Surfinia: descrição, tipos e recomendações de cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Diferenças da petúnia
  3. Variedades
  4. Aterrissagem
  5. Crescente
  6. Reprodução
  7. Pragas e doenças

Uma das variedades de petúnias populares entre os jardineiros é a surfiniya. No entanto, muitas vezes vendedores sem escrúpulos vendem muitas outras plantas trepadeiras com este nome. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas características da surfínia, em suas diferenças em relação à petúnia usual e outros ampelous representantes da flora do jardim.

Peculiaridades

Surfinia foi um produto da seleção de cientistas japoneses. Foi apresentada na década de 70 do século passado como o resultado da hibridização celular efetiva da petúnia de flores grandes para adaptá-la a fatores naturais e climáticos desfavoráveis. Em um curto período de tempo, a nova flor literalmente ganhou fama mundial e conquistou os corações dos jardineiros de todo o mundo. O segredo da popularidade da surfinia é simples - beleza, despretensão e resistência aos fatores ambientais.

Surfinia está longe de ser um simplório no mundo das plantas ornamentais para jardins. Grandes flores de gramofone de até 9 cm de tamanho são caracterizadas por ricos tons brilhantes, contra os quais uma faringe muito mais escura se destaca de maneira especialmente clara. As pétalas delicadas com bordas brancas são claramente marcadas com listras de textura contrastantes. Por trás de uma aparência tão refinada e nobre, esconde-se alta durabilidade e resistência.

Na zona central da Rússia, em bom tempo quente e umidade normal, literalmente em um mês e meio, a surfiniya forma a tecelagem - guirlandas reais de até 2 m de tamanho, enquanto brotos se desenvolvem de todos os internódios, portanto a massa vegetativa pode se formar na forma de cascata, travesseiro e até mesmo uma bola - tudo depende do método de plantio e formação da planta.

O sistema radicular da surfiniya é muito poderoso, portanto, para fornecer totalmente uma muda com nutrientes e água requer cerca de 6-8 m3 de solo.

Se tiver apenas pequenos vasos à sua disposição, é melhor dar preferência a petúnias ampelosas híbridas compactas.

Diferenças da petúnia

A principal vantagem da surfínia sobre outras petúnias é que estas são extremamente instáveis ​​aos fatores climáticos adversos. Esta planta tem pétalas tão delicadas e finas que sob as gotas de uma forte chuva elas se transformam em uma massa informe, e uma rajada de vento simplesmente as arranca, os produtores de flores aconselham até mesmo trazer vasos de petúnia para dentro de casa durante chuvas, tempestades e ventos fortes. Concordo, isso é muito inconveniente.

A superfície Ampel não tem esse inconveniente, não precisa de ser escondida, a única coisa que se pode fazer é retirar flores ligeiramente estragadas pela água, mas não se preocupe - a planta irá rapidamente substituí-las por novas sem a menor. danos à sua aparência e efeito decorativo.

Podemos dizer com segurança que Surfinia é uma cultura ampelous verdadeiramente ideal, portanto, os compradores de mudas muitas vezes são vítimas de enganadores que vendem petúnias simples sob o pretexto de surfinia... Para não se enganar, considere as principais diferenças entre essas culturas relacionadas.

Mudas de petúnia de jardim e surfínia diferem em sua capacidade de ramificar brotos e vigor de crescimento. As mudas deste último são maiores, surfiniya cresce como uma "aranha" - dá um grande número de rebentos laterais, que a princípio se espalham horizontalmente e, à medida que crescem, caem.Nas petúnias, os rebentos laterais não são tão numerosos, enquanto na fase inicial de desenvolvimento crescem para cima e descem muito mais tarde.

Mas é improvável que ache a diferença entre esses parentes próximos em termos de tamanho, tonalidade e forma da flor, por exemplo, a variedade ampelosa de supertúnia petúnia visualmente não difere de forma alguma da surfínia, portanto é melhor comprar mudas em qualquer caso de um vendedor de confiança, cuja confiabilidade está fora de dúvida.

Deve-se notar que ambas as plantas anuais podem formar um arbusto jovem de maneiras diferentes. Para atingir o esplendor do arbusto, a flor deve beliscar periodicamente os cílios nas laterais para estimular o aumento da ramificação, portanto, primeiro é necessário cultivar toda a massa verde necessária, e só então "deixar" florescer. Surfinia não requer tal intervenção - você pode simplesmente direcionar seus ramos na direção que você precisa, mas sem ajuda adicional ele será capaz de trançar com rapidez e eficiência todo o espaço reservado para ele.

Surfinia e petúnia diferem no método de criação. O ponto aqui é que após a floração, a petúnia dá sementes adequadas para germinação, que são usadas para propagar esta planta no próximo período. Surfinia foi criada artificialmente, e o método de semente não é possível, você pode obter novo material de plantio para esta flor apenas vegetativamente - isto é, por estacas.

