Petúnia: espécie, cultivo em casa e doenças

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Segredos da assistência domiciliar
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Aplicação em paisagismo

A planta de verão mais diversa e comum em jardins, os canteiros de flores é a petúnia. Uma colheita exuberante em flor se distingue por uma variedade de variedades. Os tipos de petúnias, os segredos de cuidar da cultura em casa e o possível uso desta flor são descritos neste artigo.

Peculiaridades

Petúnia é uma cultura herbácea ou semi-arbustiva perene da família Solanaceae. A pátria da planta é a América do Sul. Na natureza, a petúnia prefere florestas úmidas. Alguns representantes desse gênero são capazes de atingir um metro de altura. Petúnia possui aproximadamente 30 espécies. Durante o inverno frio, a petúnia é cultivada como uma cultura anual. Também é popular como flor de interior. Todas as partes da planta, com exceção dos botões, são cobertas por penugem. Nas axilas das folhas, de formato redondo ou oblongo, crescem enteados, usados ​​para reprodução de petúnias ou para aumentar o esplendor do arbusto.

As flores da cultura são grandes, de formato simples ou duplas, algumas variedades possuem pétalas onduladas. A corola atinge 7 cm de diâmetro, nas plantas com flores grandes - 15 cm A cor dos botões é representada por todo o espectro de cores, do branco ao roxo profundo, semelhante a uma tonalidade preta. Existem variedades híbridas com botões bicolores, várias manchas, listras e outros padrões. A floração da petúnia é longa. Após o término do período de floração, uma caixa de sementes é formada na planta, que se parece com um bulbo. As sementes de petúnia são de cor marrom, pequenas, sua germinação é mantida por um longo período.

Os híbridos variegados mantêm suas características quando propagados por sementes. Essas variedades requerem um método de propagação vegetativa. O arbusto-mãe é mantido em uma sala fria com acesso à luz difusa. Na primavera, as estacas são colhidas.

Tipos e variedades

Dependendo da variedade, as petúnias diferem no método de cultivo: em recipientes fixos, vasos suspensos ou em áreas abertas. Petúnia híbrida foi obtida durante a seleção de várias culturas naturais. O arbusto é profusamente florido, ramificado, de altura média, viçoso devido ao crescimento de um grande número de enteados. Os botões são solitários, o tamanho médio das flores é de 12 cm, a planta com flores tem um agradável aroma leve. O período de floração começa em maio e termina com as primeiras geadas.

Multiflora, ou multiflorosa, é um tipo de petúnia híbrida. A mais despretensiosa das espécies desta planta. Tons de flores - rosa, branco, roxo, vermelho, lilás. Existem também espécimes bicolores. Multiflora pode ser cultivada em qualquer solo, tolera a estação das chuvas e a luz solar direta.

Revisão das variedades populares da espécie.

  • "Bola de neve". Um pequeno arbusto (40 cm) com flores simples monocromáticas brancas.
  • "Fantasia"... A variedade é representada por 9 híbridos. O arbusto é pequeno, não ultrapassa 20 cm, as flores têm 4 cm de diâmetro, são pintadas em 2 tonalidades e têm como fundo principal pétalas e uma faringe colorida. Existem botões vermelhos de base branca, com veios escuros de salmão, framboesa e outras tonalidades. A faringe fica roxa, creme, carmesim.
  • "Vereador"... Um arbusto com pequenas flores azuis de 30 cm de altura.
  • "Miragem"... Cultura de dupla floração, incluindo 13 híbridos curtos. As flores são de tamanho médio, até 9 cm de diâmetro.Suas cores podem ser carmesim, bordô, rosa, roxo, vermelho, branco e outros.
  • "Plumcrystals"... Um pequeno arbusto com flores que vão murchando gradualmente ao longo do período de floração. A cor muda de um lilás rico para um tom pastel. As veias nas pétalas do botão são pronunciadas.
  • "Tricolor". A principal característica da cultura é a coroa autoformada. Esta petúnia não precisa ser pinçada para formar um arbusto exuberante. Pode ter tons de vermelho puro, branco ou azul. Tolera bem a chuva. A floração termina nos meses de outono. Fornecido em embalagens de 6 plantas de cada sombra.

Flor grande, ou Grandiflora, é um grupo que consiste em plantações caprichosas de cuidar, mas que se distinguem por sua maior decoratividade. As flores desabrochando têm até 15 cm de diâmetro. No arbusto-mãe, um pequeno número de ovários de flores desabrocham ao mesmo tempo, compensando o formato e a cor das pétalas. As plantas não são resistentes à chuva e ao vento, os botões danificam-se facilmente e, por isso, perdem rapidamente a sua atratividade.

Grandiflora é cultivada em ambientes internos, em uma varanda ou em outros locais abrigados.

Petúnia com flores grandes é dividida em tipos:

  • grandiflorum padrão - cultura de meio metro de altura, pétalas lisas, com cerca de 10 cm de diâmetro;
  • baixo - arbusto baixo, as características da planta são semelhantes ao subgrupo padrão;
  • franjado baixo e franjado padrão - colheitas de 25 a 70 cm de altura, uma característica distintiva é a forma incomum das pétalas;
  • soberba e soberba baixa - as pétalas da flor são lisas com faringe larga, a superfície é pontilhada por listras escuras;
  • Terry - planta de meio metro com botões duplos, a borda das pétalas é lisa.

Variedades.

  • "Pirueta roxa". Um híbrido de um tom púrpura rico, as pétalas das flores são onduladas com uma borda franjada e uma borda branca. O arbusto é baixo - apenas 25 cm.
  • "Triunfo". Botões de Terry de várias cores.
  • "Pikoti". As pétalas são onduladas, com uma borda clara. A cor das flores é rosa, carmesim, azul, vermelho, roxo.
  • "Pink Sky". Botões monocromáticos com veias púrpura púrpura pronunciadas.
  • "Parada de sucessos"... Híbrido curto de floração rápida. Flores de várias cores - do branco ao azul-violeta, tons saturados.
  • "Alba com franjas" tem flores de tom pastel, grandes, com bordas onduladas, o pescoço é decorado com listras brilhantes. A altura do mato é de até 55 cm, floresce até novembro. É melhor plantado em terreno aberto com solo leve e nutritivo.

Floribunda - intermediário, resistente à chuva... Os botões desta petúnia não perdem a atratividade durante todo o período de floração e sob quaisquer condições climáticas. Floribunda é fácil de cuidar.

Para o melhor desenvolvimento possível do potencial da flor, a planta deve ser cultivada em plantio massivo, criando um jardim de flores.

Variedades.

  • Celebridade. A cultura é tolerante à seca, calor e chuvas fortes. As flores podem ser uma das 13 opções de cores. Os botões são monocromáticos, de duas ou três cores.
  • Sonya. Os arbustos não são altos, mas com flores expressivas. Os botões são carmesins, roxos com listras, vermelhos com uma borda clara, roxos com uma estrela branca e outros.

A petúnia ampelosa forma brotos alongados pendentes. A cultura é exigente em iluminação, meio nutriente, umidade, temperatura. Ele é usado para decorar paredes, varandas e é colocado em recipientes suspensos.

Variedades.

  • "Opera Supreme" - uma planta exuberante com pequenas flores. A cor das pétalas é azul, carmesim, branco, rosa.
  • "Avalanche" - cultura com flores grandes. Os rebentos atingem 70 cm de comprimento.
    • "Ramblin" É outra cultura de flores grandes com rebentos alongados. A tonalidade das flores é variada.
    • "Aceno" - planta com os brotos mais longos entre esta espécie, chega a 120 cm As flores são médias, pintadas em tons de roxo, rosa, azul e roxo.
    • "Roma Magenta" - variedade de floração precoce, resistente às intempéries. Adequado para pendurar plantadores, contêineres a granel. As pétalas das flores são coloridas de roxo profundo com uma borda creme. Floração exuberante e duradoura.
    • "Nivola" - petúnia de flor grande, semiambpelosa, arbusto altamente ramificado. Graças à seleção, Nivola não forma um centro “calvo”, todos os seus rebentos são curtos, com grande número de enteados.
    • "Gelado de Framboesa" formas chicotes de até 120 cm de comprimento, seus botões são bicolores: centro rosa e nervuras, pétalas brancas.

    Uma colheita compacta e rica em flores, adequada para locais com poucas horas de luz do dia.

    Petúnia em cascata é uma cultura de escalada que se confunde com petúnia ampelosa. A diferença entre a forma em cascata é o desenvolvimento dos brotos. A planta cresce com o caule para cima, mas devido ao seu peso, eles caem. Os caules da petúnia em cascata são grossos e curtos.

    Variedades.

    • "Pirueta" - cultura terry de várias cores. Cuidado despretensioso.
    • "Borgonha" - Botões Terry, do roxo ao azul. Arbusto com floração abundante.
    • "Surfinia" - planta "exceção à regra". Não se aplica à forma ampelosa ou em cascata. Os rebentos crescem até 2 metros de comprimento. Um arbusto com grandes botões de várias cores.
    • "Tornado" - uma cultura com brotos medidores e botões grandes. Cuidado despretensioso.
    • "Orquídea Névoa" - botões de escama branco-rosa, duplo, grande.
    • "La Gioconda" - as flores são médias, não mais de 6 cm, as pétalas são pintadas de branco, roxo, rosa e outras cores, inclusive laranja.

      Petúnia de jardim é chamada de varanda ou colheitas ampelous. Consiste em variedades com rebentos flexíveis, com tendência de crescimento principalmente para baixo. Petúnias de jardim crescem rapidamente e são resistentes às intempéries.

      Variedades.

      • Conchita. As flores da cultura são semelhantes em forma e tamanho aos botões de calibrachoa. Botões de vários tons, 5 cm de diâmetro.
      • "Tumbelina". Petúnia Terry é originária do Japão.
      • "Surfinia". Planta com flores grandes. Híbridos - Pink Mini, Mini Pearl. O diâmetro dos botões não ultrapassa 5 cm. As pétalas das flores são pintadas em várias cores, incluindo amarelo, laranja em vários tons de saturação.
      • "Silvia" - uma cultura com flores de uma rica tonalidade fúcsia. O arbusto tem 35 cm de altura, resistente às intempéries, adequado para crescer em espaços abertos, parques, jardins, caixas de varanda.
      • "Rosa" - Esta petúnia se parece com a variedade do céu rosa. É usado para ajardinar banheiras de varanda, vasos de flores, é plantado como uma composição de borda, um rabatka. Resistente aos caprichos do clima, floresce antes da geada.

      Segredos da assistência domiciliar

      Petúnias são facilmente cultivadas a partir de sementes e não requerem cuidados especiais, o principal é seguir as recomendações para cultivar adequadamente a planta em casa ou no jardim e preservá-la no inverno se a cultura for perene.

      Petúnia é uma cultura que adora o sol. Algumas variedades podem desenvolver-se favoravelmente em condições de sombra parcial. Locais abertos, banheiras de varanda e vasos de flores devem ser protegidos do vento. Em casa, vasos de flores são colocados no parapeito da janela, variedades de ampel são colocadas a um metro da janela ou mais perto, sem acesso a correntes de ar. Ao encontrar uma flor na janela sul, vale a pena cuidar sobre o abrigo da planta da luz solar direta durante a cultura de floração.

      Para petúnias, um solo especial para flores ou plantas de jardim é adequado. O principal é que ele é leve e solto, permeável ao ar e à umidade. Você pode atingir esse estado do solo com a ajuda de vermiculita ou musgo esfagno. Na autofabricação do substrato, vale a pena usar turfa, húmus, areia lavada, vermiculita na proporção: 2: 2: 1: 1.

      O nível de acidez da terra deve ser neutro, ligeiramente ácido ou ligeiramente alcalino. Se o solo for muito ácido, vale “extinguir” com cal, e se for alcalino entornar com água e ácido cítrico.

