Regras e esquema de plantio de abetos

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Escolhendo um lugar
  3. Como plantar corretamente?
  4. Cuidados de acompanhamento

O abeto, plantado em uma cabana de verão, é um tanto meticuloso no cuidado, mas seu cultivo é bastante viável. Aparência estética, propriedades curativas, aroma mágico - tudo isso torna o abeto bastante frequente habitante de jardins privados, e algumas dificuldades em plantar e sair não assustam os residentes de verão russos.

Datas de desembarque

A época ideal para o plantio de abetos é abril. O plantio é permitido no final de agosto ou início de setembro, enquanto o esquema de plantio neste caso não difere em nada do da primavera. No entanto, uma árvore plantada posteriormente nem sempre tem tempo para se adaptar às novas condições antes do início do inverno e pode congelar.

A hora do pouso também é determinada pelo clima da região. Por exemplo, na faixa do meio, os jardineiros preferem plantar uma árvore no final de setembro ou no início de outubro, e na região sul é possível plantar uma éfedra mesmo no inverno, desde que a temperatura esteja acima de zero. Nas latitudes do norte, como na maioria das outras áreas, a época de plantio preferida é a primavera.

Escolhendo um lugar

Você pode plantar uma safra próximo a um tanque, mas é importante evitar o plantio em áreas permanentemente úmidas. A planta possui raízes poderosas que crescem a uma grande profundidade e, portanto, não deve ser permitida a aterrissagem em um local com ocorrência próxima de água subterrânea, caso contrário, poderá provocar o apodrecimento do sistema radicular e a morte da planta.

Em seu ambiente natural, o abeto cresce em florestas sombreadas, portanto, é recomendável criar sombra ou sombra parcial no local. No plantio único, lembre-se que as agulhas são muito vulneráveis ​​à luz solar e podem causar queimaduras. Portanto, um espécime jovem se sentirá mais confortável se houver um pouco de sombreamento acima dele. É verdade que a árvore tem uma propriedade interessante para recuperar após danos aos brotos pelo sol e pela seca, mas para isso, devem ser criadas condições favoráveis.

Para seu pleno desenvolvimento, a muda precisa de um solo solto, nutritivo e levemente ácido. Para que a composição do terreno atenda aos requisitos para o cultivo de abetos, um local deve ser preparado com antecedência.

Assim, no caso de plantio em solo argiloso ou próximo a lençóis freáticos, é necessário organizar uma boa drenagem. Se o solo for muito arenoso, é necessário processar a cova de plantio com argila.

Além do mais, ao escolher um local, deve-se ter em mente que um jovem arbusto precisa de proteção contra correntes de ar e vento, e ele também não gosta de poluição por gás e fumaça, então pousar em áreas urbanas perto de instalações industriais pode não trazer um bom resultado.

Como plantar corretamente?

Uma muda jovem tem mais perspectivas se for plantada a uma temperatura de + 5 ... 12 graus Celsius. Também é importante ter uma abordagem responsável na escolha do material de plantio.

Obtenha um rebento jovem em viveiros comprovados. Dê preferência a amostras em recipientes, não devem ter menos de 4 anos. A bucha deve ser facilmente removida do recipiente junto com o pedaço de terra. Se uma árvore tem um sistema de raiz nua, então é melhor se recusar a comprá-la - ela não será capaz de se adaptar a um novo lugar. Isso acontece se o vendedor cavou uma muda na mata ou não ligou para o broto.

O pouso no pátio da casa é realizado em tempo nublado. A cova é cavada com antecedência - 2-4 semanas antes do plantio. É coberto com uma mistura de nutrientes e totalmente hidratado.

O solo deve estar sempre ligeiramente úmido, mas ao mesmo tempo é bom deixar passar água. O processo de plantio envolve várias etapas.

  1. Cave um buraco a uma profundidade de 60-70 cm. O diâmetro padrão é de 60 cm, mas geralmente este parâmetro é determinado pelas dimensões do sistema radicular juntamente com o pedaço de terra. A largura do buraco deve ser 20 cm maior que o rizoma de cada lado.
  2. Afrouxe a parte inferior. Se necessário, lubrificar com argila ou equipar o sistema de drenagem.
  3. Prepare uma mistura de nutrientes. Pode ser feito combinando argila, húmus, turfa, areia de rio na proporção de 2: 3: 1: 1. Para melhorar a estrutura, pode-se adicionar serragem e nitrofosfato. Com esta composição, alimentação adicional nos primeiros 2-3 anos não será necessária.
  4. Retire a muda do recipiente e coloque-a no buraco de forma que o colo da raiz fique rente ao solo - com forte aprofundamento, não se exclui a formação de processos de putrefação. E também tome cuidado com as raízes, você não pode dobrá-las.
  5. Preencha o espaço livre com solo fértil e compacte levemente o solo ao redor do broto.
  6. Organize um pequeno círculo de tronco de árvore, regue a árvore borrifando com água morna consolidada.
  7. Disponha uma camada de cobertura morta, como serragem, ramos de abeto, palha, agulhas caídas. Este processo irá manter a umidade no solo por um longo tempo, proteger a superfície da formação de uma crosta dura e prevenir o desenvolvimento de ervas daninhas.
  8. Coloque um suporte perto da muda e amarre uma árvore nova, caso contrário ela pode se desfazer sob a influência de uma forte rajada de vento.
  9. Ao plantar em grupos entre dois espécimes altos, é importante manter uma distância de 3-3,5 m; para alamedas de enquadramento - 4-5 m; ao criar uma sebe, uma distância de até 2,5 m é suficiente.

Alguns residentes de verão não têm medo de germinar essa safra a partir de sementes. Este é um processo longo e trabalhoso, mas por uma questão de experimento, todos podem tentar a sorte. As dificuldades começam já na fase de coleta das sementes. Cones verdes com escamas fechadas são coletados da árvore e deixados aquecidos. Os grãos são retirados assim que ocorre o processo de amadurecimento e abertura.

A seguir, as sementes são endurecidas, deixando-as na geladeira ou enterrando-as em um recipiente na neve por 4 meses. O material de plantio preparado é plantado em abril em vasos com uma profundidade de 1-2 cm.O substrato recomendado para isso inclui areia, turfa e grama. Após a semeadura, o recipiente é coberto com papel alumínio, criando condições de estufa.

Periodicamente, a terra precisa de umidificação, afrouxamento e ventilação. Os primeiros rebentos devem eclodir dentro de um mês. Após um ano, as mudas são plantadas e crescidas até os 4 anos de idade. Somente nessa idade os brotos estão prontos para serem transplantados para o campo aberto.

Ao mesmo tempo, não se preocupe se os brotos no recipiente crescerem muito lentamente - em 4 anos eles vão subir apenas 30-40 cm. Em campo aberto, o crescimento vai acelerar significativamente.

Cuidados de acompanhamento

Não é tão difícil cuidar da cultura apresentada no país, mas é importante seguir algumas regras. O cuidado inclui diversas atividades.

Rega

Este critério é determinado por características varietais. Existem espécies que gostam de umidade que requerem umidade várias vezes durante o verão, em caso de seca. A maioria das variedades não necessita deste procedimento e, ao contrário, a rega pode prejudicar a saúde e a aparência da árvore. A cultura recebe a quantidade necessária de umidade da precipitação.

Top curativo

Como já mencionado, uma árvore plantada com o uso de uma mistura de nutrientes não precisa ser fertilizada nos próximos 2-3 anos. Um espécime mais velho deve ser alimentado uma vez por ano. Alimentos adicionais são introduzidos na primavera.

Como cobertura de cobertura, por exemplo, é adequado 0,1-0,15 g de fertilizante complexo "Kemira-Universal". Durante a fertilização, também é necessário soltar o solo.

Afrouxamento e cobertura morta

Para reduzir o risco de danos à árvore por insetos e pragas, você deve manter o círculo do tronco limpo. Depois de cada chuva ou rega (no caso de espécies em crescimento que gostam de umidade), você precisa afrouxar bem o solo e eliminar as ervas daninhas. É comum aplicar cobertura morta com uma camada de 8-10 cm para não esconder o colo da raiz - ou seja, cerca de 0,5 m ao redor do tronco. Turfa, composto e casca desfiada podem servir como cobertura morta.

Poda

A maioria das variedades tem uma coroa estética elegante sem intervenção humana, mas existem espécies decorativas que requerem cortes de cabelo. O procedimento é realizado no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Nesta época, a poda higiênica também é importante, durante a qual os galhos danificados, murchas ou congelados devem ser removidos.

Preparando-se para o inverno

Os espécimes adultos podem suportar geadas por conta própria, mas as árvores jovens precisam de isolamento. Você pode construir um abrigo protetor de ripas cobertas com estopa. Recomenda-se colocar palha, folhas secas ou serragem no interior. E também ramos de abeto podem servir de aquecedor. Essas opções de abrigos contribuirão não apenas para proteger a planta do frio, mas também protegerão as agulhas na primavera das queimaduras do primeiro sol da primavera.

Doenças e pragas

O abeto é pouco atacado por pragas e doenças, mas esse problema pode surgir quando as regras de plantio são violadas ou quando cultivado em condições inadequadas. Freqüentemente, na árvore, você pode ver a manifestação da doença do shute marrom. Pode ser reconhecido por agulhas amareladas, que ficam pretas com o tempo, e no outono é coberto por fungos pretos. O espécime infectado é removido e as plantações adjacentes são tratadas com fungicidas.

Outra doença comum do abeto é a ferrugem. A presença da doença é indicada por uma flor alaranjada ou amarela nos galhos no verão.

Para prevenir a doença, recomenda-se tratar as mudas com sulfato de cobre ou líquido bordalês, e também para prevenir o engrossamento das plantações.

Dos insetos, o mais popular entre os insetos para se banquetear com madeira é o escudo falso, o ácaro-aranha, a curuquera do abeto, a traça da pinha, os vermes-arame e os besouros. Os inseticidas e acaricidas continuam sendo os melhores métodos de controle. E também os remédios populares são permitidos para uso, por exemplo, infusões de tabaco, alho ou dente-de-leão.

Como cuidar e plantar adequadamente o abeto, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário