Plantando petúnias no "caracol"

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Materiais e ferramentas para fazer um caracol
  3. Datas de desembarque
  4. Preparação do solo
  5. Plantar sementes em um grande "caracol"
  6. Cuidado de mudas

O caracol é uma forma de plantar sementes para mudas. Apareceu recentemente, mas muitos jardineiros e floricultores foram capazes de apreciá-lo. Este método é perfeito para plantas caprichosas que reagem fortemente a fatores externos e ao procedimento de colheita. Essas plantas incluem petúnia.

Vantagens e desvantagens

As vantagens de plantar sementes de petúnia no "caracol" são as seguintes.

  • Nessas condições, as mudas podem se desenvolver até serem transplantadas para seu local definitivo, contornando o processo de colheita.
  • As raízes das plantas praticamente não se entrelaçam, apesar de se usar uma plantação comum.
  • É muito conveniente retirar a planta para posterior transplante. Para fazer isso, você só precisa desenrolar o "caracol".
  • "Snail" ocupa pouco espaço, especialmente quando comparado com muitas xícaras para plantio individual.
  • Este método proporciona uma boa germinação.
  • Simplicidade no cuidado com as mudas.

Existem também desvantagens de plantar sementes de petúnia em um "caracol":

  • o plantio muito denso pode contribuir para a falta de luz solar para cada uma das plantas;
  • existe o risco de desenvolver um sistema radicular fraco e arrancar as mudas.

Materiais e ferramentas para fazer um caracol

Você vai precisar de:

  • forro de espuma, que geralmente é usado ao colocar laminado;
  • papel higiênico;
  • garrafa de spray com água;
  • sementes de flores de petúnia;
  • tesoura;
  • bancos elásticos ou cordas para fixar o "caracol";
  • autocolantes para marcação;
  • priming.

Datas de desembarque

O tempo de semeadura de petúnias para mudas varia dependendo da região, uma vez que as condições climáticas nas diferentes partes do nosso país variam muito. Você precisa se concentrar no momento do plantio de mudas de petúnia em terreno aberto e no momento do crescimento das mudas. Em condições externas, as petúnias precisam de solo quente, longas horas de luz do dia e sem geadas. Normalmente, esse período ocorre em meados de maio e nas regiões do sul 2-3 semanas antes.

Nesse sentido, a semeadura de petúnia para mudas de caramujos deve ser realizada em fevereiro ou março.

É permitido semear sementes para mudas em janeiro, mas apenas em regiões especialmente ensolaradas. Porém, neste caso, com certeza será necessária uma iluminação adicional com lâmpadas, já que as horas de luz do dia ainda são muito curtas para o desenvolvimento normal das mudas.

Preparação do solo

Uma mistura de solo de jardim, húmus e areia é usada como solo para semear petúnias. As proporções aproximadas são 1: 1: 2, respectivamente. É permitido um ligeiro desvio das proporções, com ênfase na frouxidão e leveza do substrato. Todos os ingredientes são misturados uniformemente e, se necessário, ligeiramente umedecidos com água.

A vermiculita também é usada no solo para o plantio de sementes. É um mineral com estrutura em camadas e excelente absorção de umidade. Ele satura o solo com os minerais necessários para a nutrição das plantas e, se necessário, libera umidade.

Se você plantar petúnia na vermiculita, é aconselhável adicionar uma parte dela ao solo para as mudas. O solo fica mais solto e seca mais lentamente.

Plantar sementes em um grande "caracol"

O algoritmo de aterrissagem se parece com isso.

  1. Uma fita é cortada do suporte com uma tesoura, cuja largura é igual à largura do papel higiênico usado e o comprimento é de aproximadamente 25 cm.
  2. Em seguida, em cima do forro, uma fita de papel higiênico é colocada em todo o comprimento.
  3. O papel deve ser umedecido com água.A maneira mais conveniente de fazer isso é com um borrifador. Se não, você pode derramar suavemente com uma colher ou esfregar com um pincel úmido.
  4. Depois disso, as sementes de petúnia são colocadas em papel higiênico umedecido. A distância da borda superior do "caracol" até a colocação das sementes deve ser de cerca de 1 cm. A distância entre as sementes é de pelo menos 1-2 cm.
  5. Em seguida, o solo é colocado em cima das sementes em uma camada uniforme. A espessura ótima da camada de terra é de 1 cm. Para que a terra não se desintegre e seja conveniente enrolar o rolo, o solo é pregado levemente. Se necessário, o solo é umedecido.
  6. Uma segunda camada de papel higiênico é colocada sobre o solo, que também é umedecida com água.
  7. A estrutura multicamada resultante é enrolada e fixada com elásticos ou corda.
  8. O rolo é virado e colocado no palete de forma que as sementes fiquem mais próximas da borda superior.
  9. De cima, o "caracol" é coberto com um saco ou filme plástico.

Plantar sementes em um pequeno "caracol" é quase o mesmo que plantar em um grande. A diferença é que para um rolo pequeno são retirados pedacinhos de substrato de 10x10 cm de tamanho, normalmente é possível plantar várias sementes (de 2 a 5) nesse caracol. Os mini-caracóis resultantes são instalados em um palete comum.

Cuidado de mudas

Com o início da eclosão das sementes, o saco ou filme é retirado. A bandeja de caracol é colocada no peitoril da janela. É desejável que esta seja no lado sul, e as mudas recebam uma porção completa de luz solar. Para o cultivo de mudas saudáveis ​​e fortes, em caso de falta de luz, recomenda-se o uso de lâmpadas fluorescentes e fitolampos.

A rega das mudas deve ser feita de forma que as gotas d'água não se acumulem nas folhas. Isso pode ser feito a partir de qualquer aparelho de ponta fina, seja com pipeta, seringa sem agulha, pêra, colher de chá ou pingadeira.

Se for decidido mergulhar as mudas de petúnia do "caracol" em copos separados, isso deve ser feito quando 2-3 pares de folhas verdadeiras aparecem nas plantas. Na véspera do desembarque, o "caracol" é bem derramado com água para fácil extração das mudas. Desenrole o rolo antes de removê-lo.

A alimentação das petúnias começa na fase de aparecimento das primeiras 3-4 folhas verdadeiras. Se foi feito um mergulho, a alimentação é realizada no máximo uma semana depois. O primeiro a usar fertilizantes contendo nitrogênio, e após o início do crescimento ativo de petúnias - potássio. No futuro, eles são alternados. Pinçar mudas de petúnia irá encorajar a planta a formar novos brotos nas axilas das folhas. Como resultado, a petúnia se torna mais exuberante e volumosa. O procedimento é realizado com tesouras ou dedos na altura da quarta à quinta folha.

Veja abaixo como plantar petúnias em um caracol.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário