Petúnia "Valentina": descrição da variedade e dicas de cuidados
Uma das plantas de jardim mais populares é a petúnia. Hoje em dia, uma bela flor é plantada não só em canteiros, mas também em varandas e peitoris de janelas. Uma variedade espetacular de petúnia "Valentina" é perfeita para o plantio "caseiro". O híbrido é novo, mas já conquistou o amor dos jardineiros russos.
Informação geral
Uma flor incrível chamada "petúnia" é uma decoração de canteiros de flores em diferentes partes do mundo. Sua terra natal é o ensolarado Brasil. O nome da planta vem da palavra brasileira petun (tabaco). Muitos anos depois, a palavra mudou para "petúnia". Nos parques russos, via de regra, uma planta híbrida cresce. O "nascimento" das primeiras variedades de petúnia dupla data de 1855, e as variedades de flores grandes surgiram em 1881. A planta tem o formato de um pequeno arbusto.
Característica
"Valentina" é uma grandiflora turca de flores grandes. Sua característica distintiva são as flores em forma de gramofone. Vários fatores podem ser atribuídos às vantagens dessa variedade.
- Híbrido de rápido crescimento de floração precoce.
- Uma planta em miniatura com excelente ramificação.
- Durante o período de floração, a "Valentina" está densamente coberta de belos botões.
- Possui maior resistência a desastres climáticos.
- Possui magníficas flores duplas de tom vermelho coral com bordas onduladas.
- Adequado para decorar varandas e floreiras. E também esta variedade de petúnia envolve o uso de cestos e vasos pendurados.
- Difere na floração longa do início do verão ao final do outono.
"Valentina" chega a atingir 40 cm de altura. Suas inflorescências são bastante grandes (até 12 cm de diâmetro). À medida que crescem, os brotos se misturam, criando uma verdadeira "cascata de flores".
Como crescer?
Petúnia de flores grandes é propagada por sementes ou estacas. As sementes são plantadas na superfície do solo, que inclui húmus e areia, e umedecem levemente a terra com um borrifador. As mudas são semeadas de fevereiro a abril. Quanto mais cedo as sementes forem plantadas, mais cedo você poderá desfrutar das lindas flores de Valentina.
A caixa de sementes é coberta com vidro ou um filme especial para manter a umidade necessária. As mudas precisam de controle. Com o tempo, gotas de água vão aparecendo no vidro, que devem ser removidas com uma toalha. Caso contrário, a umidade elevada contribuirá para a formação de doenças fúngicas. A temperatura confortável para mudas é de até 24 graus acima de zero. As colheitas de "fevereiro" precisam de iluminação (use um fitolamp especial). A falta de luz pode levar à morte da planta.
Assim que os primeiros brotos apareçam na superfície do solo (após 12-14 dias), podemos falar de uma picareta. Jardineiros experientes dizem que, se depois de duas semanas as sementes não germinarem, você não deve esperar que apareçam novamente.
A colheita dos rebentos implica o seu transplante para recipientes separados. As capacidades variam de potes volumosos a pequenos copos de plástico. Observe que a variedade de flores grandes tem um sistema radicular extenso, então as petúnias precisam de muito espaço para crescer.
Nesse sentido, o processo de separação pode envolver várias etapas. No início, eu uso recipientes pequenos e, em seguida, planto-os em vasos grandes. O procedimento pode ser repetido conforme necessário, e você acaba com uma planta com um sistema de raízes massivo e botões formados. Essas mudas estarão prontas para serem plantadas ao ar livre.
Após a seleção, a temperatura do ar é gradualmente reduzida para 13-15 graus Celsius.
Como cuidar?
A bela "Valentina" adora calor e luz. Em um local escuro, você não deve esperar uma floração extensa. Petúnia de flores grandes percebe positivamente alimentação e água. Você pode usar fertilizante universal para plantas com flores (uma vez por semana) e soltar completamente o solo. A umidade excessiva levará ao apodrecimento das raízes e à formação de fungos. Portanto, não permita água estagnada. As inflorescências e folhas murchas devem ser cortadas.
Avaliações
Avaliações da petúnia "Valentina" são entusiásticas na maioria dos casos. Os jardineiros notam sua despretensão e aparência estética: a planta é ramificada e forte, com floração longa. Além disso, os proprietários da "Valentina" enfatizam a incrível beleza dos botões duplos exuberantes e informam que a petúnia de flores grandes é perfeita para plantações em grupo, vasos e vasos de flores.
"Valentina" é incrivelmente boa em canteiros de flores e em interiores domésticos.
Para os segredos do cultivo de petúnias, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.