      A planta precisa de rega regulada. A água é utilizada macia, separada, à temperatura ambiente. É aconselhável não inundar a cultura, especialmente porque as petúnias toleram com calma a secagem do solo por um curto período. Com umidade excessiva do solo, há uma probabilidade de desenvolvimento de doenças fúngicas. Em recipientes fechados, deve haver orifícios de drenagem. Se a água do vaso ficar estagnada ou o substrato estiver muito úmido, recomenda-se retirar a planta do vaso, mergulhar com um torrão de terra com jornal ou pano seco para retirar o excesso de água. A planta pode ser deixada ao ar livre por algumas horas para secar um pouco. Após todas as manipulações, é necessário colocar a petúnia em seu lugar original e não regar a planta até que o solo esteja pelo menos meio seco.

      Petúnias não requerem alta umidade. Recomenda-se pulverizar a planta apenas algumas vezes por semana, de manhã ou à noite, mas em geral você pode passar sem isso. É aconselhável proteger a planta da poeira limpando as folhas que ficam sujas com um pano úmido e quente.

      Reprodução

      Existem duas maneiras de propagar a petúnia: germinar sementes e estacas de raízes. Estas últimas se diferenciam pela facilidade de cuidado com as mudas.

      Sementes

      Ao plantar sementes, uma fonte de luz adicional será necessária - phytolamp. O jardineiro prefere plantar as sementes em meados de março, mas é preciso lembrar que o dia ainda é curto neste mês, portanto, as sementes devem ser semeadas em grandes quantidades para se obter uma quantidade suficiente de material de plantio.

      É necessário preparar o substrato para a semeadura. Solo solto pronto é obtido ou compilado independentemente de húmus, turfa, areia, terra folhosa em uma proporção de 2: 2: 1: 2. Solos prontos podem ser substituídos por tabletes de turfa, que são substratos de turfa compactados. Eles agem como um vaso de mudas e criam um terreno fértil para eles. A mistura de envasamento preparada é colocada em recipientes de mudas feitos de fibra de coco ou plástico.

      É desejável que a camada superficial do solo seja terra peneirada. Um dia antes de semear as sementes, o solo é regado com água mole.

      As sementes são misturadas com areia seca e espalhadas sobre o substrato preparado. No final da semeadura, use uma pistola de pulverização para umedecer a superfície do solo. Cada recipiente é individualmente ou totalmente coberto com vidro. Os recipientes de sementes são armazenados em um local quente com luz difusa. A temperatura do ar deve ser +20. +23 graus. As mudas aparecerão em cerca de uma semana. Quando as mudas surgirem, é necessário ventilar a estufa todos os dias de manhã ou à noite e umedecer a camada superior do substrato. Recomenda-se pulverizar mudas solução de permanganato de potássio.

      Quando 4 folhas verdadeiras se formaram nas mudas, elas são colhidas. Antes do procedimento, o solo deve ser umedecido.

      A planta deve ser pinçada com pau ou com as mãos, sem apertar o tronco. Cada broto deve ser retirado do vaso sem tocar na bola de barro e tentando não machucar a planta jovem. Os brotos devem ser mergulhados em recipientes individuais preenchidos com substrato.

      Quando todas as manipulações estão concluídas, cada planta é bem regada, coberta com copinhos de papel ou folhas por vários dias.

      Durante esse período, você deve ter muito cuidado com os cuidados com as mudas. O solo deve ser moderadamente úmido. A frequência da rega depende da localização dos rebentos mergulhados. Em altas temperaturas, a irrigação das plantas deve ser pequena, duas vezes ao dia. A camada superficial do solo é solta sistematicamente para fornecer acesso de oxigênio às raízes.

      Após 7 dias, as mudas jovens começam a fertilizar uma vez por semana, alternando os métodos de fertilização de raiz e de superfície. Kemira, solução e outros fertilizantes prontos especiais são adequados como misturas de nutrientes.

      Petunia Grandiflora floresce 3 meses após a semeadura, Multiflora - após 2 meses. Antes de plantar uma planta em campo aberto, ela deve passar por um período de adaptação. Os potes de cultura são colocados ao ar livre ou em local fresco por algumas horas todos os dias.

