Abeto branco: descrição, recomendações para cultivo e reprodução
As coníferas sempre atraíram pela sua beleza e seu rico aroma refrescante. O abeto ganhou popularidade especial entre os jardineiros amadores e profissionais. É uma árvore poderosa com uma vida útil de cerca de 400 anos e uma altura de até 70 metros.
Descrição botânica
O abeto é uma conífera de beleza bastante comum, podendo ser encontrado em qualquer lugar do mundo. Pertence à família dos pinheiros, a planta é monóica, dióica. É amplamente utilizado para paisagismo de áreas de parques e lotes pessoais. Ele difere de suas contrapartes em sua particular meticulosidade às condições de cultivo. Nas regiões setentrionais do nosso vasto país, enraíza-se com grande dificuldade. Distribuído na Europa Central e Meridional, onde parece perfeito. Graças a esta aréola de crescimento, recebeu um nome diferente - abeto europeu.
É uma árvore conífera perene com uma casca lisa cinza-prateada. Com a idade, a casca fica mais grossa e rachada. A forma da coroa também depende do número de anos. O abeto jovem tem uma coroa pontiaguda, semelhante a uma pirâmide. Na meia-idade, torna-se pontiagudo. Na idade adulta, a forma da parte superior torna-se opaca. Os ramos do tronco crescem horizontalmente, ligeiramente levantados para cima.
As agulhas são verde-escuras com duas listras brancas abaixo, brilhantes, de comprimento curto - 2-3 cm. Nos galhos, as agulhas estão localizadas no mesmo plano, em forma de pente. As pontas das agulhas são cegas. Os botões jovens são de cor verde. Amadurecendo, adquirem uma cor castanha escura, por vezes com tonalidade vermelha com escamas salientes. A forma dos cones é oval-cilíndrica. Cerca de 16 cm de tamanho.
Visão geral das variedades
Entre outras coníferas, o abeto se distingue por uma silhueta invulgarmente clara na forma de uma vela. Os cones destacam-se pelo seu efeito decorativo especial. Qualquer que seja a variedade de abetos, cada um é interessante e atraente à sua maneira.
- O abeto branco "Pyramidalis" tem uma forma cónica. Em um único ajuste, parece especialmente impressionante. É uma árvore de crescimento lento. Atinge 5 metros de altura em 30 anos. Cresce em pleno sol e sombra parcial. Prefere uma zona climática úmida. O abeto é suscetível a ventos gelados e secos e geadas de primavera.
- O abeto de Arnold "Jan Paul II" é uma planta de crescimento rápido (10 metros em 30 anos). Uma das mais belas árvores com cores incomuns de agulhas. A parte superior é verde amarelada e a parte inferior é branca. Fotófilo, tolera sombras leves. Cresce melhor em solos férteis. Fica ótimo em um único plantio e em composições de coníferas.
- O abeto monocromático tem uma copa cônica regular e é um espécime de crescimento rápido. Por 30 anos, ele cresce até 10-12 metros. É considerado um fígado longo. As agulhas das agulhas são longas - até 8 cm, com um tom misto de cinza-azulado-verde com um delicado perfume de limão. A árvore requer luz, é tolerante à sombra, resistente à seca e à geada. A peculiaridade do abeto monocromático é sua resistência. Ele pode suportar até mesmo o ar poluído da cidade. Não é particularmente exigente no solo. O principal é evitar solos argilosos e pantanosos.
- O abeto coreano é uma variedade de crescimento lento. Por 30 anos, a altura chega a 3-4 metros. As agulhas são curtas, verdes, ligeiramente brilhantes. No verso, as agulhas têm uma tonalidade branca. Cones de uma cor azul-violeta incomum. Muito exigente no cuidado, principalmente na composição do solo.Requer solo ligeiramente ácido ou ligeiramente alcalino para o crescimento. Uma boa iluminação é essencial para o crescimento.
Cuidado e pouso
Antes de plantar um determinado centenário, decida sobre um local permanente. A planta é enorme e não tolera muito bem o transplante. Na faixa do sul e do meio, o abeto europeu sente-se bastante confortável devido às condições climáticas favoráveis. A árvore cresce bem em pleno sol. No entanto, para mudas jovens, o melhor local de pouso será a sombra parcial. No sol, agulhas delicadas são queimadas. No período verão-primavera, as árvores terão que ser protegidas dos raios escaldantes.
O abeto europeu é exigente na composição do solo. Prefere solo franco-arenoso úmido ou argiloso solto com um nível de acidez fraco ou neutro. Deve haver uma boa drenagem para evitar a estagnação da água e cobertura morta com casca de conífera ou cama de pinheiro para reter a umidade.
A melhor época para plantar mudas é a primavera. A cova deve ser preparada no outono adicionando húmus, turfa e areia. Em tamanho, deve corresponder ao volume do sistema radicular junto com o torrão de terra. É melhor comprar pinheiros cultivados em contêineres. Desta forma, as raízes são menos danificadas durante o plantio e enraízam-se melhor.
A árvore adora umidade. Necessita de rega abundante até 3 vezes por estação. Em épocas de seca, aumenta até 5 - 7 vezes. Uma rega consome cerca de 15 litros de água para cada planta.
Como o abeto tem uma atitude extremamente negativa em relação ao ar seco do verão, é aconselhável pulverizar o topo da copa cerca de 1 vez por semana. A árvore também tem uma atitude negativa em relação à tosquia. É o suficiente para remover galhos secos, congelados e danificados por pragas.
No primeiro ano de enraizamento, a planta não precisa ser alimentada. Então você pode usar fertilizantes especiais para coníferas. As plantas adultas com mais de 10 anos não precisam de alimentação.
Mudas jovens são vulneráveis à geada. Elas precisam ser cobertas para o inverno, principalmente o tronco, com folhagem seca, grama ou palha. Espessura - pelo menos 10 cm.
Reprodução
O melhor método de criação são as mudas. São selecionadas árvores com pelo menos 5 anos de idade, rebentos de um ano com uma gema no topo e o chamado talão (um pedaço de casca) são arrancados. Comprimento das estacas - 5-8 cm. É melhor enraizar as estacas durante o crescimento intensivo - maio-junho.
Antes de plantar em estacas colhidas, remova as rebarbas do calcanhar e trate-o com um preparado contra doenças fúngicas. Além disso, certifique-se de usar meios para estimular o desenvolvimento do sistema radicular.
Use um solo nutritivo. Após o plantio, regue abundantemente e cubra com plástico. Coloque as estacas em um local claro. Vá ao ar todos os dias. Na primavera e no outono, a rega é moderada, uma vez por dia. Regue com mais frequência no verão. As estacas enraizadas podem ser plantadas em um local permanente em um ano.
A propagação da semente do abeto é laboriosa, enquanto a planta perde na maior parte as suas características varietais. As sementes devem ser germinadas em março. Para começar, eles estão preparados. Eles recolhem os cones, os secam, tiram as sementes ou você pode comprar os prontos. Em seguida, eles são embebidos em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos, lavados e embebidos novamente por 1 dia. Após o inchamento, são semeados em areia úmida e refrigerados.
Esse procedimento mimetiza o ambiente natural, aumentando as chances de germinação das sementes.
Em meados de abril, podem ser plantadas em solo franco-arenoso. Uma camada de serragem de agulhas é despejada no recipiente cheio - 2 cm, as mudas são dispostas e polvilhadas com serragem por cima novamente. Cubra com papel alumínio e coloque em um local quente e bem iluminado. Os primeiros tiros aparecem em um mês. A camada superior de serragem é removida, a rega moderada e o afrouxamento do solo são continuados. Eles também alimentam os brotos com fertilizantes. Em terreno aberto, as mudas de sementes são plantadas aos 4 anos de idade.
Para uma visão geral do abeto branco, veja o próximo vídeo.
Meu primeiro em 99% dos casos não criou raízes.
O comentário foi enviado com sucesso.