Petunia grandiflora: características, tipos e cultivo
Nos canteiros de flores dos parques da cidade, bem como nas varandas dos apartamentos e peitoris das janelas de edifícios privados, muitas vezes é possível encontrar flores de uma variedade de aparências, semelhantes a sinos. Estamos falando da petúnia grandiflora, uma planta heterogênea e delicada que não requer atenção especial no processo de cultivo, que se tornou popular entre os floricultores.
O que é isso?
A petúnia de flores grandes é uma planta perene da família Solanaceae. Foi descoberto pela primeira vez no território do atual Uruguai no final do século XVII. Em meados do século 18, foi criado o primeiro espécime híbrido do mundo, que posteriormente foi cultivado com sucesso em diferentes países do mundo. Hoje, a petúnia grandiflora tem mais de 30 tipos principais e várias dezenas de unidades híbridas. Ela cresce tanto em climas subtropicais quanto nas latitudes do norte.
A petúnia de flores grandes tem um caule bastante bem desenvolvido, atingindo 35–40 cm de altura. Pode ser vertical e espalhar-se pela superfície do solo. Em ordem de seqüência, os brotos com folhas de uma rica cor verde são concentrados nele. O ovário das flores ocorre em pedicelos curtos. Os últimos crescem até 5-6 cm de raio e em sua composição são elementos comuns (simples) ou turvos (fofos) de toda a planta.
O esquema de cores da petúnia é tão diverso que afeta quase todos os tons iridescentes. Os mais comuns são os tons de branco, rosa, vermelho e roxo. Existem padrões florais com debrum ou manchas.
A petúnia de flores grandes modernas é capaz de crescer e se desenvolver bem não apenas em um canteiro de flores, mas também em uma cesta suspensa ou vasos, em um recipiente ou vaso decorativo, nas condições em que a quantidade de substrato é bastante limitada pela forma de o contêiner. Uma característica distintiva da planta é sua capacidade de coexistir com outras flores, por exemplo, em um canteiro de flores.
Como é diferente da multiflora?
Petúnia possui diversas variedades. Entre eles, os mais populares são os seguintes:
- grandiflora e multiflora;
- floribunda, miniflora.
Grandiflora é uma planta com flores grandes. O tamanho de tal flor pode ter 5–7 cm de raio, mas a multiflora não tem uma, mas várias flores no caule, totalizando 4–7 cm em um círculo. Quanto à estrutura do pedúnculo, na grandiflora e na miniflora pode ser turva, ter forma específica, e também diferir na cor.
Ao contrário das três espécies listadas, grandiflora é muito sensível às mudanças nas condições meteorológicas. Ela não tolera chuva e falta de sol por muito tempo. Como resultado, as flores caem e pode desenvolver-se podridão nos rebentos. Se o tempo muda para o aquecimento, a precipitação para, então a petúnia retoma o seu crescimento, mas precisa de até 14 dias para que todas as suas funções vitais voltem ao normal. A Multiflora, por outro lado, tolera mudanças climáticas, ventos fortes e chuvas fortes.
Depois que a chuva pára e esquenta, ela se recupera muito rapidamente e floresce como antes.
Variedades
Todas as flores de petúnia podem ser agrupadas em três classes principais.
- Primeira série grandiflora inclui todos os representantes do mato. Petúnias arbustivas crescem em canteiros de flores e ao longo de caminhos em casas de campo ou particulares.
- Para a segunda categoria petúnias incluem flores ampelous.O Ampel grandiflora é considerado uma opção primorosa, pois cresce na forma de brotos que caem de vasos ou cestos, atingindo cerca de 1,5 m de comprimento.
- Terceira variedade São plantas em cascata. As flores em cascata tendem a formar rebentos de até um metro e meio para os lados, devido aos quais estão sujeitas a um crescimento muito rápido. Em altura, as petúnias não ganham mais do que 40-50 cm.
Cada classe é subdividida nas seguintes variedades:
- Plantas com flores comuns (simples) e duplas;
- petúnias com pedúnculos grandes e pequenos;
- amostras em uma faixa de cores e com dois ou mais tons;
- espécimes que são franjados e não contêm este elemento;
- subdimensionado, misture, caules rastejando no chão.
Hoje, há um grande número de cores, diferentes em forma, altura e tom.
- Petúnia "Alba" tem flores brancas de grande porte que se transformam em um tom rosa. Eles têm bordas franjadas. A planta sobe até um nível de 30–40 cm. Ela floresce até as geadas do outono. É despretensioso no cuidado.
- "Fimbriata karkulka" tem flores grandes com franjas nas bordas. Atinge 30 cm de altura e a planta combina tons de branco, rosa e roxo.
- Dolce Limonsello nomeado por suas grandes flores cor de limão. Esta grandiflora é uma planta alta, de até 50 centímetros. O período de floração é de junho a outubro. Esta variedade gosta muito de luz solar e tolera bem os períodos de seca.
- "Sucesso 360" cresce até 40 cm de altura. Ela é dotada de um tronco ramificado. As flores são grandes, de até 5 cm de raio, com cores diferentes. Petúnia é anual.
- "Harlequin Burgundy F1" É uma bela petúnia que combina duas cores - branco e vermelho escuro. As flores são enfeitadas com rendas delicadas. Eles crescem em diâmetro até 70-80 mm. A floração continua durante todo o verão. Termina com a chegada do frio.
- "Angélica" é uma mistura de várias petúnias que têm flores simples e flores cheias ou meio-duplas. A planta aumenta de altura em 25–35 cm e é considerada uma variedade de baixo crescimento. As flores são muito grandes, com até 8-10 cm de diâmetro. O desembarque ocorre no final de maio. A flor pode crescer em locais onde a quantidade de solo é pequena (recipientes, vasos de jardim).
- "Do leitor vermelho" É uma flor decorativa. Cresce bem em regiões áridas e tolera o tempo ventoso e chuvoso sem problemas. Em forma, lembra uma bola com um diâmetro de até 35 cm. A petúnia tem altura de 20 a 25 cm. A planta tem caules fortes. O desembarque acontece no final de abril e lindas flores vermelhas são admiradas durante todo o verão.
- "Prism Blackberry Sandai" É uma planta anã, ramificada, de até 200 mm de altura. Possui uma flor grande com 100 mm de tamanho. Esta variedade fica muito bem em cestos suspensos, enfeita bordas, canteiros de flores.
- "Hulahoop blue" considerada a petúnia mais comum. A planta é despretensiosa e é plantada como uma cultura verde em parques municipais, canteiros de flores e também em jardins privados. Ela cresce tanto em locais áridos quanto em solos com grande quantidade de umidade. Sua flor é elegante, grande, vermelha. Ela é uma das petúnias do mato. A planta atinge uma altura de 300 mm. Floresce do início de junho até o final do outono.
- "Espresso Grande" - esta é uma flor anual de até 100 mm de tamanho e 200 mm de altura. As flores são decoradas com listras brancas, existem muitas delas. O período de floração vai do início de junho até a geada.
- Petúnia "Galaxy F1 vermelho" tem grandes botões vermelhos ou brancos. Ela atinge uma altura de 350 mm.
- "Nana amarelo F1" É uma planta anual que tolera bem o tempo chuvoso e frio. Ela cresce desde o início do verão até o final do outono, até chegar a geada. Petúnia é alta, pode atingir a marca de meio metro.
- "Tatiana F1" é um híbrido de crescimento muito rápido que é um espécime com flores grandes.Atinge 100 mm de diâmetro, cresce como um arbusto, sobe até 300 mm. A flor é resistente.
- "Spherica" - aparência moderna de petúnia. Cresce em forma de bola até 25 cm, tem flores muito grandes (até 6 cm de raio). Ela tolera transferência e transporte. É desembarcado em maio.
- "Olga F1" é uma novidade da petúnia de flores grandes. É uma flor de veludo muito bonita em tom bordô, emoldurada com franjas brancas ao redor.
- "Prism Sunshine" parece uma esfera de 12,5 cm de raio. Suas flores grandes têm um tom amarelo muito raro, transformando-se suavemente em limão. Esta variedade é uma decoração para estruturas suspensas, bem como canteiros de flores, recipientes localizados em varandas.
- "Ballerina of Burgundy F1" É um novo tipo de petúnia grandiflora. Distingue-se por um grande número de flores grandes no caule com franjas nas bordas. Ele pode ser cultivado em vasos e vasos, tolera temperaturas extremas e cresce a -8 graus Celsius. Se você criar condições para uma flor em que a temperatura do ar não caia abaixo de 20 graus com um sinal de mais, então esta planta não pode parar de florescer durante todo o ano.
Ama muita luz, aguenta com paciência a seca.
- "Imperatriz F1" é uma planta anual com grandes inflorescências, de até 80 mm, podendo atingir 30 cm de crescimento. Floresce de forma esférica, adapta-se bem a extremos de temperatura, por isso é recomendado para o plantio em varandas ou em contentores suspensos.
- "Benefício F1" - Petúnia com flores grandes. Sua flor é franjada ao longo da borda. Em tamanho, atinge 60 mm, e o próprio caule cresce a uma altura de 300–350 mm. A planta é caracterizada por um curto período de crescimento, além de alta vitalidade.
Tolera um transplante durante a floração.
- "Prism Dewberry Sandai" - Este é um espécime de Grandiflora com flores grandes e de tamanho reduzido, elevando-se não mais do que 18–20 cm acima do nível do solo. A flor é grande, com até 100 mm de diâmetro. Ela floresce cedo, tem uma variedade de cores.
- "Donna F1" é uma mistura de arbustos de flores grandes, com flores de cores diferentes, chegando a 80 mm. Se a planta foi semeada cedo, a floração começa em maio. A cultura de flores tolerante a seco adora luz.
- Frost F1 - um belo arbusto de 30 centímetros com flores dotadas de uma borda branca delicada ao redor da borda. Começa a florir cedo, em maio. O plantio é realizado após as folhas da geada na primavera.