      Estacas

      Este método só é adequado para culturas terry, calibrachoa e ampelous. O primeiro grupo reproduz-se na última semana do mês de inverno ou no início da primavera, os restantes - durante todo o ano, mas com iluminação complementar com fitolamp.

      O guia passo a passo para a propagação de petúnias por estacas é bastante simples. Para começar, os topos com placas de 4 folhas são cortados na planta-mãe. As folhas do cabo são retiradas, com exceção das duas primeiras, que, por sua vez, são encurtadas pela metade. Os fragmentos acabados são plantados em um substrato de muda. A superfície do substrato é polvilhada com uma camada de areia de 2,5 cm de espessura, antes de ser regada com uma solução fungicida.

      É mantida uma distância de 2 cm entre as estacas e os recipientes são cobertos com vidro. O uso de estimulantes de crescimento não é recomendado. O solo deve estar sempre umedecido. A cultura Terry ampelous cria raízes após 7 dias, calibrachoa - após 2 semanas.

      Quando as raízes atingem 1,5 cm de comprimento, as plantas mergulham em recipientes individuais com um diâmetro de 5 cm. Para formar um arbusto exuberante, as petúnias são comprimidas sobre uma placa de 4-5 folhas. As hastes que sobraram após a pinçada podem ser usadas como novas estacas. Após 15 dias, se necessário, belisque a planta novamente. Após 1,5 meses, a cultura é transplantada para recipientes maiores. O cuidado com as mudas deve ser o mesmo que com as mudas.

      Deve-se ter em mente que as plantas ampelosas, calibrachoa, requerem espaço livre, portanto, recomenda-se pendurar recipientes.

      Doenças e pragas

      Petúnia é suscetível ao desenvolvimento de doenças fúngicas, pragas de insetos, doenças associadas a cuidados inadequados, falta de nutrientes.

      • Perna negra afeta plantas jovens e mudas a partir do momento em que a semente germina. O colo da raiz da planta adquire uma tonalidade escura, quase preta, forma-se uma constrição na parte inferior do caule. Quando a cultura fica em ambiente úmido, após 5 dias, a área afetada amolece, o caule quebra, a flor morre.

      A causa da perna preta é a semeadura densa de sementes, alta umidade do ar, substrato e aumento da acidez da mistura do solo.

      Para o tratamento, é necessário remover as áreas afetadas da petúnia, despejá-la com o líquido Bordeaux 1% ou usar permanganato de potássio para isso. É melhor plantar sementes de petúnia em pastilhas de turfa, pois esse material é estéril.

      • Podridão cinzenta forma manchas marrons nas folhas, brotos, botões, cobertos com penugem cinza. A flor começa a murchar, apodrece, deixando para trás uma massa desagradável. A podridão cinzenta se desenvolve devido ao espessamento das plantações, alta umidade, baixas temperaturas, excesso de nitrogênio ou falta de sol. Para evitar infecções, é necessário inspecionar regularmente as plantações, remover os restos de brotos e flores mortas, tratar as áreas afetadas, aumentar o nível de fósforo e potássio na mistura do solo. Para o tratamento, você pode usar drogas "Skor", "Maxim" e "Integral".
      • Podridão branca forma manchas úmidas nas placas foliares da planta, que mais tarde ficam cobertas por micélio esbranquiçado em alta umidade. As áreas infectadas amolecem e ficam brancas. O micélio se desenvolve dentro e fora da cultura. A causa do aparecimento da doença é o excesso de umidade, baixa temperatura, preservação de partes de plantas mortas no mato. A podridão branca se espalha por esporos, instalando-se nas roupas, nas mãos do jardineiro enquanto cuida das flores. Para curar a petúnia, é necessário fazer a calagem do solo, repor o solo e retirar as partes infectadas da planta. Em seguida, trate a cultura com preparações especiais “Fitosporin”, “Integral” e outros.
      • Requeima... Com esta doença, o colar da raiz, a base do caule torna-se castanha e apodrece com o tempo, a petúnia estica, murcha, morre. A requeima ocorre quando o arbusto é colocado em uma sala fria com alta umidade e quando o solo é inundado. Luta livre: aeração de mudas, tratamento preventivo do substrato com as preparações "Profit", "Ridomil MC" e assim por diante. As principais substâncias ativas de combate à doença são oxadixil, mancozeb, metalaxil.
      • Mancha marrom forma manchas semelhantes à ferrugem nas folhas. No início, as áreas infectadas são pequenas, em forma de ponto, depois se transformam em manchas. O micélio se forma em áreas esbranquiçadas. As partes infectadas da flor murcham e secam. A mancha marrom é o resultado de danos mecânicos aos tecidos da planta e alta umidade. Para evitar esta petúnia, é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola, realizar o processamento da cultura preparações com cobre "Kartotsid", "Oxyhom" ou usar oxicloreto de cobre.
      • Oídio primeiro ele aparece nas folhas como uma flor branca, depois é jogado no lado interno da folha e no caule da planta, eventualmente cobrindo a flor inteira. A floração branca interrompe a função da fotossíntese, devido à qual as placas das folhas se curvam, secam e a cultura não floresce. O oídio é especialmente perigoso para as mudas. A luta contra ela consiste em remover todos os brotos, botões, folhas infectados, seguida da queima desse material vegetal. Reduzir a fertilização com nitrogênio também ajudará a derrotar a doença. A planta precisa ser pulverizada com drogas "Topázio", "Skor", "Previkur" e outros.
      • Pulgões causam clorose em uma fábrica, deformação de brotos, folhas, o seu murchamento. As pétalas dos botões são cobertas de orvalho com um fungo fuliginoso e murcham. Pulgões transmitem doenças virais. Se a petúnia for plantada no jardim, para se livrar dos pulgões, é aconselhável atrair joaninhas para as plantas e também realizar regularmente uma limpeza completa do arbusto com pano úmido ou água morna com sabão em pó. Pulverizar safras também ajudará "Aktaroy", "Fufanon", "Decis".
      • Whitefly. As folhas e os rebentos estão cobertos de manchas amareladas, ligeiramente onduladas. Com infecção severa, partes da planta ficam deformadas e ressecam. Quando a planta se move, pequenos insetos brancos voadores são vistos voando de folha em folha. A lavagem regular da flor com água e sabão, limpando o solo de ervas daninhas, ajudará a se livrar da mosca branca. É possível colocar a safra em vaso em local frio, pegando "borboletas" com armadilhas. Tratamento com drogas Aktar, Fufanon, Apploud, Mospilan também destruirão esses insetos.
      • Thrips deixa para trás o pólen derramando-se dos estames do botão. Quando a petúnia é danificada por esta praga, a antera fica seca, amarronzada, a base do pistilo fica mais espessa. As folhas são cobertas com flor branca ou preta, manchas. Pequenos furos são visíveis nas folhas com manchas amareladas, listras e outros padrões. Com o tempo, as lesões se fundem, a folha torna-se branca prateada. Os locais de punção escurecem. Prevenção: remoção de matéria vegetal morta, ervas daninhas. Em caso de danos graves, a parte superior da planta e todas as áreas afetadas são cortadas. A cultura está sendo processada com drogas Intavir, Akarin, Aktara, Fitoverm, Vertimek.
      • Ácaro-aranha cobre a petúnia com pequenos pontos amarelos. A lâmina foliar ilumina, seca com o tempo, forma-se uma teia de aranha. Para combater o problema, você precisa melhorar a nutrição da flor, ventilar regularmente a planta, ajustar a rega e destruir ervas daninhas. Durante o período de crescimento, você pode fazer o processamento "Akarin", "Fitoverm", "Demitan" ou outras drogas.

      Aplicação em paisagismo

      A petúnia é amplamente utilizada em plantações em massa a céu aberto, criando "caminhos de carpete", composições de bordas.Eles plantam na sacada em uma caixa, nos jardins e no campo ao longo da cerca, em grandes vasos de flores e cestos suspensos.

      Para informações sobre como cultivar petúnias, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário