Petúnia vegetativa: o que é, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Reprodução
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado

Há muito que as petúnias são muito apreciadas pelos produtores de flores devido à grande variedade de variedades, riqueza de cores e à escolha de condições de cultivo adequadas. São bastante despretensiosas e não requerem manutenção complexa, são plantadas em todo o lado para decorar terraços, varandas, galerias e canteiros de flores. A maioria das petúnias se reproduz usando sementes, mas algumas categorias são vegetativas - falaremos sobre elas com mais detalhes em nosso artigo.

Peculiaridades

Petúnia vegetativa é um tipo de planta que pode ser propagada exclusivamente por estacas. Este tipo de petúnias inclui representantes de uma grande variedade de séries varietais. Via de regra, são variedades ampelosas com flores duplas. Surfiniya, tambelina - estes são os representantes mais típicos da cultura, que são ativamente utilizados na concepção de varandas, loggias, terraços e área local.

As flores do grupo vegetativo são bastante difíceis de crescer a partir de mudas, pois na maioria dos casos perdem imediatamente a germinação e, se germinarem, a petúnia jovem será completamente diferente da mãe. Para cultivar uma planta jovem espetacular com rapidez e facilidade, são usados ​​métodos de propagação vegetativa.

As principais características botânicas de tais plantas incluem as seguintes características.

  • Variedades vegetativas de petúnias na esmagadora maioria dos casos, é uma herbácea perene de propagação, apresenta-se em uma variedade de formas, mas geralmente em ampelosa.
  • O sistema radicular é superficial, tipo haste com raízes laterais finas, ramificação fraca. As raízes são rasas, por isso deve-se ter cuidado ao remover ervas daninhas e soltar esta planta.
  • Forma de petúnia vegetativa pode ser ereto ou rasteiro.
  • A altura da planta depende exclusivamente da variedade., geralmente varia de 20 a 80 cm, porém, algumas variedades crescem muito mais altas. Por exemplo, não faz muito tempo, criadores japoneses criavam surfínias que chegavam a dois metros. No entanto, na Rússia central, é bastante difícil atingir esse tamanho - em condições naturais, a altura máxima de um arbusto não ultrapassa 1 metro.
  • Caule - verde profundo, folhas e galhos crescem próximos a ele. As placas foliares são densamente cobertas por vilosidades esbranquiçadas, a cor da folha é verde escura.
  • A decoração principal da petúnia vegetativa são flores em forma de funil. São aveludadas ou simples, cada uma composta por 5 pétalas delicadas, bem fundidas, as bordas são onduladas, onduladas ou retas.

A paleta de cores é muito diversificada - é apresentada em todos os tons de escarlate, bordô, rosa, roxo-violeta e vinho, além de creme e branco leitoso.

Na maioria dos casos, as petúnias vegetativas são cultivadas ao ar livre e parecem especialmente impressionantes quando plantadas em vasos elegantes e recipientes com dobradiças, embora seu cultivo em ambientes fechados seja possível.

Observe que, no momento, quase todas as variedades de petúnias ampelosas podem ser classificadas como vegetativas. Quase nunca são cultivados por sementes e algumas variedades nem mesmo formam sementes.

Tipos e variedades

Vamos nos deter em uma breve descrição dos mais populares variedades de petúnia vegetativa.

  • "Roma Chianti" - Trata-se de uma planta da série "Cascadias" de tamanho médio, podendo atingir os 25-30 cm, caracterizada por uma maior arbustos, cresce rapidamente e logo assume a forma de uma bola. Durante o período de floração, os arbustos são densamente salpicados de flores de tom rosa-púrpura com bordas brancas como a neve.
  • "Cabernet Bicolor" - belíssima planta da mesma série, flores bicolores - apresentam tonalidades leitosas e cereja, caracterizadas por início precoce da floração e crescimento bastante rápido.
  • "Veludo Salmão" - um representante de surfínias encaracoladas ampelous, difere em brotos em cascata bastante longos com folhas verdes brilhantes e flores de cor rosa pálido ou púrpura. O comprimento de cada chicote chega a 80-85 cm.
  • "Borgonha" - outra surfiniya, que é adornada com flores decorativas de um rico tom de vinho escuro.
  • "Roxo profundo" - surfiniya espessa e peluda da série Shock Wave, caracterizada por flores roxas duplas, cobrindo densamente toda a massa verde.
  • "Tabl white" - variedade com pequenas flores brancas como a neve, diferencia-se de muitas outras surfínias pela floração longa e abundante.
  • "Veludo Parple" - planta ampelosa, cujos cílios crescem até 1 metro, floração decorativa - pétalas ricas em púrpura com núcleo escurecido.
  • Milhões de sinos - um representante da série de variedades Kalibrachoa, que inclui mais de 10 variedades diferentes de plantas florescendo nas cores branco, limão, rosa, framboesa e lilás.
  • Surfinia rosa bebê - um arbusto exótico bastante compacto. As flores são rosa com veios escuros escuros pronunciados.
  • Surfinia azul celeste - uma planta de extraordinária beleza com flores azul-celeste.
  • Princesa corada - a super petúnia, obtida por criadores japoneses, se distingue por delicadas flores rosa e garganta verde-esverdeada clara.
  • Priscilla - tambeline com flores de crescimento único de cor roxa clara, veias texturizadas, roxas.

Entre os floristas, essas novidades são populares como Monstro, céu noturno, jardim Leka e céu glaciar.

Reprodução

Petúnia vegetativa é produzida estritamente por estacas e méritos existe uma grande quantidade desse método.

  • Economia de tempo substancial, já que cultivar uma planta adulta a partir de brotos é muito mais rápido do que a partir de mudas.
  • Com propagação vegetativa petúnia desenvolve um sistema radicular completo.
  • A floração começa três a quatro semanas antes de uma planta obtida a partir de sementes.
  • Com o método de propagação vegetativa, a planta filha retém todos os sinais externos do maternal. Com o cultivo de sementes de variedades híbridas, esse efeito não pode ser alcançado.

Para obter material de plantio, você precisa escolher uma planta forte da espécie que você gosta em seu canteiro de jardim e preparar estacas de 6–8 cm de tamanho com dois entrenós e 4–5 folhas. O corte deve ser feito em ângulo oblíquo - isso irá acelerar o processo subsequente de formação da raiz. Todas as folhas inferiores devem ser removidas, deixando apenas algumas folhas apicais.

O enraizamento é realizado em qualquer substrato nutriente adequado - por exemplo, comprimidos de turfa, bem como perlita ou vermiculita. No entanto, o crescimento das raízes também pode ser realizado em água, então o corte é transplantado para o solo somente após o crescimento das raízes maduras.

Lembre-se que após o corte, as estacas podem ser armazenadas por no máximo uma hora, pois posteriormente sua capacidade de germinação é significativamente reduzida.

Para um enraizamento bem-sucedido, o material vegetativo deve estar em condições de estufa. - cubra a panela com uma haste com um saco plástico ou um pedaço de uma garrafa plástica, umedeça diariamente e ventile. Só depois que as folhas novas crescerem é que a estufa pode ser removida. No mesmo período, é realizada a primeira pinçada - estimula a atividade de crescimento dos cílios laterais.Deve-se dizer que pinçar não é necessário para todas as variedades de petúnias. Exemplo - grau "Roma Chianti".

Após o aparecimento de raízes maduras e 4-5 folhas, você pode transplantar a planta jovem em vasos ou em um local permanente aberto - a partir deste momento é melhor parar de beliscar, pois isso empurra o início da floração no tempo.

Aterrissagem

Petúnias híbridas, que incluem variedades vegetativas, respondem muito bem à luz solar, por isso é melhor escolher áreas abertas sem sombreamento para sua colocação. Será útil providenciar a proteção da planta do vento e das chuvas fortes - eventos climáticos adversos podem prejudicar as delicadas folhas das petúnias.

A planta prefere solos nutritivos, é melhor comprar misturas de solo prontas nas lojas, mas se desejar, você mesmo pode preparar o substrato - misture grama e solo folhoso com a adição de turfa, areia de rio e cinza de madeira. Lembre-se que a petúnia não tolera o alagamento do solo, portanto, deve haver drenagem no vaso - para isso, são feitos vários furos no fundo, e a parte inferior do vaso é coberta por argila expandida ou grandes seixos por um trimestre.

Antes do plantio, as mudas devem ser endurecidas, pois uma mudança brusca de temperatura pode destruir a planta - duas semanas antes de ir para a rua, as petúnias são levadas para o quintal ou para a varanda todos os dias e aí deixadas por duas ou três horas. Não mais do que 2-3 mudas são plantadas em cada recipiente; ao plantar em um canteiro de flores, deve-se deixar uma distância de 20-25 cm entre os arbustos.

Cuidado

Cuidar de variedades vegetativas de petúnias não é difícil. A planta requer rega frequente e bastante abundante. No verão, especialmente em climas quentes, você precisa regar a petúnia 1-2 vezes ao dia, mas não deve soltar o solo - o fato é que o sistema radicular de tal petúnia do tipo superficial é mal enterrado, por isso a ação mecânica pode danificar as raízes.

O curativo de cobertura deve ser aplicado a cada 7 a 10 dias. Na época do crescimento da massa verde, a preferência deve ser dada às composições contendo nitrogênio, e na fase de brotação e floração - ao potássio e ao fósforo.

        Para manter o aspecto decorativo das petúnias, é necessário apará-las de vez em quando, retirar os cílios ressecados e remover os botões desbotados. Terminada a floração, os rebentos são cortados até metade do comprimento, o que contribui para o estabelecimento de novos rebentos, o que significa que estes rebentos podem ser propagados por estacas.

        Para obter informações sobre como criar petúnia vegetativa de forma independente, consulte o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário