Abeto: descrição, tipos, plantio e cuidados

Contente
  1. Com o que se parece?
  2. Taxa de crescimento e expectativa de vida
  3. Diferenças de outras coníferas
  4. Variedades
  5. Características de crescer em casa
  6. Contabilidade da zona climática
  7. Compatibilidade com outras plantas
  8. Escolha de um lugar no site
  9. Como plantar?
  10. Como cuidar bem dele?
  11. Métodos de reprodução
  12. Doenças e pragas

O abeto é uma planta muito bonita que vem da família dos pinheiros. O nome russo vem do alemão Fichte, que significa "abeto". O abeto é uma árvore ideal para áreas sombreadas e becos. Essas belezas verdes não precisam de muita iluminação. Se pretende plantar um abeto no seu sítio ou no jardim, deve conhecê-lo melhor e descobrir todas as características do seu conteúdo.

Com o que se parece?

Antes de prosseguir para uma consideração detalhada de como plantar esta linda árvore, você precisa descobrir como ela se parece.

O abeto é uma grande árvore perene. Sua altura média geralmente varia de 60 a 100 m. O tronco de um espécime sadio pode ter até 2 m de espessura. Uma planta grande e sólida é caracterizada pela presença de um tronco reto. O abeto tem um sistema radicular do tipo bastonete bem desenvolvido. Vai a uma profundidade considerável.

A árvore jovem tem casca delgada e superfície lisa. Com o passar dos anos, torna-se invariavelmente mais grosso, mais espesso, coberto de rachaduras perceptíveis. A coroa do abeto tem uma forma cônica característica. Tudo começa na base do tronco. É com este parâmetro que o abeto difere nitidamente de outras coníferas bem conhecidas, por exemplo, do pinheiro.

Os ramos do abeto são caracterizados por uma disposição horizontal em forma de anel. As folhas da árvore em questão têm uma estrutura plana e são agulhas de gume sólido, caracterizadas por elevada maciez. As agulhas se estreitam em direção à base, formando um pequeno pedúnculo. Com o início do frio invernal, as agulhas desta árvore conífera não adquirem a cor vermelha suja, como acontece com muitas outras espécies. Na parte inferior, cada agulha de abeto é decorada com duas listras brancas como a neve.

Nos ramos responsáveis ​​pela reprodução, as agulhas apresentam sempre uma estrutura pontiaguda. Já os brotos vegetativos apresentam a ponta característica ligeiramente entalhada ou arredondada. As flores masculinas se parecem muito com belos brincos colhidos em cones. As fêmeas têm forma ovóide, cilíndrica ou ovóide-cilíndrica. Os últimos elementos "olham" para cima e consistem em uma haste na qual as escamas de cobertura estão localizadas. Na parte interna das escamas, existem escamas de frutas, que são carregadas por 2 óvulos.

O abeto é polinizado pelo vento. Assim que as sementes desta árvore amadurecem, as escamas dos cones enrijecem imediatamente, após o que desaparecem completamente. Desta forma, as sementes aladas são liberadas. Então, apenas as hastes permanecem na árvore.

É importante considerar que esta bela árvore não é resistente. O abeto é uma planta termofílica, portanto, a exposição a baixas temperaturas severas pode não afetá-la da melhor maneira.

Taxa de crescimento e expectativa de vida

O abeto é uma árvore de longa duração. Sua vida útil média é de cerca de 200 anos. Também são conhecidos esses espécimes que viveram até 500-700 anos.

Esta árvore é exigente em temperatura, nível de umidade e condição do solo. Se você fornecer ao pinheiro todas as condições necessárias, ele viverá muito tempo, ficará exuberante e belo.A taxa de crescimento desta árvore é considerada muito rápida. É importante considerar esse fato se você planeja plantar a árvore especificada em um território privado.

Diferenças de outras coníferas

O abeto tem um grande número de características distintivas de outras coníferas. Vamos entender esse problema em detalhes usando o exemplo das características comparativas da árvore e do abeto em questão.

Essas árvores têm muitas características e características comuns - o mesmo tempo de vida, as mesmas agulhas, a copa de uma estrutura cônica. Somente cones de abeto são sempre direcionados verticalmente para cima, em contraste com o abeto, no qual esses elementos ficam pendurados... Os cones de abeto se desintegram e com eles as escamas caem, restando apenas as hastes. No abeto, apenas as sementes caem, mas os cones não saem da árvore.