Variedades

Entre os floristas, os mais populares são muitas variedades de surfinia.

  • "Tabl White" - desfruta de um amor especial entre os paisagistas devido à longa floração e às delicadas e atraentes flores brancas, com aparência semelhante a um sino.
  • "Elou" - uma variedade híbrida que conquistou os corações dos residentes de verão e jardineiros domésticos, uma das primeiras, com flores branco-amareladas espetaculares.
  • "Giant Parple" - caracterizado por caules bastante poderosos, atingindo 1 m de comprimento. A flor é bastante brilhante, marrom-violeta.
  • "Velvet Blue" - popular surfiniya, as flores são pequenas, mas bastante interessantes na forma - com pétalas onduladas aveludadas. O gramofone é roxo, a faringe é pequena, verde.
  • "Borgonha" - como o nome sugere, este representante de petúnias híbridas tem um tom de vinho rico e brilhante. O arbusto é bastante compacto, mas ao mesmo tempo maciço e fortemente ramificado, até fofo. A floração é bastante grande, cada fono chega a 8 cm de diâmetro.

Uma planta semelhante fica bem em terraços em um plantador suspenso, mas não menos impressionante como um tapete de um canteiro de flores.

  • "Vermelho escuro" - esta é uma das variedades mais tituladas, já ganhou mais de um prêmio em todos os tipos de exposições de flores. Distingue-se por uma cor escarlate rica e perfeitamente pura - tal tom é uma raridade entre todas as petúnias familiares a todos. Propagado exclusivamente por estacas. Em condições favoráveis, pode formar sementes, mas as surfínias cultivadas a partir delas não são muito semelhantes às parentais.
  • "Rosa quente" - tem flores ricas em rosa com notáveis ​​veios ondulados, pelo que parece muito impressionante. Variedade de tamanho médio com flores bastante grandes, garganta cor de vinho. Do meio do gramofone, estrias pronunciadas de um tom carmesim escuro divergem, fazendo com que as pétalas pareçam texturizadas e volumosas.
  • "Branco" - surfiniya ramificada, crescendo ativamente, cílios atingem 1,5 m, as flores estão localizadas em uma grande tampa, o que torna a variedade na demanda em design de paisagem para a criação de um clube em cascata. As flores são brancas, o pescoço é amarelo, as dimensões são médias.
  • "Tumbelina Suzanne" - Este é o parente mais próximo da surfínia ampelosa, embora pertença a um grupo varietal ligeiramente diferente - a tumbelina. Esta é uma planta muito requintada, sua característica distintiva é considerada como grandes pétalas de veludo em um tom bege claro. Propagado apenas por estacas.
  • "Green Edge Pink" - uma variedade relativamente jovem, bastante bonita e decorativa.As flores são rosadas, ligeiramente onduladas, o rebordo é verde claro. O arbusto é pequeno, denso e relativamente uniformemente desenvolvido. As flores são arranjadas com tanta frequência que a folhagem atrás delas é quase invisível. Não requer beliscar os cílios.
  • "Hyacinth Purpl" - planta forte e poderosa, flores de até 10 cm, cálice carmesim, faringe quase negra. Essas variedades parecem muito elegantes e nobres em arranjos de flores.

Das variedades populares na jardinagem paisagística, também se pode notar:

  • Salmão Shades Corduroy;
  • Sweetunia rosa bebê;
  • Gema de Borgonha Sweetunia;
  • Gema de rosa Sweetunia;
  • "Diamante roxo";
  • "Double Blue Star";
  • "Veludo Roxo";
  • Miss maravilhoso, assim como Rose Wayne, Ruby Scattering, Salmon Ball, Lime e Pearl.

Aterrissagem

Surfinia prefere solos neutros ou levemente ácidos, leves, com alta permeabilidade à água e ao ar. O substrato ideal pode ser comprado pronto, ou você mesmo pode fazê-lo, para isso turfa e vermiculita são combinados em proporções iguais, então o solo de grama é introduzido na proporção de 1: 2, e para dar à mistura de solo a soltura necessária , um pouco de vermiculita é adicionado a ele. A fim de trazer pH para o parâmetro necessário em 6.5, você precisa adicionar um pouco de carvão triturado ou cal ao substrato.

As sementes de Surfinia devem ser semeadas no final de fevereiro, após o que os rebentos são transferidos para pequenos recipientes com um diâmetro de 10-12 cm. Porém, as mudas assim obtidas são bastante sensíveis a fatores externos e, portanto, tornam-se suscetíveis a infecções fúngicas. Via de regra, em condições amadoras, não funcionará cultivar surfinia dessa forma, portanto, a maneira mais fácil é comprar mudas prontas para crescer em campo aberto, vasos e canteiros.

Ao plantar surfínia, o florista pode realizar plenamente suas fantasias e fazer composições paisagísticas interessantes, combinando a surfínia com outras plantas, variando o tamanho e a forma do arbusto, criando conjuntos interessantes e ricos.

Crescente

Pelas propriedades exclusivamente decorativas da surfinia, seu cultivo em casa está se tornando cada vez mais popular, mas para que ela dê os resultados esperados, algumas sutilezas no cuidado com esta flor devem ser levadas em consideração.

Surfinia é o representante mais brilhante da flora exótica, por isso requer locais bem iluminados e ar quente. Por isso, na hora de escolher um local para o plantio de mudas ou plantadeiras suspensas, deve-se dar preferência aos locais mais iluminados.

O solo deve ser solto e muito leve, será útil adicionar composto ou húmus pouco antes do plantio. Atenção especial deve ser dada a arranjo de drenagem, uma vez que a estagnação da água em um vaso de flores tem o efeito mais prejudicial sobre a surfínia, é mais frequentemente usado argila expandida ou seixos grandes, cobertos por uma camada, cujo tamanho é cerca de um quarto do volume total do pote.

A irrigação das plantas deve ser assumida com a maior responsabilidade, especialmente quando a planta é cultivada em vasos e vasos. É importante não permitir que as camadas superiores do substrato sequem, mas a água estagnada também deve ser excluída. As raízes da surfínia são bastante finas e longas, portanto a seca prolongada leva ao seu secamento e ao rápido secamento de todo o arbusto.

Em dias quentes, a rega pode ser feita 3 vezes ao dia.

Surfinia não precisa ser moldada, mas se desejar, você pode beliscar seus brotos apicais, após tal procedimento a planta para de florescer por cerca de um mês, mas depois floresce com o mesmo vigor. Para manter o efeito decorativo do arbusto, folhas secas e flores de gramofone devem ser removidas imediatamente.

Surfinia semanal requer fertilizantes, preparações complexas prontas com um conteúdo mínimo de nitrogênio são usados ​​para alimentação - se houver nitrogênio demais, a planta usará toda a sua força para construir massa verde. A floração neste caso será rara.Além do enxerto de raízes, será útil fazer pulverizações externas.

Reprodução

Surfinia pode ser propagada por sementes e estacas. O primeiro método é simples e altamente germinativo, mas também tem suas desvantagens. Afinal, nem todas as variedades de surfínia dão sementes, além disso, esta é uma cultura híbrida, então a planta filha pode ser completamente diferente da planta-mãe.

O material das sementes pode ser coletado em arbustos domésticos ou adquirido em lojas - lá podem ser simples e revestidos. As primeiras não são de boa qualidade, a germinação é extremamente baixa, com as últimas não existe esse problema, mas desde o momento do plantio requerem regas moderadas, mas frequentes, caso contrário a sua casca simplesmente não abre.

Um substrato é preparado para o plantio de sementes; o melhor é usar turfa misturada com areia de rio ou pastilhas de turfa. As sementes de Surfinia são muito pequenas, por isso ficam simplesmente espalhadas pela superfície, sem borrifar nada.

A rega é feita pelo método de gotejamento com um borrifador. Para aumentar a germinação, você precisa criar condições de estufa - o recipiente é coberto com filme plástico ou vidro. Lembre-se de ventilar sua estufa diariamente para evitar a formação de condensação. Por favor, note que o fundo do recipiente deve ter buracos para remover o excesso de umidade, caso contrário, o encharcamento do solo pode levar ao apodrecimento das sementes e rebentos.

O recipiente com as mudas deve ser colocado em local aquecido e com boa iluminação, mas o contato com a luz solar direta deve ser evitado.

Se todas as condições forem atendidas, depois de algumas semanas, os primeiros tiros aparecem. Depois disso, você precisa adicionar um pouco de areia - isso protegerá as raízes do apodrecimento e criará condições para um bom estímulo das mudas. Quando as mudas crescem ligeiramente, o procedimento é repetido.

As mudas são consideradas o método preferido de propagação de todos os tipos de surfínia em casa. Para o enraizamento dos brotos, é aconselhável levar recipientes de alimentos de plástico com um volume de cerca de 1,5 litros sem furos para retirada de umidade. Alguns produtores afirmam que o enraizamento fica muito melhor em um recipiente opaco, mas é mais conveniente usar os transparentes - você pode observar a formação da raiz da flor e determinar quando a muda precisará ser transplantada. Como um compromisso, você pode simplesmente cobrir as paredes com uma tira de papel, se necessário, inspecionar a parte subterrânea do surfinium, removê-lo e devolvê-lo.

Solo intensivo em umidade é usado, o melhor é pegar turfa, areia de rio e solo de jardim em proporções iguais. Primeiro, a mistura de solo deve ser desinfetada, para isso ela pode ser tratada com uma solução fraca de permanganato de potássio ou calcinada em uma panela, congelar a terra por 1-3 dias dá um bom efeito.

A parte superior com 5-7 folhas de 6-10 cm de comprimento é cortada da planta-mãe, o par de folhas inferior é removido, o local do corte é mergulhado em pó Kornevin e enterrado no substrato por cerca de 2/3 de todo o comprimento . As estacas são colocadas com um degrau de 2 a 2,5 cm entre si. Após o enchimento completo de todo o recipiente, os recipientes são colocados em local aquecido, deve-se instalar iluminação artificial, fazer regas leves e, de vez em quando, borrifar com borrifador.

Lembre-se que as mudas cortadas devem ser plantadas no solo o mais rápido possível, após uma hora sua predisposição ao enraizamento é significativamente reduzida, mesmo que as mudas sejam armazenadas em água todo esse tempo.

De fundamental importância para um bom enraizamento é aquecimento de fundoNormalmente, os contêineres são aquecidos pelo calor gerado pelas lâmpadas nos tetos inferiores. As raízes aparecem muito rapidamente, geralmente no dia 10-12 você pode ver boas raízes. Assim que seu comprimento atingir 1,5-3 cm, você pode transplantar com segurança as mudas em pequenos copos - turfa e plástico servem. As mudas plantadas são novamente movidas para as prateleiras com fitolampos para cultivo.

Quando os botões aparecem, eles devem ser removidos, o aquecimento reduzido para +18,22 graus - isso vai desacelerar o alongamento excessivo dos caules até que sejam movidos para uma estufa permanente sob luz natural.

Para deixar as mudas o mais espessa possível, prenda o topo sobre a 5ª folha.

Aliás, os brotos obtidos após a pinça podem ser plantados novamente no solo para enxertia, se as mudas crescerem muito rápido, a pinça pode ser repetida após 10-14 dias.

Após 1-1,5 meses, a surfínia é transplantada para vasos suspensos 2-3 peças cada.

Entre os amantes de ampel petúnias, costuma surgir a ideia de deixar as surfínias para o inverno. O fato é que as mudas dessa cultura são bastante caras, por isso muitos floricultores se esforçam de qualquer forma para preservar a planta para o plantio na próxima primavera.

É possível se a flor for mantida em uma sala com uma temperatura de cerca de +10 graus, neste momento a rega é reduzida drasticamente, para que as raízes simplesmente não sequem. Se a temperatura for mais alta, a planta começa a murchar e morre rapidamente.

Somente nos primeiros dez dias de março, na sala onde invernos surfiniya, é possível aumentar a temperatura para +15,16 graus, e iniciar a rega abundante. Se possível, deve-se cortar os brotos velhos, depois de um tempo aparecerem novos, quando atingirem 4-5 cm de comprimento, será necessário aplicar fertilizante, sempre com alto teor de ferro - é melhor usar preparações prontas para petúnias.

Obviamente, existe uma oportunidade de preservar a surfinia no inverno, mas é bastante difícil implementá-la na prática, uma vez que é difícil garantir uma temperatura de fundo constante em um nível de +10 graus em um prédio residencial em uma das visitas.

Assim, as chances de hibernar com esse arbusto ornamental são mínimas e, mesmo que dê certo, a floração no segundo ano de vida não será tão abundante quanto no primeiro.

Pragas e doenças

Por falar em surfínia, deve-se destacar que ela praticamente não é suscetível a infecções bacterianas e fúngicas, porém, a não observância das regras básicas de atendimento e as condições desconfortáveis ​​de detenção costumam levar à formação de uma perna preta ou podridão cinzenta. Infelizmente, hoje não existem maneiras eficazes de lidar com esses problemas, porque o arbusto está morrendo. Se notar o aparecimento de sintomas da doença, é necessário removê-lo do jardim para evitar a infecção do restante das mudas.

Das pragas de insetos, o maior perigo para a surfínia é moscas brancas e tripes. Para combater esses parasitas, é necessário tratar as folhas e os brotos verdes duas vezes com uma solução concentrada de sabão em pó com um intervalo de 4-5 dias, se o procedimento não der efeito positivo, vale a pena usar um inseticida.

Ácaro-aranha também costuma atacar a surfínia, embora removê-la com uma solução de sabão seja quase impossível - quando uma teia fina esbranquiçada aparece nas folhas, é melhor tratá-las imediatamente com preparações de Nero ou Apollo, todos os outros inseticidas de amplo espectro neste caso serão simplesmente impotente.

Para obter informações sobre como cultivar surfinia a partir de mudas, veja o próximo vídeo.

1 comentário
Svetlana 21.02.2021 14:10
0

Obrigado pelo artigo informativo. Pela primeira vez, vou cultivar surfiniya. Espero que tudo dê certo.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário