2,5 cm por ano.
- Blue Spreader. Agulhas retorcidas azul-acinzentadas adornam a coroa em forma de almofada de um minifeto.
- Manto Azul. Weeping variedade de aparência colunar com agulhas azuis.
- Fagerhult. Esta variedade se distingue pela aparência poderosa de uma copa exuberante com ramos caídos e longas agulhas azuis.
- Hexe (Hex). Uma anã azul com uma coroa desgrenhada, como a panícula de uma bruxa.
- Mike Stearn (Mike Starn). O mini-abeto em forma de bola é decorado com agulhas de cor azul claro.
- Mora. Uma das variedades anãs de crescimento mais lento. A taxa de crescimento anual é inferior a 2 cm.
- Pigglemee. A esfera achatada da copa de uma árvore anã é mais espalhada do que outras variedades semelhantes. As agulhas azuis do abeto são muito curtas e curvas.
- Schramii... As agulhas azul-azuladas dessa variedade costumam ter a forma de V.
Abeto subalpino
O abeto de frutos ásperos ou subalpinos é nativo das terras altas do oeste da América do Norte. As seguintes variedades têm um tom azul de agulhas:
- variedade de abeto selvagem var. Arizonica 1901ter uma superfície verde-azulada de agulhas, que muitas vezes é dissecada no final;
- variedade "Compact", espécie anã, tem uma coroa larga-cônica com agulhas verde-azuladas;
- subespécie do sul do abeto subalpino - a cortiça é a dona das agulhas azuis.
Além dessas, existem várias outras variedades com esta cor de coroa:
- "Cavalo Azul" com uma coroa em forma de pirâmide e agulhas azuis;
- "Kenwich Blue" com as agulhas azuis mais suaves;
- "Logan Pass" - mini-abeto de crescimento lento com uma coroa esférica.
Abeto coreano
O abeto coreano cresce nas regiões montanhosas da Coreia e na Ilha de Jeju. A árvore tem uma copa larga em forma de cone, formada por ramos densamente cobertos por agulhas resistentes em forma de sabre. Esta espécie é amplamente utilizada no cultivo de plantas ornamentais.
O número de variedades hoje totaliza cerca de 100 espécies.
Para compilar uma descrição completa das variedades de abeto coreano com agulhas azuis, é necessário um artigo separado. Essas variedades são mais conhecidas.
- "Imperador Azul"... Uma variedade anã com uma coroa rasteira de formato irregular na forma de um travesseiro. As agulhas são curtas, macias, prateadas-azuladas.
- "Blue Magic". Uma espécie de baixo crescimento com uma coroa em forma de cone largo e agulhas verde-azuladas escuras. Os cones do Blue Magic são roxos.
Bálsamo de abeto
Do pequeno número de variedades de abeto balsâmico, apenas Glauka tem uma tonalidade azul na parte superior das agulhas.
Aterrissagem
Se você decidir plantar um abeto azul no local, saiba que a melhor época para isso é o início da primavera ou o final do verão - início do outono. Ao escolher um local de pouso, você precisa considerar os seguintes pontos:
- as plantas são tolerantes à sombra, mas o melhor local para plantar seria uma área com boa luz pela manhã e sombra leve no meio do dia;
- as árvores são resistentes ao vento, mas devem ser protegidas da turbulência do vento e de correntes de ar desnecessárias;
- os abetos reagem fortemente à qualidade do solo;
- embora as plantas sejam resistentes à seca, elas se desenvolvem melhor em alta umidade.
Para o plantio é preparada uma cova com profundidade e diâmetro de pelo menos 0,6 m. Uma drenagem de seixos grossos, tijolos quebrados com uma camada de até 0,3 m é colocada no fundo. Uma mistura de solo de areia grossa e turfa é preparada e despejada na cova, uma parte de cada vez, 2 partes de argila e 3 partes do húmus da folha. 0,25-0,3 kg de nitroammofos e cerca de 10 kg de serragem são adicionados à mistura. As mudas são plantadas na cova preparada, colocando o colo da raiz no mesmo nível da superfície do solo. As plantações são regadas abundantemente, a superfície do solo é coberta com cobertura morta.
Cuidado
Por ser bastante despretensioso e possuir uma coroa decorativa, o abeto requer poucos cuidados.
- Cobertura uma vez por ano com um fertilizante universal para coníferas. Na primeira vez, não antes de 2 anos após o plantio.
- Regar conforme necessário e borrifar durante a estação quente.
- Poda sanitária da copa.
- Afrouxando o solo e removendo ervas daninhas.
As árvores maduras são bastante resistentes à geada, mas as plantações jovens hibernam sob a cobertura para evitar o congelamento do topo da copa.
No próximo vídeo, você aprenderá como e por quais características você pode distinguir o abeto do abeto.
O comentário foi enviado com sucesso.