Quando plantar petúnias para mudas na Sibéria e como cultivá-las corretamente?
Nas condições climáticas da Rússia, a petúnia é uma planta anual, tem características decorativas espetaculares, é decorada com flores abundantes e exuberantes em uma variedade de cores. Os floristas adoram cultivar petúnia, por ser muito despretensiosa, não requer cuidados complexos. Na Sibéria, é necessário plantar mudas em petúnias, outros métodos não funcionarão.
É importante semear corretamente as sementes, observar os tempos de semeadura e plantar uma planta - se essas condições forem atendidas, é muito fácil cultivar flores.
Por que as mudas são necessárias?
As sementes desta flor são muito pequenas, crescem por muito tempo, então a petúnia pode ser cultivada sem mudas apenas em climas quentes, por exemplo, nas regiões do sul. Se você plantar sementes no solo onde o verão é curto, então, na melhor das hipóteses, elas florescerão no outono. Os floristas não recomendam experimentos desse tipo, especialmente porque você pode cultivar qualquer quantidade de mudas e decorar não apenas varandas e caixas suspensas e vasos, mas também caminhos, gramados, canteiros de flores. Se houver muitas mudas, elas podem ser doadas ou vendidas, porque a petúnia é muito popular entre os residentes de verão e os floricultores.
Época ideal de semeadura
Para escolher o momento ideal para semear as sementes, primeiro você precisa descobrir como as mudas se desenvolvem e quais são as nuances de seu cultivo. Em primeiro lugar, você precisa entender que esta flor pertence às flores de crescimento longo:
leva cerca de uma semana para os primeiros brotos surgirem;
então, dentro de um mês, eles começam a cair;
só depois de um período de três meses as plantas podem ser transplantadas para o solo aberto.
Assim, desde o início da semeadura até o plantio final no solo, devem se passar pelo menos três meses, de preferência quatro. Se você quiser encurtar o tempo que leva para as mudas maduras se formarem, arranje fontes de luz adicionais. Você mesmo pode comprar ou fazer fitolampos e colocar recipientes com mudas embaixo deles. Essa iluminação acelera significativamente a maturação dos brotos de petúnia.
Os floristas recomendam usar o calendário lunar para escolher o dia da semeadura.
Portanto, a lua crescente é o momento ideal para semear as sementes, mas na lua cheia e na lua nova, é indesejável plantar petúnias.
Coleta de sementes
Para economizar dinheiro, recomenda-se colher sementes para plantar você mesmo, pois decorar um grande canteiro de flores requer muito material de plantio. A coleta não requer aplicações financeiras, além disso, proporciona uma boa experiência para o florista iniciante. O procedimento é realizado após o término da floração, quando as vagens das sementes estão totalmente formadas. As sementes podem ser colhidas tanto de petúnias varietais quanto de híbridas, mas estas últimas podem ser de cores completamente diferentes, uma vez que as propriedades parentais dos híbridos não são preservadas.
Como semear corretamente
O solo ideal para petúnias é solto, nutritivo e com boa permeabilidade à umidade. Não use solos ácidos e alcalinos. Os floristas recomendam comprar uma composição de solo preparada para plantas com flores ou criá-la você mesmo. Para fazer isso, você precisa se conectar:
2 partes de terreno gramado;
2 partes de turfa já decomposta;
2 partes de estrume abafado;
1 parte de areia.
Após a mistura, o solo é peneirado duas vezes em peneira (maior e menor), que completa o preparo da composição nutritiva.
O recipiente para as futuras mudas deve ser raso, plano, com orifícios de drenagem na parte inferior. A camada de drenagem pode ser formada por tijolos quebrados, espuma, seixos ou cermazita. Os materiais devem ser bem triturados. Além disso, o solo é dissolvido, mas não até o topo: é necessário recuar 5-6 centímetros da borda do recipiente. Depois disso, você precisa umedecer adequadamente o solo com um borrifador.
Em seguida, vem a vez da semeadura. As sementes são espalhadas pela superfície, polvilhadas, esfarelando-se ligeiramente com o solo. Em seguida, o recipiente deve ser coberto com polietileno ou vidro e encaminhado para local previamente preparado, onde deverá ser bem aquecido e leve. A temperatura ideal para mudas é de +24 graus. Deixe alguns espaços abertos para ventilação ao fechar a gaveta. Umedeça e ventile o solo regularmente antes da emergência.
Para que as sementes germinem e germinem, é necessário fornecer uma boa iluminação. Pode ser luz natural ou artificial, então coloque os recipientes em uma janela ou sob um fitolampo. Se tudo for feito corretamente, as mudas vão aparecer em uma semana, mas você não deve abri-las imediatamente, elas devem se adaptar às novas condições. Tempere os rebentos gradualmente, começando com 5 minutos por dia e aumentando o tempo de endurecimento diariamente. Depois disso, você pode remover o vidro ou filme.
O tempero garantirá um crescimento rápido e boa saúde das mudas.
Picking
Um mês depois, as folhas aparecem nas mudas e, depois que algumas folhas são amarradas, é hora de os brotos mergulharem. O plantio em vasos separados ocorre de acordo com uma série de regras:
escolha potes pequenos: especiais ou copos de plástico adaptados;
encha-os com solo, primeiro faça buracos para drenagem, caso contrário o solo vai estagnar e virar um pântano;
umedeça bem o solo onde os brotos brotaram e deixe agir por uma hora, caso contrário será difícil retirá-los sem danificá-los;
usando um palito, remova cuidadosamente o broto do solo, plante-o em um recipiente separado;
aprofundar ao plantar com folhagem;
umedeça com água morna e deixe em local aquecido;
nos primeiros dias, proteja as plantas da exposição direta ao sol, caso contrário, elas murcham.
Cuidados com transplantes e mudas
É necessário permitir que as plantas cresçam mais fortes após a colheita, por isso é recomendável esperar três semanas, após as quais as mudas são transportadas em vasos maiores. Umedeça o solo regularmente, mas evite o excesso de umidade - a moderação é importante. Se a rega for muito abundante, a planta pode ficar doente, se não o suficiente, pode secar e morrer. Portanto, não permita que uma crosta seca se forme no topo do solo. A rega é feita com água à temperatura ambiente de um pequeno regador directamente por baixo da raiz.
A luz de alta qualidade também é importante, especialmente porque a duração do dia deve ser de cerca de 16 horas. Durante o dia, coloque uma flor em uma janela do lado sul, à noite, organize iluminação artificial sob um fitolampo. Além disso, mantenha as luzes fracas à noite. Nessas condições, a planta se desenvolve e cresce muito rapidamente, então você deve estar pronto para o plantio com antecedência. Não permita que as mudas cresçam, caso contrário não criarão raízes em um novo lugar.
Comece o procedimento de semeadura nunca antes do final de fevereiro.
Aterrissagem
É possível plantar petúnias a céu aberto na primeira quinzena de maio, mas desta vez deve ser variado dependendo da presença de geadas. Escolha um local onde haja sol suficiente e sem correntes de ar excessivas. O solo é preferencialmente úmido, solto. A petúnia é uma planta bastante forte, pode resistir até mesmo em temperaturas um pouco abaixo de zero, mas é melhor não submetê-la a esses testes e não se apressar em transplantá-la para a rua. Se as temperaturas estiverem instáveis, adie o desembarque até o início de junho.
Não se esqueça de que as plantas imaturas recém-plantadas não gostam da luz solar direta, portanto, o momento ideal para o plantio é à tarde ou de manhã. Após o replantio, umedeça o solo e polvilhe com cobertura morta. Recomenda-se cobrir as plantas com agrofibra, pois servirá como uma excelente proteção do frio e do sol forte. Depois de uma semana, alimente a flor com uma mistura de dez partes de água e uma parte de verbasco. Se o procedimento de plantio e os cuidados subsequentes forem realizados corretamente, até o início do frio do outono, a petúnia vai decorar o seu terreno.
Para informações sobre como e quando semear petúnia, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.