- "Gloriosa F1" difere em grandes flores duplas. Pode haver 1 ou 2 tons. As pétalas são onduladas ao longo da borda. Quando a flor desabrocha, os botões a cobrem tanto que as folhas ficam quase invisíveis. A planta é pouco exigente para as condições do solo e do clima. O período de floração cobre o primeiro mês de verão e termina no final de outubro.
- "Touga F1" - uma planta híbrida alta e ramificada com grandes flores vermelhas de até 100 mm de diâmetro. Cresce ativamente em solos nutritivos, resistentes à seca, como outras petúnias, floresce no final de maio ou junho e agrada pela sua beleza antes da chegada do frio.
Aterrissagem
Em fevereiro, você pode plantar sementes no solo em casa para obter mudas. Se a flor da petúnia deve ser cultivada em casa, as sementes podem ser plantadas em qualquer época do ano. Você consegue um substrato universal em uma floricultura, coloca-o em vasos ou recipientes e despeja as sementes por cima. Em seguida, eles devem ser borrifados com água e cobertos com uma tampa de vidro. Um filme plástico é melhor. Uma espécie de pequena estufa será criada sob ela.
Após a formação de pequenos brotos com o tempo, remova a tampa ou o filme e deixe as mudas crescerem nos mesmos recipientes. Quando 2 ou 3 pequenas folhas são formadas nas mudas, é hora de plantar a petúnia em campo aberto.Quer se vá formar um canteiro ou plantar flores ao longo dos caminhos, um período favorável para isso será o tempo em que passa o frio e as geadas não voltam.
Normalmente o desembarque é realizado, conforme mencionado acima, no final de maio ou início de junho. Não deve haver ervas daninhas na plantação de petúnia grandiflora. Escolha uma área bem iluminada pelo sol e protegida de rajadas de vento tanto quanto possível.
Antes de retirar a muda do recipiente onde cresceu, recomenda-se umedecer o solo com água para não danificar o broto. Não é necessário retirar o solo de suas raízes, o plantio é feito com torrões nas raízes. Furos rasos são feitos no local de pouso. Petúnias de arbustos devem ser plantadas a 150 mm de distância. As mudas são imersas nos buracos e cobertas com terra, após o que são regadas.
Como cuidar?
Todo o processo não exige grandes custos de mão de obra, além de profundo conhecimento. É necessário regar regularmente, aplicar fertilizantes e aparar flores. Como nutrientes adicionais que contribuem para a formação de belos pedúnculos, utilizam-se medicamentos, entre os quais está o Agricole. Você pode alimentar as plantas com outros fertilizantes. Os mais comuns são os seguintes:
- "Solução";
- "Kemira";
- "Estímulo";
- "Mestre".
O cuidado implica a rega atempada das plantas. No verão quente, as flores são regadas com mais abundância do que em outras épocas do ano. Grandiflora prefere umidade constante e leve. O solo deve ser umedecido diariamente, a irrigação tem um efeito muito benéfico na petúnia. Na primavera, a rega das plantas é recomendada de manhã ou à tarde. Isso não deve ser feito à noite, uma vez que a temperatura do ar à noite cai significativamente, essa circunstância pode afetar adversamente as raízes de grandiflora.
A poda dos pedúnculos é realizada durante todo o período de seu crescimento. Remova as flores mais velhas com uma tesoura de jardim.
É necessário realizar tal procedimento devido ao fato de que a petúnia, ao invés da floração prolongada, pode se concentrar no processo de formação das sementes de floração.
Doenças e pragas
Grandiflora de flores grandes é afetada por infecções e fungos. A perna preta é considerada uma doença perigosa, da qual é muito difícil curar uma flor. Ela se manifesta na derrota do caule da petúnia, começa a escurecer e perde a força. A doença aparece como resultado de ar encharcado e solo ácido.
Se os arbustos forem plantados muito próximos uns dos outros, a probabilidade de formação de excesso de umidade entre eles é muito alta. Os medicamentos químicos que combatem essa doença devem ser baseados em oxadicil ou mancozebe. Os caules doentes dos arbustos são removidos imediatamente e são tratados com formulações. Bordeaux líquido, "Ridomil MC", o medicamento "Maxim" também são adequados.
Grandiflora pode bater podridão cinzentaquando há muito nitrogênio no solo, bem como aumento da umidade do ar. Manchas marrons aparecem nas folhas da planta e em seu caule. A doença pode ser curada com a ajuda de "Integral" ou "Skor", bem como de preparações contendo cobre.... O tratamento é realizado em 2-3 doses com uma pausa temporária (por semana).
Oídio se manifesta na forma de uma flor branca nas folhas. Eles a tratam com "Fundazol".
Petúnia também é atacada por pragas. Podem ser moscas-brancas, pulgões, ácaros-aranha. Por sua influência, as flores murcham, as folhas se deformam ou toda a planta é coberta por uma camada de teias de aranha. Diferentes preparações são usadas para combater os insetos.... "Confidor", "Actellik", "Decis" destroem a mosca branca e os pulgões. Fitoverm, Akarin e outros compostos o protegem dos ácaros.
Para o cultivo de petúnias sem erros, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.