Eles comeram agulhas espinhosas, mas não de abeto. Nessas duas árvores, esse componente também tem forma diferente. As agulhas do abeto são planas, enquanto o abeto tem várias bordas. A casca das belezas coníferas descritas também é agudamente diferente. O abeto tem uma casca bonita e limpa que brilha atraente e tem uma superfície lisa. O tronco do abeto é caracteristicamente estratificado, a casca parece imperceptível.

Variedades

Existem muitas variedades de abeto. As espécies diferentes diferem umas das outras tanto na aparência quanto nos requisitos de manutenção e cuidado.

Balsâmico

A pátria desta espécie é considerada os Estados Unidos. O abeto balsâmico é freqüentemente encontrado no Canadá. Esta é uma planta bonita que adora estar em áreas sombreadas. A altura média de uma árvore "adulta" é de 15 a 20 metros. Se você fornecer o abeto balsâmico com os devidos cuidados, o diâmetro do tronco pode crescer até 0,7 m.

Os espécimes jovens têm uma casca acinzentada característica. Os botões são resinosos, caracterizados por uma cor verde clara. Os botões podem ter até 10 cm de comprimento.

Uma árvore desta espécie é plantada em grupo e individualmente.

Se você deseja decorar com eficácia sua casa de verão, pode recorrer às atraentes formas decorativas de abeto balsâmico. Essas variedades são populares:

  • colunar "Columnaris";
  • "Nana";
  • "Argenta";
  • espécimes com coroa esférica.

coreano

Um tipo de abeto igualmente atraente, mas que se distingue por suas taxas de crescimento lento. Os "indivíduos" adultos de altura geralmente atingem 15 m, e o diâmetro do tronco é de cerca de 0,8 m. As agulhas dessas árvores são caracterizadas por alta rigidez. Ao mesmo tempo, ela é muito fofa e parece "fofa". Os cones distinguem-se por uma estrutura alongada, têm a forma de um cilindro. Em comprimento, atingem 7 cm.

caucasiano

Caso contrário, esta árvore é chamada de abeto Nordmann. Na natureza, esta planta é encontrada exclusivamente nas montanhas do Cáucaso (daí o nome). A altura dessa árvore pode ser de 60 m. A copa tem formato estreito e cônico, cresce exuberante. O parâmetro de comprimento de cada uma das agulhas varia dentro de 4 cm Os cones têm uma estrutura alongada, uma agradável tonalidade esverdeada. Os frutos maduros mudam de cor e tornam-se castanhos escuros.

Belokorya

O segundo nome deste abeto é budscale. A árvore especificada cresce no Extremo Oriente. A vida média é de cerca de 180 anos. Esta árvore cresce muito rapidamente, não tem medo das temperaturas e sombras do inverno, mas é exigente com a umidade do solo e com o ar ambiente.

O abeto da variedade descrita foi introduzido na cultura de Moscou e São Petersburgo há relativamente pouco tempo. Suas formas baixas ainda não foram criadas. Os especialistas aconselham as pessoas que possuem áreas grandes e espaçosas a observar atentamente o abeto branco. Graças à casca estética de um tom claro, que contrasta com o tom das agulhas, galhos que descem ao solo, enfeitados com cones roxos, essa beleza verde é capaz de deixar uma impressão indelével. O crescimento médio do abeto branco é de 30 m.

Monocromático

Este abeto vem da América do Norte. Uma árvore desta espécie vive até 350 anos.Ela adora luz, pode suportar quase todas as condições climáticas sem problemas, não tem medo de ventos e secas. Graças à sua despretensão, muitos jardineiros profissionais adoram o abeto monocromático. Na maioria dos casos, essa árvore é plantada na faixa do meio. O pinheiro monocromático cresce em ritmo acelerado, passa pelo processo de transplante sem problemas.

O abeto monocromático é ótimo em argila, mas pode crescer em qualquer tipo de solo (até mesmo salgado). Com o início de um clima frio de inverno severo, uma árvore desta espécie pode sofrer. Em plantas congeladas, as agulhas inevitavelmente adquirem uma tonalidade marrom, caem parcialmente.

O abeto monocromático pode crescer até 40 m. Possui uma coroa de várias camadas, cuja aparência se assemelha a um conjunto de babados recortados que descem à superfície da terra. Os rebentos da árvore são cobertos por uma espessa casca, que apresenta uma tonalidade cinzenta clara. O abeto monocromático é especialmente belo e sólido devido às suas agulhas naturais. Apresenta cor acinzentada ou verde-azulada, é espesso e longo (cerca de 6 cm).

De todas as formas decorativas do abeto monocromático, o chique "Violação"... Sua altura é de apenas 6-8 m. Esta árvore é coberta por agulhas branco-azuladas. Outro visual decorativo tem uma altura semelhante - "Áurea"... Inicialmente, a cor das agulhas desta árvore é dourada, mas com o tempo torna-se um cinza prateado.

Siberiano

Em condições naturais, este abeto cresce no nordeste da parte europeia da Rússia, bem como na Sibéria. A vida média de uma árvore siberiana é de 150-200 anos. Esta raça é resistente à geada, mas exigente com a umidade do ar. As condições ideais para esta árvore são margas drenadas. O abeto siberiano cresce rapidamente à sombra e ao sol.

O abeto siberiano é conhecido pelo fato de que suas agulhas emitem uma quantidade impressionante de fitoncidas. Esses elementos têm a capacidade de desinfetar o ar. Por este motivo, os especialistas recomendam plantar o abeto siberiano mais perto das janelas da casa.

Esta árvore é famosa por sua bela aparência. Seus ramos são finos, descendo graciosamente ao solo. A casca do abeto siberiano tem uma cor cinza escura característica. A altura mais alta desta linda árvore raramente ultrapassa os 30 m. As agulhas do abeto siberiano têm 2-3 cm de comprimento. Distingue-se por uma cor verde escura e um belo brilho. Os cones desta árvore podem variar na cor do roxo claro ao marrom claro.

Entre os abetos decorativos da Sibéria, cuja altura pode ultrapassar 8 m, existem espécimes incríveis com agulhas azuis ("Glauka"), agulhas variegadas ("Variegata")... As ricas espécies prateadas chamadas "Elegance", que são muito pequenas em tamanho, parecem espetaculares.

Fraser

O abeto Fraser vem da América do Norte. Nas condições do inverno russo, esta árvore se sente bem. No entanto, o abeto Fraser é considerado muito exigente no solo em que cresce. Pode ser extremamente drenado. Essa planta não tem medo da sombra, ela cresce em um ritmo acelerado.

A altura do abeto Fraser é geralmente de 25 m. A copa é caracterizada por uma estrutura piramidal. As agulhas desta árvore têm 2-3 cm de comprimento, na parte inferior têm uma tonalidade prateada interessante. Os cones de abeto de Fraser são famosos por sua beleza. Eles têm escamas proeminentes e amadurecem em outubro.

Em pequenas áreas, a forma decorativa deste abeto - "Prostrata" ficará muito bem. Ela cresce na forma de um arbusto que se espalha, os ramos bem abertos.

De folhas inteiras

O abeto desta espécie cresce no sul de Primorye. É uma árvore esguia e bela, encontrada com mais frequência nas encostas das montanhas. O crescimento do abeto de folhas sólidas é relativamente rápido. Ela não tem medo de áreas sombreadas, a iluminação forte também não assusta esta planta.

Os fígados longos do abeto de folhas inteiras podem viver de 400 a 450 anos.Em seu ambiente natural, as árvores podem crescer em florestas abertas. Eles começam a dar frutos no período de 20 a 25 anos.

O abeto de folhas inteiras tem um sistema radicular notavelmente desenvolvido. É profundo, tem raízes grandes e direcionadas obliquamente (como uma âncora). A casca desta árvore tem uma tonalidade cinza escuro, e às vezes é completamente preta (graças a este fator, apareceu outro nome - abeto preto). Desde tenra idade, a casca da raça de folhas inteiras descama. Em espécimes mais antigos, ele racha horizontalmente. Os rebentos jovens são sempre bem púberes. As agulhas são longas, resistentes e espinhosas. Em todos os ramos, é sólido - não tem pontas duplas (daí o nome - com folhas sólidas).

As agulhas assentam nos brotos como um pente. Os botões são eretos e de forma quase cilíndrica. Seu comprimento varia de 7 a 9 cm e estão localizados no topo da coroa.

Características de crescer em casa

O abeto pode ser cultivado não apenas em campo aberto, mas também em casa em um vaso. Para isso, é necessário dar preferência às variedades anãs, que não precisam de muito espaço livre. Árvores anãs estão disponíveis hoje. Ao escolher esses "animais de estimação verdes", é importante levar em consideração o grau de sua resistência à geada. Se um vaso com tal planta for planejado para ser colocado em uma loggia ou varanda, então vale a pena escolher "animais de estimação" mais resistentes à geada.

Deve-se lembrar que no recipiente o abeto congela muito mais rápido do que em campo aberto.

O abeto plantado em um recipiente especial parecerá muito impressionante e original na casa, mas seu cultivo exigirá o cumprimento de certas regras.

  • Cuidar do abeto foi o mais cômodo e simples possível, recomenda-se a utilização de um suporte para contêineres sobre rodas. Graças a esta solução, uma árvore madura pode ser facilmente movida pela casa.
  • Se a muda foi comprada no inverno, antes de plantá-la em vaso permanente, será necessário aguardar um certo tempo para que a planta se adapte e se acostume às novas condições. É aconselhável certificar-se de que a princípio a situação não difere da da loja.
  • Quando a árvore se adaptar ao novo ambiente, mova-a para onde ela ficará. É importante cuidar de uma boa drenagem e reservatório, pois o abeto adora umidade, mas sua estagnação pode ser prejudicial para ele.
  • Qualquer ar é adequado para o crescimento normal desta planta. Você não precisará tomar nenhuma medida com o objetivo de aumentar o nível de umidade do habitat de plantio.
  • Em casa, o abeto deve ser cultivado em um vaso de pelo menos 5 a 10 litros. Deve haver um solo adequado. O caroço de terra ao redor das raízes não pode ser destruído.
  • É importante escolher corretamente o solo certo para o seu abeto. O solo deve ser nutritivo e neutro. São permitidas composições ligeiramente alcalinas.
  • A planta envasada precisará da alimentação correta. Ao plantar uma árvore, você precisará de fertilizantes complexos especiais. Será necessário monitorar cuidadosamente se o colo da raiz está localizado no nível do solo.
  • A rega frequente do abeto em uma panela não é necessária. Em vez disso, é melhor recorrer à pulverização da planta a cada 3 dias. A rega deve ser feita na raiz do abeto.
  • Você pode recorrer à alimentação da árvore no máximo 14 dias após o procedimento de transplante. Para isso, fertilizantes granulares especiais projetados especificamente para coníferas são adequados (a composição de "Kemir universal" é considerada a melhor).
  • Não são necessários cuidados complicados no processo de cultivo do abeto, mas as variedades ornamentais dessa planta são suscetíveis a uma série de doenças, que devem ser tratadas em tempo hábil. Se uma árvore foi vítima de uma pinha, pulgão ou traça, então é necessário recorrer ao tratamento com pesticidas.Se um fungo apareceu no solo devido ao alagamento, a planta precisará ser tratada com uma solução de vitríolo fraco e, em seguida, movida para outro solo.

Contabilidade da zona climática

Tendo decidido plantar um belo abeto em seu local, é importante considerar em quais zonas climáticas ele se sentirá confortável. Portanto, as coníferas coreanas se dão bem na faixa do meio. O abeto pode ser cultivado sem problemas na região de Moscou. Em tais condições, a variedade siberiana se sente especialmente bem. O abeto pode ser propagado aqui.

Em condições naturais, diferentes tipos de abetos são comuns em áreas montanhosas, florestas e elevações. Ao escolher um determinado tipo de abeto para o seu lote pessoal, é importante levar em consideração o nível de resistência ao gelo.

Dependendo da zona climática em que você vive, você deve escolher uma árvore mais resistente à geada ou termofílica.

Compatibilidade com outras plantas

Não se apresse em plantar abeto em seu terreno pessoal. Primeiro você precisa descobrir ao lado de quais plantas essa árvore não deve ser plantada. Para prevenir a ocorrência de infecções e focos de fungos perigosos, tanto em viveiros quanto em plantações urbanas / suburbanas, é importante levar em consideração a incompatibilidade de certas raçasque são fontes de infecções entre si. Portanto, não é recomendável plantar abetos se houver larício, salgueiro ou vidoeiro nas proximidades.

Para prevenir a reprodução ativa de pulgões, é aconselhável recorrer ao isolamento espacial de abetos e abetos.

Além disso, o abeto é incompatível com plantas como:

  • pera;
  • Rowan;
  • teixo;
  • cerejas;
  • Árvore de maçã.

Escolhendo um bairro para um abeto, deve ser lembrado que esta linda árvore conífera é capaz de superar o crescimento das plantações ao redor... Castanha da Índia, rosa, lilás, viburno, bérberis, choupo e muitas outras culturas distinguem-se pelas mesmas características.

Se na escolha de vizinhos do abeto houver dúvidas ou não quiser cometer erros, é melhor consultar jardineiros e jardineiros experientes. Os profissionais dirão o que pode ser plantado ao lado dessa árvore conífera e quais decisões é melhor recusar.

Escolha de um lugar no site

Como acontece com qualquer outra planta, é importante que o pinheiro encontre o local perfeito no canteiro. A saúde da árvore, seu tipo e taxa de crescimento dependerão da qualidade da zona selecionada, portanto, esta etapa deve ser tratada com total responsabilidade.

Os pinheiros são "animais de estimação" relativamente despretensiosos. Eles se sentem bem em lugares sombreados no local, principalmente quando se trata dos primeiros anos de vida da árvore. Durante este período, a sombra parcial é quase um pré-requisito para o cultivo de um espécime saudável. As coníferas crescidas desenvolvem-se melhor se estiverem localizadas em condições onde haja luz suficiente. Para "adolescentes" é melhor alocar áreas com luz solar total. A maior parte das variedades de abeto têm um sistema de raízes que fica a uma profundidade impressionante, de modo que podem ser chamadas de resistentes ao vento com segurança.

Os abetos não “gostam” de ar muito seco. Não é recomendado plantar essas árvores em locais sujeitos a poluição variada. Os últimos incluem fumaça, impurezas gasosas.

Em condições de terreno aberto, o abeto deve estar no ambiente mais ecologicamente correto.

Para uma árvore, é aconselhável escolher um local sombreado onde haja solo fértil suficiente. Deve ser úmido, mas com moderação. O solo também deve ser bem drenado. Loam é o ideal. Será ótimo se um reservatório estiver localizado a uma distância do local de plantio do abeto.

Como plantar?

Tendo descoberto todas as características dos diferentes tipos de abeto, tendo encontrado o local ideal para o mesmo na área local, pode-se proceder ao plantio. Para isso, é importante aderir a uma série de regras e nuances básicas.

Para transplantar uma planta para o solo, é necessário selecionar mudas cuja idade não seja superior a 4 anos. Eles devem ser plantados em abril. A época ideal é final de agosto - início de setembro.

Os especialistas recomendam o plantio do abeto em um dia nublado ou chuvoso.

Algumas semanas antes do plantio imediato do abeto, você precisará cavar um buraco. Seu tamanho aproximado deve ser 60 x 60 x 60. As dimensões da fossa preparada dependem em grande parte do volume do sistema radicular do "animal de estimação" verde. Você precisará colocar alguns baldes de água no orifício preparado. Assim que for completamente absorvido pelo solo, você precisará cavar cuidadosamente o fundo (meia pá é o suficiente) e, em seguida, enviar uma camada de pedra triturada ou tijolo lascado para lá. A espessura desta camada deve ser de aproximadamente 5-6 cm.

Em seguida, você precisa preencher o buraco até a metade com solo, cuja composição deve ser a seguinte:

  • húmus - 3 partes;
  • argila - 2 partes;
  • areia e turfa - 1 parte cada;
  • serragem - 10 kg .;
  • nitrophoska - 200-300 g.

Após 2 semanas, quando o solo da cova se assentar um pouco, será necessário abaixar os rizomas da muda ali com o máximo de precisão. Isso deve ser feito de forma que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do local. A maneira mais fácil e conveniente é fixar a muda em um pequeno morro formado a partir de uma mistura de solo.

As raízes da muda precisarão ser cuidadosamente, mas cuidadosamente endireitadas. Procure agir com cautela para não prejudicar a planta. Se as raízes forem danificadas, o abeto pode morrer, não criando raízes em um novo lugar. O fosso deverá ser preenchido com solo até o topo. Terá que ser devidamente compactado. Após o plantio, a árvore conífera precisará ser regada. Se você quiser cultivar um lindo beco de abetos, as mudas deverão ser colocadas a uma distância de 4-5 cm uma da outra. Colocar as plantas em grupo cria um espaço entre as mudas, que é de pelo menos 3-3,5 m para um grupo solto e 2,5 m para os densos.

Como você pode ver, não há nada difícil em plantar abetos em terreno aberto. O principal é agir da forma mais cuidadosa e precisa possível.

Não se deve ter pressa e pressa. Se você danificar a planta nos estágios iniciais, dificilmente será possível enraizá-la.

Como cuidar bem dele?

Não basta plantar qualquer tipo de abeto no local. No futuro, ela precisará fornecer cuidados adequados e oportunos. O jardineiro precisará recorrer a uma série de procedimentos básicos que não podem ser dispensados. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Top curativo

No verão ou na primavera, é aconselhável fazer top dress. Os especialistas dizem que é melhor abordar esses procedimentos quando o abeto atinge 2 a 3 anos de idade. Isso deve ser feito 3 vezes. Para essas atividades, um verbasco é bastante adequado (deve ser diluído com água na proporção de 5 para 1). Em vez de verbasco, uma solução hidropônica especial é freqüentemente usada. Você pode comprar um fertilizante pronto produzido especificamente para coníferas em uma loja especializada em jardinagem (não é recomendável levar outras opções). É melhor fertilizar a planta junto com a rega.

Um excelente enfeite, que jardineiros experientes trazem na primavera, é o "Kemir-universal". É adicionado ao solo ao redor do tronco em um volume de 100 a 125 g.

Rega

Recomenda-se regar apenas as variedades de abeto que gostam de umidade. Para que a planta se desenvolva corretamente e seja saudável, não será necessário regá-la com muita frequência. Se o tempo estiver úmido, você nunca deve regar a árvore com freqüência e muito.

Recomenda-se regar mudas jovens de pinheiros que gostam de umidade 2-3 vezes por temporada - isso será suficiente, não há necessidade de encher a planta. Os especialistas recomendam recorrer a um método especial de irrigação - aspersão. Esta definição significa irrigação do solo através de um sistema especial de bicos, sob o qual o líquido será pulverizado uniformemente sobre a área existente. Você pode fazer isso mais fácil - despeje 1,5-2 baldes de água morna para cada plantio.

Se os dias estiverem muito quentes no quintal, é permitido regar com um pouco mais de frequência.

Recomenda-se ventilar a estufa com plantações periodicamente.

Poda

Um passo importante no cuidado da planta em questão é sua poda oportuna. Deve ser feito na primavera, antes que o suco comece a se mover. Durante este procedimento necessário, você precisará remover todos os galhos secos ou feridos. Ao mesmo tempo, você pode formar a copa de uma árvore conífera que cresce no local.

Para podar, use apenas tesouras de jardim especiais. É importante lembrar que durante um corte de cabelo, a haste pode ser encurtada em no máximo 1/3. Na maioria dos casos, a copa de tal árvore é muito limpa, então ela simplesmente não precisa de modelagem extra.

Transferir

É importante transplantar o abeto corretamente assim que chegar o momento certo. Se compararmos esta árvore com outras coníferas, vale a pena notar que é muito mais simples e tem mais probabilidade de se adaptar a um novo ambiente. As plantas jovens são freqüentemente transplantadas. Isso deve ser feito com muito cuidado e cuidado. Este procedimento ocorre em várias etapas.

  • Primeiro, você precisa desenterrar cuidadosamente a muda. Ao mesmo tempo, tente não prejudicar os rizomas, senão a planta não vai criar raízes, pode morrer. Para desenterrar uma muda, você pode fazer um círculo ao redor do tronco. Seu diâmetro deve ser de 30-40 cm.
  • Retire o círculo delineado com uma pá e remova-o do local antigo junto com a terra e as raízes. Coloque-o no carrinho de mão e vá para a nova cova preparada.
  • A muda escavada precisará ser movida para um novo local. É aconselhável recrutar um assistente neste caso.

Se estamos falando sobre o transplante de uma árvore de uma idade mais avançada, é aconselhável prepará-la cuidadosamente para a "realocação" planejada para um novo lugar. O solo ao redor da árvore deve ser perfurado com uma pá cerca de um ano antes do transplante direto. Aqui, o diâmetro do círculo completo deve ser muito maior. Durante o ano, o abeto terá tempo para criar novas raízes jovens na parte interna do círculo delineado. Graças a esses componentes, a planta sobreviverá ao transplante com muito mais facilidade e rapidez.

Será muito difícil remover o abeto "adulto" do solo, movê-lo sozinho para um novo local. Você não pode ficar sem um assistente aqui. Ao realizar todos os procedimentos listados, é importante garantir que o pedaço de terra não se desintegre.

Métodos de reprodução

O abeto pode ser propagado de 2 formas principais: estacas ou sementes. Para espécimes de espécies, o método de sementes é mais adequado. Os abetos ornamentais são geralmente mudas.

Estacas

Primeiro, vamos ver como os cortes de abetos são feitos. Para a reprodução são necessárias estacas de 5 a 8 cm de comprimento, retiradas exclusivamente de mudas. Os brotos devem ser anuais com apenas um botão apical e talão (pré-requisito).

Se for necessário fazer um corte com o salto necessário, recomenda-se não cortar, mas arrancar com um pedaço de casca e madeira de um rebento mais maduro com um movimento brusco. Será necessário preparar estacas na primavera antes do início do fluxo de seiva, em uma manhã nublada da metade do meio da copa, do lado norte da árvore. Todas as rebarbas devem ser removidas do calcanhar com o máximo cuidado antes de prosseguir com o pouso. Deve-se ter cuidado para que a casca não esfolie da madeira.

Para não enfrentar doenças fúngicas no futuro, as mudas deverão ser mantidas em solução de "Fundazol", "Kaptan" a 2% por 6 horas. Uma alternativa também é adequada - uma solução rosa escura de permanganato de potássio. Depois disso, as mudas deverão ser cuidadosamente plantadas em uma mistura de areia, húmus e terra frondosa (as partes devem ser iguais). Ao final dessa etapa, os brotos são cobertos por uma tampa transparente.

Para que as mudas brotem o mais rápido possível, recomenda-se organizar o aquecimento do fundo do substrato 2-3 graus (Celsius) acima da temperatura ambiente. Recomenda-se manter as mudas em local claro, mas os raios solares não devem incidir sobre ela. Você precisará de ventilação diária. No inverno, é melhor colocar o recipiente com as mudas no porão, e na primavera será possível retirá-lo ao ar livre. Observe que o enraizamento das estacas ocorrerá por muito tempo. Em primeiro lugar, o calo crescerá no pinheiro e as raízes aparecerão apenas no segundo ano.

Sementes

A propagação de sementes de abeto não é a maneira mais fácil. Pode ser difícil coletar sementes, porque os cones nos espécimes adultos amadurecem a uma altura impressionante e, assim que amadurecem até o fim, as sementes aladas deles imediatamente se desintegram e voam para longe. Se você conseguiu um cone que não amadureceu um pouco, vai precisar secar, depois tirar as sementes e guardar até a semeadura na geladeira ou no porão. A umidade deve ser alta. Antes do plantio direto, as sementes de pinheiro precisam de estratificação correta.

No mês de abril, as sementes deverão ser semeadas em canteiro, mantendo a profundidade do solo de 2 cm, sendo este último constituído de grama e areia. Sem regar, o plantio deve ser coberto com uma película para que não se forme uma crosta na superfície do solo. Este procedimento também acelera significativamente o processo de emergência dos primeiros brotos. Depois de 3-4 semanas, os brotos vão brotar e você precisa começar a regá-los e soltá-los. Você precisará remover ervas daninhas dos canteiros.

No primeiro inverno, as mudas jovens devem ser cobertas com ramos de abeto. No próximo ano, você pode começar a plantar mudas em seu lugar permanente. O abeto das sementes crescerá muito lentamente no início. Em 4 anos, atingirá uma altura de apenas 30-40 cm, pois nessa época, em grande parte, ocorrerá a formação do sistema radicular. Depois disso, o crescimento da árvore irá acelerar visivelmente.

Doenças e pragas

Ao cultivar abetos em seu site, é importante lembrar que ele pode ser atacado por pragas ou adoecer. Se você escolher corretamente um local adequado para o plantio dessa planta, cuide bem dela, ela terá uma imunidade forte. No entanto, apesar de sua resistência a muitas doenças, o abeto pode ser vítima de pulgões. O primeiro e principal sinal que indica tal problema será um amarelecimento perceptível das agulhas da árvore. Não há nada difícil em remover pulgões. Para fazer isso, você precisa usar um medicamento especial "Antio" ou "Rogor". Eles precisarão polvilhar uma árvore em março, quando os insetos acordam e se tornam perigosos para o plantio.

Para processar madeira, misture 20 g da preparação selecionada em um balde de água limpa. Esses fundos ajudarão a resolver o problema não apenas com pulgões, mas também com a traça do abeto ou o rolinho da folha.

Se você notar que o abeto “floresce” com manchas amarelas com protuberâncias, isso indicará que a árvore foi infectada com fungos. Os ramos que mudaram de cor precisarão ser removidos. Os especialistas aconselham se livrar das agulhas caídas. A planta inteira precisará ser tratada com uma solução de mistura especial de Bordeaux.

Existe outra praga muito difundida que pode prejudicar seriamente o abeto - este é o escudo falso. A evidência de seus ataques serão as marcas brilhantes nas agulhas da árvore, bem como sua queda no futuro. Certas áreas mudarão de cor completamente - elas se tornarão não verdes suculentas, mas marrons. Como na situação com pulgões, você precisará usar preparações especiais para processar as agulhas.

Jardineiros experientes são aconselhados a usar cintos de proteção especiais feitos de estopa e impregnados com cola de lagarta - esta pegará as larvas de um parasita perigoso.

Os ácaros da aranha também podem ser perigosos para o abeto.Esta é uma das pragas mais prejudiciais que podem causar sérios danos à árvore. Assim que um ácaro aparece, o abeto muda de cor e depois cai. A teia de aranha começa a cobrir o topo dos galhos da árvore - esta é a característica mais perceptível e imediatamente chama a atenção. Você pode começar a hidratar o “pet” verde em tempo hábil, pois na maioria dos casos o carrapato aparece em condições de processamento insuficiente e clima seco. A tintura de dente-de-leão é outro remédio eficaz contra os carrapatos - esta é uma preparação maravilhosa que não contém produtos químicos.

Preparar uma composição de dente de leão é fácil e simples. Para isso, é necessário moer 300 g de folhas e deitar sobre elas 10 litros de água limpa morna. Em seguida, a tintura precisará ser mantida por cerca de 3 horas. Depois disso, o líquido resultante pode ser usado para tratar as agulhas de abeto afetadas.

Os convidados frequentes de Fir são lagartas. Você pode entender que uma árvore sofre com eles observando o muco nos galhos. Este não é o fenômeno mais agradável, mas pode ser facilmente resolvido. Para isso, tinturas vegetais são adequadas. Uma infusão de cebola ou tomate serve.

A composição de cebola mais fácil de fazer. Para o fazer, é necessário levar um litro de água e 10 g de cebolas bem picadas. A tintura deve ser guardada por 7 horas. Depois disso, você pode começar a processar a planta com segurança.

A tintura de tomate é um pouco mais difícil de preparar. Para fazer isso, você precisa preparar 4 kg de raízes e folhas de vegetais. Eles precisarão ser despejados com água e, em seguida, levados para ferver e, em seguida, mantidos por 30 minutos em fogo baixo. A mistura resultante precisará ser filtrada e depois diluída com água doce na proporção de 3 partes de água para 1 parte de tintura. Você pode adicionar 40 g de sabonete líquido à composição.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de um abeto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário